Inep confirma realização do Enem 2021 / Quem pode pedir isenção da taxa do Enem

Inep confirma realização do Enem 2021

Os estudantes que estão se preparando para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2021 foram pegos de surpresa com a informação que a prova poderia não acontecer este ano. Isso porque uma portaria com as metas globais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não incluia a aplicação do Enem 2021.

Para tranquilizar os milhões de interessado, o Inep publicou uma nota oficial com explicações. Confira abaixo:

TRANSPARÊNCIA – Enem 2021

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reafirma que está concluindo o processo de planejamento e elaboração do cronograma de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 e engajado para que as provas sejam realizadas ainda neste ano. Para tanto, a Autarquia busca excelência no processo de planejamento, com o intuito de atender a todos os requisitos sanitários e garantir uma aplicação segura a todos os envolvidos, desde sua elaboração. O Instituto reafirma, ainda, que tem orçamento suficiente para realizar o Enem 2021 e que tentar antecipar a divulgação da data de realização do exame com base em documentos preparatórios é desinformar a população.

O objetivo do Inep é garantir o acesso de estudantes à educação superior, por meio do acesso a programas e políticas que dependem dos resultados das provas. Todas as informações sobre o exame serão publicadas nos editais, assim que houver as definições necessárias. Não há, ainda, confirmação sobre a data de realização das etapas, com exceção do período para solicitação de isenção e justificativa de ausência. Esta fase está prevista em edital publicado separadamente, para facilitar a compreensão das regras específicas de gratuidade e evitar que haja problemas na homologação da inscrição dos interessados em realizar as provas.

Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações do Inep