Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Resultado 1ª chamada – Processo Seletivo Regular Ufopa 2022

Ao todo, 4.267 candidatos, sendo 56 PcDs, se inscreveram para concorrer a uma das 1.400 vagas nos 42 cursos de graduação da Ufopa.

Publicado

em

Ufopa prorroga inscrições do Processo Seletivo Regular 2022

Foi publicada hoje, 3 de junho de 2022, a primeira chamada do Processo Seletivo Regular 2022 (PSR 2022) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) para a convocação dos estudantes classificados no PSR. Ao todo, 4.267 candidatos, sendo 56 PcDs, se inscreveram para concorrer a uma das 1.400 vagas nos 42 cursos de graduação da Ufopa.

Resultado Processo Seletivo Regular Ufopa 2022

Acesse:

Relação dos classificados na 1ª Chamada do PSR 2022 da Ufopa

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Edital de convocação dos classificados para envio de documentos de habilitação institucional (1ª Chamada)

Entre os cinco cursos mais concorridos estão: Bacharelado em Direito (Noturno), com 20,15 candidatos por vaga, seguido do Bacharelado em Farmácia (Integral), com 15,76; Licenciatura em Pedagogia (Matutino), com 4,8; Bacharelado em Ciência da Computação (Integral), com 4,52; e Bacharelado em Agronomia, com 4,5.

Já os cursos mais concorridos nos campi são Bacharelado em Engenharia Civil (Integral), com 3,61; Bacharelado em Administração (Noturno), com 3,39; Bacharelado em Sistemas de Informação (Vespertino), com 2,59.

Dados do PSR 2022

Dos 4.267 candidatos inscritos, 3.907, isto é, 91,56%, são do estado do Pará; 65 candidatos, 1,52%, são do estado do Amazonas; e 44 candidatos, 1,03%, são do estado de São Paulo. Entre as cidades, a maioria dos inscritos no PSR 2022 da Ufopa é de Santarém, 2.381, 55,8%; seguida de Oriximiná, 229, 5.37%; Alenquer, 170, 3.98%; Itaituba, 162, 3.8%; Juruti, 148, 3.47%; Monte Alegre, 143, 3.35%, Belém, 80, 1.87%; Belterra, 45, 1.05%; Manaus, 36, 0.84%.

Habilitação – O candidato classificado deve estar atento às etapas do processo de habilitação, que é a apresentação, pelo candidato, dos documentos exigidos no edital do PSR, comprovando os dados declarados no ato da inscrição. Esta primeira etapa irá ocorrer no período de 3 a 13 de junho, por meio remoto, na plataforma de habilitação do PSR/2022, disponível na página https://www.ufopa.edu.br/psr2022 .

Os candidatos não convocados nesta chamada devem manifestar interesse em continuar concorrendo às vagas remanescentes, no período de 3 a 17 de junho, pela página https://www.ufopa.edu.br/psr2022/login . A manifestação de interesse não garante ao candidato vaga na Ufopa.

Agendamento dos candidatos na condição de PcDs

Os candidatos nesta condição devem apresentar o laudo médico na Plataforma de Habilitação, e por ocasião da avaliação médica pericial da Ufopa, para comprovação da condição alegada. Após isso, o candidato deve agendar, por e-mail, a avaliação médica pericial, no período de 3 a 12 de junho. No e-mail devem constar o nome completo do candidato e o do curso em que se inscreveu, além do laudo anexado.

O agendamento deve ser feito no e-mail correspondente ao campus do curso escolhido, conforme listagem abaixo:

Para os cursos do Campus de Santarém: siasstapajos@ufopa.edu.br ;

Para o Campus de Óbidos: obidos@ufopa.edu.br ;

Para o Campus de Oriximiná: oriximina@ufopa.edu.br ;

Para o Campus de Itaituba: itaituba@ufopa.edu.br ;

Para o Campus de Monte Alegre: academicacmal@ufopa.edu.br ;

Para o Campus de Alenquer: alenquer@ufopa.edu.br ;

Para o Campus de Juruti: juruti@ufopa.edu.br .

Somente poderá realizar a avaliação médica pericial o candidato que tiver solicitado o agendamento nos dias especificados no edital. O período para a realização da Avaliação Médica Pericial vai de 3 a 17 de junho.

Resultado da habilitação – O resultado preliminar da habilitação deve ser divulgado até o dia 17 deste mês, sendo o período de recurso e de análise de recurso para habilitação de 20 a 21 de junho.

A data prevista para publicação do resultado final da 2ª convocação é o dia 24 de junho. Já o início das aulas do ano letivo de 2022 (2022.1) está previsto para o dia 19 de setembro de 2022.

Acompanhamento do processo pode ser feito na página da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen), dentro da aba “Processos Seletivos -> Regular” http://www.ufopa.edu.br/proen/processos-seletivos/regular/psr-unificado-2022/ .

RECOMENDAMOS

Destaque

Inscrições abertas para o Vestibular 2026 da UENP

Serão ofertadas 808 vagas na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) para ingresso nos cursos de graduação no 1º semestre do próximo ano.

Publicado

em

por

Resultado Vestibular UENP 2022

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) está com as inscrições abertas para o Vestibular UENP 2026. Serão ofertadas 808 vagas para ingresso nos cursos de graduação no 1º semestre do próximo ano.

Vestibular UENP 2026

O período de inscrições segue até 20 de setembro, exclusivamente pela internet. A taxa de inscrição é de R$ 75,00 para os cursos de licenciatura e de R$ 150,00 para os cursos de bacharelado, podendo ser paga até o último dia de inscrições.

Interessados em solicitar isenção da taxa devem seguir as orientações do edital, disponível no site do vestibular. O prazo para solicitação de isenção vai até 15 de agosto. As provas serão aplicadas nas cidades onde estão localizados os campi da Universidade: Bandeirantes, Cornélio Procópio e Jacarezinho.

Provas

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O Vestibular UENP 2026 será composto por:

  • Prova Objetiva: 60 questões, sendo 6 de cada área do conhecimento:
    • Língua Portuguesa e Literatura Brasileira
    • Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol)
    • História
    • Geografia
    • Sociologia
    • Filosofia
    • Matemática
    • Física
    • Química
    • Biologia
  • Prova de Redação: produção de um artigo de opinião, com argumentação sobre uma questão polêmica apresentada na prova.

As provas serão aplicadas no dia 2 de novembro de 2025, com início às 13h (horário de Brasília) e duração de até cinco horas. Os locais de prova abrirão às 12h e fecharão, impreterivelmente, às 12h40.

Mais informações e inscrições: www.uenp.br.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Mackenzie abre inscrições para o Vestibular 2.0

A prova será realizada em 24 de julho, e o resultado sairá no dia 1º de agosto.

Publicado

em

por

Mackenzie Campinas abre vestibular para vagas remanescentes

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) está com as inscrições abertas para o Vestibular 2.0, para os campi, Higienópolis, Campinas e Alphaville.

Vestibular Mackenzie

As inscrições vão até o dia 16 de julho de 2025 e podem ser feitas pelo site: www.mackenzie.br.

A prova será realizada em 24 de julho, e o resultado sairá no dia 1º de agosto. O período para efetuar a matrícula será até 7 de agosto de 2025.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Vestibular São Camilo – inscrições abertas!

Continue lendo

Destaque

Resultado Prouni 2025 – 2º semestre – 1ª chamada

Para os candidatos pré-selecionados, o próximo passo é comprovar as informações na instituição para a qual foi selecionado, até 18 de julho.

Publicado

em

por

Prouni 2024 - Programa Universidade para Todos

O resultado da primeira chamada do Prouni 2º semestre já está no ar. A consulta poderá ser feita no Portal Único de Acesso: acessounico.mec.gov.br/prouni. Acesse a área do candidato para visualizar a sua classificação.

Para os candidatos pré-selecionados, o próximo passo é comprovar as informações na instituição para a qual foi selecionado, até 18 de julho.

A segunda chamada sairá em 28 de julho.

Sobre o Prouni 2025/2

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Nesta edição do ProUni, o MEC está oferecendo mais de 211 mil bolsas. Desse total, 118 mil são integrais (100% gratuitas) e 93 mil parciais (gratuidade da metade do valor da mensalidade). As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil.

RECOMENDAMOS

Continue lendo