Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Faculdade de Direito oferta 90 bolsas integrais com nota do Enem 2021

Bolsas valem para o período matutino de todo o curso; também haverá bolsa integral para o primeiro semestre no período noturno

Publicado

em

Faculdade de Direito oferta 90 bolsas integrais com nota do Enem 2021

A Faculdade Pan-Americana de Administração e Direito, em Curitiba (PR), iniciou os processos seletivos para o curso de Direito 2022 e anunciou a oferta de bolsas de estudo integrais para todo o curso no período matutino. Serão 90 bolsas e o pré-requisito é ter obtido nota mínima de 700 pontos no Enem 2021 e concluído o Ensino Médio também neste ano. Formandos pelo método EJA (Educação de Jovens e Adultos) e que fizeram o Enem também poderão concorrer. A bolsa vale para os 10 semestres (5 anos).

As inscrições começam no dia seguinte à publicação do resultado do Enem 2021, previsto para 21 de janeiro de 2022, pelo prazo de dez dias úteis. Não haverá taxas para as inscrições.

Além das bolsas para o turno da manhã, a instituição vai oferecer mais 90 bolsas integrais para o primeiro semestre do curso para quem quiser cursar no período noturno. Os critérios para a seleção são um pouco diferentes: o estudante pode realizar o vestibular tradicional da faculdade (nota de redação acima de 6 e prova objetiva acima de 8) ou utilizar a nota do Enem dos últimos 5 anos, desde que tenha obtido o mínimo de 450 pontos na prova e não ter zerado a redação. Para o período noturno as inscrições já estão abertas e vão até o dia 30 de janeiro. As provas virtuais poderão ser realizadas até o dia 31/01.

Para participar o estudante deve se inscrever no site https://www.fapad.edu.br/. No portal também estão os editais para obter mais informações sobre os processos seletivos.

De acordo com o idealizador da faculdade, Helcio Kronberg, a ideia é democratizar o acesso ao ensino, fortalecer a formação de estudantes que querem seguir a carreira jurídica e oferecer um modelo de ensino moderno. “Quando investimento em educação estamos investindo no progresso do país e da sociedade. Nosso grande diferencial é o foco na formação de profissionais direcionados às carreiras públicas na gestão e área jurídica, com corpo docente entre mestres e doutores. Pretendemos ser referência no ensino jurídico no país, com projeto pedagógico inovador em relação às faculdades tradicionais”, explica.

Todo o corpo docente é formado por ministros das cortes superiores, desembargadores, juízes federais, estaduais, do trabalho, eleitoral e militar, promotores e procuradores, delegados, advogados, conselheiros do CNJ e Tribunal de Contas, Assembleia Legislativa, todos com titulação de Mestre e Doutores.

Critérios para concorrer à bolsa de estudos integral – período matutino

– Exclusivo para formandos do Ensino Médio de 2021. A comprovação precisa ser feita no momento da inscrição.

– Exclusivo ingresso mediante utilização da nota do Enem 2021. A comprovação precisa ser feita no momento da inscrição.

– A nota de corte do Enem 2021 é 700, sem zerar a redação. Ganharão as bolsas os que tiverem as maiores notas. Em casa do empate, a preferência será para a maior idade.

– Bolsa por 5 anos, desde que o aluno tenha 80% de aproveitamento em todas as disciplinas, com frequência mínima de 75%, sob pena de perda da bolsa.

– Não poderá trancar matrícula durante os 10 semestres, sob pena de perda da bolsa.

– Não será admitida transferência de outras instituições de ensino, nem haverá aproveitamento de disciplinas já cursadas.

– Não poderá reprovar por nota nem exceder as faltas.

– Não poderá pedir transferência para o turno noturno.

Prazo de inscrição: Dia seguinte ao resultado do ENEM 2021, previsto para o dia 21 de janeiro, pelo prazo de 10 dias úteis

Critérios para concorrer à bolsa de estudos integral apenas para o primeiro semestre de 2022 – período noturno

– Ser aprovado no processo seletivo vestibular (nota redação acima de 6 e prova objetiva acima de 8); ou

– ser aprovado no processo seletivo utilizando a nota do Enem dos últimos 5 anos.

