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Dicas para fazer uma redação nota 1000 no Enem 2021

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Dicas para fazer uma redação nota mil no Enem 2021

A redação pode significar uma parte expressiva da nota é a parte fundamental para a composição das notas do Enem e dos vestibulares de todo o País, já que representa uma parte expressiva da pontuação final. Sendo assim, pode ser um componente eliminatório e uma peça-chave para destacar candidatos.

A produção de texto é muito valorizada pelas instituições de ensino, porque permite avaliar o domínio do estudante com relação ao tema, técnicas de escrita, a capacidade de organização de ideias e estruturação coerente do conteúdo, além das habilidades de argumentação, domínio do vocabulário e analogias às vivências de cada um.

Com a proximidade da realização do Enem 2021, a coordenadora de Redação do Poliedro Curso de São José dos Campos, Fabiula Neubern, sugere que cada candidato deve desenvolver a sua estratégia para a prova, ou seja, aquela que o deixa mais confortável.

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“Eu não recomendo que a redação seja deixada para o final da prova porque o aluno pode se perder com o tempo e não conseguir concluir o texto. Mas não vejo problema em ler o tema, anotar as primeiras ideias e deixar a cabeça trabalhar um pouco o amadurecimento do tema enquanto faz algumas questões objetivas. Afinal, várias ideias e referências podem aparecer na mente, enquanto questões objetivas são resolvidas”, explica Fabiula. “Para definir o melhor método, o ideal é manter o que foi testado nos simulados ao longo do ano e não mudar de estratégia no dia da prova, pois isso pode provocar ansiedade e prejudicar o desempenho. Em resumo, minha recomendação é a de que a candidata ou o candidato faça, na prova oficial, aquilo que se acostumou a fazer durante o treinamento”, conclui a coordenadora.

Estar atento à estrutura exigida por cada vestibular ou exame – “No Enem, por exemplo, o texto deve ter introdução, com tese, desenvolvimento argumentativo e conclusão com proposta de intervenção. Então, o primeiro passo, após análise da proposta, é entender se a frase temática é um problema ou uma questão que deve ser problematizada”, diz Neubern. Isso é importante porque a argumentação girará em torno das causas e consequências do problema que será solucionado via proposta de intervenção.

Para ajudar os estudantes em preparação para o Enem, a coordenadora dá o passo a passo para conquistar uma boa nota na redação:

1. Leia a frase temática sublinhando as palavras-chave, ou seja, delimite o tema e o seu recorte. Nessa leitura já é possível identificar se o tema trouxe o problema a ser discutido ou não;

2. Na leitura da coletânea, destaque as causas e consequências do problema tematizado, pois isso ajudará na composição da tese.

3. Anote as ideias de repertório que surgirem na mente durante a leitura;

4. Faça o projeto de texto, considerando a tese, as ideias centrais dos argumentos e os elementos da proposta de intervenção (agente, ação, modo/meio, efeito e detalhamento). Decida quantos, quais e em que momento do texto aparecerão os repertórios;

5. Escreva o rascunho atentando-se ao desenvolvimento completo dos argumentos e à produtividade do repertório;

6. Faça ajustes e revisão gramatical;

7. Passe a limpo na folha oficial e, depois, faça uma última revisão gramatical.

Confira cinco assuntos indicados pela equipe de redação do Poliedro Curso para prováveis temas neste ano:

1. Educação financeira
2. O trabalho no século XXI e em meio à pandemia
3. Adoção
4. Sedentarismo e obesidade
5. Acesso à internet

O Poliedro criou um e-book com 5 redações comentadas para inspirar e ajudar os candidatos.

Redação nota 1000 no Enem 2021

Veja um modelo redigido pela coordenadora do Poliedro Curso, Fabiula Neubern:

Na obra intitulada Sociedade do Cansaço, o filósofo Byung-Chul Han analisa a contemporaneidade e uma de suas marcas principais: a exaustão oriunda de uma cultura da alta performance e da produtividade que desemboca em problemas de saúde mental. Nesse sentido, a autocobrança por desempenho e felicidade desse modelo seriam responsáveis por um estado constante de sofrimento psíquico. Quando a sociedade não compreende esse contexto, passa a estigmatizar doenças mentais, comportamento que é causado pela desinformação e pelo preconceito, os quais criam barreiras para que esse modelo seja repensado e, ao mesmo tempo, impedem que aqueles que precisam de tratamento recebam a atenção devida e o respeito necessário.

