Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Três aprovados em medicina dão dicas infalíveis para quem está prestando vestibular

Rotinas de estudo, descanso e entretenimento são fundamentais para quem quer entrar na faculdade em 2021

Publicado

em

três estudantes do Curso Positivo aprovados em vestibulares para Medicina dão dicas valiosas.

Entrar em uma faculdade de Medicina é o sonho de muitos vestibulandos. Há muitos anos, o curso figura entre os mais concorridos do Brasil em quase todas as universidades. No Concurso Vestibular da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) 2021, por exemplo, Medicina ocupa as três primeiras posições no ranking dos cursos mais disputados. Quem quiser estudar lá, precisa enfrentar uma concorrência de 154,6 candidatos por vaga. Este ano, além de todo o desgaste com as rotinas de estudo, os candidatos precisam lidar ainda com a pressão emocional de participar de um processo seletivo tão importante em meio à pandemia do novo coronavírus. Para facilitar o caminho de quem ainda busca a aprovação, três estudantes do Curso Positivo aprovados em vestibulares para Medicina dão dicas valiosas.

Dicas infalíveis para quem está prestando vestibular

Organize sua rotina

Pedro Henrique Plocharski tem 18 anos e, em 2020, foi aprovado para Medicina três vezes: na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e na Universidade de São Paulo (USP). “Algo que eu fiz enquanto vestibulando e que me ajudou muito para conseguir a aprovação foi a organização. No cursinho há muito a se fazer e, sem organizar sua agenda, as chances de não dar tempo de fazer tudo e de não sobrar tempo suficiente para descansar são bem grandes”, adverte.

três estudantes do Curso Positivo aprovados em vestibulares para Medicina dão dicas valiosas.

Pedro Henrique Plocharski foi aprovado em Medicina na UFSC, UFPR e USP (Foto: Divulgação)

Cuide da saúde mental

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Para a estudante de Medicina Larissa Helena Tissi, 21, um dos maiores desafios enquanto vestibulanda foi lidar com a própria saúde mental. “Nos primeiros anos de cursinho, eu era uma vestibulanda ansiosa que, na metade do ano, já estava esgotada física e mentalmente. Na minha cabeça, o ano já estava perdido e eu não aguentaria estudar no mesmo ritmo até o vestibular”, conta. Depois de algumas provas, no entanto, ela passou a entender que ninguém consegue manter um ritmo acelerado de estudo ao longo de todo o ano e que, por isso, precisava ser mais paciente consigo.

Hoje, depois de ser aprovada na UFPR e nas Faculdades Pequeno Príncipe (FPP), ela diz entender que a aprovação não depende apenas do estudo, mas também de controlar a ansiedade – tanto na hora da prova quanto durante a preparação. “Faça academia, dança, yoga ou algo que alivie sua tensão; saia com os amigos e família; tire um tempo para assistir a um filme ou ficar sem fazer nada; trabalhe seu pensamento e tente equilibrar suas atividades do dia a dia. Estude muito, mas cuide muito de você também”, ensina.

Plocharski dá uma dica parecida e diz que é muito importante conviver com amigos e colegas que também estejam estudando para entrar na universidade. “Ter alguém que te entende e que passa pelo mesmo que você é importante para percebermos que não estamos sozinhos nessa jornada e que juntos somos mais fortes, porque um incentiva o outro a continuar, mesmo diante de dificuldades” diz.

Foco nos objetivos

Quando se tem um objetivo claro fica mais fácil alcançar bons resultados. Matheus Von Jelita Salina, 17, foi aprovado este ano na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e na Universidade Positivo (UP), e relata que visualizar onde quer chegar é uma das técnicas que mais o ajudam. “Tento trabalhar sempre nesses objetivos de alguma forma. Ou seja, quando eu não estava em aula ou estudando, estava sempre forçando minha memória com assuntos aleatórios e checando se eu havia compreendido tudo, explicando de novo para mim mesmo”, detalha.

Ele conta que escolhia jogos como o do WeJoy para ajudar na memorização dos conteúdos e que buscava estar sempre com o Memorex em mãos. “Estar em casa, como estamos devido à pandemia, pode gerar procrastinação, então minha ideia era transformar esses momentos em lazer com algum fundamento nos conteúdos, com jogos de pergunta e resposta, por exemplo”.

