Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

UFSC terá a aplicação de provas presenciais no Vestibular 2022

As provas do Vestibular UFSC 2022 devem ser realizadas nos dias 29 e 30 de janeiro de 2022 para preenchimento de 4.549 vagas em 98 cursos.

Publicado

em

UFSC terá a aplicação de provas presenciais no Vestibular 2022

O Conselho Universitário (Cun) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) deu aval para que a Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) organize um vestibular presencial para ingresso aos cursos de graduação da UFSC no ano letivo de 2022. Os conselheiros referendaram a Resolução Normativa 93/2021 da Câmara de Graduação (CGRAD), que prevê a realização do vestibular nos dias 29 e 30 de janeiro de 2022 para preenchimento de 4.549 vagas em 98 cursos. A Coperve deverá lançar o edital do concurso em meados de outubro e as inscrições estarão abertas de 18 de outubro a 19 de novembro.

Vestibular UFSC 2022

Conforme a Resolução, as provas do Vestibular UFSC/2022 serão realizadas nas cidades de Florianópolis (e municípios da Grande Florianópolis), Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Balneário Camboriú, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão.

Poderão participar do Vestibular candidatos que já tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente ou que venham a concluí-lo até a data de matrícula na UFSC. A exemplo de anos anteriores, também poderão participar os chamados “candidatos por experiência”, que não concorrerão à classificação.

Na reunião do Conselho, o processo foi relatado pelo conselheiro Edson Roberto de Pieri, que apresentou parecer favorável à aprovação da Resolução Normativa.

Processo seguro
A presidente da Coperve, Maria José Baldessar, participou da sessão e ajudou no esclarecimento de dúvidas sobre a realização do Vestibular. Ela defendeu a necessidade de realização de um concurso presencial para preenchimento das vagas oferecidas pelos cursos, com um perfil de candidato mais adequado. “Em princípio, acreditamos que podemos oferecer um processo seguro”, disse a presidente da Coperve.

Ela informou que a Comissão estabeleceu uma série de protocolos que deverão estar presentes no edital do concurso e que incluem a necessidade de usos de máscaras por todos os participantes, a seleção de colaboradores preferencialmente vacinados, ocupação de salas entre 50% a 60% da capacidade, escolha de locais ventilados, adequação do fluxo de transeuntes nos prédios, cuidados com a limpeza e instalação de postos médicos nos locais de prova.

“A prova presencial é também um desejo da comunidade”, afirmou a professora Maria José Baldessar. Ela destacou as mudanças feitas na estrutura do concurso, com provas realizadas em apenas dois dias (em final de semana) e a retirada das questões discursivas que demandavam muito tempo de resposta. Além disso, existe a expectativa de que a maioria dos candidatos ao Vestibular já esteja com vacinação completa à época.

De acordo com a presidente da Coperve, para atender a todas as questões legais e se adequar ao calendário acadêmico da UFSC, os processos seletivos precisam ser organizados com seis meses de antecedência. Ela disse que os organizadores trabalham com a expectativa de melhoria das condições sanitárias até a data do Vestibular, mas que em caso de revés na tendência de controle da pandemia a questão poderia ser reavaliada no Conselho Universitário.

O professor De Pieri lembrou que a ociosidade de vagas é um problema em vários cursos da UFSC e que a Universidade recebe muitos pedidos de estudantes que não puderam se inscrever nos últimos processos seletivos não presenciais por não terem participado dos vestibulares anteriores da UFSC e nem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O conselheiro João Martins perguntou como a Coperve estava atuando para motivar os estudantes a participar do Vestibular e como a comissão estava se comunicando com este público. A professora Maria José citou que a equipe da Coperve tem feito lives com os coordenadores para apresentar diversos cursos à comunidade e também promovido conversas sobre o Vestibular com alunos de escolas públicas e privadas. Ela diz que há um grande interesse pelo Vestibular da UFSC e acredita que o concurso poderá ter em torno de 30 mil candidatos.

A Coperve também tem atuado no apoio à preparação dos candidatos ao Vestibular. Citou por exemplo os podcasts produzidos pela equipe sobre cada uma das obras literárias e lives sobre os programas das disciplinas do concurso. O professor Celso Spada ressaltou que os vestibulares, junto com as formaturas, são momentos especiais em que a Universidade está em contato direto com a sociedade.

A Resolução Normativa prevendo a realização do vestibular presencial da UFSC em janeiro de 2022 foi aprovada por 52 votos a favor e apenas um voto contrário.

PROVAS:
O concurso terá duas provas, sendo a Prova 1 realizada no dia 29/1/2022, das 14h às 18h. Neste dia, os candidatos responderão 40 questões de proposições múltiplas e/ou abertas das disciplinas de Primeira Língua (Língua Portuguesa e Literatura Brasileira ou Libras – 12 questões); Segunda Língua (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Libras ou Língua Portuguesa e Literatura Brasileira – 8 questões); Matemática (10 questões) e Biologia (10 questões).

A Prova 2 está planejada para o dia 30/1/2022, com duração de cinco horas – das 14h às 19h. Neste dia, os candidatos responderão 40 questões de proposições múltiplas e/ou abertas das disciplinas de Ciências Humanas e Sociais (20 questões, distribuídas entre as disciplinas de História (7), Geografia (7), Filosofia (2), Sociologia (2) e mais duas questões interdisciplinares envolvendo pelo menos duas dessas disciplinas), além de Física (10 questões), Química (10 questões) e a Redação.

PRINCIPAIS DATAS:

15 de outubro de 2021 – Lançamento do Edital
18 de outubro de 2021 – Início das inscrições e prazo de pagamento e Início do período de solicitação de isenção
29 de outubro de 2021 – Fim do prazo de solicitação de isenção
8 de novembro de 2021 – Resultado das solicitações de isenção
19 de novembro de 2021 – Fim do período de Inscrições
22 de novembro de 2021 – Último dia para pagamento da taxa de inscrição

 

Destaque

Não paguei a taxa de inscrição do Enem 2022. E agora?

O pagamento da taxa de R$ 85 era obrigatória para quem não obteve isenção. O que acontece com quem não pagou a taxa do Enem?

Publicado

em

por

Não paguei a taxa de inscrição do Enem 2022. E agora?

Terminou às 22h desta sexta-feira (27) o prazo para o pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, impresso e digital. O pagamento da taxa de R$ 85 era obrigatória para quem não obteve isenção. “Não paguei a taxa de inscrição do Enem 2022. E agora?”

Quem não fez o pagamento dentro do prazo indicado não terá sua inscrição confirmada e não poderá participar do Enem 2022, que acontece nos dias 13 e 20 de novembro, de acordo com o Inep.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni). Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes.

Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso aos auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Com informações da Agência Brasil

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Vestibular 2022 da Univesp apresenta maioria de mulheres e candidatos vindos de escolas públicas

Segundo estudos, dos 74 mil inscritos no Vestibular Univesp 2022, a maioria, 44.176 (59%), é do sexo feminino e 80% tem 25 anos ou mais.

Publicado

em

por

gabarito vestibular univesp 2022 - prova 22/05/22

O vestibular 2022, realizado no último domingo (22/05), o maior já organizado pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), em números de vagas, cursos e extensão territorial, mostrou o papel inclusivo da educação a distância no Estado de São Paulo.

Vestibular Univesp 2022

Segundo estudo, baseado em questionário respondido no ato da inscrição, dos 74 mil inscritos efetivos, a maioria, 44.176 (59%), é do sexo feminino e 80% tem 25 anos ou mais. Do total, 53% são brancos, 33% pardos, 13% pretos, 0,4% indígena e 74% cursaram ensino médio (EM) na rede pública de ensino, 6% no Centro Paula Souza e outros 9% em outras instituições gratuitas. No vestibular de 2021, 72% haviam concluído o EM na rede pública, as mulheres somaram 56% e o número total de Pretos, Pardos e Indígenas (PPIs), somou 43%.

Para o presidente da Univesp, professor Rodolfo Azevedo, conhecer o perfil do público discente é fundamental para implantar ações educacionais bem-sucedidas. “Podemos pensar em um planejamento estratégico, conteúdo pedagógico e iniciativas que atendam diretamente aos alunos. A identificação dos estudantes com diretrizes da universidade garante a eficácia no modelo de aprendizagem”, explica.

A pesquisa mostra ainda que, do total de concorrentes, 35% conheceram a Univesp por meio das mídias sociais, e 99% acessam a internet de casa. Quanto à escolaridade, 40% não realizaram nenhum curso superior, 31% já concluíram, 23% deram início, mas abandonaram, e 7% estão estudando atualmente.

Questionados sobre atividade remunerada, 62% dos candidatos afirmaram exercer regularmente algum ofício, 29% não exercem e 10% exercem eventualmente. Sobre a participação na vida econômica da família, 39% declararam trabalhar e serem responsáveis pela renda da família. A renda média de 39% dos concorrentes é entre 1 e 2 salários mínimos; de 13% é entre 2 e 3 salários mínimos. O nível de instrução dos familiares dos concorrentes também foi levantado: apenas 8% dos pais dos candidatos possuem nível superior e 12% das mães têm formação superior.

O vestibular 2022 ofertou 31.125 vagas, em 347 municípios, de todas as regiões do Estado, desses, 32 participaram pela primeira vez. Foram oferecidos nove cursos, com três eixos básicos de ingresso, via processo seletivo: Pedagogia, Letras, Matemática (Eixo de Licenciatura), Ciência de Dados, Tecnologia da Informação, Engenharia de Computação (Eixo de Computação), Engenharia de Produção e os novos, Administração e Tecnologia em Processos Gerenciais (Eixo de Negócios e Produção).

A lista de aprovados e convocados em 1ª chamada será divulgada no site vestibular.univesp.br em 11 de julho. As matrículas devem ser realizadas entre os dias 14 e 18/07/2022. As aulas serão iniciadas em agosto.

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Último dia de inscrições abertas para o Vestibular de Medicina UNIFAGOC

O UNIFAGOC encerra hoje, 27, as inscrições para o Vestibular de Medicina para o segundo semestre de 2022.

Publicado

em

por

Vestibular de Medicina UNIFAGOC - gabarito - Vestibular UNIFAGOC 2022

O UNIFAGOC encerra hoje, 27, as inscrições para o Vestibular de Medicina para o segundo semestre de 2022. Neste processo, a seleção será feita por meio de prova presencial, aplicada no dia 05 de junho (domingo), simultaneamente em Ubá e Belo Horizonte e/ou por meio da nota do Enem das edições de 2016 a 2021.

Vestibular de Medicina UNIFAGOC 2022/2

Clique aqui para se inscrever

Os candidatos poderão se inscrever para uma ou para as duas modalidades, prova e nota do Enem. Aqueles que optarem por concorrer em ambas modalidades poderão participar das duas Listas Finais de Classificação.

Para participar, o candidato deve preencher o formulário de inscrição e realizar o pagamento da taxa que terá os seguintes valores.

Inscrição Dupla: Prova Presencial e Desempenho no ENEM:

R$ 400,00 (quatrocentos reais) para pagamentos efetuados 17/05 até 27/05

Inscrição Única: Prova Presencial

R$ 350,00 (quatrocentos reais) para pagamentos efetuados de 17/05 a 27/05.

Inscrição Única: Desempenho no ENEM

R$ 200,00 (duzentos reais) para pagamentos efetuados de 17/05 a 26/05

Clique aqui para se inscrever

Conforme o edital, serão disponibilizadas 30 vagas, sendo 14 disponíveis pelo Processo Seletivo por meio da prova, 04 para candidatos aprovados no Processo de Aproveitamento do Enem e 12 vagas que serão ocupadas pelos candidatos contemplados com o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), para os que optarem por essa modalidade.

Vale ressaltar que as vagas que não forem preenchidas pelo FIES serão remanejadas para os candidatos que participaram do Processo Seletivo por meio da Nota do Enem. A convocação se dará de acordo com a lista classificatória, até o limite de preenchimento das vagas.

O resultado do Processo Seletivo será divulgado no dia 15 de junho, a partir das 16h, pelo site do UNIFAGOC.

Os aprovados devem efetuar suas matrículas entre os dias 20 e 23 de junho, por meio de uma plataforma on-line disponibilizada pela instituição, no horário das 9h às 17h. É importante lembrar que serão considerados desistentes das vagas os candidatos que não efetuarem matrícula no prazo estipulado.

Mais informações podem ser obtidas pelos seguintes canais de atendimento: 0800 037 5600 e (32) 3539-5620; WhatsApp (32) 99810-5600 ou pelo chat disponível no site comvoce.unifagoc.edu.br.

Continue lendo