Notícias dos Vestibulares e Enem
PUCRS abre inscrições do Vestibular 2021 com 2 novos cursos de graduação
Universidade adaptou formato para seleção de candidatos em decorrência da pandemia e abrirá turmas nos cursos de Ciência de Dados e Inteligência Artificial e Relações Internacionais

Estão abertas as inscrições para o Vestibular PUCRS 2021. Em função da pandemia e da impossibilidade de realizar uma prova presencial para um grande número de candidatos, a universidade se preparou para oferecer três diferentes formatos de seleção pautados em preservar a saúde de todos e em manter o processo de avaliação tradicionalmente qualificado e idôneo.
Vestibular PUCRS 2021
Candidatos inscritos para o curso de Medicina terão prova presencial no dia 05 de dezembro, sábado, das 13h às 18h30, no mesmo formato dos anos anteriores, com prova objetiva de 70 questões e redação. Já o vestibular para cursos das demais áreas do conhecimento será por meio de uma prova de redação online, realizada às 15h (horário de Brasília: GMT-3) do dia 06 de dezembro, domingo. A terceira opção é o aproveitamento da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
As inscrições devem ser feitas pelo site www.pucrs.br/estudenapucrs e os candidatos podem escolher se querem ser avaliados pela nota da prova, do Enem, ou em ambas, em que se considera sua melhor classificação. O custo de inscrição é de R$ 150 para Medicina e R$ 60 para as demais áreas.
Profissões do futuro
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
O lançamento dos cursos de Ciência de Dados e Inteligência Artificial – primeiro bacharelado presencial do Sul do Brasil -, e Relações Internacionais, também são novidades para essa edição do Vestibular PUCRS 2021. Com 60 vagas a cada semestre, o curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial integra um modelo inédito no Sul do Brasil que inclui graduação, pós, pesquisa de alto impacto, inovação e empreendedorismo.
Já o curso de Relações Internacionais, também com 60 vagas neste vestibular, tem como diferencial o fato de ser concebido de maneira totalmente multidisciplinar, combinando componentes curriculares da Escola de Direito, Humanidades e Negócios. Alinhado ao processo de internacionalização da universidade, já nasce com mais de 300 parcerias internacionais e oportunidades de mobilidade no exterior, oferecendo aos estudantes experiências internacionais de aprendizagem desde o início do curso.
Ambos os cursos também se diferenciam pelo fato de serem compostos de uma estrutura curricular flexível, em que o estudante pode personalizar a trajetória acadêmica de acordo com seus interesses.
Para atender diferentes necessidades
A diretora acadêmico-administrativa da PUCRS, professora Ana Benso, explica que a Universidade modelou seu processo de ingresso atenta às diferentes necessidades e ciente dos impactos que a pandemia teve na preparação dos estudantes. “Optamos que a prova online seja de redação porque uma prova de linguagem nos dá condições de avaliar o aluno na sua expressão escrita, na capacidade lógica e em todos os quesitos que uma prova de autoria permite analisar. Vemos nesse formato mais elementos para a avaliação dos candidatos, já que todos os estudos realizados apontaram que uma prova objetiva, em um ambiente online, mostrou-se vulnerável”, ressalta.
A prova será feita por em um ambiente virtual composto de um robusto sistema antifraude da Mercer, empresa americana reconhecida pelos recursos tecnológicos de segurança para processos de avaliação remotos. Com o uso de inteligência artificial, a plataforma possui um ambiente de controle de navegação, impedindo consultas a outros navegadores e softwares durante a prova, e o chamado ‘proctoring online’ que identifica comportamentos irregulares com alta precisão.
Para realizar a prova é necessário que o candidato tenha um computador, desktop ou notebook, com webcam e microfone funcionando perfeitamente. A sessão inteira é gravada e fica como parte do histórico do candidato. A prova terá 1 hora de duração e os candidatos devem entrar na plataforma com 15 minutos de antecedência para efetuar a sua identificação.
