Siga-nos!

Destaque

Especialistas dão dicas aos vestibulandos que farão a 2ª fase da Fuvest 2022

Provas serão aplicadas nos próximos dias. Especialistas do SAS Plataforma de Educação comentam a importância de conhecer o perfil do exame

Publicado

em

Lista de Aprovados - 2ª fase do Vestibular Fuvest 2022

Nos próximos dias 16 e 17 serão aplicadas as provas da 2ª fase da Fuvest 2022. Especialistas do SAS Plataforma de Educação ressaltam a importância de conhecer as peculiaridades do exame, para garantir tranquilidade e um melhor desempenho. “Dependendo do curso que o estudante vai prestar, as provas do segundo dia podem trazer questões de duas a quatro disciplinas específicas. Outra diferença do exame é que o candidato que zera a redação não está eliminado automaticamente, pois a Fuvest considera a nota total da primeira prova, que traz língua portuguesa e redação”, explica Idelfranio Moreira, professor de física e gerente de Ensino e Inovações Educacionais do SAS Plataforma de Educação.

Ainda sobre a redação, Vinicius Beltrão, professor de linguagens e coordenador de Ensino e Inovações do SAS Plataforma de Educação, destaca algumas diferenças em relação ao Enem: “Em ambas as provas é cobrado um texto dissertativo, contudo, a Fuvest exige a criação de um título. Além disso, o vestibulando não precisa propor uma intervenção, como ocorre no Enem”.

Idelfranio Moreira lista algumas dicas importantes para os jovens que farão a prova em época de pandemia: “Nesta edição, os candidatos precisam ter mais cuidado com o controle do tempo pois, devido à pandemia, não será possível se alimentar na sala de aula. Então, os vestibulandos precisam considerar o tempo que vão se ausentar para o lanche, evitando que sejam prejudicados e não consigam finalizar a prova”.

Dicas 2ª fase – Vestibular Fuvest 2022

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Para a resolução das questões, independente da disciplina, o gerente do SAS indica um passo a passo:

– Identificar o tema da questão, pois dessa maneira fica mais fácil resgatar o conhecimento do assunto que tem na memória;

– Checar o comando da questão, que pode ser: cite, explique, calcule, analise, entre outros;

– Elaborar respostas diretas, pois a banca de correção segue a grade estipulada para a resposta e desconsidera o que não fizer parte do esperado;

– Controlar o emocional, com cuidado do sono, alimentação e relaxamento antes do exame.

Nestes últimos dias, vale fazer uma rápida revisão das disciplinas, mas como não é possível rever todos os assuntos, os especialistas do SAS dão algumas dicas:

– Língua portuguesa: o foco das questões é interpretação textual e é importante conhecer as obras da lista específica da Fuvest. A tendência é que caiam questões sobre as obras que não foram mencionadas na primeira fase. Além disso, as questões da disciplina costumam cobrar bastante gramática, como significado das palavras, regras e comportamentos linguísticos.

– Matemática: questões de geometria plana e trigonometria costumam prevalecer;

– História: predominam questões sobre o mundo contemporâneo. É possível que sejam abordados os períodos colonial ou da república, mas há sempre um comparativo ou as consequências no mundo atual;

– Geografia: o aluno pode focar na revisão de temáticas como população, questões ambientais e geopolítica;

– Física: vale rever os temas de mecânica, com destaque para as Leis de Newton e conservação de energia; eletricidade (foco em circuitos elétricos) e ondulatória;

– Química: importante estudar os conceitos de química geral, considerando atomística, tabela periódica e estequiometria;

– Biologia: corpo humano (fisiologia) e o reino animal e as relações com o ambiente (ecologia) são temas recorrentes.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

Vestibular PUC-SP Inverno 2024: inscrições abertas

São duas modalidades de acesso: prova presencial e nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Publicado

em

por

Estão abertas, até 4/6, as inscrições para o Vestibular PUC-SP Inverno 2024. Serão duas modalidades de acesso: prova presencial e nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Vestibular PUC-SP Inverno 2024

A prova será no dia 16/6, e a primeira chamada ocorre em 2/7, às 18h.

A taxa de Inscrição:

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

• Prova Presencial – R$ 100,00 (cem reais)
• Enem – R$ 80,00 (oitenta reais)

Clique aqui para saber mais.

Continue lendo

Destaque

Vestibular Unesp Meio de Ano – Confira os locais de aplicação e horários

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) realizará em 26 de maio, domingo, a prova da primeira fase do Vestibular Meio de Ano 2024

Publicado

em

por

Lista de Aprovados - Vestibular Unesp 2023

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) realizará em 26 de maio, domingo, a prova da primeira fase do Vestibular Meio de Ano 2024, com 1.675 candidatos para 160 vagas nos cursos das engenharias agronômica (10 candidatos por vaga), civil (6,7), elétrica (5,5) e mecânica (6,8) de Ilha Solteira.

Vestibular Unesp Meio de Ano

Os candidatos podem consultar o local de prova no site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), responsável pela seleção.

O exame será realizado em São Paulo (655 candidatos), Bauru (302), Ilha Solteira (318), São José do Rio Preto (322) e São José dos Campos (78). Todos os candidatos responderão a 90 questões de múltipla escolha das áreas de Linguagens e suas Tecnologias (elementos de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte), Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Física e Química) e Matemática e suas Tecnologias. A prova poderá conter questões interdisciplinares.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Os portões dos prédios de prova serão fechados às 14 horas. Os candidatos devem se apresentar a partir das 13 horas, portando o original de um dos seguintes documentos: RG, Carteira de Habilitação, Certificado Militar, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiros, Identidade expedida pelas Forças Armadas ou carteira de órgão ou conselho de classe.

Os materiais de prova a serem levados pelos candidatos são caneta esferográfica com tinta preta e régua transparente. O exame terá duração de cinco horas, com permissão para alimentação e hidratação durante sua realização.

O calendário do Vestibular Unesp Meio de Ano 2024 prevê publicação do resultado da primeira fase em 14 de junho, aplicação da segunda fase em 23 e 24 de junho e divulgação do resultado final em 12 de julho. O calendário completo está disponível no Manual do Candidato, acessível nos sites da Unesp (vestibular.unesp.br) e da Vunesp.

O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) destina 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, sendo que 35% das vagas desse sistema são destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. Este sistema tem garantido maioria de ingressantes vindos de escolas públicas desde o Vestibular Unesp 2017.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Qual o jeito mais fácil de passar no vestibular?

Quem está buscando uma vaga na faculdade e pensa em encontrar uma fórmula mágica. Confira nossas dicas!

Publicado

em

por

Dicas para uma boa redação no Enem 2020 - Prova 17/01/2021

Quem está buscando uma vaga na faculdade e pensa em encontrar uma fórmula mágica pode desistir desde já. Infelizmente não há jeitinho para isso, mas existem estratégias e caminhos que podem ajudar.

Qual o jeito mais fácil de passar no vestibular?

1. Vestibular de Inverno

Veja se o existe a oferta de vagas do curso do seu interesse para ingresso no 2º semestre. Os vestibulares de inverno tendem a ter uma concorrência menor.

2. Verifique as formas de ingresso. 

Existem processos seletivos sem a realização de prova e que consideram o aproveitamento da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e/ou histórico escolar.

3. Processo Seletivo Seriado

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Neste formato você vai realizando avaliações ao longo do ensino médio e desta forma tira a pressão por conseguir o resultado em um único exame.

Escolher a estratégia que combina mais com seu perfil pode aumentar significativamente suas chances de sucesso no vestibular. Boa escolha e boa sorte!

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo