Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Objetivo traz em live temática essencial ao vestibulando: “Os 60 anos do Parque Indígena do Xingu”

No próximo dia 30 de setembro, às 21h, as redes sociais do Objetivo transmitem a live “Os 60 anos do Parque Indígena do Xingu”.

Publicado

em

lives objetivo

A palestra é imperdível sob vários aspectos, a começar que a temática tem grande probabilidade de ser cobrada nos vestibulares, já que, segundo o palestrante Prof. Tom Carvalho – geógrafo, professor no Curso e no Colégio Objetivo –, os 60 anos de criação do Parque cativa as bancas elaboradoras dos exames vestibulares: “Essas datas redondas são “pratos cheios” para servirem para a elaboração das questões”, conta Carvalho.

Outro motivo que se soma à importância desta live é a forma como ela foi previamente elaborada: altamente multidisciplinar, bem ao gosto dos exames. O Prof. Tom trará conceitos de Geografia, História, Atualidades, Meio Ambiente, Biologia e até Economia ao destacar aspectos do conteúdo programático do Ensino Médio.

Criado em 1961, com mais de 2 milhões e meio de hectares, 16 etnias e aproximadamente seis mil indígenas, o Parque Indígena do Xingu está situado no norte do estado de Mato Grosso, numa zona de transição entre os biomas de cerrado e amazônico. Foi criado pelo presidente Jânio Quadros, tendo sido a primeira terra indígena homologada pelo governo federal. Seus principais idealizadores foram os irmãos Villas Bôas, mas quem redigiu o projeto foi o antropólogo e então funcionário do Serviço de Proteção ao Índio, Darcy Ribeiro.

“A criação do parque foi uma das consequências da Expedição Roncador-Xingu e da chamada “Marcha para o Oeste”, movimento planejado sob o governo de Getúlio Vargas para conquistar e desbravar o coração do Brasil. Iniciada em 1943, o desbravamento adentrou a região central, desvendou o sul da Amazônia e travou contato com diversas etnias indígenas ainda desconhecidas. Na atualidade sofre grande pressão em decorrência do avanço das atividades econômicas na sua direção, sobretudo da fronteira agropecuária”, explica o geógrafo.

O bate-papo elucidará ainda:

A relevância do tema nos vestibulares deste ano.

A história do Parque Indígena do Xingu, sua importância para o Brasil e sua população indígena.

A criação do Parque e sua ligação com Karl von den Steinen, com o Marechal Rondon, com os Irmãos Villas Boas e com Darcy Ribeiro.

O impacto do agronegócio nas proximidades do Parque.

O “marco temporal”, que restringe os direitos das populações indígenas ao estipular que só poderiam ser demarcados territórios sob a sua posse até o dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição.

Esses e outros pontos serão abordados por Tom Carvalho, que é também é mestre em Educação Ambiental e autor da obra “Ecologia Profunda ou Ambientalismo Superficial?”; co-autor do livro “Perspectivas e Resultados de Pesquisa em Educação Ambiental”.

Para assistir, basta acessar:

https://www.facebook.com/ObjetivoOficial/

https://www.youtube.com/user/ObjetivoOficial

https://www.linkedin.com/company/col%C3%A9gio-e-curso-objetivo

Destaque

PUC-Campinas abre Novo Vestibular 2022 com provas em 26 de janeiro

Os candidatos podem se inscrever pelo site do Vestibular da PUC-Campinas. Haverá duas modalidades de seleção

Publicado

em

por

PUC-Campinas abre inscrições para o Vestibular 2022

Estão abertas as inscrições para o Novo Vestibular da PUC-Campinas, com início das aulas no primeiro semestre de 2022. Os candidatos podem se inscrever pelo site da Universidade (https://www.puc-campinas.edu.br/) até o dia 23 de janeiro. Haverá duas modalidades de seleção, pelo desempenho no Enem ou por meio de prova presencial, que será realizada dia 26 de janeiro. O candidato que optar pela 1ª modalidade terá prioridade no preenchimento das Vagas Remanescentes.

O Processo Seletivo está aberto a candidatos que concluíram ou concluirão o Ensino Médio ou equivalente antes de 1º de fevereiro de 2022. A modalidade por meio do seu desempenho no Enem aceitará notas de qualquer uma das suas edições de 2013 a 2020, consideradas as provas objetivas e a redação.

Clique aqui para se inscrever e conferir o edital completo.

A segunda modalidade será por meio de uma prova geral para todos os candidatos, composta por uma dissertação, com valor máximo de 100 pontos, e por uma prova específica para os candidatos ao Curso de Direito, com 20 questões, sendo dez questões objetivas de Língua Portuguesa, cinco de História e cinco de Literatura Brasileira.

