Notícias dos Vestibulares e Enem
Objetivo traz em live temática essencial ao vestibulando: “Os 60 anos do Parque Indígena do Xingu”
No próximo dia 30 de setembro, às 21h, as redes sociais do Objetivo transmitem a live “Os 60 anos do Parque Indígena do Xingu”.

A palestra é imperdível sob vários aspectos, a começar que a temática tem grande probabilidade de ser cobrada nos vestibulares, já que, segundo o palestrante Prof. Tom Carvalho – geógrafo, professor no Curso e no Colégio Objetivo –, os 60 anos de criação do Parque cativa as bancas elaboradoras dos exames vestibulares: “Essas datas redondas são “pratos cheios” para servirem para a elaboração das questões”, conta Carvalho.
Outro motivo que se soma à importância desta live é a forma como ela foi previamente elaborada: altamente multidisciplinar, bem ao gosto dos exames. O Prof. Tom trará conceitos de Geografia, História, Atualidades, Meio Ambiente, Biologia e até Economia ao destacar aspectos do conteúdo programático do Ensino Médio.
Criado em 1961, com mais de 2 milhões e meio de hectares, 16 etnias e aproximadamente seis mil indígenas, o Parque Indígena do Xingu está situado no norte do estado de Mato Grosso, numa zona de transição entre os biomas de cerrado e amazônico. Foi criado pelo presidente Jânio Quadros, tendo sido a primeira terra indígena homologada pelo governo federal. Seus principais idealizadores foram os irmãos Villas Bôas, mas quem redigiu o projeto foi o antropólogo e então funcionário do Serviço de Proteção ao Índio, Darcy Ribeiro.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
“A criação do parque foi uma das consequências da Expedição Roncador-Xingu e da chamada “Marcha para o Oeste”, movimento planejado sob o governo de Getúlio Vargas para conquistar e desbravar o coração do Brasil. Iniciada em 1943, o desbravamento adentrou a região central, desvendou o sul da Amazônia e travou contato com diversas etnias indígenas ainda desconhecidas. Na atualidade sofre grande pressão em decorrência do avanço das atividades econômicas na sua direção, sobretudo da fronteira agropecuária”, explica o geógrafo.
O bate-papo elucidará ainda:
A relevância do tema nos vestibulares deste ano.
A história do Parque Indígena do Xingu, sua importância para o Brasil e sua população indígena.
A criação do Parque e sua ligação com Karl von den Steinen, com o Marechal Rondon, com os Irmãos Villas Boas e com Darcy Ribeiro.
O impacto do agronegócio nas proximidades do Parque.
O “marco temporal”, que restringe os direitos das populações indígenas ao estipular que só poderiam ser demarcados territórios sob a sua posse até o dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição.
Esses e outros pontos serão abordados por Tom Carvalho, que é também é mestre em Educação Ambiental e autor da obra “Ecologia Profunda ou Ambientalismo Superficial?”; co-autor do livro “Perspectivas e Resultados de Pesquisa em Educação Ambiental”.
Para assistir, basta acessar:
https://www.facebook.com/ObjetivoOficial/
https://www.youtube.com/user/ObjetivoOficial
https://www.linkedin.com/company/col%C3%A9gio-e-curso-objetivo
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Resultado do Processo Seletivo ENEM – Vestibular UERJ
A UERJ divulgou hoje, 30, o resultado preliminar do Processo Seletivo via nota do Enem para vagas remanescentes do Vestibular Estadual 2025.

A UERJ divulgou hoje, 30, o resultado preliminar do Processo Seletivo via nota do Enem para vagas remanescentes do Vestibular Estadual 2025.
A consulta pode ser feita no site: https://www.vestibular.uerj.br/?p=15780
O candidato poderá solicitar recurso quanto ao resultado preliminar, via sistema do candidato, nos dias 01 e 02 de julho.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Obs: Os candidatos que não enviaram o Boletim de notas do Enem no período de inscrição poderão enviá-lo de forma online (via sistema), nos dias previstos para recurso.
O Boletim de notas do ENEM, a ser obtido no portal do INEP (https://enem.inep.gov.br/participante), deve conter os dados do candidato (nome, CPF e inscrição do ENEM), bem como as notas de todas as provas, para que a nota final do candidato possa ser calculada. Lembramos que não serão aceitos Boletins enviados por e-mail.
O resultado final da análise dos Boletins de notas do ENEM será divulgado no dia 23/07 e a classificação, no dia 08/08. Todas as datas estão disponíveis no calendário publicado no portal do vestibular.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
ENIAC recebe inscrições para o processo seletivo de transferência para o curso de Medicina
O processo é voltado a alunos que desejam dar continuidade à sua formação médica em uma instituição com infraestrutura de ponta e ensino inovador.

