Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Pedidos de isenção da taxa do Enem 2021 vão até 28 de maio

Estudantes podem solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021.

Publicado

em

Inep confirma realização do Enem 2021 / Quem pode pedir isenção da taxa do Enem

Estudantes podem solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Quem obteve a isenção no Enem 2020 e não compareceu à prova deve justificar a ausência.

O pedido e a justificativa da ausência devem ser feitos na Página do Participante até o dia 28 de maio.

Pedidos de Isenção da taxa do Enem 2021

Têm direito a não pagar a taxa do exame aqueles que estão cursando a última série do ensino médio no ano de 2021, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública; e aqueles que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou foram bolsistas integrais na rede privada e têm renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Poderão pedir a isenção também aqueles estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que sejam membros de família de baixa renda inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Para isso, devem informar Número de Identificação Social (NIS) único e válido.

Documentação

Na hora do pedido, os participantes devem informar número do CPF, data de nascimento, endereço de e-mail e número de telefone válidos.

Devem ainda enviar documentos que comprovem que se enquadram nos critérios de isenção da taxa de inscrição do exame, tais como: Cédula de Identidade do participante e dos demais membros que compõem o núcleo familiar; cópia do cartão com o NIS válido, no qual está a inscrição no CadÚnico; declaração que comprove a realização de todo o ensino médio em escola pública ou histórico escolar do ensino médio, com assinatura e carimbo da escola. No caso de participante bolsista, deve acrescentar a declaração da escola que comprove a condição de bolsista integral em todo o ensino médio.

Após o prazo de solicitação, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) irá analisar os pedidos. Aqueles que não tiverem o pedido de isenção aceito poderão se inscrever normalmente para o exame, pagando a taxa de inscrição, quando for o momento. A data de inscrição ainda não foi definida.

Justificativa de Ausência no Enem 2020

Os participantes que obtiveram a isenção do exame na edição de 2020 e não puderam comparecer às provas, devem apresentar também uma justificativa para poder pleitear a isenção na edição de 2021. O prazo para que isso seja feito é o mesmo, começa hoje e vai até o dia 28.

Segundo o Inep, os documentos utilizados para comprovar o motivo de ausência devem estar sempre legíveis, datados e assinados. A autarquia diz que não aceitará autodeclarações redigidas pelo solicitante ou por seus pais ou responsáveis.

Entre as justificativas aceitas estão: emergências médicas, comparecimento ao trabalho, morte na família, maternidade ou paternidade, ser vítima de acidente de trânsito, entre outras. Todos os documentos comprobatórios devem estar de acordo com os parâmetros exigidos pelo edital.

Enem 2021

Realizado anualmente, o Enem é o maior exame para ingresso no ensino superior do país, contando com milhões de inscrições em todo o território nacional. As notas do Enem podem ser usadas para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os períodos de inscrição e a data da realização do Enem 2021 ainda serão divulgadas pelo Inep.

Fonte: Agência Brasil

RECOMENDAMOS

Destaque

Veja quais são os cursos com mais ofertas de bolsas no Prouni

As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil.

Publicado

em

por

Prouni 2024 - Programa Universidade para Todos

Estão abertas as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni). De acordo como Ministério da Educação (MEC), nesta edição serão ofertadas mais de 211 mil bolsas, sendo mais de 118 mil integrais e mais de 93 mil parciais, que cobrem metade da mensalidade.

As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 4 de julho, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Cursos mais ofertas de bolsas

Administração é o curso com maior oferta de bolsas, sendo 9.275 bolsas integrais e 4.499 parciais. Em seguida, aparecem os cursos de direito, com 13.152 bolsas (4.277 integrais e 8.875 parciais); pedagogia, com 11.339 bolsas (8.465 integrais e 2.874 parciais); e educação física, com 8.939 (6.063 integrais e 2.876 parciais).

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Com 13.774 bolsas em todo o país, administração é o curso com a maior oferta de oportunidades, sendo 9.275 bolsas integrais e 4.499 parciais. Em seguida, aparecem os cursos de direito, com 13.152 bolsas (4.277 integrais e 8.875 parciais); pedagogia, com 11.339 bolsas (8.465 integrais e 2.874 parciais); e educação física, com 8.939 (6.063 integrais e 2.876 parciais).

Para se inscrever no ProUni é preciso ter feito pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ou seja, Enem 2024 ou 2023, e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas e nota superior a zero na redação.

Fonte: Agência Brasil

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) abre as inscrições para o vestibular 2026

Os interessados em participar do Vestibular ITA 2026 devem se inscrever exclusivamente pela internet até o dia 13 de julho.

Publicado

em

por

Vestibular ITA 2023

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) segue com as inscrições abertas para o vestibular 2026. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet, por meio do site www.vestibular.ita.br, até o dia 13 de julho.

Vestibular ITA 2026

Nesta edição, serão oferecidas 180 vagas. As provas serão aplicadas em 25 cidades, abrangendo todas as regiões do país, o que amplia o acesso dos candidatos ao processo seletivo.

O processo seletivo será realizado em três etapas. A primeira fase, composta por prova objetiva, está marcada para 5 de outubro. A segunda fase, com provas discursivas, ocorrerá entre os dias 28 e 31 de outubro. Já a terceira etapa envolve a entrega de documentos, inspeção de saúde, avaliação psicológica, exame toxicológico e participação na comissão de heteroidentificação, no caso de candidatos autodeclarados negros.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Para participar, é necessário ser brasileiro nato, ter completado 23 anos até 31 de dezembro de 2025 e não ser casado.

Cursos

O ITA oferece seis cursos de graduação no campus de São José dos Campos (SP): Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica-Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia de Computação e Engenharia Aeroespacial.

Além dessas opções, os futuros aprovados também poderão estudar as novas graduações que serão oferecidas no campus de Fortaleza (CE): Engenharia de Sistemas e Engenharia de Energia.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2026 da UFGD

A Universidade Federal da Grande Dourados oferece 984 vagas em 35 cursos presenciais no vestibular 2026.

Publicado

em

por

Confira o Resultado do Vestibular UFGD 2021

Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2026 da Universidade Federal da Grande Dourados (PSV – 2026/UFGD). Nesta edição, serão ofertadas 984 vagas em 35 cursos presenciais de graduação. As inscrições são on-line e poderão ser feitas até dia 3 de setembro.

Vestibular UFGD 2026

Todos os cursos da UFGD são gratuitos, ou seja, não há cobrança de mensalidade nem de taxa de matrícula. No entanto, para participar do vestibular é necessário pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 120,00, que poderá ser paga por meio de pix, cartão de crédito ou boleto (GRU), até dia 5 de setembro. A ampliação das formas de pagamento é uma das novidades desse processo seletivo, juntamente com a entrada da cidade de Amambai como sede para aplicação das provas, que acontecem em 19 de outubro. Além de Amambai, as provas objetiva e de redação serão realizadas, também, nas cidades de Campo Grande, Dourados, Naviraí e Nova Andradina.

Das 984 vagas em 35 cursos, 579 vagas são para quem cursou todo o Ensino Médio na Rede Pública de Ensino. Dentro dessas vagas reservadas, é ainda aplicado o recorte sobre renda familiar e destinadas cotas específicas para indígenas, negros (pretos e pardos), quilombolas e pessoas com deficiência, conforme a proporção populacional do Mato Grosso do Sul, de acordo com o último censo do IBGE.

GRATUIDADE DA INSCRIÇÃO

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Embora a taxa de inscrição seja de R$ 120,00, diversos grupos podem solicitar isenção até o dia 15 de agosto. Têm direito à gratuidade:

– Estudantes que estejam cursando, em 2025, o terceiro ano do Ensino Médio em Rede Pública de Ensino;
– Candidatos com renda familiar per capita de até um salário-mínimo e meio ou inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, transexuais, transgêneros, travestis ou não binários, desde que tenham concluído todo o Ensino Médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escola particular;
– ​Pessoas estrangeiras que estejam no país na condição de refugiadas, asiladas, apátridas ou com qualquer outro visto de acolhida humanitária.

CURSOS OFERTADOS

O Vestibular 2026 oferece os cursos de: Administração; Agronomia; Artes Cênicas; Biotecnologia; Ciências Biológicas (Bacharelado); Ciências Biológicas (Licenciatura); Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Ciências Sociais; Direito; Educação Física; Engenharia Agrícola; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Aquicultura; Engenharia da Computação; Engenharia de Energia; Engenharia de Produção; Engenharia Mecânica; Física; Geografia; Gestão Ambiental; História; Letras; Matemática; Medicina; Nutrição; Pedagogia; Psicologia; Química (Licenciatura); Química (Bacharelado); Relações Internacionais; Sistemas de Informação; Tecnologia em Escrita Criativa e Zootecnia.

RECOMENDAMOS

Continue lendo