Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Ufopa abre inscrições para 2ª edição do Processo Seletivo Regular 2022

Ao todo, são 286 vagas ofertadas pela Ufopa para os campi de Santarém, Monte Alegre, Oriximiná, Itaituba, Juruti e Óbidos.

Publicado

em

Ufopa lança edital do Prosel para os cursos de Engenharia Sanitária e Ambiental e Agronomia

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realiza a segunda edição do Processo Seletivo Regular 2022, com novas inscrições para o preenchimento de vagas em 26 cursos de graduação nas unidades acadêmicas da sede e dos campi fora de sede. Ao todo, são 286 vagas ofertadas, sendo 229 vagas para o campus Santarém, 23 vagas para o Campus Monte Alegre, 7 vagas para o Campus Oriximiná, 17 vagas para o Campus Itaituba, 5 vagas para o Campus Juruti e 5 vagas para o Campus Óbidos.

Os interessados devem fazer sua inscrição, que é gratuita, no período de 10 a 22 de agosto de 2022 no site do processo seletivo: https://ufopa.edu.br/psr2022segundaedicao/. Esta segunda edição do PSR é independente da primeira. Assim, quem quiser participar precisa realizar uma nova inscrição. No processo de inscrição, o candidato deve preencher corretamente todos os dados solicitados, inclusive sobre seu perfil socioeconômico, e executar a sequência de procedimentos descrita, indicando a opção de curso e turno de aula.

Critérios – Somente pode se inscrever no PSR 2022 2ª Edição o candidato que participou do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em pelo menos uma das edições realizadas entre os anos de 2017 a 2021. Estará automaticamente eliminado do Processo Seletivo Regular PSR/Ufopa 2022 2ª Edição o candidato que descumprir um destes itens: a) tenha faltado em, pelo menos, um dia de prova do Enem; b) tenha obtido pontuação inferior a 400 na Redação; c) tenha obtido pontuação média das quatro áreas temáticas (Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagem, Códigos e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias) inferior a 400, utilizada para participação neste processo seletivo.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Caso o candidato tenha participado em mais de uma edição do Enem entre os anos 2017 a 2021, será escolhida, automaticamente, a maior nota, desde que esta atenda aos critérios estabelecidos no edital. De acordo com a Comissão Permanente de Processos Seletivos, haverá somente uma chamada com convocação do cadastro de reserva.

Habilitação – O candidato classificado deve estar atento às etapas do processo de habilitação, que é a apresentação, pelo candidato, dos documentos exigidos no edital do PSR, comprovando os dados declarados no ato da inscrição. Para ter assegurada a vaga, o candidato deverá cumprir os procedimentos e os prazos especificados nos editais de habilitação, a serem disponibilizadas na página da Proen: http://www.ufopa.edu.br/proen .

Destaque

Vestibular de Medicina da UNICID segue com inscrições abertas

A prova do vestibular está marcada para o dia 16 de fevereiro de 2025 e será aplicada no Campus Villa Lobos 

Publicado

em

por

Inscrições abertas para o Vestibular Unicid 2021/2

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina da UNICID. Estude em uma das Universidades mais prestigiadas e valorizadas do país, nota 4 no conceito Enade, além dos benefícios e financiamentos exclusivos! São oferecidas vagas para ingresso no 1º semestre de 2025.

Vestibular de Medicina UNICID

A prova do vestibular está marcada para o dia 16 de fevereiro de 2025 e será aplicada no Campus Villa Lobos – Avenida Imperatriz Leopoldina, 550 – São Paulo – SP

As inscrições podem ser feitas até 13 de fevereiro de 2025, por meio do site: www.unicid.edu.br

Continue lendo

Destaque

Inscrições para o Sisu 2025 terminam amanhã (21)

De acordo com o cronograma oficial, o resultado da chamada regular está previsto para 26 de janeiro,

Publicado

em

por

Consulte os cursos e vagas do Sisu 2022 - 1º Semestre

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) terminam nesta terça-feira (21).

Gerido pelo Ministério da Educação (MEC), o sistema executa a seleção dos estudantes com base na média da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até o limite da oferta de vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com a escolha dos candidatos inscritos e perfil socioeconômico.

A inscrição é gratuita e feita exclusivamente pela internet. O acesso ao sistema de inscrição é realizado com as informações de login e senha para acesso aos serviços digitais do governo federal, mediante uma conta no Gov.br. Quando o candidato realiza o login, o sistema recupera, automaticamente, as notas obtidas na edição do Enem válida para o processo seletivo.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

De acordo com o cronograma oficial, o resultado da chamada regular está previsto para 26 de janeiro, enquanto o período de matrículas acontece de 27 a 31 de janeiro. Já o prazo para participar da lista de espera vai de 26 a 31 de janeiro.

Quem não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso indicadas no ato de inscrição ainda pode disputar uma das vagas por meio da lista de espera do Sisu.

Todos os estudantes que participaram do Enem 2024, obtiveram nota na prova de redação maior do que zero e não declararam estar na condição de treineiro podem participar do Sisu.

Continue lendo

Destaque

Inscrições para o Prouni 2025 começam dia 24 de janeiro

O prazo termina no dia 28 de janeiro e o resultado da primeira chamada será divulgado em 4 de fevereiro, no Portal de Acesso Único.

Publicado

em

por

Prouni 2024 - Programa Universidade para Todos

Estudantes que já concluíram a formação do ensino médio e que tenham interesse na oferta bolsas integrais e parciais em cursos de graduação nas instituições privadas de educação superior, poderão se inscrever no Programa Universidade Para Todos (Prouni) 2025, a partir da próxima sexta-feira (24). O prazo termina no dia 28 de janeiro e o resultado da primeira chamada será divulgado em 4 de fevereiro, no Portal de Acesso Único.

Para participar é necessário atender ao menos uma das condições determinadas pelo Ministério da Educação no edital publicado nessa quinta-feira (16), como ter cursado o ensino médio em escola pública, ou como bolsista em instituição privada, ser uma pessoa com deficiência ou ser professor de rede pública.

As inscrições são gratuitas e efetuadas exclusivamente pela internet, mas o candidato precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2024 ou de 2023, com média de 450 pontos e não pode ter zerado a redação. Na pré-seleção não entram estudantes que realizaram o Enem como treineiro e caso o candidato tenha feito o exame em mais de um ano, a pontuação de melhor desempenho é usada na classificação.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A partir do dia 13 de janeiro já será possível consultar a disponibilidade de bolsas por instituição, curso e turno. O candidato poderá concorrer às bolsas destinadas a ampla concorrência ou às destinadas as políticas afirmativas referentes às pessoas com deficiência e autodeclaradas indígenas, pardas ou pretas.

Para se inscrever, é necessário criar uma conta no Gov.br e realizar o login com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha. Durante a inscrição será necessário informar endereço de e-mail e número de telefone válidos, além de dados cadastrais próprios e referentes ao grupo familiar. O candidato também deverá selecionar, por ordem de preferência, até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência dentre as disponíveis, conforme a renda familiar bruta mensal per capita.

No dia 28 de fevereiro haverá uma segunda chamada de candidatos e entre os dias 26 e 27 de março, os candidatos não classificados nas duas chamadas poderão manifestar interesse em participar da lista de espera do Prouni. No dia 1º de abril, a lista de espera estará disponível no Portal Único de Acesso, para consulta pelas instituições de ensino superior e pelos candidatos.

Novidade

Candidatos às bolsas de licenciatura na modalidade presencial, que tiraram nota superior ou igual a 650 pontos na média das provas do Enem, poderão participar do programa Pé-de-Meia Licenciatura, lançado recentemente pelo governo federal. Cada estudante receberá um valor total de R$ 1.050, durante o período regular de integralização do curso.

A medida faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, e é parte das celebrações de 20 anos do Prouni, criado em 2005 pela Lei nº 11.096.

Fonte: Agência Brasil

Continue lendo