Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Instituições de ensino superior migram para ensino a distância (EaD)

Instituições de ensino superior recorrem à educação a distância (Ead) para manter o ritmo de estudos em locais não estão funcionando

Publicado

em

ensino a distância (EaD)

Instituições de ensino superior recorrem à educação a distância para manter o ritmo de estudos em locais onde as faculdades e universidades não estão funcionando, para evitar a propagação do novo coronavírus (covid-19). Esta semana, o Ministério da Educação (MEC) publicou portaria autorizando a modalidade em cursos presenciais, ressaltando que a qualidade das aulas deve ser mantida. A Agência Brasil conversou com especialistas para esclarecer como as instituições devem se preparar e quais os direitos que os estudantes têm neste momento.

portaria publicada pelo MEC na quarta-feira (18) autoriza que as aulas sejam transmitidas de maneira remota. Para isso, o MEC deve ser comunicado, e as instituições que optarem pela oferta a distância devem se preparar. As regras não valem para práticas profissionais de estágios e de laboratório, que só podem ser realizadas presencialmente.

Na quinta-feira (19), o MEC autorizou também que sejam dadas a distância as disciplinas teórico-cognitivas do primeiro ao quarto ano dos cursos de medicina. Até então, nenhuma aula desses cursos poderia ser dada por meios remotos.

“É importante que se entenda que essas medidas são provisórias”, diz Luiz Curi, presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), que é a entidade responsável, entre outras coisas pelo cumprimento da legislação educacional e por zelar pela qualidade do ensino. “A instituição tem que fazer um esforço complementar no sentido de permitir o cumprimento da portaria com qualidade. Todo mundo tem que fazer um esforço extra para que as coisas ocorram na normalidade”.

Curi ressalta que as normas para metodologias da educação a distância continuam em vigor. Mas, em resposta a consulta feita pela Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior (Abmes), o CNE esclareceu que no que diz respeito à pandemia do covid-19, as decisões tomadas no âmbito do Comitê Operativo de Emergência instituído pelo MEC, “sobrepõem-se a quaisquer outras manifestações inerentes ao sistema federal de ensino”, ou seja, as regras podem ser alteradas nos próximos dias.

Orientações para as aulas

Durante a semana, o Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior, realizou uma série de webinários para tirar dúvidas sobre a migração para as aulas online. O diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, destacou que uma possibilidade é de as instituições terem uma equipe de apoio para orientar professores na elaboração de novos planos de aulas e no desenvolvimento de estratégias para cumprir o programa. As opções são muitas, como a utilização de plataformas de educação a distância (EaD), aulas ao vivo, o envio e recebimento de exercícios, vídeos e áudios por WhatsApp, entre outras.

“Essas possibilidades mantêm os professores trabalhando e em contato com os alunos. Eles vão compreender que não se está transportando as aulas só com plataforma Ead, mas fazendo algo onde os professores estão junto com os estudantes”, diz.

Capelato orienta que as decisões das instituições sejam pensadas, organizadas em um plano e comunicadas aos estudantes. “Os alunos precisam entender claramente as regras, entender como vai ficar. Deixar claro que segue o mesmo ensino, só muda o meio. O estudante continua com os professores à disposição”.

O diretor presidente da Abmes, Celso Niskier, que também acompanha a situação e orienta as instituições privadas, complementa: “O que é importante é que as instituições, seja pelas aulas remotas ou por reposição [posterior das aulas], cumpram o programa das disciplinas, para que não haja prejuízo acadêmico para os alunos. Isso garante que a gente enfrente a crise sem maiores turbulências”.

Para os estudantes, o cofundador da Curseria, plataforma de cursos online, Celso Ribeiro, recomenda que tenham uma rotina bem definida, para conseguir se organizar e aproveitar melhor as aulas. “A maioria das pessoas está em casa. É difícil criar uma rotina de trabalho com o filho, com o cachorro, etc. O que a gente recomenda é que a pessoa tente seguir o mais próximo da rotina normal. Que tome banho, se arrume, que não fique de pijama achando que está de férias”, diz.

Instituições federais

Em universidades e institutos federais, o MEC informou na sexta-feira (20) que ampliou a capacidade de webconferências. Agora, mais de 123 mil estudantes e professores poderão ser beneficiados. Antes, eram 82 mil os que usavam esses recursos.

Além disso, terão acesso a 15 salas de reuniões simultâneas de webconferência – uma unidade pode receber até 75 participantes. Antes, eram 10 salas simultâneas. As salas virtuais podem ser acessadas por computadores pessoais e smartphones.

