Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Lista de obras literárias para o Vestibular UFSC 2020

Confira a lista das seis obras de literatura que serão exigidos no Vestibular UFSC 2020 e um breve resumo de cada.

Publicado

em

Vestibular UFSC 2020

Vai prestar o Vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)? Confira a lista das seis obras de literatura que serão exigidos no Vestibular UFSC 2020 e um breve resumo de cada.

Sugere-se que o candidato leia as obras na íntegra, uma vez que o conhecimento dessas obras supõe capacidade de análise e interpretação de textos, bem como o reconhecimento de aspectos próprios aos diferentes gêneros. Ainda, entende-se que é necessário conhecer também o contexto histórico, social, cultural e estético de cada obra.

O Programa das Disciplinas para o Vestibular UFSC 2020 pode ser acessado neste link.

Vestibular UFSC 2020

Lista de obras literárias

Capitães da areia, de Jorge Amado

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Na década de 1930, uma série de escritores brasileiros, em especial no Nordeste do país, resolve imprimir maior engajamento social à literatura ao enfocar mazelas nacionais. Jorge Amado integra esse grupo ao lado de escritores como Rachel de Queiroz, Graciliano Ramos e José Lins do Rego. Publicado em 1937, Capitães da areia é uma narrativa sobre a vida de um grupo de meninos de rua que vive ao redor de um trapiche e perambula pela Salvador das primeiras décadas do século XX. O romance problematiza a infância abandonada e o descaso de autoridades públicas e de uma imprensa sensacionalista, que contribuem para a marginalização desses menores. Figura entre as obras mais influentes de um dos escritores brasileiros mais lidos no Brasil e no exterior.

Cemitério dos vivos, de Lima Barreto

Romance de fundo autobiográfico em que Lima Barreto relata sua experiência após ser internado compulsoriamente no Hospital Nacional de Alienados, em 1919, devido a problemas com o álcool. Texto inacabado, com elementos da crônica e componentes ficcionais, Cemitério dos vivos é um dos últimos projetos do autor. Por meio do protagonista Vicente Mascarenhas, o livro critica severamente tanto o ambiente manicomial, especialmente no que se refere ao uso de tratamentos agressivos como o choque elétrico, quanto o preconceito e a exclusão social vivenciados pelos internos, o que torna a obra um testemunho bastante atual. Romancista da Primeira República, torna-se conhecido pela publicação de Triste fim de Policarpo Quaresma, mas somente nas últimas décadas a crítica contemporânea vem reconhecendo sua originalidade em utilizar o “escrever brasileiro”, antecipando elementos estéticos e temáticas sociais de um modo absolutamente singular, conferindo-lhe papel da maior importância entre os grandes escritores da literatura nacional.

Melhores contos de Lygia Fagundes Telles, de Lygia Fagundes Telles

Os contos que integram a obra foram publicados entre a década de 60 e a de 80 do século XX e selecionados pelo professor e filósofo Eduardo Cortella, o qual destaca a perícia da escritora em “crescer por dentro”, ou seja, em criar uma estética própria, baseada na contenção e na precisão vocabular. Lygia Fagundes Telles começa a publicar em 1938, figurando ao lado de escritores como Clarice Lispector, João Guimarães Rosa, João Cabral de Melo Neto e Ariano Suassuna, e mantém-se ativa até hoje, tendo se tornado em 2016 a primeira mulher brasileira a ser indicada ao Nobel de Literatura. A autora explora sentimentos como o amor, o ciúme, o desamparo do ser humano e a melancolia diante do envelhecimento e da morte, com uma abordagem que favoreceu as adaptações para a televisão. Fugindo de lugares comuns, como estereótipos femininos e clichês da autoajuda, a escritora se pauta pela imaginação, pela intriga e pelo mistério.

Os milagres do cão Jerônimo, de Péricles Prade

O escritor catarinense integra o pequeno grupo de literatura fantástica praticado no cenário brasileiro, um espaço literário marcado por uma forte tradição realista. Os milagres do cão Jerônimo é uma coletânea de narrativas curtas entre as quais figuram traços do insólito, do absurdo, do fantástico, do maravilhoso e mesmo do surrealismo. Tendo publicado essa obra pela primeira vez em 1970, Prade é contemporâneo de outros expoentes do conto que exploram o fantástico brasileiro, tais como J. J. Veiga e Murilo Rubião.

Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus

Publicado em 1960, Quarto de despejo é um forte relato biográfico de uma mulher negra e pobre, que sobrevive como catadora de lixo enquanto cria três filhos sozinha. Moradora da Favela do Canindé, à beira do Tietê, os diários relatam a luta pela subsistência na São Paulo de meados do século XX – tematizando a fome, a segregação social, o racismo estrutural, os dramas da convivência na favela e o oportunismo de políticos frente aos grupos marginalizados. Embora os diários sejam seu trabalho mais conhecido por conta do teor testemunhal, Carolina revelou-se uma escritora plural, autora de peças de teatro, romances e poemas, cujo tratamento estético da linguagem supera a leitura meramente antropológica, inserindo-a no cânone da literatura afro-brasileira.

Um útero é do tamanho de um punho, de Angélica Freitas

Publicada em 2012, a coletânea de poemas de Angélica Freitas possui contornos feministas, pois seu lirismo contrapõe questões de gênero fortemente delineadas por uma cultura patriarcal. Por meio de seus poemas, estimula o leitor a repensar estereótipos de beleza, comportamento e identidade naturalizados como regra em nossa sociedade. O livro é articulado ao redor de um eixo temático – a mulher –, o que favorece a construção de uma unidade de composição e o diálogo interno entre os textos. Ironia, humor e sarcasmo são traços marcantes dessa obra contemporânea, constituindo dispositivos de linguagem que estimulam uma reflexão sobre como as mulheres se percebem e sobre como são culturalmente percebidas na atualidade.

Mais informações sobre o Vestibular 2020 acesse o site da Coperve.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

Inscrições abertas para o Desafio de Bolsas de Estudo da USF

São bolsas de estudo de até 100% na Universidade São Francisco (USF).

Publicado

em

por

A Universidade São Francisco (USF) está com inscrições abertas para o Desafio Online, concurso de bolsas de estudos para ingressantes nos cursos de graduação presenciais no 1° semestre de 2024. São bolsas de estudo de até 100%. Saiba mais em usf.edu.br/desfio.

As inscrições são gratuitas e o Desafio consiste em uma prova de redação online. Os interessados também podem utilizar a nota do Enem, de 2019 a 2023. Inscrições até 10 de junho ou enquanto houver vagas.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

As bolsas de estudo variam de 35% a 100% de acordo com a pontuação obtida na redação. O candidato tem acesso ao resultado 1 dia após a realização da prova pelo site. A oportunidade é válida para todos os cursos presenciais da USF, exceto medicina.

Desconto por pontuação

45 a 65 – 35% de desconto = (32 + 3% de pontualidade);

65,1 a 75 – 45% de desconto = (42% + 3% de pontualidade);

75,1 a 95 – 50% de desconto = (47% + 3% de pontualidade);

95,1 a 100 – 100% de desconto

Matrícula com 50% de desconto para os cursos presenciais.

Além do desconto de 50% na matrícula.

*Há vagas limitadas para os cursos de Direito, Psicologia e Odontologia do Câmpus Bragança Paulista e para os cursos de Biomedicina, Direito, Farmácia e Psicologia do Câmpus Campinas.

Cursos presenciais ofertados:

Câmpus Bragança Paulista

Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, e Psicologia.

Câmpus Itatiba

Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Pedagogia e Psicologia.

Câmpus Campinas (Swift)

Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia e Psicologia.

Câmpus Campinas (Cambuí)

Direito, Gastronomia e Nutrição.

Câmpus Campinas – Sagrado Coração

Biomedicina, Enfermagem, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica e Psicologia

Para participar, o candidato precisa ter concluído o Ensino Médio até a data da matrícula; e não ter vínculo anterior com a USF. Mais informações pelo site usf.edu.br/desafio ou pelo WhatsApp 11 94467-9295

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Construa seu futuro na Medicina com a FAMINAS, onde a excelência na formação médica, a inovação e o cuidado andam de mãos dadas

As inscrições para o Vestibular do 2º semestre de Medicina da FAMINAS estão abertas.

Publicado

em

por

As inscrições para o Vestibular do 2º semestre de Medicina da FAMINAS estão abertas. É a sua hora de percorrer um caminho excepcional para a realização do sonho de se tornar médico. Reconhecida com a nota máxima pelo MEC, a FAMINAS é a escolha perfeita para quem busca uma formação médica de qualidade.

Por que Escolher a FAMINAS?

A FAMINAS se destaca não apenas pelos seus modernos laboratórios e métodos de ensino inovadores, mas também pela forte conexão prática com o campo médico. Enquanto o mercado tende a reduzir a carga horária prática, a FAMINAS faz a escolha contrária, aumentando a imersão prática e mantendo uma equipe docente composta por médicos atuantes e renomados. Esta abordagem garante uma formação robusta, preparando os futuros médicos para os desafios reais da profissão.

João Pedro Pádua já iniciou sua jornada na FAMINAS

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

João Pedro, estudante de Medicina na FAMINAS, destaca a instituição como um local que superou suas expectativas, proporcionando-lhe a confiança necessária para alcançar a aprovação. João aconselha futuros vestibulandos a focarem em provas antigas e simulados, sem esquecer de reservar tempo para o lazer e o descanso.

Detalhes do Vestibular 2024

Opções de Ingresso: Enem (edições válidas: 2021 a 2023) ou prova presencial

Períodos de Inscrição: até 6 de maio para o ENEM e até 31 de maio para a prova presencial

Datas das Provas: 8 de junho para a prova presencial

Valor das Inscrições: R$450,00 para inscrição unificada (BH e Muriaé); R$350,00 para inscrição individual por unidade

Na FAMINAS, a saúde dos acadêmicos de Medicina é fundamental!

Na FAMINAS, valorizamos profundamente o bem-estar dos nossos acadêmicos de Medicina, reconhecendo que a saúde mental é tão crucial quanto a capacitação técnica. Em resposta ao crescente fenômeno de burnout entre profissionais da saúde, especialmente intensificado pelo contexto desafiador dos últimos anos, a FAMINAS tem se destacado por seus esforços pioneiros, com um enfoque especial no cuidado longitudinal, desenvolvemos programas e fomentando atividades acadêmicas destinados a promover e manter a saúde mental dos estudantes ao longo de toda a sua jornada. Esses programas abrangem desde acompanhamento pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico da FAMINAS, como atividades da área de Extensão e apoio às atividades das Ligas Acadêmicas e Atlética. Tudo isso projetado para criar um ambiente de aprendizado saudável. Com estas iniciativas, a FAMINAS não só prepara médicos tecnicamente proficientes, mas também profissionais resilientes e bem preparados para os desafios emocionais da carreira médica.

A inovação contínua

A FAMINAS continua a evoluir, adaptando seu currículo para incorporar mais inovações e responder dinamicamente às mudanças do mercado. Essa abordagem proativa destaca a FAMINAS como uma instituição líder em educação médica, que agrega em seu currículo tradicional, uma alta carga horária de atividades práticas e experiências em laboratórios e em campo, desde o primeiro período.

Além disso, a FAMINAS fomenta o aprendizado constante dos estudantes em programas extensionistas – como o Projeto Rondon e imersões internacionais, como a Imersão da FAMINAS em Boston, onde estudantes de Medicina irão vivenciam uma experiência única nas maiores universidades americanas, como Harvard e o MIT.
Faça parta da mudança da Medicina

Conheça a FAMINAS e sua proposta educacional diferenciada. Formamos médicos e médicas preparados para fazer a diferença em cenários complexos e transformarem positivamente a saúde em nosso país.

Inscreva-se agora por aqui!

Ainda com dúvidas? Nossa equipe está pronta para conversar com você! Entre em contato pelo WhatsApp (31) 2126-3100 ou pelo e-mail vestibular@faminas.edu.br. Faça já sua inscrição e dê o primeiro passo em direção à sua carreira médica com a FAMINAS.

Continue lendo

Destaque

Inscrições para o Vestibular de Medicina da FACERES vão até 26/4

Localizada em São José do Rio Preto – SP, a Faculdade de Medicina FACERES oferece uma excelente oportunidade para aqueles que desejam ingressar na área da saúde

Publicado

em

por

Vestibular de Medicina Faceres

Localizada em São José do Rio Preto – SP, a Faculdade de Medicina FACERES oferece uma excelente oportunidade para aqueles que desejam ingressar na área da saúde. Reconhecido pelo MEC, o curso de medicina da instituição obteve a nota máxima (5) no recredenciamento e nota 4 no conceito ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).

Destaca-se ainda que a graduação é reconhecida pelo SAEME (Sistema de Acreditação de Escolas Médicas), avaliação promovida pela ABEM (Associação Brasileira de Educação Médica) e pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), órgão que congrega todos os CRM (Conselhos Regionais de Medicina). Além disso, é filiada à AMEE (Associação para a Educação Médica na Europa), à WFME (Federação Mundial de Educação Médica) e credenciada pelo Colégio Americano de Cirurgiões (American College of Surgeons) no programa ATLS (Advanced Trauma Life Support). A FACERES também participa do Programa Erasmus+, uma rede de intercâmbios com universidades europeias, e da Rede Acadêmica das Ciências da Saúde da Lusofonia – RACS.
Como um marco importante, a FACERES é a primeira faculdade de medicina do interior paulista a obter a Certificação ISO 9001 e a quarta do Brasil.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Entre as capacitações exclusivas oferecidas, destacam-se:

  • Formação em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais);
  • Certificação “LS” (Life Support) pela A.H.A. (American Heart Association – Associação Americana de Cardiologia), que inclui BLS (Suporte Básico de Vida), ACLS (Urgências em Cardiologia) e PALS (Urgências em Pediatria).

A infraestrutura institucional da faculdade conta com:

  • Um dos maiores centros de Simulação Realística (adulto, pediátrico e obstétrico) do país;
  • Uma biblioteca física com mais de 20 mil livros e uma biblioteca online com mais de 7 mil e-books atualizados de medicina;
  • 25 laboratórios equipados com alta tecnologia;
  • Rede de estágio com Unidades Básicas de Saúde disponíveis em 3 cidades da região para inserção precoce no sistema de saúde;
  • 04 UPAS à disposição do curso para treinamento de urgência e emergência;
  • Centro de Medicina de Família e Comunidade integrado à rede pública de saúde;
  • 07 hospitais de diferentes complexidades;
  • Mais de 1.600 leitos disponíveis para estágio e internato.

DIFERENCIAIS PEDAGÓCICOS

Os diferenciais pedagógicos da FACERES incluem:

  • Projeto pedagógico moderno e inovador, em conformidade com as melhores escolas médicas do mundo;
  • Corpo docente altamente qualificado;
  • Inserção precoce na rede de atenção à saúde desde o primeiro semestre do curso;
  • Uso de várias metodologias ativas de ensino-aprendizagem;
  • Uso intensivo de tecnologias de ensino-aprendizagem, como mesas anatômicas digitais, realidade virtual, cliquers, simuladores de alta fidelidade, robôs, teleconferências, entre outros;
  • Mais de 100 eventos científicos anuais para atualização de médicos e alunos;
  • Programa de Iniciação Científica e Pesquisa.
  • Com alta taxa de aprovação em residência, a FACERES oferece uma estrutura inovadora que contribui para o sucesso na formação médica, fazendo a diferença no mercado de trabalho. A missão da Faculdade de Medicina FACERES é formar profissionais aptos a atuar de forma ética, humanística, técnica e sustentável, enfrentando os desafios atuais e futuros do sistema de saúde e da sociedade.

LOCALIZAÇÃO PRIVILEGIADA

São José do Rio Preto está entre as três melhores cidades para se viver no Brasil, segundo dados do Índice de Desafios da Gestão Municipal (IDGM), realizado pela Macroplan, proporciona um ambiente propício para o aprendizado e desenvolvimento profissional. Além disso, a cidade é considerada um polo nacional de saúde, com oito hospitais gerais, aproximadamente 30 unidades básicas de saúde, prontos-atendimentos e prontos-socorros, atendendo a uma população de aproximadamente 2 milhões de pessoas entre as redes pública e privada de saúde, e oferece acesso fácil a aeroportos e rodovias.

Vestibular de Medicina Faceres

Inscrições até 26 de abril de 2024

Data da prova: 05 de maio de 2024

Locais da prova: Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), São José do Rio Preto (SP), São Paulo (SP), Uberaba (MG) e Uberlândia (MG)

O processo seletivo é composto por questões objetivas na forma de teste de múltipla escolha e redação, com 60 vagas disponíveis.

Inscrições: https://faceres.com.br/cursos/medicina/vestibular

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo