Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

UFMS retoma ingresso por meio do Sisu em 2022

A partir de agora, a Universidade volta a ter três formas de ingresso: o Vestibular UFMS, o PASSE e o Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Publicado

em

Vestibular UFMS 2020

O Conselho Universitário (Coun) aprovou a retomada do Sisu para o ingresso na UFMS em 2022. A partir de agora, a Universidade volta a ter três formas de ingresso: o Vestibular UFMS, o PASSE (Programa de Avaliação Seriada Seletiva) e o Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

A resolução foi aprovada no dia 31 de agosto, durante a 149ª Reunião Ordinária do Coun, presidida pelo reitor Marcelo Turine e pela vice-reitora Camila Ítavo. Os conselheiros votaram a favor da distribuição de vagas aprovada pelo Conselho de Graduação da Universidade. Do total de 5.200 vagas ofertadas, 60% serão destinadas ao ingresso pelo Vestibular; 20% pelo PASSE e 20% pelo Sisu.

Segundo o reitor, a UFMS sempre ofereceu vagas pelo Sisu e, apenas em função da pandemia e do adiamento da prova, a Universidade priorizou a entrada pelos processos próprios. “Num cenário nacional ainda de pandemia, é muito importante considerar as excepcionalidades desse momento e traçar estratégias que atendam toda a comunidade da UFMS e minimizem prejuízos aos nossos estudantes, professores e técnicos”, afirmou.

Em 2021, o calendário de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e de inscrições no Sisu impossibilitou a adesão da UFMS, pois como a Universidade não paralisou ou suspendeu suas atividades, não houve alteração no calendário acadêmico – uma excepcionalidade, visto que o ingresso por meio do Sisu foi retomado já a partir do segundo semestre deste ano.

“Um dos desafios enfrentados pela UFMS com as vagas ofertadas no Sisu é o número de chamadas necessárias para o preenchimento dessas vagas. Em 2020, com a deflagração da pandemia, muitas instituições de ensino paralisaram suas atividades. A UFMS – graças ao comprometimento, organização e esforço dos nossos professores, técnicos e estudantes – manteve o desenvolvimento das suas atividades acadêmicas e administrativas. Com isso, a Universidade não precisou alterar o calendário acadêmico de 2021, o que não ocorreu com o calendário do Sisu e em função da alteração do calendário do Sisu, não foi possível o ingresso de estudantes por meio dele no primeiro semestre e o Sisu foi utilizado como forma de ingresso apenas no segundo semestre deste ano”, explicou o pró-reitor de Graduação, Cristiano Argemon.

Antes de ser aprovada na reunião do Coun, a adesão foi discutida e aprovada também na última reunião do Conselho de Graduação. “Entendemos a importância do Sisu na democratização do acesso às vagas em nossos cursos de graduação, na ocupação das vagas dos nossos cursos, no fortalecimento da economia local e na promoção da UFMS no âmbito nacional”, ressalta o pró-reitor. De acordo com Cristiano, há, ainda, a possibilidade de, posteriormente, aumentar a proporção das vagas destinadas ao Sisu de forma gradual, caso haja necessidade. “Nosso sistema de ingresso é dinâmico, pois possibilita a migração de vagas não ocupadas em um dos processos para candidatos de outros processos seletivos, respeitando a classificação dos candidatos e a prioridade”, destaca.

Fonte: Portal UFSM

RECOMENDAMOS

Destaque

PUC-Campinas abre Novo Vestibular 2022 com provas em 26 de janeiro

Os candidatos podem se inscrever pelo site do Vestibular da PUC-Campinas. Haverá duas modalidades de seleção

Publicado

em

por

PUC-Campinas abre inscrições para o Vestibular 2022

Estão abertas as inscrições para o Novo Vestibular da PUC-Campinas, com início das aulas no primeiro semestre de 2022. Os candidatos podem se inscrever pelo site da Universidade (https://www.puc-campinas.edu.br/) até o dia 23 de janeiro. Haverá duas modalidades de seleção, pelo desempenho no Enem ou por meio de prova presencial, que será realizada dia 26 de janeiro. O candidato que optar pela 1ª modalidade terá prioridade no preenchimento das Vagas Remanescentes.

O Processo Seletivo está aberto a candidatos que concluíram ou concluirão o Ensino Médio ou equivalente antes de 1º de fevereiro de 2022. A modalidade por meio do seu desempenho no Enem aceitará notas de qualquer uma das suas edições de 2013 a 2020, consideradas as provas objetivas e a redação.

Clique aqui para se inscrever e conferir o edital completo.

A segunda modalidade será por meio de uma prova geral para todos os candidatos, composta por uma dissertação, com valor máximo de 100 pontos, e por uma prova específica para os candidatos ao Curso de Direito, com 20 questões, sendo dez questões objetivas de Língua Portuguesa, cinco de História e cinco de Literatura Brasileira.

Em virtude das condições da pandemia da COVID-19, a aplicação da prova de forma presencial será realizada observando-se os protocolos internos de biossegurança, como o uso de máscaras, distanciamento mínimo entre os candidatos e medidas de higienização, recomendados pela Organização Mundial da Saúde, pelo Ministério da Saúde e pelas Secretarias Estadual e Municipal de Saúde.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Universidade Positivo realiza vestibular no próximo domingo (23)

As inscrições para o vestibular da Universidade Positivo (UP) são gratuitas e podem ser feitas até quinta-feira (20).

Publicado

em

por

Universidade Positivo abre inscrições para vestibular de Medicina 2022

Quem deixou para fazer o vestibular somente no início do ano, ainda tem a oportunidade de começar a fazer o Ensino Superior no primeiro semestre. As inscrições para o vestibular da Universidade Positivo (UP) são gratuitas e podem ser feitas até quinta-feira (20).

Vestibular Universidade Positivo (UP)

Os candidatos podem optar entre cinco formas de ingresso: prova tradicional, prova on-line, prova agendada, por meio das notas do Enem e via Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA). As vagas estão disponíveis para os cursos de graduação nas unidades de Curitiba e Londrina. As novidades são os cursos de Cinema e Engenharia Química, oferecidos na capital.

A prova tradicional acontece no domingo (23), às 10 horas. Já na prova on-line, disponível o dia todo, o candidato pode escolher o horário para responder às questões e o resultado sai em 24 horas. Para o ingresso via Enem, são consideradas as notas a partir do ano de 2010. Na prova agendada, o resultado é imediato, e no ENCCEJA, é disponibilizado após a entrega da nota. Os candidatos também podem concorrer a bolsas de estudos, com descontos que podem chegar a 100% – para os ingressos via prova tradicional e nota do Enem – e 50% para as demais modalidades. Mais informações e inscrições no site.

Curso em destaque

O curso de Engenharia Elétrica foi considerado o melhor entre as instituições privadas no Paraná pelo Guia da Faculdade, a maior pesquisa de opinião sobre o Ensino Superior brasileiro. A última edição, divulgada em 2021, avaliou mais de 16 mil cursos de graduação em todo o país. A área está em pleno crescimento, já que, com a revolução tecnológica e a busca por fontes mais renováveis como tendência, a mobilidade elétrica ganha destaque. O engenheiro eletricista pode atuar em montadoras e nos mais diversos segmentos da indústria, como geração, transmissão e distribuição de energia. Além disso, também pode contribuir no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas de baixa e alta tensão, sistemas de proteção, telecomunicações, sistemas de energia e também na criação de equipamentos eletrônicos para diversas áreas, entre elas, automação, robótica e engenharia biomédica.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Vestibular da Universidade Metodista oferece Bolsas de até 100%

As inscrições para o vestibular Metodista vão até este 20 de janeiro. Só na modalidade a distância são mais de 600 bolsas integrais

Publicado

em

por

Carreiras modernas ganham cursos no vestibular 2021 da Metodista

Com quase 70 cursos em oferta, a Universidade Metodista de São Paulo e a Educação Metodista a Distância mantém abertas as inscrições para o vestibular do 1º semestre de 2022 e aceita até este 20 de janeiro candidatos a bolsas sociais de até 100%. Só na modalidade a distância são mais de 600 bolsas integrais.

As novidades neste ano são graduações em Relações Internacionais, Nutrição a distância, Biotecnologia e Processos Químicos, além dos clássicos Odontologia, Engenharias, Veterinária e Economia, bem como carreiras modernas como Ciências de Dados e Big Data, Produção Multimídia e Engenharia da Computação. São cinco grandes áreas do conhecimento: Biológicas e Saúde, Humanidades, Comunicação, Exatas e Tecnologia, além de Gestão e Negócios.

Para concorrer às bolsas, a renda familiar deve ser de até 1,5 salário mínimo para 100% e até 3 salários mínimos para bolsas de até 50%, entre outros quesitos.

Tudo on-line

As inscrições do processo seletivo são gratuitas e a prova é agendada na data e horário de preferência do candidato. Todo o processo é feito de modo on-line, desde a inscrição, realização da prova e aprovação do candidato até a efetivação da matrícula. Basta acessar www.metodista.br, onde o candidato também conhece os laboratórios multimídia, sala de projetos experimentais e biblioteca, entre outros benefícios.

O ingresso na Metodista também pode se dar pela nota do ENEM, desde que não tenha zerado a redação. Na Educação a Distância há polos em todo o País.

A Universidade Metodista de São Paulo também está selecionando candidatos por meio de transferências, que bonificam com descontos de até 55% na mensalidade, e 2ª graduação e 2ª licenciatura, igualmente com bônus durante os cursos.

RECOMENDAMOS

Continue lendo