Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

UFPA abre inscrições do Processo Seletivo 2022

As inscrições do PS UFPA 2022 vão das 14h do dia 1º de outubro de 2021 até às 23h59 do dia 19 de novembro de 2021.

Publicado

em

Vestibular UFPA / Processo Seletivo Especial UFPA

No Processo Seletivo 2022 (PS UFPA 2022) serão ofertadas 7.334 vagas, acrescidas de 197 vagas adicionais reservadas a pessoas com deficiência (PcD), em 197 ofertas de cursos, nos 12 campi da UFPA. Ao todo, são 7.531 vagas, 176 a mais que o PS 2021.

PS UFPA 2022

As inscrições vão das 14h do dia 1º de outubro de 2021 até às 23h59 do dia 19 de novembro de 2021 e serão exclusivamente on-line, por meio do site do Centro de Processos Seletivos da UFPA (CEPS).

Para participar da seleção, os(as) estudantes interessados(as) deverão ter inscrição homologada no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) referente ao ano de 2021.

A taxa de inscrição terá o valor de R$ 60,00 (sessenta reais). A isenção da taxa de inscrição poderá ser solicitada pelos(as) estudantes que comprovarem ter cursado todo o ensino médio ou equivalente em escola da rede pública ou ter sido bolsista integral em escola da rede privada. Essa isenção não se confunde com o direito de optar por concorrer a vagas de cotas específicas.

Como serão as regras

No PS 2022, será mantida a possibilidade de bônus de 10% sobre a nota do ENEM 2021 para estudantes que tiverem cursado o ensino médio integralmente, na modalidade presencial (mesmo que com períodos de ensino remoto emergencial), em escola pública ou privada, em um ou mais dos estados da Região Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins).

As vagas ofertadas continuarão sendo distribuídas conforme o sistema de cotas previsto na legislação vigente. Metade das vagas será direcionada a estudantes de escolas públicas (Cota Escola), com percentuais específicos para estudantes de baixa renda (Cota Renda), pessoas negras (pretas ou pardas) e indígenas (Cota PPI), e pessoas com deficiência (Cota PcD). Ainda há a oferta, em cada curso, de 01 vaga adicional destinada a estudantes com deficiência(Cota PcD Adicional).

Os(As) estudantes que forem classificados(as) no processo seletivo em vagas de cotas precisarão comprovar, no momento da habilitação ao vínculo institucional, as condições que lhe garantem o direito à cota. Comissões específicas ficarão responsáveis pelo processo de heteroidentificação de pessoas autodeclaradas negras (pretas ou pardas) e indígenas e de verificação de pessoas autodeclaradas com deficiência que forem classificadas. Uma novidade é que, na habilitação do PS 2022, os(as) estudantes terão que comprovar a condição da vaga efetivamente ocupada, ainda que tenham realizado a inscrição em outro perfil.

Outra novidade é que as vagas do PS 2022 que não tiverem candidatos(as) classificados(as) serão disponibilizadas para reoferta imediata. Esse sistema prevê que o(a) estudante aprovado(a) e não classificado(a) possa se inscrever em vagas remanescentes de outros cursos. É outra possibilidade de ingresso para além das chamadas regulares (repescagens). Serão abertas reofertas sempre que houver vagas originalmente ofertadas sem preenchimento e sem lista de espera. Desse modo, otimiza-se a ocupação da totalidade das vagas ofertadas para que mais pessoas tenham acesso ao ensino superior.

Novo curso

O PS 2022 ofertará um novo curso de Graduação em Engenharia Costeira e Oceânica, sediado no Campus Universitário de Salinópolis. O curso é inédito na região amazônica e inicia com uma oferta de 50 vagas e uma vaga adicional para PcD. A criação e o Projeto Pedagógico do curso foram aprovados pelo Consepe em agosto de 2021.

Segundo o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, “Estamos trabalhando desde o primeiro semestre deste ano para antecipar a discussão, aprovação e divulgação do edital do PS 2022, de modo que possamos abrir as inscrições por um tempo mais longo. Detalhamos alguns procedimentos e criamos novos para que possamos ter o máximo aproveitamento das vagas e garantir os direitos de todas as pessoas. Mesmo com as dificuldades enfrentadas pelas universidades públicas federais, ampliamos o número de vagas ofertadas e, com grande alegria, estamos iniciando a oferta do curso de Engenharia Costeira Oceânica, no Campus de Salinópolis”.

O edital do PS 2022, com todos os detalhes e o cronograma do processo, será publicado até o final do mês de setembro de 2021, no site do Centro de Processos Seletivos da UFPA (CEPS).

Com informações do Portal UFPA

Notícias dos Vestibulares e Enem

Vestibular Solidário Anhanguera troca inscrição por doação de agasalhos e alimentos

O Vestibular Solidário Anhanguera será realizado nas modalidades on-line e presencial nos dias 26, 27 e 28 de maio.

Publicado

em

por

Vestibular Solidário Anhanguera

A menos de um mês do início do inverno, a queda abrupta nas temperaturas já mostrou o que a população deve esperar da estação mais fria do ano. É nessa época que fica mais evidente a situação de vulnerabilidade de moradores de rua e famílias, que dependem da doação de agasalhos, cobertores e até mesmo alimentos. Em prol dessa causa, a Anhanguera realiza mais uma edição do Vestibular Solidário em que a inscrição do candidato é substituída pela doação de roupas de inverno e alimentos, beneficiando as entidades que farão a distribuição para a população vulnerável.

Quer estudar na Anhanguera com bolsa? Clique aqui!

“Entendemos que a nossa contribuição para a sociedade vai muito além da oferta de educação de qualidade e também diz respeito à importância de olharmos com mais atenção para população mais vulnerável e disseminarmos campanhas de impacto social que beneficiem as comunidades ao entorno das nossas unidades.”, afirma Pedro Ferraz, sócio e diretor Comercial da Kroton, detentora da Anhanguera.

O processo seletivo será realizado nas modalidades on-line e presencial nos dias 26, 27 e 28 de maio. Os vestibulandos podem procurar uma das mais de 2.500 unidades ou polos da Kroton espalhadas pelo Brasil e entregar sua doação diretamente na unidade escolhida para frequentar o curso. A população também poderá fazer sua contribuição nos pontos de coleta. Serão recolhidos agasalhos, cobertores e alimentos não perecíveis.

Dentre os cursos com vestibular aberto estão inclusos os de Direito, Farmácia e Engenharia Civil presenciais, além de oportunidades na modalidade de ensino a distância. O edital completo e a lista dos cursos disponíveis podem ser consultados no site da Anhanguera.

Confira os cursos de graduação disponíveis na Anhanguera:

– Administração

– Análise e desenvolvimento de sistemas

– Arquitetura

– Biomedicina

– Ciências Contábeis

– Ciências da Computação

– CST Design Moda

– CST Gastronomia

– CST Produção Audiovisual

– Design

Direito

– Enfermagem

– Engenharia Civil

– Engenharia da Computação

– Fisioterapia

– Jornalismo

– Nutrição

– Odontologia

– Pedagogia

– Psicologia

– Publicidade e Propaganda

– Recursos Humanos

– Sistemas de Informação

Serviço:
Vestibular Solidário
Inscrição: Doações de agasalhos e alimentos
Data: 26, 27 e 28 de maio

Endereço: Avenida Braz Leme, 3029, Santana – São Paulo — SP

Mais informações: https://www.anhanguera.com/

Continue lendo

Destaque

Vestibular de Medicina Unifenas tem inscrições prorrogadas até 30/5

São oferecidas 210 vagas para ingresso no segundo semestre de 2022, sendo 80 em Alfenas e 130 em Belo Horizonte.

Publicado

em

por

Vestibular de Medicina Unifenas 2022/2

As inscrições para o Vestibular de Medicina da Unifenas foram prorrogadas até o dia 30 de maio. São oferecidas 210 vagas para ingresso no segundo semestre de 2022, sendo 80 em Alfenas e 130 em Belo Horizonte.

As inscrições devem ser feitas no site: www.unifenas.br/vestibular.

Os candidatos encontram 4 modalidades de ingresso:

1 – Enem – É aceita a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009 a 2021, sem a necessidade de participar do vestibular. Metade das vagas serão preenchidas nesta modalidade.

2- Prova Tradicional – O exame está marcado para o dia 4 de junho, das 13 às 18 horas, nas cidades de Brasília/DF, Campinas/SP, Curitiba/PR, Goiânia/GO, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP, Uberlândia/MG, Vitória/ES e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis, Poços de Caldas e Varginha. O local escolhido para a realização das provas do vestibular independe da cidade em que o curso será ministrado. Metade das vagas serão preenchidas nesta modalidade.

3- Prova Tradicional + Enem – Nesta modalidade o candidato poderá se inscrever nas duas modalidades para concorrer às vagas de Medicina nos câmpus de Alfenas e/ou Belo Horizonte, aumentando suas possibilidades.

4- Prova Tradicional Unificada + Enem – O candidato irá optar na prova Tradicional, em ordem de preferência (1ª e 2ª opção), entre os cursos de Medicina oferecidos pelo câmpus de Alfenas e pelo câmpus de Belo Horizonte. A convocação, em 2ª opção, será realizada somente após as etapas para classificação e convocação dos inscritos em 1ª opção. Pelas notas do ENEM (2009 a 2021), o candidato fará duas inscrições, sendo uma para cada câmpus.

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

UNIFBV realiza vestibular neste sábado (dia 28)

A UNIFBV | Wyden realiza o ClickVest, um vestibular totalmente online e de inscrições gratuitas.

Publicado

em

por

Vestibular UniFBV Wyden supervestibular

A UNIFBV | Wyden realiza o ClickVest, um vestibular totalmente online e de inscrições gratuitas. A prova será realizada no próximo sábado, 28, e a previsão do resultado sai em até 48h.

O candidato pode obter condições especiais válidas apenas para os cursos EAD: mensalidades a partir de R$99,00 em todas as unidades e polos Wyden espalhados pelo Brasil.

Para mais informações, acesse o link www.wyden.com.br/unifbv.

Continue lendo