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Especialistas apostam em temas para a redação do ENEM 2021

Todo ano, o tema da redação do Enem é motivo de muita ansiedade e debate. Professores apontam possíveis temáticas e dão dicas de estudo

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Especialistas apostam em temas para a redação do ENEM 2021

O Exame Nacional do Ensino Médio 2021 (Enem) está chegando aí, e uma das maiores dúvidas e motivo de ansiedade em vestibulandos do Brasil todo, é o tema da redação. Afinal, é preciso muito conhecimento, para além da escrita, acerca do assunto abordado. Não à toa, com o aproximar do dia da avaliação (21 e 28 de novembro, neste ano), é comum que possíveis temáticas sejam apontadas como tema da redação. Mas, resta saber: é possível de fato prever o tema da redação?

“Trata-se de algo praticamente impossível”, afirma Christian Catão, professor de redação do Colégio Arnaldo, de Belo Horizonte. E isso porque diferentemente do processo de escolha das questões da prova, a temática da redação é escolhida a partir de um consenso entre os professores, tratando sempre de assuntos atuais. Portanto, é bem difícil cravar de forma assertiva qual o tema em sua completude. Porém, é possível sim abrir o leque e entender quais as possibilidades à vista .

“Inclusive, quanto mais se aproxima a prova, mais a gente vê spoilers do tema, e todo ano vem a mesma polêmica que ‘o Inep liberou um possível tema’. Isso é sempre uma furada, e isso é péssimo, porque os meninos ficam ansiosos e acaba atrapalhando o estudo. Mas, quando fazemos o aulão e pensamos no possível tema não é para gerar ansiedade. Essa coisa de possibilidades é um estudo que a gente faz ao longo do ano. O que que a mídia vem abordando? Quais são os eixos que ainda não apareceram e que podem ser cobrados? Quais as chances de um assunto que está em voga aparecer? Então, sempre vai haver uma aposta, considerando o espectro do Enem. Existe uma cartilha que direciona as informações e existe a referência de que a redação é pautada dentro dos critérios dos direitos humanos. Então, se consideramos essas informações, sabemos que o tema vai estar dentro desses referenciais.”

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É o que explica Priscila Maini Pinto, professora de português e redação do Colégio Academia, de Juiz de Fora.

Nesse cenário, Christian já tem a sua aposta: algum tema relacionado a violência, e isso em todos os sentidos, já que, em meio à pandemia de Covid-19, diversas nuances desse cenário vieram à tona ou se intensificaram. Confira as apostas do professor da Colégio Arnaldo:

Tema 1: Desafios para combater a violência doméstica: “Com o isolamento social, houve um aumento de casos relacionados à violência contra a mulher. Elas, que antes saíam de casa para ficar longe dos agressores, precisaram ficar confinadas com eles. Dessa forma, fica claro que a pandemia tornou o lar um ambiente mais hostil. Mais de uma em cada três mulheres, entre 16 e 24 anos, relatam terem vivido algum tipo de violência. Entre as mulheres pretas, mais de 28% delas relataram que sofreram agressões. No ano passado, foi sancionada a lei que assegura o pleno funcionamento, durante a pandemia, de órgãos de atendimento emergencial a mulheres, crianças, adolescentes, pessoas idosas e cidadãos com deficiência vítimas de violência doméstica ou familiar. Diante da relevância e atualidade é um dos temas relacionados à pandemia e a segurança pública que podem aparecer no exame.”

Tema 2: Outros tipos de violência (física, psicológica, emocional, de informação etc.): “Não se restrinja ao tema acima! Seria interessante que o aluno pensasse, também, no eixo ‘violência’ de modo mais amplo. Existem outras formas de violência, como a contra crianças e idosos. Logo, outra questão a ser entendida e aprofundada é que existem diversos tipos de violência: física, psicológica, emocional, etc. Ademais, o Enem também pode apresentar como proposta de redação a violência causada pela grande quantidade de informações sobre a pandemia. Há que se pensar: até que ponto isso é saudável?”

Maria Eugênia Moreira Gomes de Freitas, professora de redação e coordenadora pedagógica do Colégio Nossa Senhora das Dores (CNSD-BH), também já tem suas apostas. Confira:

Tema 1 – Educação: “Tendo em vista os altos índices de evasão escolar ou mesmo a ampliação da EaD devido à pandemia, a educação pode ser uma das temáticas abordadas.”

Tema 2 – Questões relacionadas à saúde: “Essa também é uma aposta, já que ficou claro o maior risco à saúde para pessoas com alguma comorbidade. Isso significa que os possíveis temas vão desde questões como a maior vulnerabilidade do fumante em relação à Covid, passando pela problemática das vacinas e, até mesmo, pelo retorno de doenças que estavam erradicadas (ou quase) no Brasil.”

Tema 3 – Problemas ambientais e a crise hídrica e energética: “Esses assuntos também estão em discussão e afetam diretamente a sociedade. Foram inúmeros os desastres ambientais nos últimos anos, desde Bento Rodrigues, Brumadinho até o aumento do desmatamento e o enorme número de queimadas nos últimos meses.”

Tema 4 – Mobilidade urbana: “Mobilidade urbana já aparece na lista de possibilidades de temas há alguns anos, já que, especialmente nos grandes centros, isso tem se tornado um problema cada vez maior. Tal fato, inclusive, pode ser relacionado ao aumento de casos de Covid, devido à ausência de infraestrutura que garantisse o isolamento social necessário no início da pandemia.”

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Medicina UNIFASE/FMP recebe inscrições para o Vestibular

Além da prova, há possibilidade de ingresso usando a nota do ENEM.

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vestibular medicina unifase

Integrante do seleto grupo de Escolas Médicas do país com nota máxima no MEC e com acreditação SAEME pelo Conselho Federal de Medicina, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) está com inscrições abertas para o vestibular do segundo semestre de 2024. Além da prova, há possibilidade de ingresso usando a nota do ENEM. O curso é um dos mais concorridos do país, atraindo estudantes de diferentes estados brasileiros, e já formou mais de 5 mil profissionais ao longo de sua história, iniciada há 56 anos. As inscrições devem ser feitas no site www.unifase-rj.edu.br.

Diretora geral da UNIFASE/FMP, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves lembra que a formação técnica e humanística oferecida pela instituição dá aos alunos um olhar diferenciado na relação com os pacientes. “Temos como compromisso a formação de profissionais éticos e com olhar sensível ao outro. A prática no SUS traz esse diferencial. A vivência dos nossos estudantes, com supervisão de nossos professores e preceptores, no dia a dia do Hospital de Ensino Alcides Carneiro, que é o maior hospital da região, e também no nosso ambulatório escola e nos nossos postos de saúde, somada à qualidade do nosso corpo docente e da nossa infraestrutura, sem dúvida garante uma formação mais completa aos alunos”, detalha.

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Diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis o professor Paulo César Guimarães explica que a atuação multidisciplinar nas atividades práticas também permite uma experiência diferenciada aos estudantes da UNIFASE/FMP. “Nos cenários de prática, a integração dos futuros médicos com profissionais e estudantes de Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Radiologia e Odontologia traz novas perspectivas e permite uma vivência mais ampla, que é retrato da realidade no mercado de trabalho”, frisa, lembrando que o reconhecimento nacional da instituição é resultado de um trabalho consistente para que os estudantes tenham sempre acesso à formação médica de qualidade, que gera impactos significativos na sociedade.

A UNIFASE/FMP oferece moderna infraestrutura integrada ao meio ambiente, proporcionando melhor qualidade de vida à comunidade acadêmica. “A formação de qualidade é crucial para assegurar que os médicos estejam adequadamente preparados para enfrentar os complexos desafios e as constantes mudanças na área da saúde. Oferecemos um currículo abrangente e atualizado, que busca promover o desenvolvimento de competências sólidas, aprimorando a capacidade de raciocínio crítico e incentivando os alunos à prática médica humanizada”, destaca a coordenadora do curso de Medicina da UNIFASE/FMP, professora Patricia Tavares.

Com a melhor avaliação do MEC e com qualidade atestada pelo Conselho Federal de Medicina, a UNIFASE/FMP é uma das poucas instituições do país com acreditação SAEME. No Brasil, apenas 10% das Instituições de Ensino Superior têm esse reconhecimento, sendo 4 delas no Estado do Rio. Hoje, 80% do corpo docente é composto por Mestres e Doutores, que acompanham de perto o aprendizado e o atendimento dos estudantes em todos os cenários de prática próprios e conveniados, da atenção primária à atenção especializada e intensiva.

Parcerias

Para proporcionar um ambiente propício à inovação e ao desenvolvimento humano e social, a UNIFASE/FMP dispõe de infraestrutura moderna, com o Centro de Inovação, Pesquisa e Atualização Cirúrgica (CIPAC); o Centro de Simulação Realística; o Laboratório de Medicina Regenerativa e o Laboratório de Pesquisa em Imunologia Básica e Aplicada.

Também mantém parcerias com instituições nacionais e internacionais a fim de realizar pesquisas, intercâmbios e estágios. Entre os parceiros estão a Fiocruz, o Laboratório Nacional de Computação Científica, o Instituto Cochrane do Brasil, a Marinha do Brasil, a Universidad Nacional de Quilmes, a Unidad Docente de Medicina Familiar y Comunidad Sectro II de Zaragoza, a Universidad de Sevila e a Universidade do Minho.

“Oferecemos parcerias com instituições de saúde reconhecidas, permitindo aos estudantes vivenciar diferentes áreas da Medicina e adquirir experiências enriquecedoras, inclusive intercâmbios. Nos comprometemos em fornecer aos estudantes o suporte necessário para que superem os obstáculos e alcancem seus objetivos”, finaliza o coordenador de Ensino da UNIFASE/FMP, professor Abílio Aranha.

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Metade dos ingressantes na UNICAMP em 2024 veio de escolas públicas

O índice considera os matriculados em todas as modalidades de ingresso: Vestibular Unicamp, Enem-Unicamp, ProFis, Vestibular Indígena e Vagas Olímpicas.

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Quais são os cursos mais concorridos da Unicamp?

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está divulgando os índices de inclusão social obtidos no ingresso 2024, nas diferentes modalidades existentes para entrar nos cursos de graduação da Universidade. O percentual de estudantes oriundos da rede pública aumentou de 50,1% (1.776 estudantes) para 50,8%, com 1.787 estudantes matriculados, de um total de 3.516 ingressantes em 2024. O índice considera os matriculados em todas as modalidades de ingresso: Vestibular Unicamp, Enem-Unicamp, ProFis, Vestibular Indígena e Vagas Olímpicas. O percentual de estudantes pretos e pardos matriculados também subiu ligeiramente, passando de 30% (1.019 matriculados) em 2023 para 30,5% em 2024, com 1.071 estudantes ingressantes, considerando todas as modalidades.

Os dados sobre os estudantes oriundos da rede pública apontam para uma consolidação, quando se observa o percentual obtido nos últimos anos: em 2022, o índice foi de 45,7% do total de matriculados; em 2021, de 47,5%; em 2020, de 45,4% e em 2019, o índice foi de 47,9%. O diretor da Comissão, José Alves de Freitas Neto, avaliou os índices como reflexo das medidas adotadas nos últimos anos pela Universidade, em suas modalidades de ingresso para a graduação, tais como adequação das provas e inclusão das novas formas de seleção, como o Provão Paulista, lançado pelo governo do estado de São Paulo em 2023 e que dispõe de 315 vagas na Unicamp. “O cenário das nossas politicas de inclusão mostrou uma estabilidade desejável, a partir das políticas que vêm sendo adotadas pela Unicamp nos últimos anos. Passada a pandemia, observamos que há, em relação aos matriculados de escola pública, um índice pouco maior que nos anos anteriores, de 50%, que é a meta da universidade”, disse José Alves.

Entre os candidatos isentos do pagamento da taxa de inscrição, que apresentam um perfil de vulnerabilidade socioeconômica, o índice de matriculados ficou em 14% contra 14,7% no ano anterior. O percentual considera as modalidades Vestibular Unicamp e Enem-Unicamp, para as quais é concedida a isenção da taxa, de acordo com o perfil dos estudantes. Nas modalidades Vagas Olímpicas, Vestibular Indígena e ProFis, as inscrições são gratuitas.

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De acordo com o diretor José Alves, as politicas de ação afirmativa são importantes para corrigir disparidades como, por exemplo, a proporção de estudantes do ensino médio matriculados em escolas públicas e particulares. “Apenas 15% dos estudantes estão em escolas particulares e os outros 85% em escolas públicas, percentual que não se reflete nas universidades públicas. A disparidade e a diferença entre as escolas tornam a concorrência desfavorável para estudantes da rede pública. Por isso é fundamental que a universidade pense políticas de ação afirmativa no ingresso”, defendeu José Alves.

Isenções – Ingresso 2025

Candidatos que atendam aos requisitos poderão solicitar isenção da taxa de inscrição, que valerá tanto para o Vestibular Unicamp 2025 como para a modalidade Enem-Unicamp 2025, a partir do dia 13 de maio. Os pedidos de isenção deverão ser realizados exclusivamente pela internet, na página da Comvest, até o dia 7 de junho. O envio da documentação necessária (que constará do Edital a ser publicado em breve) é feito também pela internet, no mesmo período. A lista de beneficiados será divulgada no dia 30 de julho.

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Inscrições abertas para o Vestibular de Medicina Unifenas 2024/2

São oferecidas 210 vagas, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte.

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Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina da Unifenas – 2º semestre de 2024. São oferecidas 210 vagas, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte.

Confira abaixo as formas de ingresso que a Unifenas oferece:

Vestibular de Medicina Unifenas 2024/2

As inscrições podem ser feitas, até o dia 20 de maio, por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.

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Os candidatos podem optar pelas seguintes formas de ingresso:

1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2023) – sem prova
2- Prova Tradicional
3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2023)
4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2023)

PROVAS

As provas estão marcadas para o dia 25 de maio de 2024 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Brasília/DF, Campinas/SP, Goiânia/GO, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP, Uberlândia/MG e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha.

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