Notícias dos Vestibulares e Enem
Relações Internacionais PUC-SP: curso valoriza pesquisa desde a graduação
Aspectos positivos da experiência foram tratados por estudantes, ex-alunos e docentes da PUC-SP, durante “XXII Semana de Relações Internacionais 2024”

Desenvolver habilidades como objetividade e boa comunicação, interagir com outros internacionalistas, docentes e pesquisadores, participar de eventos científicos da PUC-SP e de outras instituições, preparar-se para o futuro, seja ele na carreira acadêmica ou no mercado de trabalho.
Estes foram alguns dos elementos positivos levantados por docentes, estudantes e ex-alunos da graduação em Relações Internacionais, ao realizar uma mesa de apresentação do programa de Iniciação Científica (IC) da PUC-SP. A atividade aconteceu na tarde de 24/9, no campus Monte Alegre, e integrou a XXII Semana de Relações Internacionais 2024, evento acadêmico realizado anualmente pelo Centro Acadêmico do curso, o CARI.
Coordenadora da mesa e orientadora de projetos de Iniciação Científica, a profa. Natália Mello considera interessante observar os resultados da experiência. “É um prazer acompanhar a evolução em quem participa, a maturidade acadêmica que o processo traz e o desenvolvimento que esta vivência produz em qualquer estudante e não só naqueles que pretendem seguir carreira na área de pesquisa”, afirma a docente.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Autonomia compartilhada
A mesa sobre IC foi composta ainda por vários professores do curso de Relações Internacionais (RI) – o ciclo dura um ano e, ao final, os trabalhos são apresentados à comunidade. Todos foram unânimes em afirmar, assim como os alunos e ex-alunos que deram seus depoimentos, que a Iniciação Científica significa um importante momento de ganho de autonomia acadêmica e de fortalecimento para as muitas decisões que virão sobre caminhos profissionais.
“No curso de Relações Internacionais, os projetos de pesquisa dos estudantes estão inseridos em projetos mais amplos dos docentes, o que propicia, ao mesmo tempo, ganho de autonomia e inserção em grupos ou núcleos de pesquisa com interesse comum. Ou seja, há um aprofundamento no contato com o mundo acadêmico”, ressalta a prof. Natália.
Coordenadora da graduação em Relações Internacionais, a profa. Luiza Mateo também celebra a oportunidade de realizar atividades que vão além do espaço da sala de aula. “Essa experiência de formação é fundamental para os alunos, contribuindo para a produção e compartilhamento de conhecimento tanto na Universidade quanto fora dela. Assim, fortalecemos o tripé ensino, pesquisa e extensão, sempre promovendo o protagonismo estudantil. Um exemplo disso é a própria Semana de Relações Internacionais, organizada pelos alunos e pelo Centro Acadêmico, com o apoio da coordenação e dos professores, que em 2024 apresentou diversas atividades, incluindo mesas-redondas, minicursos e cinedebates”, afirma a coordenadora.
Conheça a experiência de três estudantes que realizaram projetos de Iniciação Científica
♦ Ceres Cotosky Ferreira
Tema da IC: A articulação entra a AIFLD e instituições governamentais estadunidenses no Chile: da infiltração nos sindicatos chilenos à derrubada de Allende (1970-1973)
Orientadora: profa. Natália Mello
Ciclo 2022-2023
“Aproveitem todas as oportunidades que a PUC-SP propicia. Este é o meu primeiro recado. Quanto à IC, é algo que vai muito além de produzir um trabalho para uma disciplina porque é se aprofundar em um tema que você escolheu. Entre as habilidades que mais desenvolvi estão a objetividade, porque tive que aprender a selecionar as informações que interessavam para o meu estudo, e a comunicação, porque tive que solicitar documentos primários, que estavam sob a guarda de órgãos e instituições externos. Mais um ponto positivo da experiência é que ela nos traz uma sociabilidade no ambiente acadêmico, quando participamos de eventos da área, com pesquisadores de graduação e pós-graduação. No meu caso, ela ainda tornou meu currículo mais interessante para pleitear o intercâmbio internacional que fiz no semestre passado.”
♦ Felipe Jukemura, internacionalista formado pela PUC-SP
Tema da IC: A cooperação internacional para o desenvolvimento, a cooperação Sul Sul e a Agenda 2030
Orientador: prof. Laerte Apolinário Júnior
Ciclo 2020-2021
“A realização da IC me permitiu treinar uma série de habilidades e obter um aprofundamento dos temas que me interessam de uma maneira que não seria possível somente durante as aulas regulares. Ao longo do processo, fui a eventos acadêmicos interdisciplinares fora da PUC-SP e publiquei, em conjunto com meu orientador, um artigo na plataforma Global Policy. A IC me ajudou a me entender como internacionalista e como pesquisador, tanto que me ajudou na candidatura para o mestrado que realizei na Science Po, em Paris. Mesmo hoje, em meu trabalho à frente da área de finanças verdes, consigo conectar e trazer muito do que aprendi durante a minha pesquisa de iniciação científica”.
♦ Mariana Almeida Martini
O Brasil em uma aliança transnacional anti gênero? Uma análise sobre a interação entre política doméstica e externa durante o governo Bolsonaro
Orientador: prof. Arthur Murta
Ciclo 2023-2024
“Estou no sétimo semestre e a IC foi uma das coisas mais importantes que eu fiz durante a graduação. Considero a experiência muito interessante não apenas para quem pensa em seguir carreira acadêmica, até porque é muito cedo para termos essa certeza. Na minha pesquisa, aprendi sobre ferramentas e plataformas de pesquisa, como o Portal da Transparência e a Lei de Acesso à Informação. Percebi como esses instrumentos são importantes porque tive a chance desse contato mais aprofundado com eles. Foi algo que me ajudou muito, não só para a atual pesquisa, mas também para o futuro, pensando em estágios e em futuras experiências profissionais ou acadêmicas. Os desafios que a IC coloca são importantes para toda uma carreira. Você não troca experiências somente com seu orientador, mas com outras pessoas ativas na área de pesquisa, com observatórios, com grupos de pesquisa. É um projeto que dá pra ser leve, porque é muito agregador e dura um ano, ou seja, dá para fazer uma pesquisa bem construída, aos poucos.”
Vestibular PUC-SP 2025
As inscrições para o Vestibular de Verão 2025 estão abertas, clique aqui.
Saiba mais sobre o curso de Relações Internacionais.
Destaque
Unifor abre inscrições para vestibular de férias
A prova está marcada para o dia 26 de julho de 2025.

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Férias Universidade de Fortaleza (Unifor).
As inscrições devem ser feitas pelo site: www.unifor.br.
A prova está marcada para o dia 26 de julho de 2025.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A Unifor oferece também ingresso das seguintes maneiras:
- Nota ENEM
- Nota Anterior
- Transferência
- 2ª Graduação
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Unicamp 2026: Curso Anglo promove live preparatória para o vestibular
O evento on-line gratuito acontece em 7 de agosto. Na ocasião, especialistas darão dicas essenciais para a prova. Saiba como se inscrever!

A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) registrou 63 mil inscritos no vestibular 2025, que ofereceu mais de 2,5 mil vagas para 69 cursos da graduação. O exame é considerado um dos mais concorridos e almejados do Brasil e, neste ano, estudantes poderão disputar uma vaga em 26 de outubro – quando será aplicada a prova da 1ª fase -, e nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro – a 2ª fase.
Entre os cursos mais concorridos da Unicamp estão Medicina (que teve 266,5 candidatos por vaga no ano passado), seguido por Ciência da Computação (com uma relação de 73,1 candidatos por vaga) e Arquitetura e Urbanismo (71,8 c/v). Pensando nesse desafio que muitos vestibulandos enfrentarão, o Curso Anglo realizará uma live preparatória gratuita para o vestibular da Unicamp. O objetivo do encontro online é auxiliar na conquista do sonho de entrar em uma das melhores faculdades do país!
A live será realizada no dia 7 de agosto, às 18h00, e contará com a participação do professor José Alves de Freitas Neto, diretor da Comvest, comissão que administra e organiza os processos seletivos da Unicamp, e Viktor Lemos, diretor do Curso Anglo.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Confira abaixo assuntos que serão abordados:
- A universidade hoje;
- Cursos, oportunidades e diferenciais;
- Rankings nacionais e internacionais;
- Diferentes formas de ingresso;
- Funcionamento e formato do vestibular 2026.
Para realizar a inscrição e saber mais sobre esse concorrido vestibular, acesse o site oficial da live.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Faculdade Humanitas abre inscrições para o Vestibular de vagas remanescentes de medicina
A seleção se dará exclusivamente pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 e 2024.

A Faculdade de Ciências Médicas de São José dos Campos (Humanitas) oferece 47 vagas para o curso de Medicina, período integral, para ingresso no 2º semestre de 2025.
As inscrições poderão ser feitas no período de 14 a 30 de julho, pelo site da Fundação Vunesp – www.vunesp.com.br.
A seleção se dará exclusivamente pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 e 2024.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
O curso será ministrado no Campus da Faculdade de Ciências Médicas de São José dos Campos – Humanitas, localizado na Avenida Isaur de Pinho Nogueira, 5.900 na Cidade de São José dos Campos, no Estado de São Paulo.