Destaque
Temas que podem cair na redação do Enem 2020
As provas impressas serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e a versão digital nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Quais os temas que podem cair na redação do Enem 2020 – 17 de janeiro de 2021? Uma das grandes preocupações dos estudantes na hora de prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou qualquer vestibular é a redação. Muitos têm medo em não saber argumentar sobre o tema e não conseguir propor uma solução ao problema apresentado. A redação exige reflexão de forma clara e coerente por parte do candidato, que para isso precisa estar bem informado sobre os mais variados assuntos.
4 temas sobre meio ambiente que podem cair na redação do Enem 2020
Historicamente, a redação do Enem costuma abordar temas que influenciam de alguma maneira a sociedade, focando principalmente em problemas que buscam soluções. Em 2019, o tema foi a democratização do acesso ao cinema no Brasil, que permitia ao candidato abordar questões como o acesso da população ao cinema, a relação do preço dos ingressos com a economia e o lazer como um direito humano.
Para o Enem deste ano, porém, são grandes as chances de um tema ambiental na redação. “Esse foi um ano em que as temáticas ligadas a meio ambiente e sustentabilidade estiveram presentes de maneira muito ativa no dia a dia da população, a começar pela pandemia do novo coronavírus, cuja origem está diretamente ligada à forma como lidamos com a natureza, além de ter gerado mudanças de paradigmas importantes”, comenta a coordenadora de Comunicação da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Melissa Barbosa.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Veja a seguir alguns temas ambientais que podem cair no Enem deste ano.
Pantanal
Em 2020, o Pantanal recebeu atenção do mundo todo em razão dos incêndios que queimaram partes extensas do bioma e mataram milhares de animais. “A intensidade e a quantidade de áreas queimadas foram muito grandes. Ainda que o fogo já esteja sob controle, temos que pensar agora nas espécies de animais que, com seu habitat destruído, não têm mais fontes seguras de alimento”, comenta o membro da Rede de Especialista em Conservação da Natureza (RECN) e diretor executivo do Instituto SOS Pantanal, Felipe Dias.
Impacto do isolamento social na saúde da população
A pandemia e o isolamento social mudaram radicalmente os hábitos das pessoas, impactando inclusive a sua saúde. Um estudo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) publicado pela revista científica The Lancet mostrou que os casos de depressão aumentaram 90% entre os meses de março e abril, no começo da pandemia, enquanto a quantidade de pessoas que relataram sintomas de crise de ansiedade e estresse agudo mais que duplicou. Muitos fatores influenciam esse resultado, um deles é a falta de contato das pessoas com a natureza. Estudos já comprovaram que o ar livre e os ambientes naturais ajudam na redução do cortisol (hormônio do estresse), da frequência cardíaca e da pressão arterial, além de contribuir para reduzir os sintomas da ansiedade e da depressão.
Década do Oceano
O ano de 2021 marca o início da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, criada para ampliar a cooperação internacional em pesquisas relacionadas à preservação do Oceano e a seu desenvolvimento sustentável. Trata-se de mais um esforço da Organização das Nações Unidas (ONU) para trazer à tona as temáticas ambientais, que podem ainda ser relacionadas com eventos como a Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs). Na pauta, o candidato pode abordar de que forma o ambiente marinho está relacionado com a economia, o bem-estar social, à mitigação das mudanças climáticas e a cultura de povos tradicionais em todo o país. Estudos como o Relatório Mundial sobre a Ciência Oceânica da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o Relatório do Painel de Alto Nível para a Economia Sustentável do Oceano são boas opções de leituras para entender melhor esse assunto.
Cidades sustentáveis
As mudanças climáticas decorrentes do aquecimento global vêm gerando impactos significativos sobre a sociedade, como alterações no regime de chuvas. Com isso, muitas cidades ao redor do mundo têm construído estratégias de mitigação e adaptação a essas mudanças, para evitar ou reduzir, por exemplo, que sua infraestrutura seja sobrecarregada por grandes volumes de água concentrados em curtos espaços de tempo. As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro são exemplos de cidades que sofrem constantemente com esses problemas Caso a redação do Enem deste ano se relacione com essa problemática, o candidato pode trazer no texto conceitos como o de cidades-esponjas, que utilizações utilizam Soluções Baseadas na Natureza (SBN) como estratégia para absorver uma quantidade maior de água da chuva e, assim, evitar enchentes e inundações que causam danos à infraestrutura urbana e impactam a vida de diversas pessoas, principalmente as mais vulneráveis.
Sobre a Fundação Grupo Boticário
Com 30 anos de história, a Fundação Grupo Boticário é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para proteger a natureza brasileira. A instituição atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e em políticas públicas e apoia ações que aproximem diferentes atores e mecanismos em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos. Protege duas áreas de Mata Atlântica e Cerrado – os biomas mais ameaçados do Brasil –, somando 11 mil hectares, o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera. Com mais de 1,2 milhão de seguidores nas redes sociais, busca também aproximar a natureza do cotidiano das pessoas. A Fundação é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
UERJ abre inscrições para o 2º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2026
Podem se candidatar, até o dia 4 de agosto, aqueles que tenham concluído ou estejam cursando o último ano do ensino médio

