Destaque
Uerj lança cursos de Medicina, Geografia e Ciências Ambientais em Cabo Frio
A meta é receber os alunos já no primeiro semestre letivo do ano que vem. Serão 40 vagas para Medicina e 50 para cada um dos demais cursos.

O Vestibular 2023 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) ofertará vagas para três cursos de ensino superior que funcionarão no novo campus de Cabo Frio: Medicina, Geografia e Ciências Ambientais. O anúncio foi feito na última sexta-feira (10), em cerimônia realizada na porta do Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro (HURHC), com a presença do governador Cláudio Castro. O prédio que vai abrigar as graduações fica ao lado da unidade de saúde, localizada no bairro Jardim Flamboyant, na região central da cidade.
O Governo, as Secretarias de Estado de Ciência e Tecnologia e Inovação (Secti) e Saúde (SES) e a Reitoria da Uerj firmaram termo de cooperação para concretização do projeto. A meta é que tudo esteja pronto para receber os alunos das turmas iniciais já no primeiro semestre letivo do ano que vem. Serão 40 vagas para Medicina e 50 para cada um dos demais cursos. As datas de inscrição para o processo seletivo ainda não foram definidas, mas a prova, incluindo questões objetivas e redação, já tem data marcada: 4 de dezembro de 2022.
Dividindo o palco com representantes de diversos partidos, o governador destacou a importância do diálogo. “Nesse Brasil tão polarizado, conseguimos demonstrar que é possível discordar e trabalhar junto, concentrando forças nas coisas que nos aproximam, em prol daquele que é o nosso patrão: o povo”, disse. Castro lembrou que, a partir do entendimento com o ex-reitor Ricardo Lodi, valores antes usados para contratação de Organizações Sociais (OS) foram realocados para a Uerj. “Hoje a maioria das nossas secretarias tem parceria com a universidade. O Estado está investindo no seu próprio patrimônio, que vai se manter, mesmo se mudarem os governantes”, completou.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Veja aqui outros vestibulares de medicina com inscrições abertas!
Sonho antigo
De acordo com o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio Novellino, a universidade pública era uma necessidade não apenas de Cabo Frio, mas de toda a Região dos Lagos. “Isso é um sonho que vem sendo acalentado há décadas. Quando eu era jovem, tive que sair da cidade para fazer o curso de Economia em Niterói, e muitos continuam saindo. Agora teremos o selo Uerj aqui, que vai garantir formação extraordinária para nossa juventude. E a Prefeitura continuará sendo parceira, para facilitar tudo que for possível”, garantiu.
“A proposta foi trazida a nós pelo Dr. Serginho (secretário de Ciência e Tenologia e Inovação da época)”, contou o ex-reitor Ricardo Lodi. “Esclarecemos a ele todas as dificuldades que existem na implantação de uma Faculdade de Ciências Médicas e deixamos claro que não aceitaríamos provisoriedade, como imóveis alugados ou contratos temporários. Tudo foi feito de acordo. E é uma emoção incrível estar aqui hoje vendo todo esse sonho se tornar realidade”, disse Lodi em visita ao HURHC logo após a cerimônia.
Inaugurada em outubro de 2021, a unidade do complexo de Saúde da Uerj recebe pacientes encaminhados pelo Sistema de Regulação do Estado (Sisreg), oferecendo atualmente 18 leitos de enfermaria. De acordo com a direção do hospital, nas próximas semanas, serão abertos mais 10 leitos de UTI.
Dificuldades a ser vencidas
O diretor do Instituto de Geografia (Igeog) da Uerj, Ulisses Fernandes, explica que não foi simples elaborar a proposta da graduação em Ciências Ambientais, um curso que ainda não existia na Universidade. “A ideia inicial era Turismo, mas sugerimos essa outra carreira, que consideramos mais adequada à demanda local. Tivemos que construir tudo do zero em um tempo curto. E chegamos a um caminho multidisciplinar que envolve mais sete unidades”. Segundo Fernandes, além do Igeog, atuarão em conjunto os Institutos de Matemática e Estatística (IME), Química (IQ) e Física (IFADT); as Faculdades de Engenharia (FEN), Oceanografia (Faoc) e Geologia (FGEL); e a Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi).
Já para o diretor da Faculdade de Ciências Médicas, Mario Fritsch, as maiores preocupações no momento são as questões burocráticas. “Dependemos ainda da liberação do espaço físico e de concursos para professores e técnicos administrativos”, pontua. O imóvel onde vai funcionar o novo campus pertence à Ferlagos, uma instituição particular de ensino, e está sob processo judicial de desapropriação.
Durante o lançamento, o pró-reitor de Graduação e reitor em exercício, Lincoln Tavares, agradeceu o empenho da comunidade acadêmica e disse estar confiante nos resultados. “Não seria possível pensar uma Faculdade de Medicina, um curso novo, como Ciências Ambientais, ou até mesmo outro que já está estabelecido, mas agora em um território distante, como a licenciatura em Geografia, de forma rápida e com qualidade, sem ajuda de cada um dos entes de diversos departamentos. Áreas jurídicas, financeiras, de gestão de pessoas – todas estão congregadas para que esse projeto dê certo e se transforme em processo social de grande repercussão. Esse vestibular já vai ser um dos mais concorridos do Brasil!”, concluiu.
Fonte: Portal UERJ
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Inscrições para o Vestibular de Medicina da UNIFENAS estão abertas
O Vestibular de Medicina da Unifenas oferece 210 vagas para ingresso no 2º semestre de 2025 (80 em Alfenas e 130 em Belo Horizonte).