Em virtude das condições da pandemia da COVID-19, a aplicação da prova de forma presencial será realizada observando-se os protocolos internos de biossegurança, como o uso de máscaras, distanciamento mínimo entre os candidatos e medidas de higienização, recomendados pela Organização Mundial da Saúde, pelo Ministério da Saúde e pelas Secretarias Estadual e Municipal de Saúde.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Universidade Positivo realiza vestibular no próximo domingo (23)

As inscrições para o vestibular da Universidade Positivo (UP) são gratuitas e podem ser feitas até quinta-feira (20).

Publicado

em

por

Universidade Positivo abre inscrições para vestibular de Medicina 2022

Quem deixou para fazer o vestibular somente no início do ano, ainda tem a oportunidade de começar a fazer o Ensino Superior no primeiro semestre. As inscrições para o vestibular da Universidade Positivo (UP) são gratuitas e podem ser feitas até quinta-feira (20).

Vestibular Universidade Positivo (UP)

Os candidatos podem optar entre cinco formas de ingresso: prova tradicional, prova on-line, prova agendada, por meio das notas do Enem e via Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA). As vagas estão disponíveis para os cursos de graduação nas unidades de Curitiba e Londrina. As novidades são os cursos de Cinema e Engenharia Química, oferecidos na capital.

A prova tradicional acontece no domingo (23), às 10 horas. Já na prova on-line, disponível o dia todo, o candidato pode escolher o horário para responder às questões e o resultado sai em 24 horas. Para o ingresso via Enem, são consideradas as notas a partir do ano de 2010. Na prova agendada, o resultado é imediato, e no ENCCEJA, é disponibilizado após a entrega da nota. Os candidatos também podem concorrer a bolsas de estudos, com descontos que podem chegar a 100% – para os ingressos via prova tradicional e nota do Enem – e 50% para as demais modalidades. Mais informações e inscrições no site.

Curso em destaque

O curso de Engenharia Elétrica foi considerado o melhor entre as instituições privadas no Paraná pelo Guia da Faculdade, a maior pesquisa de opinião sobre o Ensino Superior brasileiro. A última edição, divulgada em 2021, avaliou mais de 16 mil cursos de graduação em todo o país. A área está em pleno crescimento, já que, com a revolução tecnológica e a busca por fontes mais renováveis como tendência, a mobilidade elétrica ganha destaque. O engenheiro eletricista pode atuar em montadoras e nos mais diversos segmentos da indústria, como geração, transmissão e distribuição de energia. Além disso, também pode contribuir no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas de baixa e alta tensão, sistemas de proteção, telecomunicações, sistemas de energia e também na criação de equipamentos eletrônicos para diversas áreas, entre elas, automação, robótica e engenharia biomédica.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Vestibular da Universidade Metodista oferece Bolsas de até 100%

As inscrições para o vestibular Metodista vão até este 20 de janeiro. Só na modalidade a distância são mais de 600 bolsas integrais

Publicado

em

por

Carreiras modernas ganham cursos no vestibular 2021 da Metodista

Com quase 70 cursos em oferta, a Universidade Metodista de São Paulo e a Educação Metodista a Distância mantém abertas as inscrições para o vestibular do 1º semestre de 2022 e aceita até este 20 de janeiro candidatos a bolsas sociais de até 100%. Só na modalidade a distância são mais de 600 bolsas integrais.

As novidades neste ano são graduações em Relações Internacionais, Nutrição a distância, Biotecnologia e Processos Químicos, além dos clássicos Odontologia, Engenharias, Veterinária e Economia, bem como carreiras modernas como Ciências de Dados e Big Data, Produção Multimídia e Engenharia da Computação. São cinco grandes áreas do conhecimento: Biológicas e Saúde, Humanidades, Comunicação, Exatas e Tecnologia, além de Gestão e Negócios.

Para concorrer às bolsas, a renda familiar deve ser de até 1,5 salário mínimo para 100% e até 3 salários mínimos para bolsas de até 50%, entre outros quesitos.

Tudo on-line

As inscrições do processo seletivo são gratuitas e a prova é agendada na data e horário de preferência do candidato. Todo o processo é feito de modo on-line, desde a inscrição, realização da prova e aprovação do candidato até a efetivação da matrícula. Basta acessar www.metodista.br, onde o candidato também conhece os laboratórios multimídia, sala de projetos experimentais e biblioteca, entre outros benefícios.

O ingresso na Metodista também pode se dar pela nota do ENEM, desde que não tenha zerado a redação. Na Educação a Distância há polos em todo o País.

A Universidade Metodista de São Paulo também está selecionando candidatos por meio de transferências, que bonificam com descontos de até 55% na mensalidade, e 2ª graduação e 2ª licenciatura, igualmente com bônus durante os cursos.

RECOMENDAMOS

Continue lendo