Começa nesta quinta-feira (10) o período de inscrições para o 2º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2026. É uma nova chance para quem pretende participar do processo seletivo dos cursos de graduação da Uerj e não fez o 1º Exame, ou não conquistou o conceito desejado.
Vestibular Uerj 2026
Podem se candidatar, até o dia 4 de agosto, aqueles que tenham concluído ou estejam cursando o último ano do ensino médio, pelo site do Vestibular Uerj – https://www.vestibular.uerj.br/. A taxa, no valor de R$ 90,00, deve ser paga até o dia 5 de agosto.
A prova está marcada para o dia 31 de agosto de 2025 e deverá manter a mesma lógica dos exames anteriores de qualificação, de acordo com a diretora do Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea) da Uerj, Marcia Gonçalves. Ela orienta que os candidatos estudem pelas provas anteriores e visitem a Revista Eletrônica do Vestibular, onde podem ser conferidas questões com os gabaritos comentados. “Além de se dedicar aos conteúdos específicos das matérias básicas do Ensino Médio, o candidato deve estar atento ao mundo, exercendo um olhar crítico para os acontecimentos contemporâneos”, alerta.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Processo seletivo de transferência para o curso de Medicina da ENIAC está aberto
O processo é voltado a alunos que desejam dar continuidade à sua formação médica em uma instituição com infraestrutura de ponta e ensino inovador.

O Centro Universitário de Excelência ENIAC recebe inscrições para o processo seletivo de transferência externa para o curso de Medicina, com ingresso previsto para o segundo semestre de 2025. Estudantes matriculados em cursos de Medicina de outras Instituições de Ensino Superior (IES), reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), podem participar.
O edital contempla o ingresso nos 2º e 3º semestres do curso. O processo é voltado a alunos que desejam dar continuidade à sua formação médica em uma instituição com infraestrutura de ponta e ensino inovador.
Formas de ingresso
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A seleção se dá por análise curricular, com base nos seguintes critérios:
- Compatibilidade de conteúdo programático e carga horária das disciplinas já cursadas;
- Desempenho acadêmico do candidato.
Caso haja disciplinas reprovadas, o estudante poderá ser enquadrado em regime de dependência (DP). Se houver reprovação em mais de duas disciplinas equivalentes, o ingresso será obrigatoriamente no primeiro semestre do curso.
Inscrições
Os interessados devem:
- Realizar cadastro na página oficial do curso de Medicina do ENIAC;
- Anexar a documentação exigida:
- Histórico escolar atualizado;
- Programas das disciplinas cursadas;
- Efetuar o pagamento da taxa de análise curricular no valor de R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais).
Após a confirmação do pagamento e o envio completo da documentação, o resultado da análise será divulgado ao candidato em até 72 horas.
Prazos e vigência
O edital entrou em vigor em 24 de março de 2025 e as inscrições permanecem abertas enquanto houver vagas disponíveis para o segundo semestre letivo.
Para mais informações e inscrições, acesse: https://eniac.edu.br/medicina
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Inscrições abertas para o Vestibular 2026 da UENP
Serão ofertadas 808 vagas na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) para ingresso nos cursos de graduação no 1º semestre do próximo ano.

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) está com as inscrições abertas para o Vestibular UENP 2026. Serão ofertadas 808 vagas para ingresso nos cursos de graduação no 1º semestre do próximo ano.
Vestibular UENP 2026
O período de inscrições segue até 20 de setembro, exclusivamente pela internet. A taxa de inscrição é de R$ 75,00 para os cursos de licenciatura e de R$ 150,00 para os cursos de bacharelado, podendo ser paga até o último dia de inscrições.
Interessados em solicitar isenção da taxa devem seguir as orientações do edital, disponível no site do vestibular. O prazo para solicitação de isenção vai até 15 de agosto. As provas serão aplicadas nas cidades onde estão localizados os campi da Universidade: Bandeirantes, Cornélio Procópio e Jacarezinho.
Provas
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
O Vestibular UENP 2026 será composto por:
- Prova Objetiva: 60 questões, sendo 6 de cada área do conhecimento:
- Língua Portuguesa e Literatura Brasileira
- Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol)
- História
- Geografia
- Sociologia
- Filosofia
- Matemática
- Física
- Química
- Biologia
- Prova de Redação: produção de um artigo de opinião, com argumentação sobre uma questão polêmica apresentada na prova.
As provas serão aplicadas no dia 2 de novembro de 2025, com início às 13h (horário de Brasília) e duração de até cinco horas. Os locais de prova abrirão às 12h e fecharão, impreterivelmente, às 12h40.
Mais informações e inscrições: www.uenp.br.