Siga-nos!

Destaque

Especialistas dão dicas aos vestibulandos que farão a 2ª fase da Fuvest 2022

Provas serão aplicadas nos próximos dias. Especialistas do SAS Plataforma de Educação comentam a importância de conhecer o perfil do exame

Publicado

em

Lista de Aprovados - 2ª fase do Vestibular Fuvest 2022

Nos próximos dias 16 e 17 serão aplicadas as provas da 2ª fase da Fuvest 2022. Especialistas do SAS Plataforma de Educação ressaltam a importância de conhecer as peculiaridades do exame, para garantir tranquilidade e um melhor desempenho. “Dependendo do curso que o estudante vai prestar, as provas do segundo dia podem trazer questões de duas a quatro disciplinas específicas. Outra diferença do exame é que o candidato que zera a redação não está eliminado automaticamente, pois a Fuvest considera a nota total da primeira prova, que traz língua portuguesa e redação”, explica Idelfranio Moreira, professor de física e gerente de Ensino e Inovações Educacionais do SAS Plataforma de Educação.

Ainda sobre a redação, Vinicius Beltrão, professor de linguagens e coordenador de Ensino e Inovações do SAS Plataforma de Educação, destaca algumas diferenças em relação ao Enem: “Em ambas as provas é cobrado um texto dissertativo, contudo, a Fuvest exige a criação de um título. Além disso, o vestibulando não precisa propor uma intervenção, como ocorre no Enem”.

Idelfranio Moreira lista algumas dicas importantes para os jovens que farão a prova em época de pandemia: “Nesta edição, os candidatos precisam ter mais cuidado com o controle do tempo pois, devido à pandemia, não será possível se alimentar na sala de aula. Então, os vestibulandos precisam considerar o tempo que vão se ausentar para o lanche, evitando que sejam prejudicados e não consigam finalizar a prova”.

Dicas 2ª fase – Vestibular Fuvest 2022

Para a resolução das questões, independente da disciplina, o gerente do SAS indica um passo a passo:

– Identificar o tema da questão, pois dessa maneira fica mais fácil resgatar o conhecimento do assunto que tem na memória;

– Checar o comando da questão, que pode ser: cite, explique, calcule, analise, entre outros;

– Elaborar respostas diretas, pois a banca de correção segue a grade estipulada para a resposta e desconsidera o que não fizer parte do esperado;

– Controlar o emocional, com cuidado do sono, alimentação e relaxamento antes do exame.

Nestes últimos dias, vale fazer uma rápida revisão das disciplinas, mas como não é possível rever todos os assuntos, os especialistas do SAS dão algumas dicas:

– Língua portuguesa: o foco das questões é interpretação textual e é importante conhecer as obras da lista específica da Fuvest. A tendência é que caiam questões sobre as obras que não foram mencionadas na primeira fase. Além disso, as questões da disciplina costumam cobrar bastante gramática, como significado das palavras, regras e comportamentos linguísticos.

– Matemática: questões de geometria plana e trigonometria costumam prevalecer;

– História: predominam questões sobre o mundo contemporâneo. É possível que sejam abordados os períodos colonial ou da república, mas há sempre um comparativo ou as consequências no mundo atual;

– Geografia: o aluno pode focar na revisão de temáticas como população, questões ambientais e geopolítica;

– Física: vale rever os temas de mecânica, com destaque para as Leis de Newton e conservação de energia; eletricidade (foco em circuitos elétricos) e ondulatória;

– Química: importante estudar os conceitos de química geral, considerando atomística, tabela periódica e estequiometria;

– Biologia: corpo humano (fisiologia) e o reino animal e as relações com o ambiente (ecologia) são temas recorrentes.

RECOMENDAMOS

Destaque

Post do Ministério da Educação (MEC) informa datas do Enem 2022

As datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 serão 13 e 20 de novembro de 2022. O cronograma completo será publicado no DOU.

Publicado

em

por

Datas enem 2022

Foi publicado no final da noite de ontem (20), no perfil oficial do Ministério da Educação (MEC), um post trazendo informações das datas de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022. O conteúdo é um compartilhamento de mensagem do Atual Ministro de Estado da Educação, Milton Ribeiro.

Datas Enem 2022

Como é possível ver, as datas do Enem 2022 são 13 e 20 de novembro de 2022. Segundo o ministro, o cronograma será publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira.

O post do MEC traz como descrição: “A publicação deste cronograma demostra o fortalecimento da governança da autarquia. A atual gestão do Inep busca maior efetividade dos processos de avaliação com transparência e em plena sinergia com MEC”.

Sobre o Enem

O exame seleciona estudantes para vagas do ensino superior públicas, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e serve de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Use sua nota do Enem para garantir bolsa de estudo de até 100% na USF

Os interessados em estudar na Universidade São Francisco (USF) em 2022 com bolsas de estudo de até 100% pela nota do Enem podem garantir vaga ainda neste ano.

Publicado

em

por

USF antecipa bolsa de estudo pela nota do Enem

Os interessados em estudar na Universidade São Francisco (USF) em 2022 com bolsas de estudo de até 100% pela nota do Enem podem garantir vaga ainda neste ano.

Para tanto, basta o candidato fazer a prova de redação online ou apresentar o histórico escolar, garantindo 35% de desconto nas mensalidades. Se a nota no Enem 2021 for maior que 550 pontos, o desconto será alterado conforme o desempenho obtido no exame. Os candidatos podem ainda utilizar a melhor nota no Enem de 2015 a 2020. Neste caso, a inscrição é gratuita.

A condição é válida para mais de 40 cursos presenciais (exceto Medicina) e de Educação a Distância (EaD). Independente da pontuação, todos os candidatos têm 80% de desconto na matrícula.

Confira os descontos, conforme sua pontuação no ENEM:

450 – 550 = 35% de desconto (30% + 5% de antecipação)

551 – 650 = 40% de desconto (35% + 5% de antecipação)

651 – 750 = 45% de desconto (40% + 5% de antecipação)

751 – 850 = 50% de desconto (45% + 5% de antecipação)

851 – 1000 = 100% de desconto

Confira todas as informações pelo site usf.edu.br/vestibular ou via WhatsApp 11 94467-9295.

Continue lendo

Destaque

Graduação FIAP está com turmas abertas para 2022

LET’S START A BETTER FUTURE.

Publicado

em

por

Graduação FIAP está com turmas abertas para 2022

No momento em que o mundo inteiro está olhando para o futuro, é hora de cada um começar a criar o seu. Para isso, é fundamental estar sempre conectado à tecnologia, à inovação e à humanidade: os grandes drivers que vão construir um melhor amanhã.

De Inteligência Artificial a Jogos Digitais, de Computação na Nuvem (Cloud) a Defesa Cibernética, a Graduação FIAP tem 15 cursos presenciais e online. Cada um deles abre novas possibilidades, ampliando o conhecimento exponencialmente, desenvolvendo novos skills e ajudando a transformar o mundo.

O aluno vai dominar os conteúdos mais relevantes do presente. Estudar em laboratórios e salas com infraestrutura avançada ou em uma multiplataforma digital. Participar de projetos reais de grandes empresas. Personalizar sua jornada com Nano Courses em diferentes áreas. E, ainda, vai criar a sua própria startup.

Venha pensar e criar o novo na FIAP.

Let’s rock the future.

Continue lendo