Esse modelo de vida que se exaure em cobrança é alimentado pelas redes sociais. Assim, os feeds estão repletos de sorrisos e prazer, ao passo que a realidade de muitos está cheia de angústia, ansiedade e dor. Esse imperativo da felicidade, conjugado à falta de informação e preconceito a respeito das diferenças entre o sofrimento humano e as doenças mentais fazem com que muitos que precisam de tratamento não procurem ajuda, pois são vistos como “frescurentos” e “fracos”. Enquanto isso, alimenta também a negligência e a precariedade das políticas de tratamento.

Além disso, tal estigmatização é agravada pelo descaso governamental. O corte de verbas destinadas aos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) recentemente noticiado é uma validação institucional do desprezo pelas pessoas psicoatípicas. Nesse contexto, há 11,5 milhões de brasileiros depressivos, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, os quais precisam de ajuda, mas acabam tendo sua inserção social ainda mais comprometida. Dessa forma, o abandono do Estado endossa discursos capacitistas, responsáveis por taxar essas pessoas de “loucas”, “retardadas”, entre outros exemplos do uso da língua, que reforçam esse preconceito e que vão contra os ideais de igualdade que pautam sociedade democráticas.

Portanto, é fundamental que o estigma relacionado às doenças mentais existente na sociedade brasileira seja combatido. Nesse sentido, de imediato, o Governo Federal deve retomar as verbas às Caps e aprofundar as políticas públicas de tratamento das doenças mentais. Além disso, as escolas, em todos os níveis, ou seja, do ensino infantil ao universitário, devem promover o acolhimento e o mapeamento do tema, por meio de uma educação crítica e informativa a respeito do que é sofrimento e do que é doença. Isso pode acontecer em palestras, que expliquem o capacitismo, rodas de conversa para diferenciar terapia, voltada ao sofrimento, e programas de tratamento psiquiátrico, voltados ao controle das doenças, por exemplo. Somente assim será possível oferecer ajuda a quem precisa, combater a estigmatização e repensar nosso modelo de vida, analisado por Byung-Chul Han, que cada vez mais nos torna doentes.

Observações: o texto acima foi escrito de maneira a simular a experiência do vestibular e seguindo as orientações que são transmitidas aos alunos do Poliedro Curso. Portanto, o tempo de elaboração ficou em 1h30 minutos. As etapas de elaboração foram: leitura do tema e anotação das primeiras ideias, planejamento textual, rascunho, revisão e digitação.

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Vestibular Unesp Meio de Ano divulga o resultado da primeira fase

Prova comum da segunda fase será aplicada em 21 e 22 de junho

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Lista de Aprovados - Vestibular Unesp 2023

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) publicou o resultado da primeira fase do Vestibular Meio de Ano 2025, com 144 vagas nas engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica de Ilha Solteira. A consulta do desempenho na prova do dia 8 de junho e a eventual consulta de local de prova da segunda fase estão disponíveis no site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), responsável pelo exame. Também está disponível, na mesma página e no site da Unesp (vestibular.unesp.br), a tabela com o número mínimo de acertos por curso dos convocados para a próxima etapa.

A prova comum da segunda fase, composta por 36 questões discursivas e uma redação em gênero dissertativo, será aplicada em 21 e 22 de junho (sábado e domingo), em São Paulo, Bauru, Ilha Solteira, São José do Rio Preto e São José dos Campos.

O calendário do Vestibular Unesp Meio de Ano 2025 prevê publicação do resultado final em 11 de julho, além de oito chamadas para matrículas, e está disponível para consulta no Manual do Candidato, acessível nos sites da Unesp (vestibular.unesp.br) e da Vunesp.

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O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) destina 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, sendo que 35% das vagas desse sistema são destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. Este sistema tem garantido maioria de ingressantes vindos de escolas públicas desde o Vestibular Unesp 2017.