– A nota de corte do Enem é 450 pontos, sem zerar a redação.

Prazo de inscrição: 12/11/2021 a 30/01/2022.

Prazo das provas: 12/11/2021 a 31/01/2022.

Sobre a Faculdade

A faculdade recebeu a nota máxima do MEC já no início de seu funcionamento, em 2021, algo raro para instituições desse porte. “Isso se deve ao fato de haver um projeto pedagógico sólido, coerente, contemporâneo, focado nas necessidades do aluno na era digital,compreendendo um ensino multitarefa, com capacidade cognitiva diferenciada dos padrões dos alunos do século XX. O estudante atualmente dispõe de informações com agilidade e qualidade na palma da mão. O professor precisa facilitar o acesso ao conhecimento e ao raciocínio jurídico aliados a uma formação humanista e com base filosófica, voltada a solucionar os problemas da sociedade”, diz Kronberg.

Destaque

Não paguei a taxa de inscrição do Enem 2022. E agora?

O pagamento da taxa de R$ 85 era obrigatória para quem não obteve isenção. O que acontece com quem não pagou a taxa do Enem?

Publicado

em

por

Não paguei a taxa de inscrição do Enem 2022. E agora?

Terminou às 22h desta sexta-feira (27) o prazo para o pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, impresso e digital. O pagamento da taxa de R$ 85 era obrigatória para quem não obteve isenção. “Não paguei a taxa de inscrição do Enem 2022. E agora?”

Quem não fez o pagamento dentro do prazo indicado não terá sua inscrição confirmada e não poderá participar do Enem 2022, que acontece nos dias 13 e 20 de novembro, de acordo com o Inep.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni). Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes.

Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso aos auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Com informações da Agência Brasil

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Vestibular 2022 da Univesp apresenta maioria de mulheres e candidatos vindos de escolas públicas

Segundo estudos, dos 74 mil inscritos no Vestibular Univesp 2022, a maioria, 44.176 (59%), é do sexo feminino e 80% tem 25 anos ou mais.

Publicado

em

por

gabarito vestibular univesp 2022 - prova 22/05/22

O vestibular 2022, realizado no último domingo (22/05), o maior já organizado pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), em números de vagas, cursos e extensão territorial, mostrou o papel inclusivo da educação a distância no Estado de São Paulo.

Vestibular Univesp 2022

Segundo estudo, baseado em questionário respondido no ato da inscrição, dos 74 mil inscritos efetivos, a maioria, 44.176 (59%), é do sexo feminino e 80% tem 25 anos ou mais. Do total, 53% são brancos, 33% pardos, 13% pretos, 0,4% indígena e 74% cursaram ensino médio (EM) na rede pública de ensino, 6% no Centro Paula Souza e outros 9% em outras instituições gratuitas. No vestibular de 2021, 72% haviam concluído o EM na rede pública, as mulheres somaram 56% e o número total de Pretos, Pardos e Indígenas (PPIs), somou 43%.

Para o presidente da Univesp, professor Rodolfo Azevedo, conhecer o perfil do público discente é fundamental para implantar ações educacionais bem-sucedidas. “Podemos pensar em um planejamento estratégico, conteúdo pedagógico e iniciativas que atendam diretamente aos alunos. A identificação dos estudantes com diretrizes da universidade garante a eficácia no modelo de aprendizagem”, explica.

A pesquisa mostra ainda que, do total de concorrentes, 35% conheceram a Univesp por meio das mídias sociais, e 99% acessam a internet de casa. Quanto à escolaridade, 40% não realizaram nenhum curso superior, 31% já concluíram, 23% deram início, mas abandonaram, e 7% estão estudando atualmente.

