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Notícias dos Vestibulares e Enem

Pesquisa revela que 42% dos alunos podem abandonar faculdades privadas

O principal motivo é não conseguir pagar mensalidades

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Quase a totalidade dos estudantes matriculados no ensino superior privado querem continuar os estudos, no entanto, cerca da metade, 42%, afirma que há um risco de ter que desistir. O principal motivo para o possível abandono é não conseguir pagar as mensalidades, seja porque o emprego foi afetado pela pandemia do novo coronavírus, seja porque os pais ou responsáveis não conseguirão arcar com os custos.

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As estimativas foram divulgadas ontem (10) na terceira etapa da pesquisa Coronavírus e Educação Superior: o que pensam os alunos e prospects da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), feita em parceria com a empresa de pesquisas educacionais Educa Insights. Ao todo, foram entrevistados 644 estudantes e 963 potenciais alunos entre os dias 28 e 31 de maio.

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Dentre os estudantes matriculados, 52% disseram querer continuar estudando não importa o cenário. Essa porcentagem caiu em relação a primeira etapa da pesquisa, realizada em março, quando era 57%. Outros 42% dizem querer continuar estudando, mas reconhecem que há risco de desistirem. Esse percentual era 37% em março. Outros 4% disseram que provavelmente irão desistir do curso e 2% que irão desistir por conta do cenário atual.

De acordo com a pesquisa, o emprego ser afetado pela pandemia pesa como fator de decisão para deixar os estudos para 60% dos entrevistados. Já a dificuldade dos responsáveis arcarem com os custos pesa para 22%. Apenas 8% dizem que pretendem desistir porque a faculdade não migrou as aulas para o ensino a distância.

“Esse desafio tem que ser endereçado pelas instituições”, diz o diretor presidente da Abmes, Celso Niskier. “A gente tem recomendado [para as instituições de ensino] que sejam identificados os grupos que têm maior risco por perda de renda e emprego e que sejam oferecidas alternativas, que seja analisado caso a caso”. A entidade diz que além dos descontos, têm buscado alternativas de financiamento tanto para os estudantes quanto para as instituições de ensino, para que possam arcar com as despesas do período.

No levantamento, 22% dos entrevistados informaram ter perdido o emprego em função da pandemia. No levantamento anterior, feito em abril, esse percentual era de 20%.

As novas matrículas também preocupam. O estudo mostra que caiu de 22% para 14%, entre março e maio, a porcentagem dos potenciais alunos que planejam começar o curso no segundo semestre deste ano. Cerca de um terço, 36%, pretende adiar o ingresso no ensino superior para o começo de 2021; 7% para o segundo semestre de 2021; e, 43% decidirão quando a situação se normalizar.

Ensino a distância

O ensino presencial é o mais impactado neste contexto. A pesquisa mostra que para não interromper as aulas, as faculdade migraram as disciplinas para modalidades remotas. Entre os estudantes de cursos presenciais, 82% disseram que estão tendo aulas a distância. De acordo com o estudo, embora 67% avaliem como positiva a experiência com ensino a distância, 73% manteriam a decisão pelas aulas presenciais. Apenas 3% disseram que migrariam definitivamente para a modalidade a distância.

Na hora de começar a estudar, apenas 7% dos futuros alunos entrevistados disseram que pretendem iniciar um curso na modalidade presencial ainda neste ano. Já na modalidade a distância, esse percentual chega a 30%. Entre os estudantes já matriculados, 45% pretendem seguir os estudos independente do cenário no ensino presencial. No ensino a distância, são 60%.

Para Niskier, a pandemia acelerou um processo que já vinha ocorrendo na educação superior, que é um aumento do ingresso de novos estudantes na modalidade a distância. De acordo com a Abmes, o Brasil terá mais alunos do ensino superior estudando na modalidade a distância do que na presencial em 2022. Antes, a projeção da entidade é que isso ocorreria em 2023. A pandemia pode ser vista, segundo o diretor presidente como oportunidade para que as instituições aprimorem essa modalidade que tem mensalidades mais acessíveis e é mais flexível que a presencial, podendo chegar a locais remotos do país. Pode-se incluisive, segundo ele, desenvolver melhor um modelo híbrido.

Segundo dados do Censo da Educação Superior de 2018, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o setor privado é responsável por 70,2% de todas as matrículas realizadas em cursos presenciais no país e 91,6% das matrículas nos cursos de educação a distância.

Fonte: Agência Brasil

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Destaque

Inscrições para o Vestibular de Medicina da UNIFENAS estão abertas

O Vestibular de Medicina da Unifenas oferece 210 vagas para ingresso no 2º semestre de 2025 (80 em Alfenas e 130 em Belo Horizonte).

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Vestibular de Medicina Unifenas 2022/2

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina da Unifenas, que oferece 210 vagas para ingresso no 2º semestre de 2025 (80 em Alfenas e 130 em Belo Horizonte).

Os interessados encontram 4 formas de ingresso:

1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2024) – sem prova – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte

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2- Prova Tradicional – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte

3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2024) – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte

4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2024) – vagas em Alfenas e Belo Horizonte (maior possibilidade de ingresso!)

VESTIBULAR DE MEDICINA UNIFENAS

As inscrições podem ser feitas  até o dia 12 de maio, por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.

PROVAS

As provas estão marcadas para o dia 17 de maio de 2025 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Campinas/SP, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha. O local escolhido para a realização das provas do vestibular independe da cidade em que o curso será ministrado.

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Mackenzie abre inscrições para o Vestibular 2025/2

São oferecidas vagas em cursos nos campi Higienópolis, Alphaville e Campinas.

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Vestibular Mackenzie 2022/1 está com as inscrições abertas

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está com as inscrições abertas para o Vestibular 2025/2º semestre, oferecendo vagas nos cursos nos campi Higienópolis, Alphaville e Campinas.

Os candidatos pode optar por realizar a prova ou ingressar com uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2022, 2023 ou 2024.

As inscrições podem ser feitas por meio do site: www.mackenzie.br.

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IDOMED abre inscrições para vestibular unificado de Medicina com vagas em todo o Brasil

As inscrições estão abertas até 13 de maio de 2025

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Inscrições abertas para o Vestibular Unificado de Medicina IDOMED

O Instituto de Educação Médica (IDOMED) está com inscrições abertas para o Vestibular Unificado de Medicina (segundo semestre) em todo o País.

O processo seletivo é online e com monitoramento remoto, mas também é possível ingressar no curso com a nota do ENEM (2010 a 2024) e certificação internacional (IB ou ABITUR).

As inscrições estão abertas até 13 de maio de 2025, exclusivamente pelo site idomed.com.br.

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Para quem optar pelo ENEM, é necessário enviar o boletim oficial do INEP em PDF até 5 de maio.

As vagas estão disponíveis em todas as nossas unidades: Açailândia/MA, Angra dos Reis/RJ, Alagoinhas/BA, Cáceres/MT, Canindé/CE, Castanhal/PA, Iguatu/CE, Jaraguá do Sul/SC, Ji-Paraná/RO, Juazeiro/BA, Juazeiro do Norte/CE, Quixadá/CE, Ribeirão Preto/SP, Rio de Janeiro/RJ (Vista Carioca e CITTÀ) e Teresina/PI

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