A Unesp realiza ainda a seleção de ingresso pelas notas do Enem 2023 e 2024, com  16 vagas nas engenharias de Ilha Solteira e calendário de resultado e matrículas similar ao do Vestibular Unesp Meio de Ano 2025.

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Engenharia Biomédica da PUC-SP prepara profissionais para os desafios da saúde moderna

Cada módulo gira em torno de projetos e problemas concretos trazidos por hospitais, startups e laboratórios parceiros; vestibular de inverno está com inscrições abertas

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O curso de Engenharia Biomédica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) oferece uma formação multidisciplinar que integra engenharia, biologia e saúde, com foco em inovação e desenvolvimento tecnológico, e que atualmente está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2025 (clique aqui para saber mais). A universidade conta com laboratórios bem equipados, um corpo docente qualificado e incentiva a participação em projetos de pesquisa.

A localização do curso em pleno coração de São Paulo — cidade que concentra os maiores centros hospitalares e de pesquisa da América Latina –, além de empresas da área da saúde, proporciona aos estudantes acesso ampliado a oportunidades de estágio, pesquisa e desenvolvimento profissional.

Desde o primeiro semestre, o aluno mergulha em desafios reais de PBL (Project-Based Learning), aprendendo na prática a ser um engenheiro, com wearables, soluções em imagens médicas, Impressão 3D de próteses personalizadas, plataformas de telemedicina ou algoritmos de IA que identificam tumores em segundos. NA PUC-SP, o aluno aprende fazendo.

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Corpo docente qualificado e parcerias

Os engenheiros biomédicos formados pela PUC-SP estão preparados para atuar em um setor dinâmico e em constante evolução Voltado para a inovação e o desenvolvimento de soluções tecnológicas para a saúde, o principal diferencial do curso de Engenharia Biomédica da PUC-SP é a sólida base em engenharia aplicada à saúde, com ênfase em instrumentação biomédica, desenvolvimento de dispositivos médicos, engenharia de reabilitação e análise de sistemas biológicos.

O curso se destaca ainda pelo corpo docente altamente qualificado, composto por professores doutores engenheiros e médicos, que garantem uma formação integrada entre as ciências exatas e da saúde. Além disso, a graduação também se beneficia de parcerias com centros de pesquisa, empresas de tecnologia e instituições de saúde, o que garante ao estudante uma vivência prática e atualizada com os avanços da Indústria 4.0.

Desde os primeiros semestres, os alunos participam de atividades que simulam desafios reais da área biomédica, desenvolvendo competências técnicas e solucionando problemas com foco em inovação. Essa vivência prática, aliada ao suporte de um corpo docente experiente e parcerias com empresas e instituições de saúde, prepara profissionais aptos a atuar em um setor em constante evolução, com sólida capacidade de aplicar engenharia para melhorar a qualidade de vida.

Experiências práticas, estágios e moderna infraestrutura

Ainda durante a graduação, o aluno da PUC-SP tem a oportunidade de vivenciar experiências práticas essenciais para sua formação. Destaca-se a possibilidade de realizar estágios em hospitais, onde conta com a preceptoria de profissionais experientes que acompanham e orientam seu desenvolvimento, proporcionando contato direto com a rotina clínica e tecnológica da saúde. Além disso, os estudantes podem participar de projetos de pesquisa que envolvem inovação e soluções para desafios reais da área biomédica.

A PUC-SP também oferece atividades de extensão social e cultural, promovendo uma formação integral, que alia conhecimento técnico à responsabilidade social e ao desenvolvimento pessoal.

O curso de Engenharia Biomédica da PUC-SP conta com uma infraestrutura física moderna e bem equipada, que inclui laboratórios de última geração para instrumentação biomédica, modelagem e prototipagem, análise de sinais fisiológicos e biomecânica. Esses espaços permitem que os alunos realizem experimentos práticos e desenvolvam projetos reais. Além disso, a universidade oferece salas de aula com recursos multimídia e ambientes colaborativos, que favorecem o aprendizado ativo e a interação entre estudantes e professores. Essa estrutura robusta é fundamental para preparar profissionais capacitados para os desafios do mercado biomédico.

