Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

PUCRS abre inscrições do Vestibular 2021 com 2 novos cursos de graduação

Universidade adaptou formato para seleção de candidatos em decorrência da pandemia e abrirá turmas nos cursos de Ciência de Dados e Inteligência Artificial e Relações Internacionais

Publicado

em

Vestibular PUCRS 2021

Estão abertas as inscrições para o Vestibular PUCRS 2021. Em função da pandemia e da impossibilidade de realizar uma prova presencial para um grande número de candidatos, a universidade se preparou para oferecer três diferentes formatos de seleção pautados em preservar a saúde de todos e em manter o processo de avaliação tradicionalmente qualificado e idôneo.

Vestibular PUCRS 2021

Candidatos inscritos para o curso de Medicina terão prova presencial no dia 05 de dezembro, sábado, das 13h às 18h30, no mesmo formato dos anos anteriores, com prova objetiva de 70 questões e redação. Já o vestibular para cursos das demais áreas do conhecimento será por meio de uma prova de redação online, realizada às 15h (horário de Brasília: GMT-3) do dia 06 de dezembro, domingo. A terceira opção é o aproveitamento da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As inscrições devem ser feitas pelo site www.pucrs.br/estudenapucrs e os candidatos podem escolher se querem ser avaliados pela nota da prova, do Enem, ou em ambas, em que se considera sua melhor classificação. O custo de inscrição é de R$ 150 para Medicina e R$ 60 para as demais áreas.

Profissões do futuro

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O lançamento dos cursos de Ciência de Dados e Inteligência Artificial – primeiro bacharelado presencial do Sul do Brasil -, e Relações Internacionais, também são novidades para essa edição do Vestibular PUCRS 2021. Com 60 vagas a cada semestre, o curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial integra um modelo inédito no Sul do Brasil que inclui graduação, pós, pesquisa de alto impacto, inovação e empreendedorismo.

Já o curso de Relações Internacionais, também com 60 vagas neste vestibular, tem como diferencial o fato de ser concebido de maneira totalmente multidisciplinar, combinando componentes curriculares da Escola de Direito, Humanidades e Negócios. Alinhado ao processo de internacionalização da universidade, já nasce com mais de 300 parcerias internacionais e oportunidades de mobilidade no exterior, oferecendo aos estudantes experiências internacionais de aprendizagem desde o início do curso.

Ambos os cursos também se diferenciam pelo fato de serem compostos de uma estrutura curricular flexível, em que o estudante pode personalizar a trajetória acadêmica de acordo com seus interesses.

Para atender diferentes necessidades

A diretora acadêmico-administrativa da PUCRS, professora Ana Benso, explica que a Universidade modelou seu processo de ingresso atenta às diferentes necessidades e ciente dos impactos que a pandemia teve na preparação dos estudantes. “Optamos que a prova online seja de redação porque uma prova de linguagem nos dá condições de avaliar o aluno na sua expressão escrita, na capacidade lógica e em todos os quesitos que uma prova de autoria permite analisar. Vemos nesse formato mais elementos para a avaliação dos candidatos, já que todos os estudos realizados apontaram que uma prova objetiva, em um ambiente online, mostrou-se vulnerável”, ressalta.

A prova será feita por em um ambiente virtual composto de um robusto sistema antifraude da Mercer, empresa americana reconhecida pelos recursos tecnológicos de segurança para processos de avaliação remotos. Com o uso de inteligência artificial, a plataforma possui um ambiente de controle de navegação, impedindo consultas a outros navegadores e softwares durante a prova, e o chamado ‘proctoring online’ que identifica comportamentos irregulares com alta precisão.

Para realizar a prova é necessário que o candidato tenha um computador, desktop ou notebook, com webcam e microfone funcionando perfeitamente. A sessão inteira é gravada e fica como parte do histórico do candidato. A prova terá 1 hora de duração e os candidatos devem entrar na plataforma com 15 minutos de antecedência para efetuar a sua identificação.

A PUCRS terá uma equipe dedicada a orientar sobre a plataforma e, para que os candidatos possam conhecê-la previamente, a universidade vai promover um simulado no ambiente digital, igual ao da prova, no dia 02 de dezembro. Para simular a redação, os estudantes serão convidados a redigir uma carta de intenções para ingresso na universidade e no curso escolhido. O conteúdo não compõe a avaliação final, mas servirá como teste para a experiência real de prova e para um momento de reflexão sobre a escolha, as motivações para trilhar uma caminhada naquela profissão e a trajetória que desejam para o futuro.

Presencial para candidatos de Medicina

Como nos anos anteriores, a prova de Medicina será estruturada com 70 questões objetivas + prova de Redação com a seguinte divisão: 10 questões de Língua Espanhola ou Inglesa (Peso 1); 10 questões de Matemática (Peso 1); 10 questões de Língua Portuguesa (Peso 1); Prova de Redação (Peso 1); 20 questões de Física, Química e Biologia (Peso 4); 20 questões de Literatura, História e Geografia (Peso 2).

Para o próximo semestre o curso, que teve nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e o segundo melhor desempenho entre todos as graduações de Medicina do País, ofertará 120 vagas.

Com a nota do Enem

Para esta modalidade, que tem reserva de 50% das vagas, estudantes que desejam ingressar na Medicina precisam ter nota mínima de 600 pontos e podem utilizar a nota das provas aplicadas entre 2016 e 2019. Para os demais cursos, é preciso ter realizado a prova entre 2011 e 2019 e ter feito 400 pontos ou mais.

Candidatos que tenham quaisquer dúvidas sobre o Edital, Manual do Candidato, formas de seleção ou funcionamento da ferramenta que será utilizada na prova online podem contatar o Hub de Relacionamento da PUCRS pelo e-mail atendimento@pucrs.br ou pelo WhatsApp (51) 99871-2972. Informações sobre os cursos, possibilidades de bolsas e financiamento também estão disponíveis no site www.pucrs.br/estudenapucrs ou pelo telefone (51) 2101.0110.

RECOMENDAMOS

Destaque

Espelhos das redações do Enem 2024 já estão disponíveis

O acesso à prova de redação tem finalidade exclusivamente pedagógica e ocorre sempre após a divulgação do resultado oficial do exame, em janeiro.

Publicado

em

por

Enem 2024

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 já podem ter acesso à correção detalhada de suas redações. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou a vista individual da folha de redação.

Os interessados nos espelhos das redações devem consultar o material na Página do Participante, mediante inserção do número do CPF e senha registrados no portal Gov.br.

O acesso à prova de redação tem finalidade exclusivamente pedagógica e ocorre sempre após a divulgação do resultado oficial do exame, em janeiro.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A vista do espelho permite que os participantes do Enem compreendam os critérios de avaliação da redação e serve de ferramenta para identificar os pontos em que o desempenho foi satisfatório e aqueles que necessitam de aprimoramento para futuras edições do exame ou para outras produções de texto.

Em 2024, o tema da redação do Enem foi Desafios para a valorização da herança africana no Brasil.

Verificação

Com a vista do espelho da redação, o participante tem a possibilidade de verificar a pontuação alcançada em cada uma das cinco competências avaliadas. Cada uma das competências vale 200 pontos e o candidato pode atingir a pontuação máxima de 1 mil pontos.

Dois avaliadores julgaram o desempenho do participante na redação de acordo com esses critérios. A nota total de cada avaliador corresponde à soma das notas atribuídas a cada uma das competências e a soma desses pontos compõem a nota total de cada avaliador. A nota final do participante é a média aritmética das notas totais atribuídas pelos avaliadores.

Cada texto pode passar por até quatro avaliações independentes para o cálculo da nota final, se houver discrepância entre as notas dos avaliadores.

De acordo com o Inep, “o processo de avaliação das redações do Enem é supervisionado pelo Inep em todas as suas etapas e segue rigorosamente os critérios estabelecidos pelo edital do exame”.

Treineiros

Os resultados dos chamados treineiros – que fizeram os dois dias de provas somente com o objetivo de testar conhecimentos – também estão disponíveis na Página do Participante.

O Ministério da Educação contabiliza que dos 4.325.960 inscritos na edição de 2024, mais de 841,5 mil (19,4%) eram estudantes do 1º ou 2º ano do ensino médio. Já os que não cursam e nem completaram o ensino médio, mas fizeram o Enem para autoavaliação de conhecimentos, corresponderam a 24.723 (0,6%) de inscritos.

De acordo com o edital do Enem do ano passado, os candidatos que tiveram as provas anuladas não terão vista da prova de redação. São motivos de anulação da redação a escrita de impropérios, desenhos, apresentação de parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto ou qualquer forma de identificação do candidato no espaço destinado exclusivamente ao texto da redação, por meio, por exemplo, de nome, assinatura, rubrica.

Outra situação que impede a visualização da folha de redação ocorre se a banca avaliadora atribuiu nota zero à redação escrita predominante ou integralmente em língua estrangeira.

Se o candidato quiser mais detalhes sobre os critérios de correção da prova de redação de 2024, o Inep disponibilizou uma cartilha online ao participante.

Fonte: Agência Brasil

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Uerj recebe pedidos de isenção da taxa do 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual

Começa hoje, 13, o pedido de isenção da taxa de inscrição do 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2026 da Uerj.

Publicado

em

por

Resultado do Vestibular Estadual Uerj 2021 - Prova 18/07/21

Começa hoje, 13, o pedido de isenção da taxa de inscrição do 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2026 da Uerj.

Confira as condições e a documentação exigida no Edital de isenção, disponível no portal do Vestibular.

Para solicitar isenção da taxa de inscrição do 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2026, o candidato deverá:⁣

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

a) atender à condição de carência socioeconômica definida como renda bruta média mensal familiar menor ou igual a 1 (um) salário mínimo nacional vigente;

b) ter concluído ou estar cursando o último ano do ensino médio.

INFORMAÇÕES SOBRE O VESTIBULAR 2026

1º EXAME DE QUALIFICAÇÃO – Datas importantes:

Solicitação de isenção da taxa de inscrição: 13 a 17/03/2025

Procedimentos de inscrição: 15/04 a 06/05/2025

Palestra do livro: 27/05/2025

Data da prova: 08/06/2025

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Vestibular Univesp 2025 aceita inscrições até 7/4

O Vestibular Univesp 2025 oferece 22.935 vagas, destinadas a 432 polos, de 373 municípios (capital, interior e litoral).

Publicado

em

por

Vestibular Univesp 2023

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), está com as inscrições abertas para 22.935 vagas do Vestibular anual 2025, destinadas a 432 polos, de 373 municípios (capital, interior e litoral).

São oferecidos nove cursos gratuitos: Letras, Matemática e Pedagogia (Eixo de Licenciatura), Ciência de Dados, Engenharia de Computação e Tecnologia da Informação (Eixo de Computação), e Administração, Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Gerenciais (Eixo de Negócios e Produção).

As inscrições terminam no dia 07/04/25, às 23h59, e devem ser feitas pelo site: vestibular.univesp.br. O custo da inscrição é de R$ 47,50.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Para participar, não há limite de idade, basta ter concluído o ensino médio ou com o término previsto até o período da matrícula. No preenchimento da ficha de inscrição, os candidatos devem cumprir todas as etapas previstas, responder o questionário socioeconômico, indicar o CPF e seus dados pessoais. Também será possível, caso queiram, fornecer os números de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2022, 2023 e 2024, para que os resultados sejam considerados na prova objetiva e integrados à nota final. No vestibular, também haverá o Sistema de Pontuação Acrescida para Pretos, Pardos e Índios (PPI) e para alunos que estudaram o Ensino Médio em escolas públicas.

A prova (objetiva e redação) ocorrerá no dia 18/05, às 13h, e os locais oficiais serão divulgados no dia 09/05, a partir das 10h.

O início das aulas está previsto para o final de julho de 2025. Neste ano, a Univesp ofertou ainda 2.631 vagas para o Provão Paulista. Os aprovados também ingressam em julho.

RECOMENDAMOS

Continue lendo