Questionados sobre atividade remunerada, 62% dos candidatos afirmaram exercer regularmente algum ofício, 29% não exercem e 10% exercem eventualmente. Sobre a participação na vida econômica da família, 39% declararam trabalhar e serem responsáveis pela renda da família. A renda média de 39% dos concorrentes é entre 1 e 2 salários mínimos; de 13% é entre 2 e 3 salários mínimos. O nível de instrução dos familiares dos concorrentes também foi levantado: apenas 8% dos pais dos candidatos possuem nível superior e 12% das mães têm formação superior.

O vestibular 2022 ofertou 31.125 vagas, em 347 municípios, de todas as regiões do Estado, desses, 32 participaram pela primeira vez. Foram oferecidos nove cursos, com três eixos básicos de ingresso, via processo seletivo: Pedagogia, Letras, Matemática (Eixo de Licenciatura), Ciência de Dados, Tecnologia da Informação, Engenharia de Computação (Eixo de Computação), Engenharia de Produção e os novos, Administração e Tecnologia em Processos Gerenciais (Eixo de Negócios e Produção).

A lista de aprovados e convocados em 1ª chamada será divulgada no site vestibular.univesp.br em 11 de julho. As matrículas devem ser realizadas entre os dias 14 e 18/07/2022. As aulas serão iniciadas em agosto.

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Último dia de inscrições abertas para o Vestibular de Medicina UNIFAGOC

O UNIFAGOC encerra hoje, 27, as inscrições para o Vestibular de Medicina para o segundo semestre de 2022.

Publicado

em

por

Vestibular de Medicina UNIFAGOC - gabarito - Vestibular UNIFAGOC 2022

O UNIFAGOC encerra hoje, 27, as inscrições para o Vestibular de Medicina para o segundo semestre de 2022. Neste processo, a seleção será feita por meio de prova presencial, aplicada no dia 05 de junho (domingo), simultaneamente em Ubá e Belo Horizonte e/ou por meio da nota do Enem das edições de 2016 a 2021.

Vestibular de Medicina UNIFAGOC 2022/2

Clique aqui para se inscrever

Os candidatos poderão se inscrever para uma ou para as duas modalidades, prova e nota do Enem. Aqueles que optarem por concorrer em ambas modalidades poderão participar das duas Listas Finais de Classificação.

Para participar, o candidato deve preencher o formulário de inscrição e realizar o pagamento da taxa que terá os seguintes valores.

Inscrição Dupla: Prova Presencial e Desempenho no ENEM:

R$ 400,00 (quatrocentos reais) para pagamentos efetuados 17/05 até 27/05

Inscrição Única: Prova Presencial

R$ 350,00 (quatrocentos reais) para pagamentos efetuados de 17/05 a 27/05.

Inscrição Única: Desempenho no ENEM

R$ 200,00 (duzentos reais) para pagamentos efetuados de 17/05 a 26/05

Clique aqui para se inscrever

Conforme o edital, serão disponibilizadas 30 vagas, sendo 14 disponíveis pelo Processo Seletivo por meio da prova, 04 para candidatos aprovados no Processo de Aproveitamento do Enem e 12 vagas que serão ocupadas pelos candidatos contemplados com o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), para os que optarem por essa modalidade.

Vale ressaltar que as vagas que não forem preenchidas pelo FIES serão remanejadas para os candidatos que participaram do Processo Seletivo por meio da Nota do Enem. A convocação se dará de acordo com a lista classificatória, até o limite de preenchimento das vagas.

O resultado do Processo Seletivo será divulgado no dia 15 de junho, a partir das 16h, pelo site do UNIFAGOC.

Os aprovados devem efetuar suas matrículas entre os dias 20 e 23 de junho, por meio de uma plataforma on-line disponibilizada pela instituição, no horário das 9h às 17h. É importante lembrar que serão considerados desistentes das vagas os candidatos que não efetuarem matrícula no prazo estipulado.

Mais informações podem ser obtidas pelos seguintes canais de atendimento: 0800 037 5600 e (32) 3539-5620; WhatsApp (32) 99810-5600 ou pelo chat disponível no site comvoce.unifagoc.edu.br.

Continue lendo