Vestibular UFPA / Processo Seletivo Especial UPFA

Processo Seletivo Especial UFPA para turmas de Turismo e História

A Universidade Federal do Pará (UFPA) realizará Processo Seletivo Especial para turmas de Turismo e História que serão ofertadas no distrito de Mosqueiro (Belém-PA). São 50 vagas para cada um.

Processo Seletivo Especial UFPA

Inscrições

A seleção será feita com base no ENEM/2018 e as inscrições serão on-line, de 16 a 22 de agosto. As instruções estão no site de concursos do portal da Fadesp.

Conforme o edital de abertura, podem se inscrever os que possuem Ensino Médio completo ou equivalente. Os interessados devem preencher o formulário on-line disponível na página oficial do Prosel, imprimir o boleto da taxa de inscrição de R$ 30,00 e pagar o documento até o dia 22 de agosto, em qualquer banco ou casa lotérica.

Pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal que cursaram todo o Ensino Médio em colégio público poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição até o dia 19 agosto. A lista de isentos será publicada na página do concurso até o dia 20 de agosto, e aquele que não foi contemplado poderá pagar a taxa para confirmar a sua inscrição.

Das vagas ofertadas, 50 são para Turismo e 50 para História (Licenciatura). Ambos serão realizados de forma regular intensiva, com as aulas sendo realizadas, prioritariamente, nos períodos de março a junho e de agosto a dezembro. 50% das vagas serão destinadas a pessoas que cursaram todo o Ensino Médio em escola pública ou em escola particular, desde que tenham sido bolsistas. Dessa porcentagem, metade será reservada aos inscritos no CadÚnico, havendo, ainda, cota para autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou quilombolas e Pessoa com Deficiência (PcD).

Seleção

Para realizar a seleção, a UFPA utilizará o ENEM/2018, sendo que a nota final dos candidatos do Prosel será obtida da média aritmética das cinco provas do exame. Serão eliminados os que alcançarem nota inferior a 400 pontos na prova de redação e/ou nota final inferior a 400 pontos.

Classificação

Os candidatos serão classificados por curso de opção, até o limite de vagas, em ordem decrescente da nota final. A previsão é de que a lista de classificação seja divulgada às 17 horas do dia 28 de agosto.

A organização do Prosel orienta os interessados a lerem atentamente o edital de abertura, no qual constam as condições para inscrição, a solicitação de isenção e de participação como cotista, além das regras para funcionamento do curso.

Recomendamos: