Siga-nos!

Destaque

Graduação em Direito da PUC-SP: formação além da sala de aula

Estudantes organizam e participam de eventos nacionais e internacionais; em 2023, promoveram a vinda de dois ministros à PUC-SP

Publicado

em

Resultado do Vestibular de Verão PUC-SP 2022

Profissionais competentes, humanistas e capazes de atuar em suas áreas com senso crítico apurado e desejo de diminuir as desigualdades do país e do mundo. Esta característica perpassa todos os cursos da PUC-SP, desde a graduação até os estudos pós-graduados e de extensão universitária. Para que isso seja possível, no entanto, uma questão está sempre presente: a formação tem que ir além da sala de aula. E, indo além, tem que contar com a participação ativa dos estudantes da Universidade.

A graduação em Direito da PUC-SP é uma das mais reconhecidas do país. Manteve a nota máxima de cinco estrelas no último ranking do Guia da Faculdade (Estadão e Quero Educação), em novembro de 2022. Além disso, tem altos índices de aprovação no exame da OAB e, segundo os Anuários Análise Advocacia, forma a maioria dos advogados mais admirados do Brasil e profissionais entre os mais admirados da área jurídica.

Este ano, os estudantes de direito da PUC-SP, em parceria com a Reitoria e a direção da Faculdade de Direito, organizaram uma série de eventos, palestras, aulas abertas, simpósios nacionais e internacionais e participaram de feiras de carreira, voltadas à inserção profissional.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Merecem destaque, principalmente, duas atividades que lotaram o Teatro da PUC-SP, o Tuca, a vinda à Universidade de dois ministros: Cármen Lucia (STF) e Silvio Almeida (Direitos Humanos e Cidadania).

Vejam os depoimentos de alguns alunos e professores:

Giovanna Mello Catelan, estudante do décimo semestre de Direito

No ano de 2023, com a reeleição para representação discente dos alunos da Faculdade de Direito, promovemos dois eventos belíssimos em nome da resistência contra a violação perene aos Direitos Humanos e a grandiosidade de nossa Constituição Cidadã de 1988. O objetivo dos eventos protagonizados pela ministra do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia e o ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida foi provocar os alunos a desenvolver um pensamento crítico sobre as condições nacionais e potenciais soluções às constantes violações à dignidade humana.
Promovemos a interação entre alunos e grandes juristas, possibilitando o aprendizado para além da sala de aula. Eventos assim são extremamente importantes na formação dos alunos, tanto no aspecto profissional quanto no aspecto pessoal. Além disso, foram essenciais para nos provocar a refletir sobre o status quo de nosso país e compreender o papel essencial das políticas públicas de educação, saúde e moradia, entre outras. Para mim, foram especialmente especiais, pois fiz parte da organização de ambos e fui cerimonialista do evento que teve a palestra da ministra Cármen Lúcia.

Profa. Gabriela Araújo, Fac. de Direito

A PUC-SP vem proporcionando às alunas e aos alunos um diálogo constante com a sociedade civil e com os poderes instituídos, por meio de palestras, seminários, mesas de debate, aulas externas e visitas guiadas. Esse é um grande diferencial para a formação acadêmica e humanista dos futuros profissionais que poderão transformar a realidade de nosso país. As aulas magnas proferidas pela ministra Carmen Lúcia, representando a mais alta Corte deste país, e pelo ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, representando o Poder Executivo, que lotaram o Tuca neste ano, são exemplos da qualidade do diálogo promovido pela nossa universidade.

Izabella Maris Batista Ribas, aluna da Direito e ex-presidenta do Centro Acadêmico 22 de Agosto

Como gestão do Centro Acadêmico 22 de Agosto, sempre tivemos a preocupação com a formação dos estudantes para além das salas de aula. No início do ano pensamos: por que não convidar um ministro do Supremo Tribunal Federal? Afinal, a PUC-SP sempre recebeu grandes nomes em nossa casa. Felizmente, a ministra Cármen Lúcia aceitou nosso convite e deu uma aula magnífica para os ingressantes do primeiro semestre de 2022.

Para os estudantes, principalmente aqueles que acabam de chegar na faculdade, assistir à aula de uma ministra, mulher, e profundamente preocupada com as questões do Brasil é de grande valor. Ouvir figuras que tem a missão de vida de proteger a nossa Constituição de 1988 é, além de inspirador, importante para nos deixar alerta para nossa obrigação democrática de defender a Constituição e o povo brasileiro. Acreditamos que foi essa mensagem que ficou nas mentes e corações dos estudantes naquele dia.

Carlos Rodrigues, estudante e atual presidente do C.A. 22 de Agosto

Os eventos organizados pelo Centro Acadêmico buscam aperfeiçoar a formação do estudante de Direito da PUC-SP, de modo que atendemos demandas dos estudantes por nomes que nem sempre compõe nosso quadro docente e podem oferecer muito para os alunos. Nesse ano organizamos inúmeras palestras, aulas abertas e o 1° Simpósio de Teoria do Direito, com a presença de professores de fora do Brasil e grandes doutrinadores brasileiros. Além disso, quero dar destaque à feira de carreiras, evento tradicional que traz os maiores escritórios do país para oferecer vagas de estágio aos alunos.

Sobre o evento com o ministro Silvio Almeida, tive a honra de compor a mesa com ele, além de conversar pessoalmente antes do evento. A sensação de receber um Ministro de Estado em nossa faculdade é indescritível, principalmente quando estamos na organização do evento. A palestra estava lotada de alunos e visitantes. Certamente a presença de uma autoridade com tamanha importância destaca a PUC-SP como berço da formação de juristas que irão influenciar os tribunais e a política do país.

Profa. Patrícia Pizzol, vice-coordenadora do curso de Direito

A Faculdade de Direito da PUC-SP é muito tradicional e renomada. Recebe estudantes não só de São Paulo, capital e interior, mas também de vários outros estados do Brasil. Conta com corpo docente extremamente qualificado, com professores que são mestres, doutores, livres docentes e pós-doutores, muitos deles com pesquisa também em universidades estrangeiras. A maior parte dos professores da PUC-SP tem título de Doutor, ministrando aulas não só na Graduação, mas também nos cursos de especialização, mestrado e doutorado da própria PUC-SP e de outras instituições. Além da formação acadêmica, os professores têm atuação profissional em escritórios de advocacia e em carreiras jurídicas, como a Magistratura, o Ministério Público, a Defensoria Pública, as Advocacias Públicas.

A Faculdade de Direito promove diversos eventos com professores brasileiros e estrangeiros de outras instituições e também com autoridades, como Ministros de Estado e Ministros do STF e do STJ. Além disso, oferece aos alunos oportunidades muito valiosas para o seu crescimento pessoal e profissional, como o intercâmbio com instituições de ensino estrangeiras, a participação em competições nacionais e internacionais e em grupos de pesquisa sobre temas da atualidade, a monitoria e a pesquisa de iniciação científica.

A PUC-SP encanta os alunos por ser um ambiente onde o conhecimento é transmitido com profundidade, rigor científico e responsabilidade social. O curso de Direito oferece ao aluno formação acadêmica, experiência para a resolução de problemas e espírito crítico para que ele possa ser instrumento de transformação da sociedade.

Processo Seletivo 2024

O curso de Direito da PUC-SP está com inscrições abertas até o dia 14/11/23 para o Vestibular de Verão 2024. A prova será no dia 26/11 na modalidade presencial. Saiba mais sobre o processo seletivo. Há vagas nos períodos matutino e noturno. As aulas são presenciais e ocorrem no campus Monte Alegre – no bairro de Perdizes.

Destaque

Uesb anuncia livros que serão cobrados no Vestibular 2025

Na próxima edição do Vestibular da Uesb, os estudantes terão três livros para mergulhar na leitura.

Publicado

em

por

Vestibular Uesb - vagas sisu

A Literatura abre as portas para um universo de conhecimentos históricos, sociais e culturais que vão além dos livros didáticos. Pensando nisso, o Vestibular Uesb, tradicionalmente, seleciona obras literárias como parte do conteúdo que será cobrado nas provas.

Vestibular Uesb 2025

Na próxima edição do processo seletivo, os estudantes terão três livros para mergulhar na leitura: “Torto Arado” (2019), de Itamar Vieira Junior; “Laços de Família” (1960), de Clarice Lispector; e “Não vou mais lavar os pratos” (2010), de Cristiane Sobral.

Em formato de prosa, o sucesso literário “Torto Arado” continua entre as obras cobradas no Vestibular Uesb. Escrita pelo autor baiano Itamar Vieira Junior, a obra transporta o leitor para o sertão baiano, mais precisamente para a fictícia Fazenda Água Negra. Lá, acompanhamos a saga das irmãs Bibiana e Belonísia, filhas de trabalhadores rurais, desde a infância até a vida adulta. Luta pela terra, memória e ancestralidade, relações familiares, resistência e esperança integram a narrativa.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A escritora Clarice Lispector também está entre os escolhidos deste ano, com o livro de contos “Laços de Família”. A coletânea de 13 contos explora, com sensibilidade, as relações familiares e as complexidades da alma humana. Temas como amor, solidão, morte, incomunicabilidade, alienação e a busca por sentido na vida passeiam pela obra.

O último livro escolhido é “Não vou mais lavar os pratos”. A poesia de Cristiane Sobral tece uma crítica social poderosa, com reflexões sobre a condição da mulher negra na sociedade brasileira. A autora explora temas como racismo, sexismo, violência doméstica, trabalho precário e a luta por reconhecimento e igualdade.

Mais informações sobre o Vestibular Uesb 2025 serão divulgadas em breve. Acompanhe todas as informações do processo seletivo pelo site do Vestibular.

 

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Quer ingressar na UFSC sem prestar vestibular? Veja como!

Estão abertas as inscrições gratuitas para o processo seletivo da UFSC por histórico escolar, sem a necessidade de realizar o vestibular.

Publicado

em

por

UFSC terá a aplicação de provas presenciais no Vestibular 2022

Estão abertas as inscrições gratuitas para o processo seletivo por histórico escolar, destinado a preencher vagas remanescentes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) do Vestibular Unificado UFSC/IFSC 2024-2 e do Processo Seletivo EaD UFSC 2024 no segundo semestre letivo deste ano.

As inscrições deverão ser feitas pelo site vestibular20242.ufsc.br/historico, até as 23h59min do dia 17 de julho.

Os candidatos precisam ter concluído o Ensino Médio, conforme regras do edital disponível no mesmo endereço eletrônico. No edital também está divulgada a quantidade de vagas disponíveis.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) salienta que é de responsabilidade do candidato preencher o requerimento de inscrição com o nome das disciplinas, respectivas notas e enviar o histórico escolar para conferência, além das outras documentações exigidas no edital. Outro ponto de atenção é que os documentos deverão ser enviados em um dos seguintes formatos: TIFF, JPG, JPEG, BMP, PNG, GIF ou PDF. O tamanho máximo de cada arquivo a ser enviado será limitado a 15 Megabytes (MB).

Ações afirmativas

O processo seletivo também envolve ações afirmativas destinadas a estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, com recorte de renda. Para concorrer a essas vagas, o candidato deverá ter cursado integralmente o Ensino Médio em escola pública brasileira. Ao fazer a inscrição, o candidato deverá optar por concorrer em uma ou mais categorias descritas no edital.

Todos os candidatos deverão acessar o Sistema de Inscrição diariamente para acompanhar a análise das notas e da documentação. Caso haja alguma inconsistência, o candidato será informado e terá uma segunda chance de avaliação, após resolver o problema indicado, até o dia 19 deste mês. Após esta data, não poderá ser feita mais nenhuma alteração.

A confirmação de inscrição definitiva estará disponível aos candidatos, a partir de 23 de julho, no endereço vestibular20242.ufsc.br/historico. Neste documento, será divulgada a nota final do candidato.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Aprovados em 2ª chamada – Vestibular Univesp 2024

Os convocados na lista de aprovados em 2ª chamada no Vestibular Univesp 2024 devem efetuar as matrículas entre 11 e 16/07.

Publicado

em

por

Vestibular Univesp 2023

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) divulga nesta quarta-feira (10/07), às 15h, o lista dos candidatos aprovados na segunda chamada do Vestibular Univesp 2024.

A consulta poderá ser feita na página: vestibular.univesp.br.

Os candidatos convocados devem ficar atentos ao prazo de matrículas, que será do dia 11 a 16/07.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O resultado da terceira convocação será divulgado em 17/07, a partir das 15h. As matrículas ocorrerão em 18 e 19 de julho. O início do ano letivo será em 29 de julho.

O processo seletivo recebeu 80 mil inscrições. Foram ofertadas 23.322 vagas, destinadas a 425 polos, de 371 municípios (capital, interior e litoral).

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo