Notícias dos Vestibulares e Enem
Que horas sai o gabarito oficial do Enem 2020? – Provas 17 e 27/01/2021
Quando sai o gabarito oficial do Enem 2020? Os participantes da versão impressa poderão conferir hoje, 27, as respostas das provas objetivas

Que horas sai o gabarito oficial do Enem 2020? Os participantes da versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão conferir hoje, 27, os gabaritos oficiais das provas objetivas do Enem) 2020.
Que horas sai o gabarito oficial do Enem 2020? – Provas 17 e 27/01/2021
Os participantes poderão conferir as respostas corretas do exame no site do Inep e no aplicativo do Enem. Não foi informado um horário de divulgação.
O Enem impresso foi aplicado nos dois últimos domingos, dias 17 e 24 de janeiro. Os participantes resolveram questões objetivas de matemática, ciências da natureza, ciências humanas e linguagens. Fizeram também a prova de redação, a única subjetiva do exame.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Mesmo com os gabaritos em mãos, não é possível saber a nota no exame. Isso porque o Enem é corrigido com base na chamada teoria de resposta ao item (TRI), que leva em consideração, entre outros fatores, a coerência de cada estudante na própria prova.
Ou seja, se ele acertar questões difíceis, é esperado que acerte também as fáceis. Se isso não acontecer, o sistema entende que pode ter sido por chute. O estudante, então, pontua menos que outro candidato que tenha acertado as mesmas questões difíceis, mas que tenha acertado também as fáceis.
Notas finais
A previsão para a divulgação dos resultados finais é dia 29 de março. Nessa data os participantes saberão também quanto tiraram na redação. Mas, apenas depois da divulgação do resultado, em data ainda a ser definida, os candidatos terão acesso à correção detalhada da prova de redação.
Ao todo, segundo o Inep, cerca de 2,5 milhões de candidatos fizeram as provas este ano, número que representa menos da metade dos participantes inscritos nas provas. O Enem 2020 terá ainda uma versão digital, que será aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
As notas poderão ser usadas para acessar o ensino superior e participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – que oferece vagas em instituições públicas – Programa Universidade para Todos (ProUni) – que oferece bolsas de estudo em instituições privadas – e, Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que oferece financiamento a condições mais vantajosas do que as de mercado.
Logística
Após a aplicação do exame no último domingo (24), começou a chamada etapa de logística reversa. Nela, os chefes de sala conferem os cartões-resposta e as folhas de redação e de rascunho dos candidatos presentes e ausentes. Esse material é colocado em malotes que são enviados para as centrais de correção do consórcio aplicador.
Segundo o Inep, o processo é feito com escolta militar. Os veículos usados no transporte dos malotes são monitorados por satélite e contam com um sistema de segurança máxima da carga transportada. A realização do Enem, antes e após a aplicação, envolve o Exército, a Polícia Civil, Polícia Militar, Bombeiros, a Polícia Federal, as secretarias de Segurança e a Polícia Rodoviária Federal.
Quando recebe os malotes, o consórcio aplicador digitaliza os cartões com as respostas e as folhas de redação. Os arquivos digitalizados das redações são repassados às equipes responsáveis pela correção dos textos. O Inep explica que, para garantir isonomia na correção, as redações são enviadas aos mais de 9 mil corretores sem a identificação dos participantes.
A correção das provas objetivas é feita por meio de uma tecnologia de reconhecimento do cartão-resposta. O cálculo da nota, usando a TRI, é feito pelo consórcio aplicador e pelos pesquisadores do Inep, que também são responsáveis pela conferência e a solução de eventual discrepância.
Reaplicação do Enem 2020
O Enem ocorreu em meio à pandemia do novo coronavírus e, por isso, adotou uma série de medidas de segurança, como o uso obrigatório de máscaras. Os participantes que estivessem com sintomas de covid-19 ou outra doença infectocontagiosa não deveriam comparecer aos locais de prova. Esses estudantes poderão fazer o exame na data da reaplicação, nos dias 23 e 24 de fevereiro.
Para isso, aqueles que ainda não o fizeram têm até o dia 29 para solicitar a reaplicação na Página do Participante. Podem também pedir para participar da reaplicação os candidatos que foram prejudicados por questões logísticas, como falta de água ou luz e aqueles que foram impedidos de fazer o exame porque as salas estavam lotadas e era preciso garantir o distanciamento entre os participantes. Segundo o Inep, isso ocorreu em pelo menos 37 escolas de 11 cidades.
As provas foram canceladas no estado do Amazonas, em Rolim de Moura (RO) e em Espigão D’Oeste (RO) por causa da pandemia. Esses estudantes também deverão fazer o exame na data da reaplicação. Eles não precisarão solicitar a participação. Segundo o Ministério da Educação, foram cerca de 20 ações judiciais em todo o país contrárias à realização do exame.
Com informações da Agência Brasil
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Celso Lisboa lança campanha que cobre propostas de concorrentes
Entre os cursos presenciais com maior procura estão Direito, Enfermagem, Psicologia, Administração e Biomedicina.

O Centro Universitário Celso Lisboa, localizado no Engenho Novo, zona norte do Rio, está com inscrições abertas para cursos de graduação presencial com condições promocionais por meio da campanha “Celso MATCH Perfeito”. A iniciativa permite que os candidatos apresentem propostas de outras instituições e recebam condições ainda mais vantajosas para estudar na universidade.
Na campanha, os aprovados ganham 95% de desconto na primeira mensalidade e, a partir da segunda, pagam um valor com 5% de abatimento sobre o preço apresentado pela concorrência. A condição também vale para transferências externas e reabertura de matrícula na própria instituição.
Entre os cursos presenciais com maior procura estão Direito, Enfermagem, Psicologia, Administração e Biomedicina. Segundo a instituição, o objetivo é ampliar o número de alunos no segundo semestre e tornar o acesso ao ensino superior mais acessível, sem abrir mão da qualidade acadêmica.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Mais informações: www.celsolisboa.br
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Santa Casa de São Paulo abre inscrições para o Vestibular de Medicina 2026
Ao todo são oferecidas 180 vagas, dessas cinco são para bolsas de estudo filantrópica.

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) está com inscrições abertas para o Vestibular 2026 para o curso de Medicina. O prazo vai até o dia 22 de setembro de 2025.
O curso tem infraestrutura voltada para a saúde, corpo docente altamente qualificado e o incentivo às atividades práticas com a inserção da Faculdade dentro do Hospital da Santa Casa de São Paulo.
Ao todo são oferecidas 180 vagas, dessas cinco são para bolsas de estudo filantrópica. Para se inscrever, basta acessar a página da Vunesp, selecionar a modalidade que se encaixe com o perfil socioeconômico do candidato e realizar o pagamento da taxa de inscrição.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Provas
No ato da inscrição, o candidato deverá escolher a cidade de realização das provas, sendo elas: Bauru, Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Santos, São Paulo e Sorocaba.
As provas acontecerão entre os dias 18 de 19 de outubro de 2025, das 14h às 18h. O primeiro dia é destinado à prova de Conhecimentos Gerais, já o segundo dia será reservado à prova de Conhecimentos Específicos e Redação.
O local das provas será informado pela Vunesp, na área do candidato, no link “Local de prova”, a partir de 10 de outubro de 2025.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Metodista oferece 70% de desconto em todos os cursos presenciais e EAD até 31 de julho
A instituição oferece descontos de 70% em todos os cursos presenciais e a distância, com inscrições gratuitas e processo seletivo totalmente online.

As inscrições para o vestibular do segundo semestre da Universidade Metodista de São Paulo seguem abertas. A instituição oferece descontos de 70% em todos os cursos presenciais e a distância, com inscrições gratuitas e processo seletivo totalmente online.
O processo seletivo contempla diferentes formas de ingresso, como o uso da nota do Enem, transferência de outra instituição, segunda graduação ou realização de uma redação online e gratuita, disponível no site oficial da universidade. Não há cobrança de taxa de matrícula, e o valor pago no ato da matrícula corresponde à primeira mensalidade do curso, referente ao mês de julho.
Para tornar o ensino ainda mais acessível, a universidade mantém parcerias com plataformas como Quero Bolsa e Eu Formando, além de oferecer bolsas por meio do Prouni e de seu próprio programa de Bolsa Social. O desconto de 70% é válido para todo o curso, desde que a matrícula seja realizada até o dia 31 de julho.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A transferência para a Metodista também é simplificada, sendo necessário apresentar apenas o histórico escolar da instituição de origem e os programas das disciplinas já cursadas.
Além da formação acadêmica, a Metodista promove uma série de experiências que enriquecem a trajetória universitária, como projetos de extensão, programas de intercâmbio com instituições internacionais, apoio à carreira, iniciação científica, eventos, palestras e workshops.
Para mais informações e inscrições, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (11) 4366-5000, pelo e-mail cac@metodista.br ou acessar o site https://lp.metodista.br/