Siga-nos!

Destaque

Graduação em Direito da PUC-SP: formação além da sala de aula

Estudantes organizam e participam de eventos nacionais e internacionais; em 2023, promoveram a vinda de dois ministros à PUC-SP

Publicado

em

Resultado do Vestibular de Verão PUC-SP 2022

Profissionais competentes, humanistas e capazes de atuar em suas áreas com senso crítico apurado e desejo de diminuir as desigualdades do país e do mundo. Esta característica perpassa todos os cursos da PUC-SP, desde a graduação até os estudos pós-graduados e de extensão universitária. Para que isso seja possível, no entanto, uma questão está sempre presente: a formação tem que ir além da sala de aula. E, indo além, tem que contar com a participação ativa dos estudantes da Universidade.

A graduação em Direito da PUC-SP é uma das mais reconhecidas do país. Manteve a nota máxima de cinco estrelas no último ranking do Guia da Faculdade (Estadão e Quero Educação), em novembro de 2022. Além disso, tem altos índices de aprovação no exame da OAB e, segundo os Anuários Análise Advocacia, forma a maioria dos advogados mais admirados do Brasil e profissionais entre os mais admirados da área jurídica.

Este ano, os estudantes de direito da PUC-SP, em parceria com a Reitoria e a direção da Faculdade de Direito, organizaram uma série de eventos, palestras, aulas abertas, simpósios nacionais e internacionais e participaram de feiras de carreira, voltadas à inserção profissional.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Merecem destaque, principalmente, duas atividades que lotaram o Teatro da PUC-SP, o Tuca, a vinda à Universidade de dois ministros: Cármen Lucia (STF) e Silvio Almeida (Direitos Humanos e Cidadania).

Vejam os depoimentos de alguns alunos e professores:

Giovanna Mello Catelan, estudante do décimo semestre de Direito

No ano de 2023, com a reeleição para representação discente dos alunos da Faculdade de Direito, promovemos dois eventos belíssimos em nome da resistência contra a violação perene aos Direitos Humanos e a grandiosidade de nossa Constituição Cidadã de 1988. O objetivo dos eventos protagonizados pela ministra do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia e o ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida foi provocar os alunos a desenvolver um pensamento crítico sobre as condições nacionais e potenciais soluções às constantes violações à dignidade humana.
Promovemos a interação entre alunos e grandes juristas, possibilitando o aprendizado para além da sala de aula. Eventos assim são extremamente importantes na formação dos alunos, tanto no aspecto profissional quanto no aspecto pessoal. Além disso, foram essenciais para nos provocar a refletir sobre o status quo de nosso país e compreender o papel essencial das políticas públicas de educação, saúde e moradia, entre outras. Para mim, foram especialmente especiais, pois fiz parte da organização de ambos e fui cerimonialista do evento que teve a palestra da ministra Cármen Lúcia.

Profa. Gabriela Araújo, Fac. de Direito

A PUC-SP vem proporcionando às alunas e aos alunos um diálogo constante com a sociedade civil e com os poderes instituídos, por meio de palestras, seminários, mesas de debate, aulas externas e visitas guiadas. Esse é um grande diferencial para a formação acadêmica e humanista dos futuros profissionais que poderão transformar a realidade de nosso país. As aulas magnas proferidas pela ministra Carmen Lúcia, representando a mais alta Corte deste país, e pelo ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, representando o Poder Executivo, que lotaram o Tuca neste ano, são exemplos da qualidade do diálogo promovido pela nossa universidade.

Izabella Maris Batista Ribas, aluna da Direito e ex-presidenta do Centro Acadêmico 22 de Agosto

Como gestão do Centro Acadêmico 22 de Agosto, sempre tivemos a preocupação com a formação dos estudantes para além das salas de aula. No início do ano pensamos: por que não convidar um ministro do Supremo Tribunal Federal? Afinal, a PUC-SP sempre recebeu grandes nomes em nossa casa. Felizmente, a ministra Cármen Lúcia aceitou nosso convite e deu uma aula magnífica para os ingressantes do primeiro semestre de 2022.

