Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Dicas para aumentar as chances de aprovação no Vestibular Fuvest 2021

Vinicius Haidar, do Curso Poliedro, oferece dicas e recomendações importantes para a conquista de um bom desempenho

Publicado

em

Para ajudar os estudantes na preparação para as provas, Vinicius de Carvalho Haidar, coordenador do Curso Poliedro, oferece dicas e recomendações importantes para a conquista de um bom desempenho no Vestibular Fuvest 2021.

Reconhecidas pelo alto grau de exigência, as provas da Fuvest 2021 acontecem nos dias 10 de janeiro (1ª Fase) e 21 e 22 de fevereiro (2ª Fase), e serão acompanhadas de algumas modificações em decorrência da pandemia.

Pela primeira vez, 50% das vagas de todos os cursos da USP (considerando a distribuição de vagas entre Fuvest e Sisu) serão destinadas aos candidatos de escolas públicas que podem não ter recebido o aparato necessário para o acompanhamento das aulas à distância e nem a preparação adequada para os vestibulares ao longo do ano. Além disso, as provas de habilidades específicas também sofreram modificações. As de artes visuais foram descartadas e as de música e artes cênicas serão realizadas virtualmente.

Dicas Fuvest 2021

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Em meio a um ano atípico, de isolamento social, em que o protagonismo, a organização e o empenho dos alunos para manter o bom desempenho nos estudos foram ainda mais necessários, as tensões pré-vestibular podem ser ainda maiores, especialmente quando se fala de Fuvest, um dos vestibulares mais concorridos do País.

As provas são conteudistas e exigem concentração

A Fuvest tem como principal característica ser muito conteudista. Ao contrário do Enem, que busca avaliar a capacidade de interpretação de gráficos, enunciados e textos, a Fuvest mede o nível de conhecimento de cada matéria a partir de trechos curtos e objetivos, assim como a capacidade de concentração e leitura do estudante. Como não determina quantidade específica de questões por matéria, apesar de serem 90 questões, o peso de todas é igual. Assim, dependendo da nota de corte, que varia de acordo com cada curso, um erro pode ser fatal. É preciso estar bem preparado!

Segundo o coordenador Haidar, é uma prova que já traz questões complexas na primeira fase, capazes de desestabilizar o estudante e prejudicar na gestão do tempo. “Se o aluno trava em algum enunciado, pode não ter tempo suficiente de terminar a prova. Um ponto de atenção é que mesmo as questões aparentemente difíceis têm um jeito simplificado de resolver, que geralmente causa a sensação de pegadinhas nos alunos, o que não é o perfil da prova. Eles acham que estão fazendo algo de errado e acabam perdendo a pontuação por complicá-las além do necessário”, diz.

Na 2ª Fase, tenha clareza e seja direto nas respostas

Na 2ª Fase, a prova continua sendo direta e exige respostas concisas. O examinador quer clareza. Se em meio ao texto constarem informações complementares incorretas, o aluno pode perder pontos, mesmo que tenha acertado o que o enunciado pede.

Com relação à divisão por matérias, Matemática tem poucos enunciados, bem objetivos. Física e Química contextualizam um pouco mais as questões e tentam trazer temas da atualidade para a discussão. Geografia cobra conhecimentos mais específicos e atuais e é uma das provas mais difíceis da segunda fase. Já as questões de Português não são tão complexas, sendo que parte delas exige a leitura e compreensão das obras obrigatórias.

Esteja preparado para a Redação

A Redação da Fuvest é considerada a mais difícil e exigente entre todos os vestibulares. A nota tem grande peso, equivalente a 40% da nota final do candidato. A grade de correção é rigorosa e poucos alunos alcançam a pontuação máxima. O texto, em formato dissertativo-argumentativo, requer a defesa de um lado. Não fique em cima do muro, pois isso pode levar à anulação do texto.

A correção é feita em três blocos:

• Adequação ao tema e desenvolvimento argumentativo.

• Estrutura, coesão e coerência.

• Estruturação sintática e tipo de linguagem utilizada no texto (aspectos gramaticais são avaliados rigorosamente).

Não encare as perguntas como pegadinhas

Segundo Haidar, o aluno bem preparado pode ter problemas com a falta ou o excesso de atenção aos detalhes. “Às vezes, o estudante sabe tão bem a matéria que quando lê uma questão tende a complicá-la. Questões fáceis são vistas como pegadinhas e isso pode induzir ao erro. Por outro lado, quando acha a questão muito fácil e deixa de se ater aos detalhes, também pode acabar errando a questão”, afirma o coordenador. Para evitar correr riscos, uma recomendação é ler atentamente os enunciados, grifando-os e anotando todos os seus comandos.

Estabeleça um plano de estudos e não atropele matérias

Organize suas atividades extracurriculares, selecione horários de estudo para cada uma das matérias e dedique-se mais àquelas nas quais você tem dificuldade. Estudar com base em versões anteriores da prova também pode ser um bom método. O recomendado é que faça suas revisões um mês antes do vestibular, assim, garante que já viu todo o conteúdo em sala de aula e pode ter melhor desempenho. O ideal é que sigam o cronograma ministrado pelo professor semanalmente sem deixar acumular matérias.

Esteja psicologicamente preparado

Conversar com os amigos e com profissionais de orientação educacional pode ajudar bastante, assim como praticar atividades físicas. Organize sua agenda incluindo alguma delas de forma regular. Os momentos de descontração devem estar presentes na sua vida também! Na véspera da prova, confie no estudo e nas estratégias desenvolvidas ao longo do ano. Pense positivo para reduzir a ansiedade, passe o dia com as pessoas de quem gosta e tenha uma boa noite de sono.

No dia da prova, crie uma estratégia que o ajude a obter pontos

Administre o tempo de forma a garantir que fará todas as questões. Procure separar os itens em fáceis, médios e difíceis, de acordo com seus conhecimentos, e vá resolvendo as questões a partir das mais simples. Ao se deparar com uma questão que não consegue resolver, deixe para respondê-la no final, quando as questões que você sabe já estiverem garantidas. Lembre-se de que precisa separar tempo para preencher o gabarito.

Não se esqueça dos itens essenciais para a realização da prova

Separe com antecedência o documento de identidade, item obrigatório em todas as provas, a caneta esferográfica azul, lápis, borracha e régua. Na segunda fase, materiais especiais como compasso, transferidor e esquadro podem ser requisitados. Nesta edição da prova, os candidatos deverão usar máscara, que somente deverá ser retirada para a realização do procedimento de reconhecimento facial.

Estudo do Sistema de Ensino Poliedro mostra temas recorrentes na Fuvest

Para auxiliar os alunos na preparação para os grandes vestibulares do País, o Sistema de Ensino Poliedro desenvolve anualmente os Cadernos de Revisão, materiais elaborados a partir de estudos sobre os últimos vestibulares e que ajudam os estudantes das unidades sedes e escolas parceiras do Poliedro a entenderem as alterações sofridas pelas provas ao longo dos anos.

Confira a seguir uma lista com os três temas mais recorrentes por matéria no vestibular da Fuvest:

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Notícias dos Vestibulares e Enem

Uesb divulga os três filmes selecionados para o Vestibular 2025

Além dos filmes, o Vestibular Uesb 2025 contará com três livros entre os conteúdos cobrados.

Publicado

em

por

Vestibular Uesb - vagas sisu

A sessão vai começar! Unindo educação e cinema, o Vestibular Uesb seleciona, tradicionalmente, três filmes para fazer parte dos conteúdos cobrados em suas provas. Em sua 19ª edição, o projeto “Cinema: Eis a Questão”, organizado pelo Programa Janela Indiscreta Cinema e Audiovisual, selecionou três obras para a edição de 2025 do processo seletivo. Foram selecionados “Branco Sai, Preto Fica”, “Café com Canela” e “Travessia”, todos filmes nacionais e disponíveis, gratuitamente, para acesso pela internet.

Com direção de Adirley Queirós, “Branco Sai, Preto Fica” é ambientado na periferia de Brasília. A história mescla ficção e documentário para abordar um evento real ocorrido na década de 1980 em Ceilândia, cidade satélite de Brasília. A trama se concentra em um baile de black music que foi violentamente interrompido por uma ação policial, deixando diversos feridos. Lançado em 2015, o filme está disponível no Itaú Cultural Play.

Para o segundo filme escolhido, a gente viaja até o Recôncavo da Bahia. Com direção de Ary Rosa e Glenda Nicácio, “Café com Canela” narra o reencontro de Margarida e Violeta: a primeira, em São Félix, isolada pela dor da perda do filho; e a segunda, seguindo sua vida em Cachoeira, entre adversidades do dia a dia e traumas do passado. A produção baiana foi lançada em 2017 e também está disponível no Itaú Cultural Play.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Por fim, os vestibulandos irão conhecer o documentário “Travessia”, lançado em 2017 e dirigido por Safira Moreira. A partir de uma fotografia retirada de um álbum antigo de uma família branca, o filme lança um olhar sobre a presença da imagem de uma mulher negra. A obra é um resgate poético da representação negra brasileira e está disponível no canal da própria diretora no Vimeo.

