Destaque
SiSU 2021: confira 5 dicas para não perder oportunidades
Confira as dicas do coordenador do Poliedro Curso de Campinas, Vitor Ricci, para o estudante evitar problemas e ter sucesso no Sisu 2021.
As inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2021 estão abertas até o dia 9 de abril. Neste ano, o processo foi postergado em virtude do maior prazo para a divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. A data de divulgação dos resultados da chamada regular está prevista para 13 de abril, e durante o processo de inscrição é importante ficar muito atento. Confira abaixo as dicas do coordenador do Poliedro Curso de Campinas, Vitor Ricci, para o estudante evitar problemas ao longo do processo do Sisu 2021:
5 dicas para não perder oportunidades no Sisu 2021
1. Estude a lista de opções antes de fazer a inscrição
Conhecer quais cursos e instituições estão disponíveis no SiSU é muito importante para ser assertivo na hora da inscrição. Cada universidade adota um critério diferente de pesos para a atribuição da nota conquistada no Enem, portanto, observar quais disciplinas são mais determinantes para obter maior pontuação auxilia na estratégia de aumentar as oportunidades para admissão.
2. Acompanhe a nota de corte
É preciso controlar as expectativas neste momento, pois estar acima da nota de corte não garante a aprovação, já que ao longo do período de inscrição essa nota pode sofrer alterações. Por isso, é muito importante estar atento e acompanhá-la diariamente para saber se há chances de ser selecionado para a vaga de interesse.
3. Não tenha receio de fazer alterações de curso e instituição
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Ao longo do processo de inscrições do SiSU, é possível fazer quantas alterações de curso e faculdade o candidato julgar necessárias, caso perceba que não há chances de aprovação. Desse modo, o estudante pode ampliar suas oportunidades de ingressar em uma universidade.
Algumas instituições de ensino oferecem ferramentas para auxiliar seus estudantes ao longo do processo. O Poliedro, por exemplo, oferece o simulador P+ SiSU, recurso que permite que os alunos façam simulações em todos os cursos para conhecer os seus pesos e suas notas de corte, além de estimar a probabilidade de aprovação.
4. Fique atento ao e-mail
Parece uma dica simples, mas ela precisa ser reforçada. As instituições de ensino entrarão em contato com os aprovados para passar as orientações de matrícula por e-mail. Portanto, cheque sua caixa diariamente para evitar que alguma informação importante passe. “Se o prazo de inscrição em alguma universidade chegar ao fim, o aluno será automaticamente desclassificado e não há a possibilidade de recorrer da decisão”, explica Ricci.
5. Caso seja admitido em alguma universidade, certifique-se de que está tudo certo com a sua matrícula
Outro ponto de atenção, caso o aluno seja admitido em alguma universidade, é o prazo para efetuar a matrícula. É de extrema importância que o estudante leia todos os materiais com atenção e encaminhe a documentação no prazo adequado para não deixar de cumprir com nenhuma obrigação, sob o risco de perder a vaga.
Sobre o Sisu
O SiSU é um programa do Ministério da Educação que oferece vagas em universidades públicas por meio da análise de notas do Enem. Os candidatos podem participar gratuitamente e a seleção acontece duas vezes por ano.
Criado pelo governo federal em 2010, o SiSU é destinado a todos os estudantes que tenham feito o Enem do ano anterior, contanto que não tenham zerado a nota da redação. Neste ano, o programa também passou a disponibilizar vagas para cursos à distância.
A participação no programa traz inúmeros benefícios ao candidato, como a possibilidade de participar de diversos processos seletivos sem a necessidade de realizar novas provas; a chance de, por até três dias, verificar o andamento de sua nota para conferir se há probabilidade de admissão no curso, e escolher outro, caso esteja com receio; a valorização do sistema de cotas raciais, com vagas que variam de acordo com a instituição; e o processo de inscrição totalmente virtual e simplificado, evitando burocracias.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Prorrogadas até 14 de outubro as inscrições para Vestibular Unificado UFSC e demais processos seletivos
O Vestibular Unificado oferece cerca de 6.700 vagas distribuídas em 200 cursos de graduação, nas três instituições.
Foi prorrogado até a próxima segunda-feira, 14 de outubro, o prazo de inscrições para o Vestibular Unificado 2025, promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e Instituto Federal Catarinense (IFC). Também foi adiado para a mesma data o encerramentos do prazo para os vestibulares dos cursos de Letras-Libras (UFSC) e Pedagogia Bilíngue – Libras Português (IFSC); Educação do Campo (UFSC) e Pedagogia com ênfase em Educação do Campo (IFC); e para os processos seletivos Vagas Suplementares para Indígenas e Quilombolas (UFSC) e História EaD (UFSC).
O pagamento da taxa de inscrição poderá ser realizado até a terça-feira, 15 de outubro.
O Vestibular Unificado oferece cerca de 6.700 vagas distribuídas em 200 cursos de graduação, nas três instituições. As opções de cursos estão disponíveis em 34 municípios catarinenses. A UFSC oferecerá 4.525 vagas, o IFSC terá 1.268 vagas selecionadas pelo Vestibular e o IFC contará com 933 vagas.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Os candidatos devem acessar o site vestibularunificado2025.ufsc.br para realizar a inscrição, cuja taxa é R$ 182. As provas serão realizadas nos dias 7 e 8 de dezembro.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Vestibular de Medicina da UNICID encerra inscrições em 15/10
Inscreva-se para o Tradicional de Medicina da UNICID e estude em uma das Universidades mais prestigiadas e valorizadas do país, nota 4 no conceito Enade, além dos benefícios e financiamentos exclusivos! São oferecidas 276 vagas para ingresso no 1º semestre de 2025, sendo 200 por meio do vestibular, 50 por meio do processo seletivo com uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e 26 para os portadores de diploma (2ª graduação).
Vestibular de Medicina UNICID
A prova do vestibular está marcada para o dia 20 de outubro e será aplicada no Campus Villa Lobos – Avenida Imperatriz Leopoldina, 550 – São Paulo – SP
As inscrições podem ser feitas até 15 de Outubro de 2024, às 20h, por meio do site: www.unicid.edu.br
Processo Seletivo ENEM
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
O Processo Seletivo Vestibular ENEM, para ingresso no curso de graduação em Medicina da Universidade Cidade de São Paulo – 2025, destina-se a candidatos que possuam o certificado de conclusão do ensino médio ou que comprovem a conclusão até 31 de dezembro de 2024.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Vestibular de Medicina da Unifenas segue com inscrições abertas até 21/10
São oferecidas 210 vagas, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte.
As inscrições para o Vestibular de Medicina da Unifenas – 1º semestre de 2025 estão abertas até o dia 21 de outubro. Os interessados em ingressar no curso que é oferecido em Alfenas e em Belo Horizonte encontram 4 formas de ingresso:
1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2023) – sem prova – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
2- Prova Tradicional – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2023) – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2023) – vagas em Alfenas e Belo Horizonte (maior possibilidade de ingresso!)
VESTIBULAR DE MEDICINA UNIFENAS
As inscrições podem ser feitas por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.
São oferecidas 210 vagas, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte.
PROVAS
As provas estão marcadas para o dia 26 de outubro de 2024 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Brasília/DF, Campinas/SP, Goiânia/GO, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP, Uberlândia/MG e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha. O local escolhido para a realização das provas do vestibular independe da cidade em que o curso será ministrado.