Para os estudantes, principalmente aqueles que acabam de chegar na faculdade, assistir à aula de uma ministra, mulher, e profundamente preocupada com as questões do Brasil é de grande valor. Ouvir figuras que tem a missão de vida de proteger a nossa Constituição de 1988 é, além de inspirador, importante para nos deixar alerta para nossa obrigação democrática de defender a Constituição e o povo brasileiro. Acreditamos que foi essa mensagem que ficou nas mentes e corações dos estudantes naquele dia.

Carlos Rodrigues, estudante e atual presidente do C.A. 22 de Agosto

Os eventos organizados pelo Centro Acadêmico buscam aperfeiçoar a formação do estudante de Direito da PUC-SP, de modo que atendemos demandas dos estudantes por nomes que nem sempre compõe nosso quadro docente e podem oferecer muito para os alunos. Nesse ano organizamos inúmeras palestras, aulas abertas e o 1° Simpósio de Teoria do Direito, com a presença de professores de fora do Brasil e grandes doutrinadores brasileiros. Além disso, quero dar destaque à feira de carreiras, evento tradicional que traz os maiores escritórios do país para oferecer vagas de estágio aos alunos.

Sobre o evento com o ministro Silvio Almeida, tive a honra de compor a mesa com ele, além de conversar pessoalmente antes do evento. A sensação de receber um Ministro de Estado em nossa faculdade é indescritível, principalmente quando estamos na organização do evento. A palestra estava lotada de alunos e visitantes. Certamente a presença de uma autoridade com tamanha importância destaca a PUC-SP como berço da formação de juristas que irão influenciar os tribunais e a política do país.

Profa. Patrícia Pizzol, vice-coordenadora do curso de Direito

A Faculdade de Direito da PUC-SP é muito tradicional e renomada. Recebe estudantes não só de São Paulo, capital e interior, mas também de vários outros estados do Brasil. Conta com corpo docente extremamente qualificado, com professores que são mestres, doutores, livres docentes e pós-doutores, muitos deles com pesquisa também em universidades estrangeiras. A maior parte dos professores da PUC-SP tem título de Doutor, ministrando aulas não só na Graduação, mas também nos cursos de especialização, mestrado e doutorado da própria PUC-SP e de outras instituições. Além da formação acadêmica, os professores têm atuação profissional em escritórios de advocacia e em carreiras jurídicas, como a Magistratura, o Ministério Público, a Defensoria Pública, as Advocacias Públicas.

A Faculdade de Direito promove diversos eventos com professores brasileiros e estrangeiros de outras instituições e também com autoridades, como Ministros de Estado e Ministros do STF e do STJ. Além disso, oferece aos alunos oportunidades muito valiosas para o seu crescimento pessoal e profissional, como o intercâmbio com instituições de ensino estrangeiras, a participação em competições nacionais e internacionais e em grupos de pesquisa sobre temas da atualidade, a monitoria e a pesquisa de iniciação científica.

A PUC-SP encanta os alunos por ser um ambiente onde o conhecimento é transmitido com profundidade, rigor científico e responsabilidade social. O curso de Direito oferece ao aluno formação acadêmica, experiência para a resolução de problemas e espírito crítico para que ele possa ser instrumento de transformação da sociedade.

Processo Seletivo 2024

O curso de Direito da PUC-SP está com inscrições abertas até o dia 14/11/23 para o Vestibular de Verão 2024. A prova será no dia 26/11 na modalidade presencial. Saiba mais sobre o processo seletivo. Há vagas nos períodos matutino e noturno. As aulas são presenciais e ocorrem no campus Monte Alegre – no bairro de Perdizes.

Destaque

MEC volta a adiar divulgação da segunda chamada do Prouni

A previsão agora é que a lista seja divulgada nesta sexta-feira (1º)

Publicado

em

por

Que dia sai o resultado do Prouni 2021 - 2º Semestre?

Após registrar problemas na divulgação da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni), o Ministério da Educação (MEC) voltou a adiar o prazo para publicar o resultado. A previsão agora é que a lista seja divulgada nesta sexta-feira (1º) no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

A estimativa inicial indicava que o resultado sairia na última terça-feira (27). Nessa quarta-feira (28), o ministério informou que equipes técnicas da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação e da Secretaria de Educação Superior estavam trabalhando para divulgar a lista “o mais rápido possível”.

Segundo o MEC, a primeira edição de 2024 do Prouni recebeu 716.759 inscrições. São ofertadas 406.428 bolsas, sendo 308.977 integrais e 97.451 parciais em 15.482 cursos de 1.028 instituições.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A divulgação da primeira chamada do Prouni ocorreu no último dia 6. Caso o candidato não seja selecionado nas duas chamadas, ele poderá manifestar interesse na lista de espera nos dias 18 e 19 de março.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Unesp abre inscrições para ingresso pelas notas do Enem

O período para declarar interesse e concorrer a uma vaga na Unesp por este caminho vai até 5 de março.

Publicado

em

por

Lista de Aprovados - Vestibular Unesp 2023

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) abrirá inscrições a partir das 16 horas desta quinta-feira, 29 de fevereiro, para preenchimento de vagas remanescentes por candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 e 2023.

Todos que participaram destas duas edições do Enem podem se inscrever no Processo Seletivo Unesp-Enem 2024, sob responsabilidade da Fundação Vunesp. Não é necessário estar inscrito no Vestibular Unesp.

A relação de cursos disponíveis para esta modalidade de ingresso será divulgada no momento da abertura das inscrições. O período para declarar interesse e concorrer a uma vaga na Unesp por este caminho vai até 5 de março. O cadastramento será feito gratuitamente pelo site da Vunesp (www.vunesp.com.br).

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Também a partir das 16 horas desta quinta-feira (29/2), a Unesp divulgará a oitava chamada do Vestibular Unesp (6.596 vagas em 24 cidades) e do Processo Seletivo Olimpíadas Científicas Unesp (457 vagas). Os candidatos poderão fazer a consulta nos sites da Unesp (vestibular.unesp.br) e da Vunesp. A matrícula em oitava chamada será realizada de 29 de fevereiro a 5 de março, de forma virtual, com link pelo site da Vunesp ou diretamente pelo Sistema de Graduação da Unesp (Sisgrad), no endereço sistemas.unesp.br/calouros.

A Unesp também realiza o Processo Seletivo Olimpíadas Científicas 2024.2, com 153 vagas adicionais. O resultado deverá ser publicado em 5 de março, nas páginas da Universidade e da Vunesp.

O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) destina 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, sendo que 35% das vagas desse sistema são destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. Tal somatória inclui as 934 vagas do Provão Paulista destinadas exclusivamente para alunos do ensino público. Este sistema tem garantido maioria de ingressantes vindos de escolas públicas desde o Vestibular Unesp 2017.

Os cursos do Vestibular Unesp 2024 são oferecidos nas seguintes cidades: Araçatuba (126 vagas), Araraquara (764), Assis (352), Bauru (992), Botucatu (538), Dracena (70), Franca (369), Guaratinguetá (274), Ilha Solteira (265), Itapeva (66), Jaboticabal (252), Marília (400), Ourinhos (54), Presidente Prudente (529), Registro (64), Rio Claro (423), Rosana (58), São João da Boa Vista (70), São José do Rio Preto (391), São José dos Campos (108), São Paulo (185), São Vicente (72), Sorocaba (72) e Tupã (102).

O calendário completo de matrículas na Unesp, considerando Vestibular, ingresso pelas notas do Enem e Processo Seletivo Olimpíadas Científicas Unesp, prevê chamadas para matrículas até 11 de março, além das matrículas da relação adicional feitas posteriormente.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Vestibular de Medicina da Unifenas oferece vagas em Alfenas e Belo Horizonte

São oferecidas 210 vagas no curso de Medicina da Unifenas, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte.

Publicado

em

por

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina da Unifenas para ingresso no 2º semestre de 2024. São oferecidas 210 vagas, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte. São oferecidos descontos para as inscrições feitas até o dia 17 de abril, independente da modalidade escolhida.

Vestibular de Medicina Unifenas 2024/2

As inscrições podem ser feitas, até o dia 20 de maio, por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.

Os candidatos podem optar pelas seguintes formas de ingresso:

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2023) – sem prova
2- Prova Tradicional
3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2023)
4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2023)

PROVAS

As provas estão marcadas para o dia 25 de maio de 2024 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Brasília/DF, Campinas/SP, Goiânia/GO, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP, Uberlândia/MG e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo