Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Enem 2020: salas terão menos participantes que em outras edições

A medida foi tomada por conta da COVID-19

Publicado

em

O número de participantes por sala de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 será menor do que em anos anteriores. A medida é uma das ações previstas para reduzir os riscos de contaminação pela COVID-19 durante os procedimentos relacionados ao exame. Essa e outras estratégias foram apresentadas no Encontro para Capacitação de Logística e Segurança do Enem 2020. O evento ocorreu nesta terça-feira, 27 de outubro, e contou com a participação de representantes das instituições envolvidas na operação para aplicação das provas na região Sudeste.

Enem 2020

Pela primeira vez na história, o encontro foi realizado por videoconferência. A opção pela reunião remota também faz parte do planejamento estratégico para garantir a aplicação do Enem e, ao mesmo tempo, obedecer às medidas preventivas de combate ao novo coronavírus. A capacitação regional teve como objetivo informar os procedimentos acerca da operação logística e de segurança para a realização do exame, assim como alinhar os processos de acompanhamento e formação dos convênios celebrados com os estados.

Murillo Gameiro, diretor de Gestão e Planejamento do Inep, chamou a atenção para os cuidados que devem ser tomados, devido à crise sanitária global. “O ano de 2020 tem sido de grandes desafios, em função da pandemia. Tivemos de nos acostumar com o novo normal. Isso trouxe o isolamento e novas regras sociais. Nós, brasileiros, somos reconhecidamente calorosos. Agora precisamos lidar com o uso de máscara, do álcool em gel, com o isolamento e o distanciamento social. Isso trouxe uma preocupação maior. Tudo agrega dificuldades ao Enem, tanto impresso quanto digital”, disse.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Gameiro destacou ainda o fato de o Enem 2020 contar com cerca de 700 mil inscritos a mais, comparado à edição de 2019. Além disso, o diretor também alertou para o novo período de aplicação do exame, que conta, até então, com 1.729 municípios de prova. “Vamos implementar novas regras relativas às doenças infectocontagiosas e novos protocolos de biossegurança”, pontuou.

Com a redução do número de participantes por sala, a quantidade de locais de prova será aumentada para comportar todos os inscritos. Nesse sentido, outras medidas também serão tomadas para evitar intercorrências, entre elas, a definição de critérios técnicos de biossegurança baseados nas recomendações dos órgãos de saúde. Além disso, o Inep solicitará às equipes de segurança e às prefeituras que auxiliem nos procedimentos de acesso aos locais de prova, para evitar aglomerações. Entre as proposições, a autarquia também solicitou que estados e municípios evitem a concessão de outros eventos de grande porte no período de realização do exame, além de providenciar a infraestrutura necessária para garantir a presença dos participantes.

Cronograma

As provas do Enem 2020 estão marcadas para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital). Ao todo, são 5,6 milhões de inscritos. Durante o encontro desta terça, o coordenador-geral de Gestão e Monitoramento do Inep, Hélio Junio Rocha Morais, apresentou o panorama atual do cronograma da operação que envolve a aplicação do exame e destacou a importância de manter o evento de capacitação, mesmo diante das dificuldades. “A atividade de hoje ocorre desde 2011. É muito importante a integração das equipes que estão nos estados. Não podíamos deixar de manter essa atividade, que está prevista em nosso cronograma”, pontuou.

De acordo com Hélio, a 83 dias da aplicação do primeiro dia de prova do Enem impresso, não há registro de incidentes relevantes que possam comprometer o planejamento. Ainda segundo o coordenador-geral, o cronograma está sendo executado conforme o previsto.

Entre os procedimentos realizados, até então, estão a consolidação da base de inscritos e a conclusão das contratações, dos convênios e dos acordos de cooperação. As concepções e as adaptações das provas destinadas às pessoas com deficiência também já foram superadas, assim como as concepções dos materiais administrativos e instrutivos, que já estão prontos e foram encaminhados à gráfica contratada. No total, 1.999.621 (16,5%) provas já foram impressas. Ao todo, 68% (8.796) dos locais de prova já estão confirmados — a estimativa é que sejam cerca de 15 mil nesta edição. Todos os sistemas para controle e monitoramento da operação Enem 2020 também já foram preparados.

Antes da realização do exame, serão executadas ainda as capacitações das equipes de colaboradores e de certificadores, assim como o manuseio, o armazenamento e a distribuição das provas e materiais administrativos. Após a aplicação das provas, em termos de logística e segurança, ocorrerão as etapas de operação reversa, processamento e encerramento.

Sobre o Enem

Realizado anualmente pelo Inep desde 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar ao final da educação básica. A estrutura do exame conta com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

UNIFASE/FMP recebe inscrições para vestibular de Medicina 2024.2

Além da prova, há possibilidade de ingresso usando a nota do ENEM.

Publicado

em

por

vestibular medicina unifase

Integrante do seleto grupo de Escolas Médicas do país com nota máxima no MEC e com acreditação SAEME pelo Conselho Federal de Medicina, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) está com inscrições abertas para o vestibular do segundo semestre de 2024. Além da prova, há possibilidade de ingresso usando a nota do ENEM. O curso é um dos mais concorridos do país, atraindo estudantes de diferentes estados brasileiros, e já formou mais de 5 mil profissionais ao longo de sua história, iniciada há 56 anos. As inscrições devem ser feitas no site www.unifase-rj.edu.br.

Diretora geral da UNIFASE/FMP, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves lembra que a formação técnica e humanística oferecida pela instituição dá aos alunos um olhar diferenciado na relação com os pacientes. “Temos como compromisso a formação de profissionais éticos e com olhar sensível ao outro. A prática no SUS traz esse diferencial. A vivência dos nossos estudantes, com supervisão de nossos professores e preceptores, no dia a dia do Hospital de Ensino Alcides Carneiro, que é o maior hospital da região, e também no nosso ambulatório escola e nos nossos postos de saúde, somada à qualidade do nosso corpo docente e da nossa infraestrutura, sem dúvida garante uma formação mais completa aos alunos”, detalha.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis o professor Paulo César Guimarães explica que a atuação multidisciplinar nas atividades práticas também permite uma experiência diferenciada aos estudantes da UNIFASE/FMP. “Nos cenários de prática, a integração dos futuros médicos com profissionais e estudantes de Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Radiologia e Odontologia traz novas perspectivas e permite uma vivência mais ampla, que é retrato da realidade no mercado de trabalho”, frisa, lembrando que o reconhecimento nacional da instituição é resultado de um trabalho consistente para que os estudantes tenham sempre acesso à formação médica de qualidade, que gera impactos significativos na sociedade.

A UNIFASE/FMP oferece moderna infraestrutura integrada ao meio ambiente, proporcionando melhor qualidade de vida à comunidade acadêmica. “A formação de qualidade é crucial para assegurar que os médicos estejam adequadamente preparados para enfrentar os complexos desafios e as constantes mudanças na área da saúde. Oferecemos um currículo abrangente e atualizado, que busca promover o desenvolvimento de competências sólidas, aprimorando a capacidade de raciocínio crítico e incentivando os alunos à prática médica humanizada”, destaca a coordenadora do curso de Medicina da UNIFASE/FMP, professora Patricia Tavares.

Com a melhor avaliação do MEC e com qualidade atestada pelo Conselho Federal de Medicina, a UNIFASE/FMP é uma das poucas instituições do país com acreditação SAEME. No Brasil, apenas 10% das Instituições de Ensino Superior têm esse reconhecimento, sendo 4 delas no Estado do Rio. Hoje, 80% do corpo docente é composto por Mestres e Doutores, que acompanham de perto o aprendizado e o atendimento dos estudantes em todos os cenários de prática próprios e conveniados, da atenção primária à atenção especializada e intensiva.

Parcerias

Para proporcionar um ambiente propício à inovação e ao desenvolvimento humano e social, a UNIFASE/FMP dispõe de infraestrutura moderna, com o Centro de Inovação, Pesquisa e Atualização Cirúrgica (CIPAC); o Centro de Simulação Realística; o Laboratório de Medicina Regenerativa e o Laboratório de Pesquisa em Imunologia Básica e Aplicada.

Também mantém parcerias com instituições nacionais e internacionais a fim de realizar pesquisas, intercâmbios e estágios. Entre os parceiros estão a Fiocruz, o Laboratório Nacional de Computação Científica, o Instituto Cochrane do Brasil, a Marinha do Brasil, a Universidad Nacional de Quilmes, a Unidad Docente de Medicina Familiar y Comunidad Sectro II de Zaragoza, a Universidad de Sevila e a Universidade do Minho.

“Oferecemos parcerias com instituições de saúde reconhecidas, permitindo aos estudantes vivenciar diferentes áreas da Medicina e adquirir experiências enriquecedoras, inclusive intercâmbios. Nos comprometemos em fornecer aos estudantes o suporte necessário para que superem os obstáculos e alcancem seus objetivos”, finaliza o coordenador de Ensino da UNIFASE/FMP, professor Abílio Aranha.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Vestibular Uerj 2024.2 usará a nota do Enem como forma de seleção

A Uerj irá oferecer vagas para ingresso no 2º semestre do ano letivo do Vestibular Estadual 2024 nos cursos sem candidatos na lista de espera.

Publicado

em

por

Vestibular Estadual Uerj 2022 tem data definida

A Uerj irá oferecer vagas para ingresso no 2º semestre do ano letivo do Vestibular Estadual 2024 nos cursos sem candidatos na lista de espera.

Vestibular Uerj 2024.2

Somente poderão participar do processo seletivo os candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nas edições 2020, 2021, 2022 ou 2023 e alcançaram nota mínima de 200 pontos em cada uma das provas objetivas e 300 pontos na prova de redação.

A universidade divulgou o edital para quem deseja pedir isenção da taxa de inscrição. Clique aqui e confira!

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Confira as principais datas:

  • Pedidos de isenção da taxa de inscrição: 5 a 8 de abril
  • Resultado dos pedidos de isenção de taxa de inscrição: 29 de abril
  • Inscrições: 7 a 20 de maio

Mais informações: https://www.vestibular.uerj.br/

 

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Saiu o calendário do Vestibular das Fatecs 2024/2

As inscrições para o Vestibular das Fatecs 2024/2 devem ser feitas pela internet, a partir de 16 de abril até as 15 horas de 7 de junho.

Publicado

em

por

Vestibular das Fatecs volta a ter aplicação de provas presenciais

Na terça-feira (2), começa o prazo para solicitar a isenção e a redução da taxa de inscrição do processo seletivo das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs). Esta é a primeira etapa do calendário do Vestibular das Fatecs para o segundo semestre de 2024.

Vestibular das Fatecs 2024/2

As inscrições para a prova devem ser feitas pela internet, a partir de 16 de abril até as 15 horas de 7 de junho. O exame será aplicado em 30 de junho. O interessado pode consultar o cronograma completo no site vestibularfatec.com.br e na página do Centro Paula Souza (CPS).

O processo seletivo dá acesso às vagas de Ensino Superior Tecnológico gratuito das 77 Fatecs do Estado. Com currículos constantemente atualizados, são mais de 80 opções de cursos alinhados às atuais demandas do mercado de trabalho. Em breve, será divulgada a oferta de cursos e vagas.

DICAS NO SEU EMAIL

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo