Destaque
Notas de corte do SISU 2021 serão menores?
Como o sistema usa a nota do Enem 2020 como forma de ingresso, uma dúvida muito comum é saber se as notas de corte do SISU 2021 serão menores

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada – Sisu 2021 estarão abertas no período de 6 a 9 de abril de 2021 (veja aqui as o calendário do Sisu 2021). Como o Sisu utiliza a nota do Enem 2020 como forma de ingresso, muitos candidatos começam a fazer a cálculos, avaliando as chances de conseguir uma vaga no ensino superior. Uma dúvida muito comum neste período de pré-inscrições: as notas de corte do SISU 2021 serão menores?
Será que as notas de corte do SISU 2021 serão menores?
Apresentamos abaixo uma tabela comparativa das notas médias do Enem 2019 x 2020. Com ela é possível entender que algumas competências tiveram um aumento e em outras uma redução da média, mas sem um grande efeito no total.

Tabela comparativa das notas médias do Enem 2019 x 2020.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Num cálculo simplório, ao somar todas as notas, temos 2.622,70 pontos para 2019 e 2.635,48 para 2020, ou seja, a nota de 2020 tem uma diferença de 12,79 ou 0,5%. Grosseiramente, entendemos que não deve haver uma tendência das notas serem menores, mas também não deve crescer muito.
Entenda a Nota de Corte do Sisu
Durante o período de inscrição, uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte (menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.
Ela é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada. O sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte é modificada de acordo com a nota dos inscritos. A nota de corte só será informada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrição.
Durante o período de inscrição no Sisu, o candidato pode consultar, em seu boletim, a sua classificação parcial na opção de curso escolhido. A classificação parcial é calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção. Portanto, é apenas uma referência e pode ser observada pelo estudante durante o período em que o sistema estiver aberto para as inscrições. Ao final do período de inscrição, é divulgada a lista de selecionados. No boletim de acompanhamento, o candidato pode consultar sua classificação e o resultado final.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Vestibular de Medicina da UNIFENAS tem inscrições com desconto até 7 de abril
O vestibular de medicina da Unifenas 2025/2 oferece desconto na taxa para as inscrições realizadas até o dia 7 de abril.

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina da Unifenas, que oferece 210 vagas para ingresso no 2º semestre de 2025 (80 em Alfenas e 130 em Belo Horizonte). A instituição oferece desconto na taxa para as inscrições realizadas até o dia 7 de abril.
Os interessados encontram 4 formas de ingresso:
1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2024) – sem prova – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
2- Prova Tradicional – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2024) – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2024) – vagas em Alfenas e Belo Horizonte (maior possibilidade de ingresso!)
VESTIBULAR DE MEDICINA UNIFENAS
As inscrições podem ser feitas por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.
PROVAS
As provas estão marcadas para o dia 17 de maio de 2025 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Campinas/SP, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha. O local escolhido para a realização das provas do vestibular independe da cidade em que o curso será ministrado.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Confira o calendário do Vestibular Fuvest 2026
As inscrições para o Vestibular Fuvest 2026 começam no dia 18 de agosto.

Foram divulgadas hoje, 24, as datas do Vestibular FUVEST 2026. Confira:
INSCRIÇÕES
18/08 a 17/10/2025
PROVAS
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
1ª fase: 23/11/2025
2ª fase: 14 e 15/12/2025
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS
Músicas: 09 a 12/12/2025
Artes visuais: 12/12/2025
Artes cênicas: 09 a 12/12/2025
RESULTADOS
1ª chamada: 23/01/2026
Mais informações; www.fuvest.br
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Definidas as datas do Vestibular Unicamp 2026
A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está divulgando as datas do calendário para o Vestibular Unicamp 2026.

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está divulgando as datas do calendário para o Vestibular Unicamp 2026.
Calendário do Vestibular Unicamp 2026
As inscrições poderão ser feitas de 1º de agosto a 1º de setembro, pela internet (www.comvest.unicamp.br).
A primeira fase será realizada no dia 26 de outubro de 2025 e a segunda fase acontecerá nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro de 2025.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Antes da primeira fase, haverá provas de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música (em setembro). Para os demais cursos que exigem provas específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), elas ocorrerão em dezembro, após a segunda fase.
A Comvest vai divulgar a primeira lista de aprovados, no dia 23 de janeiro de 2026.
Isenções da taxa de inscrição
Candidatos que atendam aos requisitos exigidos poderão solicitar as isenção da taxa de inscrição, que valerá tanto para o Vestibular Unicamp 2026 como para a modalidade Enem-Unicamp 2026, a partir do dia 12 de maio de 2025. Os pedidos de isenção deverão ser realizados exclusivamente pela internet, na página da Comvest, até o dia 6 de junho. O envio da documentação necessária (que constará do Edital a ser publicado em breve) é feito também pela internet, no mesmo período. A lista de beneficiados será divulgada em julho.
O calendário do Vestibular 2026 foi definido em reunião realizada com os responsáveis pelos vestibulares de universidades públicas do estado de São Paulo que realizam processos seletivos próprios, com o objetivo de evitar que as datas coincidam e, assim, facilitar a participação dos candidatos interessados em mais de um processo seletivo.
Novidades
A Comvest irá promover uma mudança nas provas da segunda fase, com a redução de duas questões no segundo dia dessa etapa, quando são aplicadas as provas específicas da área do curso escolhido. Desta maneira, o segundo dia de provas terá 18 questões e não mais 20 questões. O objetivo, de acordo com o diretor da Comissão, José Alves de Freitas Neto, é deixar a prova menos exaustiva, considerando as exigências de leitura das questões. “A redução considera as questões da parte específica do exame, de acordo com a área de conhecimento, nas quais os candidatos se empenham mais por conta dos respectivos pesos de cada matéria. Acreditamos que, com o ajuste, os candidatos terão mais tempo para ler bem os enunciados e articular as informações solicitadas”, explicou.
Com a mudança os candidatos terão, no segundo dia de provas da segunda fase, que responder à seguinte quantidade de questões:
– Candidatos da área de Ciências Humanas/Artes: 5 questões de História, 5 de Geografia, 1 de Filosofia e 1 de Sociologia.
– Candidatos da área de Ciências da Natureza: 7 questões de Biologia, 5 de Química.
– Candidatos da área de Ciências Exatas/Tecnológicas: 7 questões de Física e 7 de Química.
As demais provas da segunda fase do Vestibular Unicamp não serão alteradas e seguem sendo:
Primeiro dia – provas comuns a todos os candidatos:
Prova de Redação (composta por duas propostas de textos para que o candidato eleja e execute apenas uma proposta);
Prova de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, com seis questões;
Prova interdisciplinar com duas questões de língua inglesa e duas questões interdisciplinares de Ciências da Natureza.
Segundo dia – provas comuns a todos os candidatos:
Prova de Matemática: com seis questões para os cursos das áreas de Ciências Exatas/Tecnológicas; quatro questões para os cursos das áreas de Ciências Biológicas/Saúde e quatro questões para os cursos das áreas de Ciências Humanas/Artes. Prova Interdisciplinar: com duas questões interdisciplinares de Ciências Humanas.
Segunda fase – Dia 2