Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Processo Seletivo UFPA 2022 oferecerá 7.531 vagas

As inscrições para o Processo Seletivo UFPA 2021 devem ser abertas em outubro e serão exclusivamente on-line.

Publicado

em

Vestibular UFPA / Processo Seletivo Especial UFPA

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) aprovou, na última quinta-feira, 23 de setembro de 2021, o Processo Seletivo 2022 (PS UFPA 2022) para o ingresso em 2022. Serão ofertadas 7.334 vagas, acrescidas de 197 vagas adicionais reservadas a pessoas com deficiência (PcD), em 197 ofertas de cursos, nos 12 campi da UFPA. Ao todo, são 7.531 vagas, 176 a mais que o PS 2021.

Para participar da seleção, os(as) estudantes interessados(as) deverão ter inscrição homologada no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) referente ao ano de 2021. As inscrições para o PS UFPA 2021 devem ser abertas em outubro e serão exclusivamente on-line, por meio do site do Centro de Processos Seletivos da UFPA (CEPS).

A taxa de inscrição terá o valor de R$ 60,00 (sessenta reais). A isenção da taxa de inscrição poderá ser solicitada pelos(as) estudantes que comprovarem ter cursado todo o ensino médio ou equivalente em escola da rede pública ou ter sido bolsista integral em escola da rede privada. Essa isenção não se confunde com o direito de optar por concorrer a vagas de cotas específicas.

Como serão as regras – No PS 2022, será mantida a possibilidade de bônus de 10% sobre a nota do ENEM 2021 para estudantes que tiverem cursado o ensino médio integralmente, na modalidade presencial (mesmo que com períodos de ensino remoto emergencial), em escola pública ou privada, em um ou mais dos estados da Região Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins).

As vagas ofertadas continuarão sendo distribuídas conforme o sistema de cotas previsto na legislação vigente. Metade das vagas será direcionada a estudantes de escolas públicas (Cota Escola), com percentuais específicos para estudantes de baixa renda (Cota Renda), pessoas negras (pretas ou pardas) e indígenas (Cota PPI), e pessoas com deficiência (Cota PcD). Ainda há a oferta, em cada curso, de 01 vaga adicional destinada a estudantes com deficiência(Cota PcD Adicional).

Os(As) estudantes que forem classificados(as) no processo seletivo em vagas de cotas precisarão comprovar, no momento da habilitação ao vínculo institucional, as condições que lhe garantem o direito à cota. Comissões específicas ficarão responsáveis pelo processo de heteroidentificação de pessoas autodeclaradas negras (pretas ou pardas) e indígenas e de verificação de pessoas autodeclaradas com deficiência que forem classificadas. Uma novidade é que, na habilitação do PS 2022, os(as) estudantes terão que comprovar a condição da vaga efetivamente ocupada, ainda que tenham realizado a inscrição em outro perfil.

Outra novidade é que as vagas do PS 2022 que não tiverem candidatos(as) classificados(as) serão disponibilizadas para reoferta imediata. Esse sistema prevê que o(a) estudante aprovado(a) e não classificado(a) possa se inscrever em vagas remanescentes de outros cursos. É outra possibilidade de ingresso para além das chamadas regulares (repescagens). Serão abertas reofertas sempre que houver vagas originalmente ofertadas sem preenchimento e sem lista de espera. Desse modo, otimiza-se a ocupação da totalidade das vagas ofertadas para que mais pessoas tenham acesso ao ensino superior.

Novo curso – O PS 2022 ofertará um novo curso de Graduação em Engenharia Costeira e Oceânica, sediado no Campus Universitário de Salinópolis. O curso é inédito na região amazônica e inicia com uma oferta de 50 vagas e uma vaga adicional para PcD. A criação e o Projeto Pedagógico do curso foram aprovados pelo Consepe em agosto de 2021.

Segundo o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, “Estamos trabalhando desde o primeiro semestre deste ano para antecipar a discussão, aprovação e divulgação do edital do PS 2022, de modo que possamos abrir as inscrições por um tempo mais longo. Detalhamos alguns procedimentos e criamos novos para que possamos ter o máximo aproveitamento das vagas e garantir os direitos de todas as pessoas. Mesmo com as dificuldades enfrentadas pelas universidades públicas federais, ampliamos o número de vagas ofertadas e, com grande alegria, estamos iniciando a oferta do curso de Engenharia Costeira Oceânica, no Campus de Salinópolis”.

