Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

UFMS retoma ingresso por meio do Sisu em 2022

A partir de agora, a Universidade volta a ter três formas de ingresso: o Vestibular UFMS, o PASSE e o Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Publicado

em

Vestibular UFMS 2020

O Conselho Universitário (Coun) aprovou a retomada do Sisu para o ingresso na UFMS em 2022. A partir de agora, a Universidade volta a ter três formas de ingresso: o Vestibular UFMS, o PASSE (Programa de Avaliação Seriada Seletiva) e o Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

A resolução foi aprovada no dia 31 de agosto, durante a 149ª Reunião Ordinária do Coun, presidida pelo reitor Marcelo Turine e pela vice-reitora Camila Ítavo. Os conselheiros votaram a favor da distribuição de vagas aprovada pelo Conselho de Graduação da Universidade. Do total de 5.200 vagas ofertadas, 60% serão destinadas ao ingresso pelo Vestibular; 20% pelo PASSE e 20% pelo Sisu.

Segundo o reitor, a UFMS sempre ofereceu vagas pelo Sisu e, apenas em função da pandemia e do adiamento da prova, a Universidade priorizou a entrada pelos processos próprios. “Num cenário nacional ainda de pandemia, é muito importante considerar as excepcionalidades desse momento e traçar estratégias que atendam toda a comunidade da UFMS e minimizem prejuízos aos nossos estudantes, professores e técnicos”, afirmou.

Em 2021, o calendário de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e de inscrições no Sisu impossibilitou a adesão da UFMS, pois como a Universidade não paralisou ou suspendeu suas atividades, não houve alteração no calendário acadêmico – uma excepcionalidade, visto que o ingresso por meio do Sisu foi retomado já a partir do segundo semestre deste ano.

“Um dos desafios enfrentados pela UFMS com as vagas ofertadas no Sisu é o número de chamadas necessárias para o preenchimento dessas vagas. Em 2020, com a deflagração da pandemia, muitas instituições de ensino paralisaram suas atividades. A UFMS – graças ao comprometimento, organização e esforço dos nossos professores, técnicos e estudantes – manteve o desenvolvimento das suas atividades acadêmicas e administrativas. Com isso, a Universidade não precisou alterar o calendário acadêmico de 2021, o que não ocorreu com o calendário do Sisu e em função da alteração do calendário do Sisu, não foi possível o ingresso de estudantes por meio dele no primeiro semestre e o Sisu foi utilizado como forma de ingresso apenas no segundo semestre deste ano”, explicou o pró-reitor de Graduação, Cristiano Argemon.

Antes de ser aprovada na reunião do Coun, a adesão foi discutida e aprovada também na última reunião do Conselho de Graduação. “Entendemos a importância do Sisu na democratização do acesso às vagas em nossos cursos de graduação, na ocupação das vagas dos nossos cursos, no fortalecimento da economia local e na promoção da UFMS no âmbito nacional”, ressalta o pró-reitor. De acordo com Cristiano, há, ainda, a possibilidade de, posteriormente, aumentar a proporção das vagas destinadas ao Sisu de forma gradual, caso haja necessidade. “Nosso sistema de ingresso é dinâmico, pois possibilita a migração de vagas não ocupadas em um dos processos para candidatos de outros processos seletivos, respeitando a classificação dos candidatos e a prioridade”, destaca.

Fonte: Portal UFSM

Destaque

Sisu 2022.2 oferecerá mais de 65 mil vagas – Inscrições começam em 28/6

As inscrições serão abertas em 28 de junho e podem ser realizadas até as 23h59 do dia 1º de julho.

Publicado

em

por

MEC publica edital para segunda edição do Sisu de 2022

O Ministério da Educação informou que a segunda edição de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) oferecerá 65.932 vagas para ingresso em 73 instituições públicas de ensino superior. São mais de 2 mil cursos de graduação. As inscrições serão abertas em 28 de junho e podem ser realizadas até as 23h59 do dia 1º de julho.

Os 10 cursos com as maiores ofertas de vagas são, nesta ordem: pedagogia, administração, matemática, ciências biológicas, química, direito, física, medicina, engenharia civil e engenharia elétrica. O total de cursos de graduação com oferta de vagas é de 2.043. Só para medicina são ofertadas 1.583 vagas.

