Notícias dos Vestibulares e Enem
Três aprovados em medicina dão dicas infalíveis para quem está prestando vestibular
Rotinas de estudo, descanso e entretenimento são fundamentais para quem quer entrar na faculdade em 2021
Entrar em uma faculdade de Medicina é o sonho de muitos vestibulandos. Há muitos anos, o curso figura entre os mais concorridos do Brasil em quase todas as universidades. No Concurso Vestibular da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) 2021, por exemplo, Medicina ocupa as três primeiras posições no ranking dos cursos mais disputados. Quem quiser estudar lá, precisa enfrentar uma concorrência de 154,6 candidatos por vaga. Este ano, além de todo o desgaste com as rotinas de estudo, os candidatos precisam lidar ainda com a pressão emocional de participar de um processo seletivo tão importante em meio à pandemia do novo coronavírus. Para facilitar o caminho de quem ainda busca a aprovação, três estudantes do Curso Positivo aprovados em vestibulares para Medicina dão dicas valiosas.
Dicas infalíveis para quem está prestando vestibular
Organize sua rotina
Pedro Henrique Plocharski tem 18 anos e, em 2020, foi aprovado para Medicina três vezes: na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e na Universidade de São Paulo (USP). “Algo que eu fiz enquanto vestibulando e que me ajudou muito para conseguir a aprovação foi a organização. No cursinho há muito a se fazer e, sem organizar sua agenda, as chances de não dar tempo de fazer tudo e de não sobrar tempo suficiente para descansar são bem grandes”, adverte.
Cuide da saúde mental
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Para a estudante de Medicina Larissa Helena Tissi, 21, um dos maiores desafios enquanto vestibulanda foi lidar com a própria saúde mental. “Nos primeiros anos de cursinho, eu era uma vestibulanda ansiosa que, na metade do ano, já estava esgotada física e mentalmente. Na minha cabeça, o ano já estava perdido e eu não aguentaria estudar no mesmo ritmo até o vestibular”, conta. Depois de algumas provas, no entanto, ela passou a entender que ninguém consegue manter um ritmo acelerado de estudo ao longo de todo o ano e que, por isso, precisava ser mais paciente consigo.
Hoje, depois de ser aprovada na UFPR e nas Faculdades Pequeno Príncipe (FPP), ela diz entender que a aprovação não depende apenas do estudo, mas também de controlar a ansiedade – tanto na hora da prova quanto durante a preparação. “Faça academia, dança, yoga ou algo que alivie sua tensão; saia com os amigos e família; tire um tempo para assistir a um filme ou ficar sem fazer nada; trabalhe seu pensamento e tente equilibrar suas atividades do dia a dia. Estude muito, mas cuide muito de você também”, ensina.
Plocharski dá uma dica parecida e diz que é muito importante conviver com amigos e colegas que também estejam estudando para entrar na universidade. “Ter alguém que te entende e que passa pelo mesmo que você é importante para percebermos que não estamos sozinhos nessa jornada e que juntos somos mais fortes, porque um incentiva o outro a continuar, mesmo diante de dificuldades” diz.
Foco nos objetivos
Quando se tem um objetivo claro fica mais fácil alcançar bons resultados. Matheus Von Jelita Salina, 17, foi aprovado este ano na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e na Universidade Positivo (UP), e relata que visualizar onde quer chegar é uma das técnicas que mais o ajudam. “Tento trabalhar sempre nesses objetivos de alguma forma. Ou seja, quando eu não estava em aula ou estudando, estava sempre forçando minha memória com assuntos aleatórios e checando se eu havia compreendido tudo, explicando de novo para mim mesmo”, detalha.
Ele conta que escolhia jogos como o do WeJoy para ajudar na memorização dos conteúdos e que buscava estar sempre com o Memorex em mãos. “Estar em casa, como estamos devido à pandemia, pode gerar procrastinação, então minha ideia era transformar esses momentos em lazer com algum fundamento nos conteúdos, com jogos de pergunta e resposta, por exemplo”.
Não fuja das matérias complexas e não desista
Fazer uma boa prova, principalmente quando o curso desejado é muito concorrido, depende de alcançar pontuações elevadas em muitas disciplinas. Para isso, a dica de Larissa é não fugir daquelas com as quais não se tem afinidade, algo muito comum entre estudantes de todas as idades. “Comprometa-se a estudar com afinco as matérias que você não gosta e as quais tem dificuldade. Evoluir nesses assuntos é fundamental para aumentar sua pontuação, afinal, ninguém passa no vestibular estudando só aquilo que gosta”, alerta.
Outra boa dica é aprender com as próprias falhas e ter resiliência. Passar em concursos concorridos é um processo que pode levar tempo. “Sempre devemos usar nossos erros como uma fonte de aprendizado. Pergunte-se por que você errou determinada questão, se foi falta de conteúdo ou erro de interpretação, por exemplo. Assim, é possível saber no que é preciso melhorar, o que te torna cada vez mais preparado”, arremata Plocharski.
