Destaque
Especialistas dão dicas aos vestibulandos que farão a 2ª fase da Fuvest 2022
Provas serão aplicadas nos próximos dias. Especialistas do SAS Plataforma de Educação comentam a importância de conhecer o perfil do exame

Nos próximos dias 16 e 17 serão aplicadas as provas da 2ª fase da Fuvest 2022. Especialistas do SAS Plataforma de Educação ressaltam a importância de conhecer as peculiaridades do exame, para garantir tranquilidade e um melhor desempenho. “Dependendo do curso que o estudante vai prestar, as provas do segundo dia podem trazer questões de duas a quatro disciplinas específicas. Outra diferença do exame é que o candidato que zera a redação não está eliminado automaticamente, pois a Fuvest considera a nota total da primeira prova, que traz língua portuguesa e redação”, explica Idelfranio Moreira, professor de física e gerente de Ensino e Inovações Educacionais do SAS Plataforma de Educação.
Ainda sobre a redação, Vinicius Beltrão, professor de linguagens e coordenador de Ensino e Inovações do SAS Plataforma de Educação, destaca algumas diferenças em relação ao Enem: “Em ambas as provas é cobrado um texto dissertativo, contudo, a Fuvest exige a criação de um título. Além disso, o vestibulando não precisa propor uma intervenção, como ocorre no Enem”.
Idelfranio Moreira lista algumas dicas importantes para os jovens que farão a prova em época de pandemia: “Nesta edição, os candidatos precisam ter mais cuidado com o controle do tempo pois, devido à pandemia, não será possível se alimentar na sala de aula. Então, os vestibulandos precisam considerar o tempo que vão se ausentar para o lanche, evitando que sejam prejudicados e não consigam finalizar a prova”.
Dicas 2ª fase – Vestibular Fuvest 2022
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Para a resolução das questões, independente da disciplina, o gerente do SAS indica um passo a passo:
– Identificar o tema da questão, pois dessa maneira fica mais fácil resgatar o conhecimento do assunto que tem na memória;
– Checar o comando da questão, que pode ser: cite, explique, calcule, analise, entre outros;
– Elaborar respostas diretas, pois a banca de correção segue a grade estipulada para a resposta e desconsidera o que não fizer parte do esperado;
– Controlar o emocional, com cuidado do sono, alimentação e relaxamento antes do exame.
Nestes últimos dias, vale fazer uma rápida revisão das disciplinas, mas como não é possível rever todos os assuntos, os especialistas do SAS dão algumas dicas:
– Língua portuguesa: o foco das questões é interpretação textual e é importante conhecer as obras da lista específica da Fuvest. A tendência é que caiam questões sobre as obras que não foram mencionadas na primeira fase. Além disso, as questões da disciplina costumam cobrar bastante gramática, como significado das palavras, regras e comportamentos linguísticos.
– Matemática: questões de geometria plana e trigonometria costumam prevalecer;
– História: predominam questões sobre o mundo contemporâneo. É possível que sejam abordados os períodos colonial ou da república, mas há sempre um comparativo ou as consequências no mundo atual;
– Geografia: o aluno pode focar na revisão de temáticas como população, questões ambientais e geopolítica;
– Física: vale rever os temas de mecânica, com destaque para as Leis de Newton e conservação de energia; eletricidade (foco em circuitos elétricos) e ondulatória;
– Química: importante estudar os conceitos de química geral, considerando atomística, tabela periódica e estequiometria;
– Biologia: corpo humano (fisiologia) e o reino animal e as relações com o ambiente (ecologia) são temas recorrentes.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Veja quais são os cursos com mais ofertas de bolsas no Prouni
As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil.