O Centro Universitário de Excelência ENIAC recebe inscrições para o processo seletivo de transferência externa para o curso de Medicina, com ingresso previsto para o segundo semestre de 2025. Estudantes matriculados em cursos de Medicina de outras Instituições de Ensino Superior (IES), reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), podem participar.
O edital contempla o ingresso nos 2º e 3º semestres do curso. O processo é voltado a alunos que desejam dar continuidade à sua formação médica em uma instituição com infraestrutura de ponta e ensino inovador.
Formas de ingresso
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A seleção se dá por análise curricular, com base nos seguintes critérios:
- Compatibilidade de conteúdo programático e carga horária das disciplinas já cursadas;
- Desempenho acadêmico do candidato.
Caso haja disciplinas reprovadas, o estudante poderá ser enquadrado em regime de dependência (DP). Se houver reprovação em mais de duas disciplinas equivalentes, o ingresso será obrigatoriamente no primeiro semestre do curso.
Inscrições
Os interessados devem:
- Realizar cadastro na página oficial do curso de Medicina do ENIAC;
- Anexar a documentação exigida:
- Histórico escolar atualizado;
- Programas das disciplinas cursadas;
- Efetuar o pagamento da taxa de análise curricular no valor de R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais).
Após a confirmação do pagamento e o envio completo da documentação, o resultado da análise será divulgado ao candidato em até 72 horas.
Prazos e vigência
O edital entrou em vigor em 24 de março de 2025 e as inscrições permanecem abertas enquanto houver vagas disponíveis para o segundo semestre letivo.
Para mais informações e inscrições, acesse: https://eniac.edu.br/medicina
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
UEL adianta abertura das inscrições do Vestibular 2026
A Cops adiantou para a manhã desta terça-feira (1º), a partir das 8h, a abertura das inscrições para o Vestibular UEL 2026

A Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) adiantou para a manhã desta terça-feira (1º), a partir das 8h, a abertura das inscrições para o Vestibular UEL 2026, que será realizado em fase única nos dias 26 e 27 de outubro.
Serão oferecidas 3.180 vagas, distribuídas em 53 cursos de graduação presenciais, considerando a reserva para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Aprova Paraná Universidades.
As inscrições custam R$ 181,00 e poderão ser feitas até o próximo dia 14 de agosto, pelo site da Cops (www.cops.uel.br).
Provas
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
No primeiro dia de avaliação (26/10), todos os candidatos inscritos farão a Prova de Conhecimentos Gerais e Prova de Redação, com 60 questões objetivas e uma proposta de redação, com cinco horas de duração.
Já no segundo dia (27/10), será aplicada Prova de Conhecimentos Específicos, com nove questões discursivas, com três horas de duração. A avaliação será realizada apenas por candidatos inscritos nos cursos de: Agronomia, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Inteligência Artificial, Design de Moda, Design Gráfico, Direito, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Psicologia.
E em data prévia à fase única, no dia 14 de setembro, será aplicada a Prova de Habilidades Específicas (PHE), apenas para candidatos inscritos nos cursos de: Artes Visuais, Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Moda e Música.
Peso das provas
Além da nova configuração para aplicação das avaliações, o peso das provas na nota total mudará de acordo com o quadro de vagas e inscrições do Vestibular UEL. Para candidatos inscritos em cursos que terão prova somente no primeiro dia, a Prova de Conhecimentos Gerais valerá 60% e a Prova de Redação 40% da nota total.
Já para os candidatos inscritos nos 12 cursos que farão os dois dias de avaliação, a Prova de Conhecimentos Gerais (objetiva) valerá 30%, a Prova de Redação 30% e a Prova de Conhecimentos Específicos (discursiva) valerá 40% da nota total. Em ambos os casos, o candidato não poderá zerar a redação.
Quadro de vagas e sistema de cotas
Do total de 3180 vagas ofertadas pelo processo seletivo, a instituição mantém a reserva de 10% para ingresso via Vestibular UEL para estudantes de escola pública, 10% para estudantes negros de escola pública, 5% para negros independente do percurso e 5% para pessoas com deficiência.
Seguindo as normas da Resolução CU 031/2024, 20% do total de vagas continuam destinadas ao sistema Aprova Paraná Universidades, que utiliza o resultado obtido por candidatos na avaliação Prova Paraná Mais. Deste percentual, 10% serão reservadas para escolas públicas e 10% reservadas para autodeclarantes negros de escolas públicas.
Fonte: O Perobal – UEL