Pense na redação com carinho
Uma das partes mais fundamentais de qualquer vestibular é a redação. Essa etapa costuma valer muitos pontos e pode fazer toda a diferença na hora da aprovação. Então é bom pensar nela com carinho e preparar-se de verdade para não desperdiçar nenhum ponto. “Conheça o estilo de cobrança de cada prova, mas não se esqueça de que ter conteúdo é tão importante quanto saber a estrutura. Busque impressionar o corretor; use e relacione ideias de filósofos, sociólogos, físicos, e outros, em vez de colocar apenas frases prontas e clichês. Uma ideia é fazer referência a músicas, livros e ao cinema. Seja criativo”, finaliza Larrisa.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Vestibular de Medicina da Unifenas segue com inscrições abertas até 21/10
São oferecidas 210 vagas, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte.
As inscrições para o Vestibular de Medicina da Unifenas – 1º semestre de 2025 estão abertas até o dia 21 de outubro. Os interessados em ingressar no curso que é oferecido em Alfenas e em Belo Horizonte encontram 4 formas de ingresso:
1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2023) – sem prova – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
2- Prova Tradicional – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2023) – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2023) – vagas em Alfenas e Belo Horizonte (maior possibilidade de ingresso!)
VESTIBULAR DE MEDICINA UNIFENAS
As inscrições podem ser feitas por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.
São oferecidas 210 vagas, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte.
PROVAS
As provas estão marcadas para o dia 26 de outubro de 2024 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Brasília/DF, Campinas/SP, Goiânia/GO, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP, Uberlândia/MG e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha. O local escolhido para a realização das provas do vestibular independe da cidade em que o curso será ministrado.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Administração: curso da PUC-SP une formação diferenciada e desenvolvimento social
Atividades do Time PUC-SP Enactus permitem ao estudante a aplicação prática dos conceitos teóricos
Integrar o Time PUC-SP Enactus possibilita aos estudantes a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, promovendo um aprendizado ativo e engajado.
A Enactus é uma organização global, sem fins lucrativos, presente em 33 países e que reúne estudantes, acadêmicos e líderes empresariais com o propósito de desenvolver projetos sociais e empreendimentos sustentáveis que gerem impacto positivo na comunidade. A entidade conta com atividades que envolvem a criação e implementação de projetos, que visam resolver problemas sociais e econômicos, desenvolvendo competências empreendedoras, e de liderança que são fundamentais para o sucesso profissional.
“Os benefícios de participar do TIME PUC-SP Enactus vão além da aplicação prática dos conceitos teóricos. Os alunos têm acesso a um ambiente colaborativo que estimula a troca de ideias e experiências com colegas de diferentes áreas e formações, ampliando sua rede de contatos e construindo relacionamentos valiosos para o futuro profissional. Participar de competições regionais e nacionais oferece uma vivência única, onde os discentes podem apresentar suas iniciativas a um público amplo, desenvolvendo suas habilidades de comunicação e argumentação. Ao resolver na prática problemas reais de comunidades vulneráveis, os alunos não apenas transformam a vida das pessoas impactadas, mas também se tornam profissionais diferenciados, altamente valorizados no mercado de trabalho. A combinação de habilidades técnicas com competências sociais e empreendedoras torna os graduados da PUC-SP mais competitivos e preparados para liderar em um mundo em constante mudança”, explica o prof. João Pinheiro de Barros Neto, conselheiro do Time Enactus da PUC-SP.
Dessa forma, o curso de Administração da PUC-SP, por meio da participação de atividades diversas como o TIME PUC-SP Enactus, oferece uma formação diferenciada que une teoria e prática, preparando seus alunos para os desafios do mercado de trabalho enquanto promove o desenvolvimento social. Essa experiência além de enriquecer o currículo dos estudantes, potencializa suas habilidades e contribui para a formação de profissionais comprometidos com a transformação social.
Para a profª Valdenise Leziér Martyniuk, coordenadora do curso, o diferencial da graduação em Administração da PUC-SP é uma combinação de diversos fatores. “Cursar Administração nos dias de hoje abre caminhos para atuação em uma grande variedade de organizações, seja quanto ao porte, setor ou ramo de atividade, capacitando para gerir empresas com ou sem fins lucrativos, ONGs, startups, órgãos públicos. Por isso, a formação combina conteúdos interdisciplinares com o aprofundamento do conhecimento e da prática nas áreas próprias do fazer administrativo: gestão de operações, finanças, marketing, de pessoas e estratégica.”.
A docente afirma ainda que tão importante quanto os conteúdos são os modos de aprendizagem, que conta com práticas na universidade, em laboratório e em situações reais, com o uso de metodologias ativas e agregando a realização de práticas extensionistas no fazer dos estudantes junto a organizações, pessoas e a comunidade em geral. “Os estudos realizados produzem diagnósticos, projetos, serviços e disseminação de conhecimento, expandindo o saber para o social e rompendo com os muros da universidade em direção a produzir benfeitorias desde o momento da formação do bacharel”.