Estão abertas as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni). De acordo como Ministério da Educação (MEC), nesta edição serão ofertadas mais de 211 mil bolsas, sendo mais de 118 mil integrais e mais de 93 mil parciais, que cobrem metade da mensalidade.
As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 4 de julho, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Cursos mais ofertas de bolsas
Administração é o curso com maior oferta de bolsas, sendo 9.275 bolsas integrais e 4.499 parciais. Em seguida, aparecem os cursos de direito, com 13.152 bolsas (4.277 integrais e 8.875 parciais); pedagogia, com 11.339 bolsas (8.465 integrais e 2.874 parciais); e educação física, com 8.939 (6.063 integrais e 2.876 parciais).
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Com 13.774 bolsas em todo o país, administração é o curso com a maior oferta de oportunidades, sendo 9.275 bolsas integrais e 4.499 parciais. Em seguida, aparecem os cursos de direito, com 13.152 bolsas (4.277 integrais e 8.875 parciais); pedagogia, com 11.339 bolsas (8.465 integrais e 2.874 parciais); e educação física, com 8.939 (6.063 integrais e 2.876 parciais).
Para se inscrever no ProUni é preciso ter feito pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ou seja, Enem 2024 ou 2023, e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas e nota superior a zero na redação.
Fonte: Agência Brasil
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) abre as inscrições para o vestibular 2026
Os interessados em participar do Vestibular ITA 2026 devem se inscrever exclusivamente pela internet até o dia 13 de julho.

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) segue com as inscrições abertas para o vestibular 2026. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet, por meio do site www.vestibular.ita.br, até o dia 13 de julho.
Vestibular ITA 2026
Nesta edição, serão oferecidas 180 vagas. As provas serão aplicadas em 25 cidades, abrangendo todas as regiões do país, o que amplia o acesso dos candidatos ao processo seletivo.
O processo seletivo será realizado em três etapas. A primeira fase, composta por prova objetiva, está marcada para 5 de outubro. A segunda fase, com provas discursivas, ocorrerá entre os dias 28 e 31 de outubro. Já a terceira etapa envolve a entrega de documentos, inspeção de saúde, avaliação psicológica, exame toxicológico e participação na comissão de heteroidentificação, no caso de candidatos autodeclarados negros.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Para participar, é necessário ser brasileiro nato, ter completado 23 anos até 31 de dezembro de 2025 e não ser casado.
Cursos
O ITA oferece seis cursos de graduação no campus de São José dos Campos (SP): Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica-Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia de Computação e Engenharia Aeroespacial.
Além dessas opções, os futuros aprovados também poderão estudar as novas graduações que serão oferecidas no campus de Fortaleza (CE): Engenharia de Sistemas e Engenharia de Energia.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Gabarito oficial – Vestibular das Fatecs 2025.2 – Prova 29/06/25
A classificação geral e a primeira chamada para matrículas serão divulgadas no dia 14, a partir das 15 horas, também no site oficial do Vestibular.

O gabarito oficial do Vestibular das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) para o segundo semestre de 2025 será publicado nesta quarta-feira (2), a partir das 15 horas, exclusivamente, no site vestibular.fatec.sp.gov.br. A classificação geral e a primeira chamada para matrículas serão divulgadas no dia 14, a partir das 15 horas, também no site oficial do Vestibular.
A classificação segue a ordem decrescente das notas finais e relaciona o nome de todos os candidatos inscritos, por curso, período e unidade. A chamada para matrículas convoca os candidatos classificados até o limite de vagas oferecidas. No mesmo endereço, também estão disponíveis o Manual do Candidato e a Portaria, com todas as orientações do processo seletivo.
Matrícula
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Os convocados na primeira chamada deverão efetuar a matrícula entre os dias 15 e 17 de julho. Para isso, é necessário anexar, no sistema de matrícula indicado no Manual do Candidato, a documentação solicitada em formato digital (PDF, JPEG, JPG ou PNG):
• Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente;
• Histórico Escolar completo do Ensino Médio ou equivalente;
• Documento de identidade com foto (RG, entre outros), dentro da validade;
• CPF ou documento de identidade contendo o número de CPF;
• Uma foto 3X4 recente, com fundo neutro;
• Documento de quitação com o serviço militar ou Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), para o candidato brasileiro maior de 18 anos, do sexo masculino.
A matrícula somente será efetivada após verificação e validação das informações enviadas pelos candidatos.
Quem utilizou o Sistema de Pontuação Acrescida pelo item escolaridade pública deve apresentar histórico escolar ou declaração escolar, comprovando que cursou integralmente o Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede pública municipal, estadual ou federal, com detalhamento das escolas onde estudou.
Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Grande São Paulo), 0800-596-9696 (demais localidades) ou pelo site vestibular.fatec.sp.gov.br.