Atualmente, alguns dos temas mais relevantes para os profissionais de Engenharia Biomédica incluem a telemedicina e saúde digital, com o desenvolvimento de dispositivos e plataformas para monitoramento remoto; a inteligência artificial aplicada à análise de dados clínicos e imagens médicas; a impressão 3D para produção de próteses e modelos anatômicos personalizados; a bioinstrumentação avançada para diagnóstico e terapia; e a engenharia de reabilitação, que envolve tecnologias para recuperação motora e próteses inteligentes. Além disso, a integração com a Indústria 4.0 e o desenvolvimento de soluções sustentáveis ganham cada vez mais destaque no setor.

Diferenciais do curso:

  • Laboratórios de última geração — instrumentação biomédica, biomecânica, prototipagem rápida e análise de sinais fisiológicos para criar, testar e validar ideias.
  • Docentes que vivem a inovação professores doutores, engenheiros e médicos atuando em projetos de ponta e mentorando sua carreira.
  • Localização estratégica — mais chances de estágio e networking em hospitais de referência, centros de pesquisa e health techs da capital.
  • Projetos mão na massa desde o dia 1 — sprints a cada 9 semanas nas áreas de Imagens Médicas, Eletrônica Médica, Informática Médica e Biomecânica. Experimente e desenvolva soluções usando conceitos maker e da indústria 4.0.
  • Experiência completa — extensão social, grupos de pesquisa, iniciação científica, estágios em hospitais parceiros com preceptores médicos, intercâmbios internacionais e um ecossistema que respira tecnologia e empreendedorismo.

Alunos irão dominar:

  • Inteligência Artificial na Saúde – análise de imagens e auxílio ao diagnóstico clínico;
  • Desenvolvimento de dispositivos médicos e biomateriais avançados;
  • Telemedicina e saúde digital – foco em monitoramento remoto e plataformas conectadas;
  • Impressão 3D – para próteses personalizadas e modelos anatômicos;
  • Bioinstrumentação avançada – voltada para diagnóstico e terapias inovadoras;
  • Engenharia de reabilitação – tecnologias assistivas para acessibilidade;
  • Cibersegurança em dispositivos médicos – proteção de dados e segurança do paciente;
  • Ética nas tecnologias médicas – humanização no uso da tecnologia em saúde;
  • Inovações – para a eficiência dos serviços de saúde e prevenção de pandemias.

Vestibular PUC-SP Inverno 2025

Inscrições abertas para os cursos de Administração, Ciências Econômicas, Design, Direito, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil, Engenharia de Sistemas Ciber Físicos, Jornalismo e Relações Internacionais. Clique aqui e saiba mais.

– Inscrições: Modalidade I – Prova Presencial: 5/5 a 20/6 e Modalidade II – ENEM: 5/5 a 2/7
– Prova Presencial: 29/6 (domingo), das 9h às 13h
– Divulgação do Gabarito da Prova: 30/6, a partir das 10h
– Resultados: 10/7, a partir das 18h

– Contato:
Segunda a sexta, das 9h às 18h
WhatsApp:  11 3670-8080 e vestibular@fundasp.org.br

Mais informações:
Assessoria de Comunicação da PUC-SP
www.pucsp.br
Telefone: (11) 3670-8196
E-mail: imprensa@pucsp.br

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Vestibular UERJ 2026: pedido de isenção do 2º Exame de Qualificação já está aberto

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Já está aberto o prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do 2º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2026 da UERJ. O período vai de até o dia 15 de junho de 2025.

Quem pode pedir isenção?

Para ter direito à isenção, é necessário:

  • Comprovar carência socioeconômica, com renda bruta média mensal familiar menor ou igual a 1 salário mínimo nacional vigente;

  • Ter concluído ou estar cursando o último ano do ensino médio.

🔍 Atenção! Leia atentamente o Edital de Isenção, disponível no portal do Vestibular, antes de enviar seu pedido.

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⚠️ Importante: O envio da documentação agora deve ser feito exclusivamente pelo Sistema do Candidato.

Mais informações: https://www.vestibular.uerj.br/

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