Para além da formação curricular, da prática e da extensão, diversas atividades geram oportunidades de construção de networking e estabelecimento de conexões, tais como a Consultoria Puc Jr. – maior empresa júnior do país, a realização de intercâmbios com o apoio da ARII – Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais e, na esteira da pesquisa, a realização de projetos de iniciação científica pelos alunos do curso, que é bastante estimulada.
O curso de Administração da PUC-SP oferece uma formação generalista que aprofunda os estudos e práticas específicos do conhecimento no seu desenvolvimento, promovendo uma grande transformação do estudante em construção, capacitando-o para a autonomia de decisões no cenário tão complexo da contemporaneidade, e levando-o a uma contribuição social de valor.
Mestrando e formado em Administração pela PUC-SP, o consultor de projetos de inovação em logística, Luiz Gustavo Peixoto, acredita que a participação na Enactus foi fundamental para desenvolver um forte senso de propósito, além de habilidades essenciais como liderança, autocontrole, empatia e autoconhecimento.
“Acredito profundamente em um modelo econômico que vá além do lucro, focando no impacto positivo que podemos gerar para o planeta e para a sociedade. O empreendedorismo social tem o poder de transformar a forma como empresas e comunidades se relacionam. A Enactus me proporcionou uma visão clara de um modelo economicamente viável, onde a prática de liderança e o engajamento comunitário são essenciais. Hoje, sinto que sou um líder fortalecido, com uma perspectiva ampliada sobre os temas de ESG e negócios. Estou convencido de que, assim como a Enactus abriu horizontes para mim, pode fazer o mesmo na vida de muitos jovens, contribuindo significativamente para o fortalecimento da sociedade e dos alunos que dela faz parte”.
Para a estudante de Relações Internacionais Beatriz Bertini Pires, atual membro do Time PUC-SP Enactus, a participação na equipe foi essencial na sua trajetória universitária. “Entrei no time no meu primeiro semestre da faculdade e agora, quase dois anos depois, posso dizer que a Enactus desempenhou um papel fundamental na minha trajetória dentro da PUC-SP. Durante esse tempo passei por diferentes cargos, desenvolvi habilidades novas, aprendi a gerir um time nas mais diversas adversidades, fiz grandes amizades e acima de tudo pude colaborar para construir projetos sociais que buscam mudar a realidade de muitas pessoas. Sou muito grata à Enactus PUC-SP por me proporcionar essas experiências e me dar esse lugar de atuação na universidade”.
Vestibular 2025
As inscrições para o Vestibular de Verão 2025 estão abertas, clique aqui.
Saiba mais sobre o curso de Administração.
Notícias dos Vestibulares e Enem
Últimos dias de inscrição para o Vestibular 2025.1 da Uece
As provas da primeira fase acontecerão no dia 17 de novembro de 2024.
A Universidade Estadual do Ceará (Uece), por intermédio da Comissão Executiva do Vestibular (CEV), informa que seguem abertas até o dia 11 de outubro, as inscrições para o Vestibular 2025.1. Os interessados devem realizar a inscrição exclusivamente pela internet, no site www.cev.uece.br.
As provas da primeira fase acontecerão no dia 17 de novembro de 2024. Já as provas da segunda fase serão realizadas nos dias 15 e 16 de dezembro, domingo e segunda-feira, respectivamente.
Estão sendo ofertadas 2.850 vagas, das quais 1.274 são para os cursos de Fortaleza e 1.576 vagas para os cursos das Unidades da Uece no interior do estado, localizadas nos municípios de Quixadá, Limoeiro do Norte, Itapipoca, Iguatu, Crateús, Tauá, Mombaça, Aracati, Canindé e Quixeramobim.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
As inscrições e o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) poderão ser gerados até às 17h do dia 11 de outubro. O DAE tem vencimento para o dia 14 de outubro de 2024, data final em que o candidato deverá realizar o pagamento. A taxa de inscrição, no valor de R$ 160 (valor para pagamento integral), poderá ser paga na rede bancária ou nos estabelecimentos credenciados.
No ato da inscrição, o candidato deve indicar curso e a Língua Estrangeira (Inglês, Francês ou Espanhol) de sua escolha. As provas da 1ª fase são sobre Conhecimentos Gerais, de múltipla escolha, composta pelas três áreas de conhecimentos: Ciências Humanas: Filosofia, Geografia, História e Sociologia; Ciências da Natureza e Matemática: Biologia, Física, Matemática e Química; Linguagens e Códigos: Educação Física, Língua Estrangeira (Espanhol, Francês ou Inglês) e Língua Portuguesa.
A 2ª fase é composta por quatro provas, sendo uma de Redação e três Específicas, de acordo com o curso de opção do candidato que ocorrerá nos dias 15 e 16 de dezembro (domingo e segunda-feira, respectivamente.
A Uece destina, pelo sistema de cotas, o percentual de 50% de suas vagas para os estudantes que satisfizerem, simultaneamente as seguintes condições: I. ter concluído os três anos do ensino médio regular em escolas públicas municipais, estaduais ou federais localizadas no Estado do Ceará; e II. ser economicamente carente, ou seja, oriundo de família com renda mensal bruta igual ou inferior a 1,5 (um e meio) salário-mínimo per capita.