No portal Acesso Único já é possível consultar as vagas ofertadas por modalidade de concorrência, cursos e turnos, instituições e localização dos cursos. Os estados que mais oferecem vagas são o Rio de Janeiro, com 13.249; Minas Gerais, com 8.655; Paraná, com 6.692; e Bahia, com 5.968.

Entre as instituições com mais vagas ofertadas estão Universidade Tecnológica Federal do Paraná, a Universidade Federal Fluminense, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Universidade Federal do Maranhão e a Universidade Estadual da Paraíba.

O Sisu é o processo seletivo pelo qual estudantes concorrem a vagas de instituições públicas de ensino superior a partir da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para participar desta edição do Sisu, o estudante precisa ter feito o Enem de 2021, obtido nota superior a zero na prova de redação, e não ter participado do Enem na condição de treineiro.

Fonte: Agência Brasil

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

São Judas realiza vestibular on-line com bolsas de até 100%

Todas as etapas do processo seletivo acontecem de forma remota.

Publicado

em

por

Universidade São Judas Tadeu abre inscrições para vestibular digital

Interessados em ingressar no ensino superior no segundo semestre de 2022, podem se inscrever gratuitamente no vestibular da São Judas. As inscrições podem ser feitas no site: Link , até às 16h do dia 25 de junho, dia do vestibular. O exame será aplicado no formato on-line com início às 9h e término às 19h30, com horário limite para o início do teste até as 18h. Todas as etapas do processo seletivo acontecem de forma remota.

Serão distribuídas bolsas de estudo nos cursos de graduação aos candidatos aprovados e melhores classificados. O(a) vestibulando(a) com melhor classificação geral receberá bolsa integral de até 100%.

A São Judas oferece mais de 100 cursos de graduação, entre eles: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências da Computação, Direito, Enfermagem, Filosofia, Gastronomia, História, Letras, Matemática, entre outros. Para esta edição o vestibular não contempla o curso de Medicina Humana.

Além dos tradicionais cursos de graduação, os vestibulandos podem se inscrever nos novos cursos, como: Investimento e Formação de Traders, Gestão de Processos e Projetos Ágeis, Design Cenográfico, Governança Corporativa e Gestão de Negócios, Saúde Integral e Social Media.

A São Judas possui várias unidades espalhadas pela Grande São Paulo e Baixada Santista, com campus no Butantã, Cubatão, Guarulhos, Mooca, Paulista, Santana, São Bernardo do Campo, Santo Amaro, Vila Leopoldina e Santos.

O resultado dos candidatos contemplados com as bolsas será divulgado no dia 29 de junho.

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Resultado – Vestibular Uesb 2022 – 1ª chamada

Os selecionados estão divididos nos 47 cursos de graduação da Universidade, distribuídos nos campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista.

Publicado

em

por

Vestibular Uesb 2022 gabarito

O resultado do Vestibular Uesb 2022 já está disponível e a lista com os nomes dos candidatos aprovados pode ser conferida aqui. Os selecionados estão divididos nos 47 cursos de graduação da Universidade, distribuídos nos campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista.

Os selecionados devem acompanhar as informações do Edital 114/2022, que convoca os aprovados a comparecerem às Secretarias de Cursos dos campi para efetivarem a matrícula, de 27 de junho a 1º de julho. No Edital, também é possível observar os documentos exigidos e outros prazos definidos.

Em caso de dúvidas sobre a matrícula, entre em contato com a Secretaria de Cursos pelo e-mail ssc-it@uesb.edu.br, em Itapetinga; ssc-jq@uesb.edu.br, em Jequié, e sgc@uesb.edu.br, em Vitória da Conquista.

Vestibular UESB 2022 – O processo seletivo ofertou 1.264 vagas, sendo 875 para o primeiro período letivo de 2022 e 389 para o segundo período letivo de 2022. Neste ano, cerca de 7 mil candidatos de 18 estados do país, além do Distrito Federal, realizaram as provas.

O Vestibular Uesb é uma das principais formas de acesso ao Ensino Superior na região Sudoeste da Bahia. Além disso, a seleção também é destinada aos candidatos cotistas: estudantes de escola pública, negros, indígenas, pessoas com deficiência e quilombolas.

Para mais informações sobre o processo seletivo, entre em contato com a Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) pelo telefone (73) 3528-9695, pelo e-mail vestibular@uesb.edu.br ou pelo WhatsApp (77) 3424-8721, em horário comercial.

Continue lendo