Além dos filmes, o Vestibular Uesb 2025 contará com três livros entre os conteúdos cobrados. Outras informações serão divulgadas em breve. Acompanhe todas as novidades do processo seletivo pelo site do Vestibular e pelos canais oficiais da Uesb no Instagram e no WhatsApp.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Último dia de inscrições gratuitas para Prouni de 2024

O Prouni oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas. 

Publicado

em

por

Prouni 2024 - Programa Universidade para Todos

As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) para o segundo semestre de 2024 terminam nesta sexta-feira (26).

Criado em 2004, o programa federal oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas.

O Prouni ocorre duas vezes ao ano. Na segunda edição deste ano, Ministério da Educação oferece 243.850 bolsas – sendo 170.319 integrais (100%) e 73.531 parciais (50%) – distribuídas em 367 cursos de 901 instituições participantes do programa.

Site falso

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

As inscrições devem ser feitas online, exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, com login e senha cadastrados no portal de serviços digitais do governo federal.

Nesta quarta-feira, o Ministério da Educação publicou nota em que reforça que as inscrições no Prouni são gratuitas. As afirmações foram feitas após um site falso para inscrições no processo seletivo ser retirado do ar, na manhã desta quarta-feira. A página fake tinha a mesma identidade visual da página oficial para induzir o internauta a erro e ainda cobrava taxa ilegal de inscritos de R$ 100.

No momento da inscrição, os candidatos devem informar endereço de e-mail  e número de telefone válidos; preencher dados cadastrais próprios e referentes ao grupo familiar; e selecionar, por ordem de preferência, até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência entre as disponíveis, conforme a renda familiar bruta mensal per capita do estudante.

Critérios

Para concorrer à bolsa do Prouni, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas edições de 2022 ou 2023 e ter obtido nota mínima de 450 pontos na média das cinco provas e nota acima de zero na redação.

As regras do processo seletivo também incluem o cumprimento dos critérios socioeconômicos, com renda familiar per capita que não exceda um salário mínimo e meio para bolsas integrais e três salários mínimos para bolsas parciais.

Fonte: Agência Brasil

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Educação de SP divulga datas do Provão Paulista Seriado 2024

Para a 3ª série do Ensino Médio, a prova que dá acesso direto ao ensino superior será aplicada em 30 e 31 de outubro

Publicado

em

por

Provão Paulista

A edição do Provão Paulista Seriado já tem data para ocorrer neste ano. Alunos da 3ª série do Ensino Médio fazem a prova entre os dias 30 e 31 de outubro. Os alunos das 1ª e 2ª séries serão avaliados nos dias 11 e 12 de novembro.

Mais de um milhão de estudantes do Ensino Médio da rede pública paulista devem fazer o Provão Paulista Seriado.

A divulgação das datas já serve para os estudantes se prepararem para a avaliação que garante o acesso direto à USP, Unesp, Unicamp, Fatecs e Univesp. “No primeiro ano do Provão Paulista, a Secretaria da Educação, em conjunto com as melhores universidades e faculdades paulista, ofereceu 15 mil vagas no ensino superior a alunos da rede pública. Agora, com as datas da avaliação deste ano já divulgadas, nossas escolas e estudantes já podem organizar cronogramas específicos para a preparação para a prova que garante o acesso direto a um futuro na universidade”, afirma o secretário-executivo da Educação, Vinicius Neiva.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Os estudantes da rede estadual e das escolas de Ensino Médio da USP, Unesp e Unicamp terão as inscrições feitas de forma automática. Os alunos do Centro Paula Souza e das redes municipais paulistas também poderão ter suas inscrições automáticas, mediante a manifestação de interesse e a adesão à avaliação por parte da rede de ensino em que cada um está matriculado.

Já os estudantes de outras redes públicas da federação poderão se inscrever no Provão Paulista por meio do site da Vunesp, a partir da próxima segunda-feira, dia 29 de julho até 9 de agosto.

Para os estudantes de outras redes públicas da federação, há uma novidade para a edição deste ano: eles poderão escolher a cidade onde irão realizar a prova. A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) dividiu em cinco polos: capital paulista, Araçatuba, Campinas, Itapetininga e Ribeirão Preto.

O Provão Paulista Seriado permite que alunos do Ensino Médio comecem a construir sua trajetória rumo à universidade desde a 1ª série. As vagas são destinadas exclusivamente a estudantes que cursaram todo o Ensino Médio na rede pública.

Alunos de todas as redes poderão consultar informações da resolução e do edital do Provão Paulista no site da Secretaria: www.educacao.sp.gov.br

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo