Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Segunda graduação se torna tendência no Brasil

Especialista explica que profissionais que fazem este movimento têm sido bem-recebidos no mercado de trabalho

Publicado

em

Newton lança vestibular social com bolsas integrais de estudos

Cada vez mais, as pessoas estão compreendendo que a escolha de uma graduação nem sempre é definitiva, e que a possibilidade de uma revolução na carreira é real, independentemente da idade que se tenha. No Rio De Janeiro, por exemplo, entre 2014 e 2020, houve um aumento de 60% no número de pessoas matriculadas em cursos de graduação que já possuíam diploma de ensino superior. Os dados são do Censo de Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Segunda graduação

Segundo os especialistas, essa tendência de crescimento observada no Rio de Janeiro deve ser registrada em todo o país, principalmente diante do surgimento da modalidade EAD, que elimina barreiras geográficas. “Insatisfação com a primeira escolha de carreira, busca por realização pessoal ou até mesmo necessidade de se tornar um profissional mais completo são alguns dos motivos que levam as pessoas a buscarem uma segunda graduação”, analisa Carolina Salvo, especialista em carreiras do Centro Universitário Newton Paiva.

Segundo a especialista, trata-se de um movimento que tem sido bem visto no mercado. “Antigamente havia um receio de que o retorno às salas de aula da faculdade fosse visto como falta de foco da parte do profissional. Mas essa mentalidade tem se transformado. A segunda graduação é vista como uma forma de agregar bagagem e experiência, contribuindo para que a pessoa possa atuar de forma interdisciplinar no mercado de trabalho”, afirma Carolina.

Psicologia é destaque

Um dos cursos muito buscados por alunos para a segunda graduação é o de psicologia. Saulo Moraes, que é professor no Centro Universitário Newton Paiva, avalia esse movimento de forma positiva “Um dos fatores percebidos é que as pessoas mais experientes, que conhecem o mundo do trabalho e já têm um histórico profissional, têm menos chance de escolherem o curso movidas por uma idealização da profissão. O que contribui para o fortalecimento de uma visão mais profissional e realista da psicologia”, explica.

Juliana Lara, de 43 anos, é uma dessas pessoas que resolveu correr atrás desse sonho anos depois de concluir a primeira graduação. “Apesar de ter me formado em administração, sempre tive o desejo de ingressar na psicologia. Hoje, cursando o quarto período do curso na Newton Paiva, já avalio como positiva a experiência, principalmente devido ao aprendizado que a convivência com os colegas mais jovens tem proporcionado”, afirma.

Saulo destaca ainda o aumento da demanda registrada nos últimos anos. “Acredito também que estamos em um momento histórico que a psicologia tem sido mais valorizada, especialmente pelos índices de transtornos mentais em crescimento no mundo”, avalia o professor.

Notícias dos Vestibulares e Enem

Gabarito – Vestibular de Medicina Unifenas 2022/1 – Prova 23/10/21

Foi aplicada neste sábado, 23, a prova do Vestibular de Medicina da Unifenas para ingresso em 2022. A universidade liberou o gabarito.

Publicado

em

por

Unifenas prorroga inscrições para o Vestibular de Medicina Unifenas 2022

Foi aplicada neste sábado, 23, a prova do Vestibular de Medicina da Unifenas para ingresso em 2022. A universidade liberou o gabarito preliminar.

Gabarito Vestibular de Medicina Unifenas 2022/1

Clique aqui para consultar as respostas.

A lista de aprovados em 1ª chamada será publicada no dia 28 de outubro de 2021.

No Vestibular Unifenas 2022/1 são oferecidas 210 vagas, sendo 80 para o câmpus Alfenas e 130 para Belo Horizonte.

Continue lendo

Destaque

10 dicas de temas de Atualidades que podem cair no Enem 2021

O professor de Geografia do Colégio Mopi (RJ), Luiz Espírito Santo, relacionou temas da atualidade que podem ser cobrados nas provas de Ciências Humanas.

Publicado

em

por

10 dicas de temas de Atualidades que podem cair no Enem 2021

Estamos a pouco menos de um mês para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, que acontece nos dias 21 e 28 de novembro, para as versões impressa e digital.

O professor de Geografia do Colégio Mopi (RJ), Luiz Espírito Santo, relacionou temas da atualidade que podem ser cobrados nas provas de Ciências Humanas. “Nos últimos anos, as provas de Ciências Humanas do ENEM sofreram nítidas modificações. Houve um claro empobrecimento das reflexões em História, uma quantidade de questões de Filosofia acima da média na prova aplicada em 2019, assim como de Geografia na prova que foi aplicada no início de 2021, após o adiamento por conta da pandemia. No que diz respeito a possíveis atualidades a serem cobrados como questões na prova de Ciências Humanas do ENEM, entendo que há a chance de serem omitidas, uma vez que, ao que parece, houve um certo cuidado nos últimos anos para evitar temas mais contemporâneos e potencialmente polêmicos”, explica o professor Luiz.

10 dicas de temas de Atualidades – Enem 2021

Confira abaixo 10 temas da atualidade que podem ser abordados na prova do Enem 2021:

  1. O aprofundamento das desigualdades sociais durante a pandemia;
  2. Os sistemas públicos de saúde (Brasil e outros países);
  3. O paradoxo elevada produtividade e faturamento do agronegócio x aumento da insegurança alimentar no Brasil;
  4. Como os processos de Globalização aceleraram a dispersão da pandemia;
  5. Comparação entre as pandemias de gripe espanhola (1918-1920) e a atual de covid-19;
  6. Comparação entre a resistência que culminou na Revolta da Vacina (1904) e o atual negacionismo e movimento antivacina em relação à covid;
  7. Explosão da uberização no mundo com pandemia;
  8. Impactos ambientais provocados pela expansão da fronteira agrícola no Brasil;
  9. Desigualdade social expressa nas diferentes condições sanitárias nós territórios por conta da pandemias de covid;
  10. Desigualdades sociais escancaradas entre a educação pública e a privada durante a pandemias em face da necessidade de adotar o ensino remoto.

Plantão Enem

Veja aqui outras dicas e informações sobre o Enem 2021

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Inscrições abertas para o Vestibular Unicruz 2022

O Vestibular Unicruz 2022 está agendado para os dias 28, 29 e 30 de novembro e será online, podendo o inscrito escolher uma dessas datas.

Publicado

em

por

Vestibular Unicruz 2020

O Vestibular da Unicruz está agendado para os dias 28, 29 e 30 de novembro e será online, podendo o inscrito escolher um desses dias para a realização da prova.

Vestibular Unicruz 2022

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 27 de novembro pelo site www.unicruz.edu.br/ingresso

As vagas para o ingresso 2022 são para os seguintes cursos: Administração; Agronomia (diurno e noturno); Arquitetura e Urbanismo; Biomedicina; Ciência da Computação; Ciências Contábeis; Direito; Educação Física; Enfermagem; Engenharia Civil; Engenharia de Produção; Farmácia; Fisioterapia; Jornalismo; Medicina Veterinária (diurno e noturno); Pedagogia e Tecnólogo em Estética e Cosmética.

Pessoas com mais de 35 anos, profissionais que já possuem diploma de graduação, transferências de outras instituições de ensino e reingresso podem efetivar a matrícula, sem prestar Vestibular, no período de 06 a 14 de dezembro (para parcelamento do semestre em 7 vezes) e de 15 a 23 de dezembro (para parcelamento em 6 vezes).

Veja aqui outros vestibulares do RS.

Continue lendo