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina da Unifenas, que oferece 210 vagas para ingresso no 2º semestre de 2025 (80 em Alfenas e 130 em Belo Horizonte).
Os interessados encontram 4 formas de ingresso:
1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2024) – sem prova – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
2- Prova Tradicional – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2024) – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2024) – vagas em Alfenas e Belo Horizonte (maior possibilidade de ingresso!)
VESTIBULAR DE MEDICINA UNIFENAS
As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de maio, por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.
PROVAS
As provas estão marcadas para o dia 17 de maio de 2025 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Campinas/SP, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha. O local escolhido para a realização das provas do vestibular independe da cidade em que o curso será ministrado.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Enem: prazo para pedir isenção da inscrição é ampliado para 2 de maio
O período se encerraria na última sexta-feira (25/4).

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou para o dia 2 de maio o prazo para que os interessados solicitem a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O período se encerraria na última sexta-feira (25/4).
Estudantes do Pé-de-Meia e do 3º ano de escolas públicas estão entre o público apto a pedir a isenção da taxa.
O procedimento deve ser realizado exclusivamente na página do participante do exame, com o login no portal único de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A mudança de data também valerá para as justificativas de ausência no Enem 2024. Quem não compareceu aos dois dias de Enem em 2024 precisa justificar as faltas, caso queira participar da edição de 2025 gratuitamente.
Os períodos previstos para recursos e resultados referentes à isenção e às justificativas estão mantidos. O resultado da solicitação de isenção será divulgado no dia 12 de maio e o período de recursos para quem tiver o pedido negado será entre 12 e 16 de maio. O resultado final dos recursos sairá em 22 de maio.
A aprovação do pedido de isenção não garante a participação no exame. O Inep destaca que mesmo com a gratuidade da taxa, os interessados deverão realizar a inscrição no Enem 2025 posteriormente, em data a ser definida em futuro edital a ser publicado pelo MEC.
Fonte: Agência Brasil
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Pedidos de isenção da taxa do Vestibular ITA 2026 podem ser feitos até 19/5

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) recebe pedidos de isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2026.
Período para a Solicitação:
23 abr a 19 mai 2025
Divulgação dos Resultados:
30 mai 2025
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
O ITA concede isenção integral de pagamento da taxa de inscrição para o seu Concurso de Admissão àqueles candidatos que se enquadrem nas seguintes situações:
- Candidatos que pertençam à família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal, cuja renda familiar mensal per capita seja inferior ou igual a meio salário-mínimo nacional;
- Candidatos doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.
Clique aqui para ver o edital de isenção da taxa.
Calendário do Vestibular 2026
Período de Inscrição:
02 jun a 11 jul 2025
Prova 1ª Fase:
05 out 2025 (13h-18h)
Provas 2ª Fase:
28 a 31 out 2025 (13h-17h)
Mais informações: www.ita.br