Enem 2019 - Exame Nacional do Ensino Médio

Saiu o gabarito do Enem 2019. E agora?

Quase 4 milhões de estudantes participaram das duas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano. A partir de hoje, 13, os candidatos poderão consultar o gabarito oficial e os cadernos de questões das avaliações aplicadas em 3 e 10 de novembro. Saiu o gabarito do Enem 2019. E agora?

1- Consulte o Gabarito para ter uma ideia de como você se saiu no Enem 2019

A nota do Enem não é calculada pela Teoria Clássica dos Testes (TCT), que segue o princípio de que quanto mais itens um estudante acerta, maior é o seu conhecimento. Por isso, a conferência do gabarito é só uma referência para sua performance na prova.

2- Por que o gabarito do Enem não é a minha nota?

O método TRI (Teoria de resposta ao Item) é utilizado pelo Enem desde 2009 e ele tem como base o item, não a totalidade da prova. Ou seja, acertar 50% dos itens em uma avaliação não significa que a proficiência do aluno é igual a 50%: tudo depende de quais foram os itens respondidos.

Veja aqui como é calculada a nota do Enem

3- Espere a publicação do Resultado

O resultado do Enem 2019 será publicado somente em janeiro de 2020. A data ainda não foi divulgada. Você poderá usar a sua nota para ingressar numa faculdade pelo Sisu, concorrer a uma vaga com bolsa pelo ProUni ou pedir financiamento pelo FIES.

4- Não quero esperar o resultado do Enem

Se você acha que sua nota não será suficiente para conseguir alguma vantagem, considere participar de vestibulares tradicionais. Veja no Calendário do Vestibular instituições que ainda recebe inscrições.

Se quiser uma bolsa, recomendamos o Quero Bolsa, que não exige a participação no Exame e oferece opções de desconto em mais de 1.000 instituições em todo o Brasil. Clique aqui e consulte as opções de cursos e bolsas.