Notícias dos Vestibulares e Enem
Enem 2020: Videoprovas em Libras estão em fase final de produção
Modalidade de prova é disponibilizada desde 2017 e faz parte do conjunto de iniciativas relacionadas à Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) está na etapa final de produção das videoprovas em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para os participantes surdos e deficientes auditivos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. A oferta dessa modalidade de prova é direcionada à comunidade surda que tem Libras como primeira língua. A medida também faz parte do conjunto de iniciativas que compõem a Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep.
No total, 6.121.363 pessoas se inscreveram para o Enem 2020. Desses inscritos, 52.598 correspondem a participantes que solicitaram, em geral, algum tipo de atendimento especializado. Desse total, 1.353 declararam ser surdos e 2.487 informaram possuir deficiência auditiva. A preparação das videoprovas conta com 16 profissionais, divididos entre as funções de tradutor, revisor, cinegrafista, intérprete, editor e coordenador.
A matriz de referência da prova em vídeo é a mesma da aplicada ao público geral, assim como a estrutura da avaliação, com 45 questões em cada uma das quatro áreas do conhecimento avaliadas. O conteúdo motivador e o tema da redação também são traduzidos para Libras e o próprio participante transcreve o texto para a folha de redação. Vale destacar que os portadores de deficiência auditiva e surdos — desde que tenham o laudo aprovado — possuem direito a uma banca especial de correção das redações. Essa banca leva em consideração todas as características linguísticas dessa população.
Videoprovas – As videoprovas são disponibilizadas pelo Inep desde 2017, quando a instituição também levou o tema “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil” à redação do Enem, promovendo um amplo debate sobre o assunto. Desde 2018, a autarquia utiliza o selo Enem em Libras, com o objetivo de disponibilizar todo o conteúdo relacionado ao exame em Língua Brasileira de Sinais.
Plataforma – Ainda em 2018, o Inep disponibilizou a Plataforma Videoprova em Libras, na qual a modalidade de prova pode ser acessada em interface similar à adotada na aplicação. Os vídeos ainda contêm os enunciados e as opções de respostas, permitindo que surdos e deficientes auditivos estudem no mesmo formato acessível em que elas são aplicadas. Dessa forma, os participantes podem se preparar melhor, inclusive com a possibilidade de assistir aos vídeos das questões e conferir o gabarito.
Enem em Libras – A iniciativa marca o esforço do Inep para garantir que editais, provas, cartilhas, campanhas e demais materiais de seus exames e avaliações sejam acessíveis. Desse modo, a autarquia reafirma o seu compromisso com a comunidade surda e com um futuro melhor por meio da educação. Ao longo da história do Enem, o atendimento às diferentes necessidades dos participantes surdos e deficientes auditivos tem sido uma preocupação do Inep.
Enem – Realizado anualmente pelo Inep desde 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar ao final da educação básica. A estrutura do exame conta com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. Clique aqui e veja informações sobre o Enem 2020.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Inscrições abertas para o Vestibular de Medicina São Leopoldo Mandic Araras
A inscrição para o Vestibular de Medicina São Leopoldo Mandic Araras deve ser feita pelo site da Faculdade até às 23h59 do dia 20 de junho

A Faculdade São Leopoldo Mandic de Araras está com as inscrições abertas para o Vestibular 2022 para a graduação em Medicina, com início das aulas no segundo semestre deste ano. Após duas edições no formato totalmente on-line, as provas voltarão a ser aplicadas presencialmente e, desta vez, em cinco localidades diferentes: Araras (SP), Campinas (SP), São Paulo (SP), Curitiba (PR) ou Goiânia (GO).
“O retorno do vestibular para o modelo presencial é algo extremamente animador para todos nós. E, para este ano, oferecemos como novidade a oportunidade de os candidatos selecionarem a cidade em que desejam realizar a prova”, afirma o Diretor de Extensão da Faculdade São Leopoldo Mandic, Dr. Rui Brito. “O nosso objetivo é poder alcançar ainda mais jovens que sonham em ingressar no curso de Medicina”, completa.
No total, serão disponibilizadas 167 vagas para o curso de Medicina, das quais 139 são destinadas a candidatos não bolsistas, 18 para alunos bolsistas integrais e 10 também destinadas a candidatos não bolsistas, mas que desejem concorrer pela nota obtida no programa Abitur (5 vagas) ou no IB – International Baccalaureate (5 vagas), dos últimos 5 anos. Nesta opção, não haverá necessidade de realização da prova, uma vez que a análise do resultado será feita com base nos critérios apresentados nos artigos 8º, 9º e 10º do Edital.
Para os candidatos inscritos na modalidade prova, a avaliação será composta pelas notas obtidas nas 60 (sessenta) questões de múltipla escolha referentes às competências comuns às diversas áreas de conhecimento do Ensino Médio, que valem 75% da nota, e uma redação, que corresponde a até 25% da nota final. A prova será realizada no dia 26 de junho de 2021, no período de 13h00 às 17h00 (horário de Brasília), com abertura dos portões às 12h00 e fechamento às 13h00.
Alinhada com as determinações do Programa Mais Médicos, a Faculdade São Leopoldo Mandic de Araras atribuirá exclusivamente aos candidatos bolsistas residentes nas cidades de Araras, Leme, Pirassununga ou Conchal, um bônus de 10% calculado a partir da nota final, por serem as cidades da região que assinaram o termo de convênio para a instalação do curso de Medicina em Araras.
Para participar do vestibular, os interessados podem fazer a inscrição pelo site da Faculdade (www.slmandicararas.edu.br) até às 23h59 do dia 20 de junho e, em seguida, efetuar o pagamento da taxa correspondente, no valor de R$ 200,00 para não bolsistas e R$ 100,00 para os que concorrerão como bolsistas. O candidato deverá também escolher em qual cidade deseja realizar a avaliação no momento da inscrição. As informações completas sobre o endereço selecionado serão enviadas por e-mail, próximo à data da prova.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
UNIP e Objetivo trazem em live informações sobre o curso de Serviço Social

Nesta quarta-feira, dia 25, às 18h, as redes sociais da UNIP e do Objetivo trazem informações essenciais para quem deseja prestar o vestibular para a carreira de Serviço Social. A apresentação será em formato de live.
Intitulada “Serviço Social: articulando direitos sociais”, a atividade terá como palestrante a Profa. Silmara Quintana – coordenadora-auxiliar e professora do curso de Serviço Social da UNIP Campinas. Na ocasião, o estudante saberá tudo sobre o curso, a atuação do profissional dessa área, o mercado de trabalho, a remuneração, entre outras informações.
Na UNIP, o curso de Serviço Social tem por finalidade formar assistentes sociais competentes e compromissados com o planejamento, a implementação, a coordenação e a avaliação de políticas e projetos sociais junto a indivíduos, grupos, comunidades e instituições.
Como profissional indispensável ao atendimento dos grandes desafios da atualidade brasileira, a formação do assistente social implica a compreensão crítica dos problemas sociais e suas relações com movimentos e demandas populares. Cabe também, ao assistente social, o domínio de um conjunto de teorias, métodos e procedimentos éticos, políticos e metodológicos para ação nos processos sociais.
Assista em:
https://www.youtube.com/user/UNIPOficial
https://www.linkedin.com/school/unip/
https://www.facebook.com/UNIPoficial
https://www.facebook.com/ObjetivoOficial/
https://www.youtube.com/user/ObjetivoOficial
https://www.linkedin.com/company/col%C3%A9gio-e-curso-objetivo
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Unileste oferece bolsas de 50% para graduação
A Unileste oferta bolsas de estudo com desconto de 50% nas mensalidades, durante todo o curso, por meio do Programa de Incentivo à Graduação

Promover o acesso à educação superior é uma das prioridades do Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste). Pensando nisso, a Instituição oferta bolsas de estudo com desconto de 50% no valor das mensalidades, durante todo o curso, por meio do Programa de Incentivo à Graduação. Para aproveitar essa oportunidade, o candidato deve manifestar interesse no Programa por meio da realização de inscrição no site unileste.catolica.edu.br, até o dia 14 de junho, e estar inscrito e aprovado em um dos processos seletivos do Unileste (Vestibular Digital; nota do Enem; Bolsa Destaque).
Podem concorrer às vagas todos os estudantes que possuem o Ensino Médio completo e não tenham concluído nenhum curso superior. Os participantes devem comprovar renda familiar per capita (por pessoa dentro do grupo familiar) de até dois salários-mínimos e meio. Na primeira fase, não é necessário estar matriculado em cursos da Instituição. A matrícula só será exigida após a entrega da documentação dos candidatos pré-selecionados. Além disso, os estudantes não podem participar de outro tipo de benefício público, como por exemplo, o ProUni (exceto financiamentos). Os interessados devem ler atentamente o Regulamento normativo, disponível no site do Unileste, para consultar prazos e demais informações.
O benefício é exclusivo para alunos ingressantes da graduação no segundo semestre de 2022, na modalidade de ensino presencial, que se matricularem no primeiro período em um dos cursos do Centro Universitário – exceto o curso de Odontologia. Uma vez concedida, a Bolsa é válida para todos os períodos subsequentes da graduação em que o estudante estiver matriculado, desde que o discente cumpra exigências legais que vigoram nos regulamentos de renovação, como presença nas aulas e rendimento acima da média de aprovação.
As bolsas oferecidas não são de financiamento como o Fies, e sim gratuidades por filantropia, ou seja, uma modalidade em que não é preciso pagar o valor da bolsa ao final do curso.
Procurando uma bolsa de estudo? Clique aqui e confira as opções no Quero Bolsa!
Processos Seletivos
Vestibular Digital – A prova do vestibular é aplicada em ambiente 100% on-line. Nesse processo seletivo, o candidato pode escolher o melhor dia, local e hora de prestar vestibular e ingressar no Unileste. Após a inscrição eletrônica, o candidato recebe todas as informações e um link para a realização da prova de vestibular de forma on-line. No ambiente virtual, o candidato encontrará as orientações, textos de apoio e espaço para fazer uma redação sobre o tema proposto. A prova poderá ser concluída em até 2h após o seu início.
Aproveitamento da Nota do Enem – Os candidatos que se submeteram ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entre 2016 e 2021, poderão optar pela nota do Exame para dispensar a prova do vestibular. Para isso, basta inscrever-se na modalidade ENEM. Para a aprovação, o candidato deverá apresentar pontuação média superior a 450 pontos e não ter zerado a prova de redação. As inscrições para os processos estão abertas e gratuitas.