Não fuja das matérias complexas e não desista

Fazer uma boa prova, principalmente quando o curso desejado é muito concorrido, depende de alcançar pontuações elevadas em muitas disciplinas. Para isso, a dica de Larissa é não fugir daquelas com as quais não se tem afinidade, algo muito comum entre estudantes de todas as idades. “Comprometa-se a estudar com afinco as matérias que você não gosta e as quais tem dificuldade. Evoluir nesses assuntos é fundamental para aumentar sua pontuação, afinal, ninguém passa no vestibular estudando só aquilo que gosta”, alerta.

Outra boa dica é aprender com as próprias falhas e ter resiliência. Passar em concursos concorridos é um processo que pode levar tempo. “Sempre devemos usar nossos erros como uma fonte de aprendizado. Pergunte-se por que você errou determinada questão, se foi falta de conteúdo ou erro de interpretação, por exemplo. Assim, é possível saber no que é preciso melhorar, o que te torna cada vez mais preparado”, arremata Plocharski.

Pense na redação com carinho

Uma das partes mais fundamentais de qualquer vestibular é a redação. Essa etapa costuma valer muitos pontos e pode fazer toda a diferença na hora da aprovação. Então é bom pensar nela com carinho e preparar-se de verdade para não desperdiçar nenhum ponto. “Conheça o estilo de cobrança de cada prova, mas não se esqueça de que ter conteúdo é tão importante quanto saber a estrutura. Busque impressionar o corretor; use e relacione ideias de filósofos, sociólogos, físicos, e outros, em vez de colocar apenas frases prontas e clichês. Uma ideia é fazer referência a músicas, livros e ao cinema. Seja criativo”, finaliza Larrisa.

Notícias dos Vestibulares e Enem

Uesb divulga os três filmes selecionados para o Vestibular 2025

Além dos filmes, o Vestibular Uesb 2025 contará com três livros entre os conteúdos cobrados.

Publicado

em

por

Vestibular Uesb - vagas sisu

A sessão vai começar! Unindo educação e cinema, o Vestibular Uesb seleciona, tradicionalmente, três filmes para fazer parte dos conteúdos cobrados em suas provas. Em sua 19ª edição, o projeto “Cinema: Eis a Questão”, organizado pelo Programa Janela Indiscreta Cinema e Audiovisual, selecionou três obras para a edição de 2025 do processo seletivo. Foram selecionados “Branco Sai, Preto Fica”, “Café com Canela” e “Travessia”, todos filmes nacionais e disponíveis, gratuitamente, para acesso pela internet.

Com direção de Adirley Queirós, “Branco Sai, Preto Fica” é ambientado na periferia de Brasília. A história mescla ficção e documentário para abordar um evento real ocorrido na década de 1980 em Ceilândia, cidade satélite de Brasília. A trama se concentra em um baile de black music que foi violentamente interrompido por uma ação policial, deixando diversos feridos. Lançado em 2015, o filme está disponível no Itaú Cultural Play.

Para o segundo filme escolhido, a gente viaja até o Recôncavo da Bahia. Com direção de Ary Rosa e Glenda Nicácio, “Café com Canela” narra o reencontro de Margarida e Violeta: a primeira, em São Félix, isolada pela dor da perda do filho; e a segunda, seguindo sua vida em Cachoeira, entre adversidades do dia a dia e traumas do passado. A produção baiana foi lançada em 2017 e também está disponível no Itaú Cultural Play.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Por fim, os vestibulandos irão conhecer o documentário “Travessia”, lançado em 2017 e dirigido por Safira Moreira. A partir de uma fotografia retirada de um álbum antigo de uma família branca, o filme lança um olhar sobre a presença da imagem de uma mulher negra. A obra é um resgate poético da representação negra brasileira e está disponível no canal da própria diretora no Vimeo.

Além dos filmes, o Vestibular Uesb 2025 contará com três livros entre os conteúdos cobrados. Outras informações serão divulgadas em breve. Acompanhe todas as novidades do processo seletivo pelo site do Vestibular e pelos canais oficiais da Uesb no Instagram e no WhatsApp.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Último dia de inscrições gratuitas para Prouni de 2024

O Prouni oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas. 