A capacidade total do serviço de 1,7 mil acessos simultâneos passa, agora, para 10 mil. O MEC anunciou que aumentou também a capacidade do serviço de videoconferência de 10 para 30 salas virtuais, com até 15 pontos remotos em cada sala. Para realizar as reuniões, de acordo com a pasta, basta que o usuário se conecte a um computador, a uma televisão disponível na sua instituição, utilizando um navegador web.

Direitos dos estudantes

Segundo o diretor de Relações Institucionais do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Igor Britto, não há ainda razões para os estudantes pedirem o dinheiro de volta, a redução, ou não pagarem as mensalidades. No caso das aulas terem sido suspensas, elas ainda poderão ser repostas.

“A gente tem que pensar que a despesa das instituições de ensino se mantém. Elas estão mantendo o pagamento dos professores”, diz e acrescenta: “Temos que considerar que estamos passando por um momento inédito na história do mundo”.

Ele ressalta, no entanto, que cabe às instituições buscar alternativas de qualidade para que não sejam questionadas posteriormente.

“Não há motivos para professores, universidades e instituições de ensino não comunicarem e não orientarem os alunos a respeito de tudo que podem fazer. Uma coisa que podemos dizer, aquela faculdade que, neste momento, não está buscando alternativas para se comunicar com os alunos, para orientar estudos a distância, atividades e exercícios, elas terão sérios problemas de reclamação dos consumidores na medida em que não há justificativa para não fazer isso”, diz, acrescentando que até mesmo as redes sociais podem ser usadas para o ensino.

De acordo com o último Censo da Educação Superior, dos cerca de 8,5 milhões de estudantes universitários no país, 6,4 milhões, o equivalente a aproximadamente 75% dos estudantes estão matriculados em cursos presenciais. Segundo monitoramento divulgado pela Abmes, há, em todos os estados e no Distrito Federal, interrupções de aulas presenciais em instituições públicas e privadas de ensino superior.

Destaque

Apoio individualizado prepara os estudantes da ESEG para o desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional

O Apoio ao Aluno de forma individualizada da Eseg é um acolhimento que ocorre por meio de atividades e orientação dos professores

Publicado

em

por

Apoio individualizado prepara os estudantes da ESEG para o desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional

A ESEG – Faculdade do Grupo Etapa acredita que os alunos podem se desenvolver não apenas academicamente quando ingressam na faculdade. O Apoio ao Aluno de forma individualizada – desde o início do curso – é um acolhimento que ocorre por meio de atividades e orientação dos professores, que buscam esclarecer dúvidas profissionais e acadêmicas de cada estudante ao mesmo tempo que observam de perto suas habilidades e dificuldades.

Realizado pela equipe pedagógica da ESEG, esse tipo de apoio potencializa o desenvolvimento completo do aluno, desde a absorção do conteúdo ministrado durante as aulas até a organização e o planejamento dos trabalhos e projetos, o controle melhor do tempo e a otimização do estudo.

Para auxiliar os estudantes em busca das melhores vagas no mercado de trabalho, a ESEG disponibiliza uma equipe de especialistas em Recursos Humanos que compõem o Centro de Estágios e Carreiras. Os profissionais realizam palestras sobre o meio corporativo, oferecem suporte para gerenciar os perfis nas redes sociais, realizam um acompanhamento para formular e atualizar o currículo e divulgam semanalmente vagas para os alunos e egressos da Faculdade.

Além desses importantes diferenciais, também são realizadas visitas a empresas de vários segmentos e tamanhos, com o intuito de apresentar as rotinas produtivas e gerenciais das indústrias e aprimorar os conhecimentos relacionados às inovações. Assim, a metodologia aplicada em sala de aula é visualizada de forma prática durante a graduação.

Estão com as inscrições abertas os cursos de Administração, Direito, Economia, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção. Para ingressar, o candidato pode realizar o vestibular, presencial ou digital, utilizar a nota do Enem, fazer transferência ou matricular-se via segunda graduação. De acordo com o desempenho, o candidato consegue bolsa de estudo válida para todo o curso.

A ESEG está localizada na Rua Apeninos, 960 (a alguns minutos da estação Paraíso do Metrô), e na Rua Vergueiro, 1951 (a poucos metros da estação Ana Rosa do Metrô).

Serviço

Processo Seletivo ESEG 2022 – 1º Semestre
Cursos: Administração, Direito, Economia, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção.

Provas Presenciais
06/11, às 13h – Inscrições até 05/11, às 14h
Rua Apeninos, 960, Paraíso

Provas digitais
25/11, às 18h – Inscrições de 15/10 até 24/11, às 23h59
27/11, às 9h – Inscrições de 15/10 até 26/11, às 14h

Taxas
Vestibular: R$ 90,00
Enem: isento
Inscrição e mais informações: eseg.edu.br/vestibular2022

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Cesupa abre inscrições para o Vestibular 2022 – Medicina e demais cursos

No Vestibular Cesupa 2022 são oferecidas 160 vagas em medicina e 1.535 vagas para os outros 14 cursos da instituição.

Publicado

em

por

Cesupa abre inscrições para o Vestibular 2022 - Medicina e demais cursos

O Centro Universitário Estado do Pará (Cesupa) está com as inscrições abertas para o Vestibular 2022. No processo seletivo de medicina são ofertadas 160 vagas e no tradicional 1.535 vagas para os outros 14 cursos da instituição.

Vestibular Cesupa 2022

As inscrições estão disponíveis no site da instituição, até às 18h do dia 5 de novembro.

As provas acontecerão de forma presencial, no dia 14 de novembro, das 8h às 13h.

Medicina – A prova de Medicina totalizará 80 pontos e será composta por uma redação, que equivale a 20 pontos, e mais 60 questões de múltipla escolha, que correspondem a 60 pontos, referentes às disciplinas de Língua Portuguesa (8), Biologia (10); Química (10), Matemática (6), Física (6), História (6), Geografia (6), Literatura (4) e Língua Estrangeira (4). O conteúdo programático seguirá a matriz do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os 160 aprovados ingressarão no curso, no primeiro e no segundo semestre de 2022, de acordo com a ordem de classificação.

Veja aqui outros vestibulares de medicina com inscrições abertas!

Cursos – Os 14 cursos que serão oferecidos no Vestibular Cesupa são Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Publicidade e Propaganda. A prova também contará com uma redação, valendo 20 pontos, e 60 questões objetivas, totalizando 80 pontos. A diferença será por conta da distribuição do número de questões para cada disciplina: Língua Portuguesa (8), Matemática (7), Física (7), Biologia (7), Química (7), História (7), Geografia (7), Literatura (5) e Língua Estrangeira (5).

Os candidatos a um dos 14 cursos que, porventura, sejam aprovados no Vestibular Fora da Curva não precisam se inscrever neste novo processo seletivo.

O resultado de ambos os processos seletivos será divulgado até o dia 30 de novembro, no site do Cesupa.

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Resultado Preliminar PS 2021/2 UFRGS

Publicado

em

por

Resultado Preliminar PS 2021/2 UFRGS

De acordo com o edital, o resultado preliminar do PS 2021/2 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) será publicado hoje, 18 de outubro.

Resultado Preliminar PS 2021/2 UFRGS

A consulta poderá ser feita no site: www.ufrgs.br/coperse/ps20212

Eventuais recursos quanto ao Resultado Preliminar do PS 2021/2 deverão ser formalizados pelos candidatos, no site www.ufrgs.br/conecte-se/ (tipo de processo: Processo Seletivo – Recurso) e encaminhados à COPERSE, até as 18h do dia seguinte ao da divulgação do Resultado Preliminar.

A divulgação da lista de classificados, e o resultado final, está prevista para até 22 de outubro. Entre os dias 23 e 29 de outubro deve ser feito o envio, de forma online, da documentação exigida, com a obrigatoriedade do encaminhamento da comprovação de acordo com a modalidade de ingresso do candidato. A lista completa de documentos pode ser conferida no Edital e no Manual do Candidato e não haverá aproveitamento de documentação enviada em algum processo anterior.

As datas da segunda etapa de matrícula de 2021/2 serão entre os dias 10 e 12 de janeiro (com faixa horária divulgada em 5 de janeiro). O início das aulas será em 17 de janeiro de 2022.

Sobre o PS 2021/2

O Processo Seletivo 2021/2 (PS 2021/2) oferece 1.418 vagas em 47 opções de curso de graduação na UFRGS. A oferta disponibiliza as vagas anteriormente destinadas ao Concurso Vestibular, não realizado diante das condições sanitárias.

Puderam participar da seleção apenas candidatos com ao menos uma nota válida nas edições anteriores do Concurso Vestibular ou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2017 a 2020, permanecendo a reserva de 50% das vagas para o programa de ações afirmativas.

Continue lendo