A PUCRS terá uma equipe dedicada a orientar sobre a plataforma e, para que os candidatos possam conhecê-la previamente, a universidade vai promover um simulado no ambiente digital, igual ao da prova, no dia 02 de dezembro. Para simular a redação, os estudantes serão convidados a redigir uma carta de intenções para ingresso na universidade e no curso escolhido. O conteúdo não compõe a avaliação final, mas servirá como teste para a experiência real de prova e para um momento de reflexão sobre a escolha, as motivações para trilhar uma caminhada naquela profissão e a trajetória que desejam para o futuro.
Presencial para candidatos de Medicina
Como nos anos anteriores, a prova de Medicina será estruturada com 70 questões objetivas + prova de Redação com a seguinte divisão: 10 questões de Língua Espanhola ou Inglesa (Peso 1); 10 questões de Matemática (Peso 1); 10 questões de Língua Portuguesa (Peso 1); Prova de Redação (Peso 1); 20 questões de Física, Química e Biologia (Peso 4); 20 questões de Literatura, História e Geografia (Peso 2).
Para o próximo semestre o curso, que teve nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e o segundo melhor desempenho entre todos as graduações de Medicina do País, ofertará 120 vagas.
Com a nota do Enem
Para esta modalidade, que tem reserva de 50% das vagas, estudantes que desejam ingressar na Medicina precisam ter nota mínima de 600 pontos e podem utilizar a nota das provas aplicadas entre 2016 e 2019. Para os demais cursos, é preciso ter realizado a prova entre 2011 e 2019 e ter feito 400 pontos ou mais.
Candidatos que tenham quaisquer dúvidas sobre o Edital, Manual do Candidato, formas de seleção ou funcionamento da ferramenta que será utilizada na prova online podem contatar o Hub de Relacionamento da PUCRS pelo e-mail atendimento@pucrs.br ou pelo WhatsApp (51) 99871-2972. Informações sobre os cursos, possibilidades de bolsas e financiamento também estão disponíveis no site www.pucrs.br/estudenapucrs ou pelo telefone (51) 2101.0110.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Veja quais são os cursos com mais ofertas de bolsas no Prouni
As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil.

Estão abertas as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni). De acordo como Ministério da Educação (MEC), nesta edição serão ofertadas mais de 211 mil bolsas, sendo mais de 118 mil integrais e mais de 93 mil parciais, que cobrem metade da mensalidade.
As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 4 de julho, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Cursos mais ofertas de bolsas
Administração é o curso com maior oferta de bolsas, sendo 9.275 bolsas integrais e 4.499 parciais. Em seguida, aparecem os cursos de direito, com 13.152 bolsas (4.277 integrais e 8.875 parciais); pedagogia, com 11.339 bolsas (8.465 integrais e 2.874 parciais); e educação física, com 8.939 (6.063 integrais e 2.876 parciais).
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Com 13.774 bolsas em todo o país, administração é o curso com a maior oferta de oportunidades, sendo 9.275 bolsas integrais e 4.499 parciais. Em seguida, aparecem os cursos de direito, com 13.152 bolsas (4.277 integrais e 8.875 parciais); pedagogia, com 11.339 bolsas (8.465 integrais e 2.874 parciais); e educação física, com 8.939 (6.063 integrais e 2.876 parciais).
Para se inscrever no ProUni é preciso ter feito pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ou seja, Enem 2024 ou 2023, e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas e nota superior a zero na redação.
Fonte: Agência Brasil
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) abre as inscrições para o vestibular 2026
Os interessados em participar do Vestibular ITA 2026 devem se inscrever exclusivamente pela internet até o dia 13 de julho.

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) segue com as inscrições abertas para o vestibular 2026. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet, por meio do site www.vestibular.ita.br, até o dia 13 de julho.
Vestibular ITA 2026
Nesta edição, serão oferecidas 180 vagas. As provas serão aplicadas em 25 cidades, abrangendo todas as regiões do país, o que amplia o acesso dos candidatos ao processo seletivo.
O processo seletivo será realizado em três etapas. A primeira fase, composta por prova objetiva, está marcada para 5 de outubro. A segunda fase, com provas discursivas, ocorrerá entre os dias 28 e 31 de outubro. Já a terceira etapa envolve a entrega de documentos, inspeção de saúde, avaliação psicológica, exame toxicológico e participação na comissão de heteroidentificação, no caso de candidatos autodeclarados negros.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Para participar, é necessário ser brasileiro nato, ter completado 23 anos até 31 de dezembro de 2025 e não ser casado.
Cursos
O ITA oferece seis cursos de graduação no campus de São José dos Campos (SP): Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica-Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia de Computação e Engenharia Aeroespacial.
Além dessas opções, os futuros aprovados também poderão estudar as novas graduações que serão oferecidas no campus de Fortaleza (CE): Engenharia de Sistemas e Engenharia de Energia.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2026 da UFGD
A Universidade Federal da Grande Dourados oferece 984 vagas em 35 cursos presenciais no vestibular 2026.

Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2026 da Universidade Federal da Grande Dourados (PSV – 2026/UFGD). Nesta edição, serão ofertadas 984 vagas em 35 cursos presenciais de graduação. As inscrições são on-line e poderão ser feitas até dia 3 de setembro.
Vestibular UFGD 2026
Todos os cursos da UFGD são gratuitos, ou seja, não há cobrança de mensalidade nem de taxa de matrícula. No entanto, para participar do vestibular é necessário pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 120,00, que poderá ser paga por meio de pix, cartão de crédito ou boleto (GRU), até dia 5 de setembro. A ampliação das formas de pagamento é uma das novidades desse processo seletivo, juntamente com a entrada da cidade de Amambai como sede para aplicação das provas, que acontecem em 19 de outubro. Além de Amambai, as provas objetiva e de redação serão realizadas, também, nas cidades de Campo Grande, Dourados, Naviraí e Nova Andradina.
Das 984 vagas em 35 cursos, 579 vagas são para quem cursou todo o Ensino Médio na Rede Pública de Ensino. Dentro dessas vagas reservadas, é ainda aplicado o recorte sobre renda familiar e destinadas cotas específicas para indígenas, negros (pretos e pardos), quilombolas e pessoas com deficiência, conforme a proporção populacional do Mato Grosso do Sul, de acordo com o último censo do IBGE.
GRATUIDADE DA INSCRIÇÃO
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Embora a taxa de inscrição seja de R$ 120,00, diversos grupos podem solicitar isenção até o dia 15 de agosto. Têm direito à gratuidade:
– Estudantes que estejam cursando, em 2025, o terceiro ano do Ensino Médio em Rede Pública de Ensino;
– Candidatos com renda familiar per capita de até um salário-mínimo e meio ou inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, transexuais, transgêneros, travestis ou não binários, desde que tenham concluído todo o Ensino Médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escola particular;
– Pessoas estrangeiras que estejam no país na condição de refugiadas, asiladas, apátridas ou com qualquer outro visto de acolhida humanitária.
CURSOS OFERTADOS
O Vestibular 2026 oferece os cursos de: Administração; Agronomia; Artes Cênicas; Biotecnologia; Ciências Biológicas (Bacharelado); Ciências Biológicas (Licenciatura); Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Ciências Sociais; Direito; Educação Física; Engenharia Agrícola; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Aquicultura; Engenharia da Computação; Engenharia de Energia; Engenharia de Produção; Engenharia Mecânica; Física; Geografia; Gestão Ambiental; História; Letras; Matemática; Medicina; Nutrição; Pedagogia; Psicologia; Química (Licenciatura); Química (Bacharelado); Relações Internacionais; Sistemas de Informação; Tecnologia em Escrita Criativa e Zootecnia.