Publicado

em

por

Prouni 2024 - Programa Universidade para Todos

As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) para o segundo semestre de 2024 terminam nesta sexta-feira (26).

Criado em 2004, o programa federal oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas.

O Prouni ocorre duas vezes ao ano. Na segunda edição deste ano, Ministério da Educação oferece 243.850 bolsas – sendo 170.319 integrais (100%) e 73.531 parciais (50%) – distribuídas em 367 cursos de 901 instituições participantes do programa.

Site falso

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

As inscrições devem ser feitas online, exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, com login e senha cadastrados no portal de serviços digitais do governo federal.

Nesta quarta-feira, o Ministério da Educação publicou nota em que reforça que as inscrições no Prouni são gratuitas. As afirmações foram feitas após um site falso para inscrições no processo seletivo ser retirado do ar, na manhã desta quarta-feira. A página fake tinha a mesma identidade visual da página oficial para induzir o internauta a erro e ainda cobrava taxa ilegal de inscritos de R$ 100.

No momento da inscrição, os candidatos devem informar endereço de e-mail  e número de telefone válidos; preencher dados cadastrais próprios e referentes ao grupo familiar; e selecionar, por ordem de preferência, até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência entre as disponíveis, conforme a renda familiar bruta mensal per capita do estudante.

Critérios

Para concorrer à bolsa do Prouni, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas edições de 2022 ou 2023 e ter obtido nota mínima de 450 pontos na média das cinco provas e nota acima de zero na redação.

As regras do processo seletivo também incluem o cumprimento dos critérios socioeconômicos, com renda familiar per capita que não exceda um salário mínimo e meio para bolsas integrais e três salários mínimos para bolsas parciais.

Fonte: Agência Brasil

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Educação de SP divulga datas do Provão Paulista Seriado 2024

Para a 3ª série do Ensino Médio, a prova que dá acesso direto ao ensino superior será aplicada em 30 e 31 de outubro

Publicado

em

por

Provão Paulista

A edição do Provão Paulista Seriado já tem data para ocorrer neste ano. Alunos da 3ª série do Ensino Médio fazem a prova entre os dias 30 e 31 de outubro. Os alunos das 1ª e 2ª séries serão avaliados nos dias 11 e 12 de novembro.

Mais de um milhão de estudantes do Ensino Médio da rede pública paulista devem fazer o Provão Paulista Seriado.

A divulgação das datas já serve para os estudantes se prepararem para a avaliação que garante o acesso direto à USP, Unesp, Unicamp, Fatecs e Univesp. “No primeiro ano do Provão Paulista, a Secretaria da Educação, em conjunto com as melhores universidades e faculdades paulista, ofereceu 15 mil vagas no ensino superior a alunos da rede pública. Agora, com as datas da avaliação deste ano já divulgadas, nossas escolas e estudantes já podem organizar cronogramas específicos para a preparação para a prova que garante o acesso direto a um futuro na universidade”, afirma o secretário-executivo da Educação, Vinicius Neiva.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Os estudantes da rede estadual e das escolas de Ensino Médio da USP, Unesp e Unicamp terão as inscrições feitas de forma automática. Os alunos do Centro Paula Souza e das redes municipais paulistas também poderão ter suas inscrições automáticas, mediante a manifestação de interesse e a adesão à avaliação por parte da rede de ensino em que cada um está matriculado.

Já os estudantes de outras redes públicas da federação poderão se inscrever no Provão Paulista por meio do site da Vunesp, a partir da próxima segunda-feira, dia 29 de julho até 9 de agosto.

Para os estudantes de outras redes públicas da federação, há uma novidade para a edição deste ano: eles poderão escolher a cidade onde irão realizar a prova. A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) dividiu em cinco polos: capital paulista, Araçatuba, Campinas, Itapetininga e Ribeirão Preto.

O Provão Paulista Seriado permite que alunos do Ensino Médio comecem a construir sua trajetória rumo à universidade desde a 1ª série. As vagas são destinadas exclusivamente a estudantes que cursaram todo o Ensino Médio na rede pública.

Alunos de todas as redes poderão consultar informações da resolução e do edital do Provão Paulista no site da Secretaria: www.educacao.sp.gov.br

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo