Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Que horas sai o gabarito oficial do Enem 2020? – Provas 17 e 27/01/2021

Quando sai o gabarito oficial do Enem 2020? Os participantes da versão impressa poderão conferir hoje, 27, as respostas das provas objetivas

Publicado

em

Que horas sai o gabarito oficial do Enem 2020?

Que horas sai o gabarito oficial do Enem 2020? Os participantes da versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão conferir hoje, 27, os gabaritos oficiais das provas objetivas do Enem) 2020.

Que horas sai o gabarito oficial do Enem 2020? – Provas 17 e 27/01/2021

Os participantes poderão conferir as respostas corretas do exame no site do Inep e no aplicativo do Enem. Não foi informado um horário de divulgação.

O Enem impresso foi aplicado nos dois últimos domingos, dias 17 e 24 de janeiro. Os participantes resolveram questões objetivas de matemática, ciências da natureza, ciências humanas e linguagens. Fizeram também a prova de redação, a única subjetiva do exame.

Mesmo com os gabaritos em mãos, não é possível saber a nota no exame. Isso porque o Enem é corrigido com base na chamada teoria de resposta ao item (TRI), que leva em consideração, entre outros fatores, a coerência de cada estudante na própria prova.

Ou seja, se ele acertar questões difíceis, é esperado que acerte também as fáceis. Se isso não acontecer, o sistema entende que pode ter sido por chute. O estudante, então, pontua menos que outro candidato que tenha acertado as mesmas questões difíceis, mas que tenha acertado também as fáceis.

Notas finais

A previsão para a divulgação dos resultados finais é dia 29 de março. Nessa data os participantes saberão também quanto tiraram na redação. Mas, apenas depois da divulgação do resultado, em data ainda a ser definida, os candidatos terão acesso à correção detalhada da prova de redação.

Ao todo, segundo o Inep, cerca de 2,5 milhões de candidatos fizeram as provas este ano, número que representa menos da metade dos participantes inscritos nas provas. O Enem 2020 terá ainda uma versão digital, que será aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

As notas poderão ser usadas para acessar o ensino superior e participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – que oferece vagas em instituições públicas – Programa Universidade para Todos (ProUni) – que oferece bolsas de estudo em instituições privadas – e, Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que oferece financiamento a condições mais vantajosas do que as de mercado.

Logística

Após a aplicação do exame no último domingo (24), começou a chamada etapa de logística reversa. Nela, os chefes de sala conferem os cartões-resposta e as folhas de redação e de rascunho dos candidatos presentes e ausentes. Esse material é colocado em malotes que são enviados para as centrais de correção do consórcio aplicador.

Segundo o Inep, o processo é feito com escolta militar. Os veículos usados no transporte dos malotes são monitorados por satélite e contam com um sistema de segurança máxima da carga transportada. A realização do Enem, antes e após a aplicação, envolve o Exército, a Polícia Civil, Polícia Militar, Bombeiros, a Polícia Federal, as secretarias de Segurança e a Polícia Rodoviária Federal.

Quando recebe os malotes, o consórcio aplicador digitaliza os cartões com as respostas e as folhas de redação. Os arquivos digitalizados das redações são repassados às equipes responsáveis pela correção dos textos. O Inep explica que, para garantir isonomia na correção, as redações são enviadas aos mais de 9 mil corretores sem a identificação dos participantes.

A correção das provas objetivas é feita por meio de uma tecnologia de reconhecimento do cartão-resposta. O cálculo da nota, usando a TRI, é feito pelo consórcio aplicador e pelos pesquisadores do Inep, que também são responsáveis pela conferência e a solução de eventual discrepância.

Reaplicação do Enem 2020

O Enem ocorreu em meio à pandemia do novo coronavírus e, por isso, adotou uma série de medidas de segurança, como o uso obrigatório de máscaras. Os participantes que estivessem com sintomas de covid-19 ou outra doença infectocontagiosa não deveriam comparecer aos locais de prova. Esses estudantes poderão fazer o exame na data da reaplicação, nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Para isso, aqueles que ainda não o fizeram têm até o dia 29 para solicitar a reaplicação na Página do Participante. Podem também pedir para participar da reaplicação os candidatos que foram prejudicados por questões logísticas, como falta de água ou luz e aqueles que foram impedidos de fazer o exame porque as salas estavam lotadas e era preciso garantir o distanciamento entre os participantes. Segundo o Inep, isso ocorreu em pelo menos 37 escolas de 11 cidades.

As provas foram canceladas no estado do Amazonas, em Rolim de Moura (RO) e em Espigão D’Oeste (RO) por causa da pandemia. Esses estudantes também deverão fazer o exame na data da reaplicação. Eles não precisarão solicitar a participação. Segundo o Ministério da Educação, foram cerca de 20 ações judiciais em todo o país contrárias à realização do exame.

Com informações da Agência Brasil

Destaque

Não paguei a taxa de inscrição do Enem 2022. E agora?

O pagamento da taxa de R$ 85 era obrigatória para quem não obteve isenção. O que acontece com quem não pagou a taxa do Enem?

Publicado

em

por

Não paguei a taxa de inscrição do Enem 2022. E agora?

Terminou às 22h desta sexta-feira (27) o prazo para o pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, impresso e digital. O pagamento da taxa de R$ 85 era obrigatória para quem não obteve isenção. “Não paguei a taxa de inscrição do Enem 2022. E agora?”

Quem não fez o pagamento dentro do prazo indicado não terá sua inscrição confirmada e não poderá participar do Enem 2022, que acontece nos dias 13 e 20 de novembro, de acordo com o Inep.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni). Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes.

Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso aos auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Com informações da Agência Brasil

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Vestibular 2022 da Univesp apresenta maioria de mulheres e candidatos vindos de escolas públicas

Segundo estudos, dos 74 mil inscritos no Vestibular Univesp 2022, a maioria, 44.176 (59%), é do sexo feminino e 80% tem 25 anos ou mais.

Publicado

em

por

gabarito vestibular univesp 2022 - prova 22/05/22

O vestibular 2022, realizado no último domingo (22/05), o maior já organizado pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), em números de vagas, cursos e extensão territorial, mostrou o papel inclusivo da educação a distância no Estado de São Paulo.

Vestibular Univesp 2022

Segundo estudo, baseado em questionário respondido no ato da inscrição, dos 74 mil inscritos efetivos, a maioria, 44.176 (59%), é do sexo feminino e 80% tem 25 anos ou mais. Do total, 53% são brancos, 33% pardos, 13% pretos, 0,4% indígena e 74% cursaram ensino médio (EM) na rede pública de ensino, 6% no Centro Paula Souza e outros 9% em outras instituições gratuitas. No vestibular de 2021, 72% haviam concluído o EM na rede pública, as mulheres somaram 56% e o número total de Pretos, Pardos e Indígenas (PPIs), somou 43%.

Para o presidente da Univesp, professor Rodolfo Azevedo, conhecer o perfil do público discente é fundamental para implantar ações educacionais bem-sucedidas. “Podemos pensar em um planejamento estratégico, conteúdo pedagógico e iniciativas que atendam diretamente aos alunos. A identificação dos estudantes com diretrizes da universidade garante a eficácia no modelo de aprendizagem”, explica.

A pesquisa mostra ainda que, do total de concorrentes, 35% conheceram a Univesp por meio das mídias sociais, e 99% acessam a internet de casa. Quanto à escolaridade, 40% não realizaram nenhum curso superior, 31% já concluíram, 23% deram início, mas abandonaram, e 7% estão estudando atualmente.

Questionados sobre atividade remunerada, 62% dos candidatos afirmaram exercer regularmente algum ofício, 29% não exercem e 10% exercem eventualmente. Sobre a participação na vida econômica da família, 39% declararam trabalhar e serem responsáveis pela renda da família. A renda média de 39% dos concorrentes é entre 1 e 2 salários mínimos; de 13% é entre 2 e 3 salários mínimos. O nível de instrução dos familiares dos concorrentes também foi levantado: apenas 8% dos pais dos candidatos possuem nível superior e 12% das mães têm formação superior.

O vestibular 2022 ofertou 31.125 vagas, em 347 municípios, de todas as regiões do Estado, desses, 32 participaram pela primeira vez. Foram oferecidos nove cursos, com três eixos básicos de ingresso, via processo seletivo: Pedagogia, Letras, Matemática (Eixo de Licenciatura), Ciência de Dados, Tecnologia da Informação, Engenharia de Computação (Eixo de Computação), Engenharia de Produção e os novos, Administração e Tecnologia em Processos Gerenciais (Eixo de Negócios e Produção).

A lista de aprovados e convocados em 1ª chamada será divulgada no site vestibular.univesp.br em 11 de julho. As matrículas devem ser realizadas entre os dias 14 e 18/07/2022. As aulas serão iniciadas em agosto.

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Último dia de inscrições abertas para o Vestibular de Medicina UNIFAGOC

O UNIFAGOC encerra hoje, 27, as inscrições para o Vestibular de Medicina para o segundo semestre de 2022.

Publicado

em

por

Vestibular de Medicina UNIFAGOC - gabarito - Vestibular UNIFAGOC 2022

O UNIFAGOC encerra hoje, 27, as inscrições para o Vestibular de Medicina para o segundo semestre de 2022. Neste processo, a seleção será feita por meio de prova presencial, aplicada no dia 05 de junho (domingo), simultaneamente em Ubá e Belo Horizonte e/ou por meio da nota do Enem das edições de 2016 a 2021.

Vestibular de Medicina UNIFAGOC 2022/2

Clique aqui para se inscrever

Os candidatos poderão se inscrever para uma ou para as duas modalidades, prova e nota do Enem. Aqueles que optarem por concorrer em ambas modalidades poderão participar das duas Listas Finais de Classificação.

Para participar, o candidato deve preencher o formulário de inscrição e realizar o pagamento da taxa que terá os seguintes valores.

Inscrição Dupla: Prova Presencial e Desempenho no ENEM:

R$ 400,00 (quatrocentos reais) para pagamentos efetuados 17/05 até 27/05

Inscrição Única: Prova Presencial

R$ 350,00 (quatrocentos reais) para pagamentos efetuados de 17/05 a 27/05.

Inscrição Única: Desempenho no ENEM

R$ 200,00 (duzentos reais) para pagamentos efetuados de 17/05 a 26/05

Clique aqui para se inscrever

Conforme o edital, serão disponibilizadas 30 vagas, sendo 14 disponíveis pelo Processo Seletivo por meio da prova, 04 para candidatos aprovados no Processo de Aproveitamento do Enem e 12 vagas que serão ocupadas pelos candidatos contemplados com o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), para os que optarem por essa modalidade.

Vale ressaltar que as vagas que não forem preenchidas pelo FIES serão remanejadas para os candidatos que participaram do Processo Seletivo por meio da Nota do Enem. A convocação se dará de acordo com a lista classificatória, até o limite de preenchimento das vagas.

O resultado do Processo Seletivo será divulgado no dia 15 de junho, a partir das 16h, pelo site do UNIFAGOC.

Os aprovados devem efetuar suas matrículas entre os dias 20 e 23 de junho, por meio de uma plataforma on-line disponibilizada pela instituição, no horário das 9h às 17h. É importante lembrar que serão considerados desistentes das vagas os candidatos que não efetuarem matrícula no prazo estipulado.

Mais informações podem ser obtidas pelos seguintes canais de atendimento: 0800 037 5600 e (32) 3539-5620; WhatsApp (32) 99810-5600 ou pelo chat disponível no site comvoce.unifagoc.edu.br.

Continue lendo