O edital do PS 2022, com todos os detalhes e o cronograma do processo, será publicado até o final do mês de setembro de 2021, no site do Centro de Processos Seletivos da UFPA (CEPS).

Fonte: Portal UFPA

Destaque

Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Descubra a diferença e acerte na escolha!

O Vestibular Mauá terá a oferta de novos cursos, com início em 2022. São eles: Ciência da Computação e Sistemas de Informação!

Publicado

em

por

Ciência da Computação e Sistemas de Informação.

Recentemente nós falamos aqui no sejabixo! dos cursos da Mauá que são novidade e terão início em 2022. São eles: Ciência da Computação e Sistemas de Informação!

Mas você sabe a diferença entre eles? Descubra agora mesmo!

Se você é curioso, gosta da arte da Computação e dos computadores, de desenvolver programas, games, apps e tem um lado mais pesquisador, então Ciência da Computação é mais a sua cara.

Nesse curso, você conhecerá com profundidade a Ciência e as ferramentas de Computação, como Linguagem de Programação, Banco de Dados, Inteligência Artificial, entre outros.

Agora, se você sente uma atração pelo mundo da Tecnologia da Informação, mas também curte a área de Gestão, Finanças e Marketing, é melhor investir na área de Sistemas de Informação, pois será o profissional que dará apoio e fará a conexão entre TI e Negócios!

O primeiro passo para iniciar a sua jornada universitária é realizar a inscrição para o Vestibular Mauá 2022!

Concorra a 60 bolsas de estudo integrais, válidas para todo o curso! Clique aqui e saiba mais!

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Vestibular UEL 2022 oferece 2.509 vagas em 52 cursos

As provas do Vestibular UEL 2022 serão aplicadas em um único dia, 6 de março de 2022, somente em Londrina.

Publicado

em

por

Vestibular UEL 2022 é aprovado para 6 de março em fase única

As inscrições do Processo Seletivo Vestibular 2022 da UEL estão abertas, oferecendo 2.509 vagas em 52 cursos de graduação da Universidade Estadual de Londrina.

Vestibular UEL 2022

As inscrições custam R$ 140,00 e podem ser feitas no site da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS), até as 23h59min do dia 3 de novembro.

As provas serão aplicadas em um único dia, 6 de março de 2022, somente em Londrina, seguindo todas as recomendações necessárias de prevenção à COVID-19.

A primeira convocação dos aprovados no Vestibular 2022 sai dia 19 de abril de 2022, ao meio dia. As aulas do ano letivo do próximo ano estão previstas para começar em agosto.

Mais informações: www.uel.br

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Istituto Europeo di Design – IED abre inscrições para vestibular 2022

A prova será online no dia 28 de outubro para os cursos de Design de Moda, Design Gráfico e Digital e Design de Produto e Serviço

Publicado

em

por

A única faculdade internacional do Brasil que é 100% focada em design, o IED (Istituto Europeo di Design), inicia as inscrições para o vestibular 2022. O processo seletivo será virtual, porém os cursos acontecem de forma presencial no IED São Paulo, seguindo os protocolos para a segurança dos alunos.

Vestibular IED 2022

A prova acontece no dia 28 de outubro, entre 8h e 00h, para quem já concluiu o ensino médio e quer ingressar na instituição de ensino.

Os cursos são Design de Moda, Design Gráfico e Digital e Design de Produto e Serviço, nos períodos matutino e noturno. O exame será composto por uma redação, com duração máxima de 2 horas, com no mínimo mil e duzentos caracteres e máximo de três mil caracteres.

Os cursos de graduação do IED oferecem o conteúdo, a estrutura e o conhecimento de profissionais renomados da academia e do mercado. Além de experiências, desafios e parcerias com empresas que encorajam os alunos a materializar ideias em projetos desde o primeiro semestre do curso.

Mais informações: https://vestibular.ied.edu.br

Sobre o IED

Fundado na Itália, em 1966, o Istituto Europeo di Design é uma rede internacional de inteligências criativas, unindo educação, pesquisa e ação em design, moda e comunicação em suas 11 sedes pelo mundo.

Inaugurado em 2005, o IED São Paulo marca o início das atividades do Instituto fora da Europa e no Brasil, posicionando-se como a única faculdade internacional 100% dedicada ao design no país.

As sedes do IED Brasil têm uma rica rede de estudantes, professores e profissionais em torno da prática do design, propondo ideias e soluções inovadoras para pessoas, negócios e sociedades a partir da perspectiva criativa do design.

Continue lendo