Notas de corte do SISU 2021 serão menores?

Notas de corte do SISU 2021 serão menores?

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada – Sisu 2021 estarão abertas no período de 6 a 9 de abril de 2021 (veja aqui as o calendário do Sisu 2021). Como o Sisu utiliza a nota do Enem 2020 como forma de ingresso, muitos candidatos começam a fazer a cálculos, avaliando as chances de conseguir uma vaga no ensino superior. Uma dúvida muito comum neste período de pré-inscrições: as notas de corte do SISU 2021 serão menores?

Será que as notas de corte do SISU 2021 serão menores?

Apresentamos abaixo uma tabela comparativa das notas médias do Enem 2019 x 2020. Com ela é possível entender que algumas competências tiveram um aumento e em outras uma redução da média, mas sem um grande efeito no total.

Tabela comparativa das notas médias do Enem 2019 x 2020.

Num cálculo simplório, ao somar todas as notas, temos 2.622,70 pontos para 2019 e 2.635,48 para 2020, ou seja, a nota de 2020 tem uma diferença de 12,79 ou 0,5%. Grosseiramente, entendemos que não deve haver uma tendência das notas serem menores, mas também não deve crescer muito.

Entenda a Nota de Corte do Sisu

Durante o período de inscrição, uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte (menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

Ela é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada. O sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte é modificada de acordo com a nota dos inscritos. A nota de corte só será informada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrição.

Durante o período de inscrição no Sisu, o candidato pode consultar, em seu boletim, a sua classificação parcial na opção de curso escolhido. A classificação parcial é calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção. Portanto, é apenas uma referência e pode ser observada pelo estudante durante o período em que o sistema estiver aberto para as inscrições. Ao final do período de inscrição, é divulgada a lista de selecionados. No boletim de acompanhamento, o candidato pode consultar sua classificação e o resultado final.

RECOMENDAMOS