Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

​UFPel terá três novos cursos: Comércio Exterior, Design de Jogos e Libras

A criação dos novos cursos é fruto de uma provocação iniciada pela gestão da UFPel aos diretores de unidades acadêmicas

Publicado

em

​UFPel terá três novos cursos: Comércio Exterior, Design de Jogos e Libras

O Conselho Universitário da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) aprovou, em reunião na última quarta-feira (6), a criação de três novos cursos de graduação. A partir do ano letivo de 2023, estudantes terão como opção de ingresso tecnologia em Comércio Exterior, bacharelado em Design de Jogos e licenciatura em Letras – Libras e Literatura Surda.

Novos cursos UFPel

A aprovação dos cursos veio após uma extensa discussão dentro do órgão colegiado supremo da Universidade, que totalizou mais de cinco horas de debates: a reunião iniciou na manhã de terça-feira (5) e precisou ser interrompida por ter chegado ao teto proposto de duração, prosseguindo no dia seguinte.

Entre os conselheiros, foram levantadas questões contrárias à criação, como a necessidade de investimento e estruturação de outros cursos já existentes e a crise orçamentária que atinge as universidades públicas, mas também favoráveis, como o argumento de possibilitar o acesso a estudantes trabalhadores, a sintonia com propostas de formação inovadoras e o atendimento inclusivo dos novos cursos, além de o fato de dois deles não precisarem de investimentos em infraestrutura.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O debate também incluiu a participação da sociedade pelotense, especialmente daquela ligada comunidade surda; o grupo se fez presente nas duas sessões que compuseram a reunião durante a qual seria apreciada a pauta.

Prevaleceu a opinião que os novos cursos agregarão à formação proporcionada pela UFPel à sociedade e permitirão um acesso mais democrático à população, devido ao fato de que as três propostas contemplam cursos noturnos. Comércio Exterior foi aprovado com 33 votos favoráveis, 4 contrários e 14 abstenções; Design de Jogos teve 31 posicionamentos pela criação, 4 contra e 14 abstenções; e Libras teve uma votação de 37 pessoas para a criação e 13 abstenções, sem nenhum voto pela não implantação.

A reitora da UFPel, Isabela Andrade, diz perceber a criação das novas formações como um olhar para o futuro da Universidade e da sociedade: “Queremos pensar em novos tempos e em um futuro promissor”. Segundo a gestora, a atenção da instituição deve estar voltada para o desenvolvimento social, pensando uma formação que leve em consideração o mundo do trabalho.

Compartilhar novas possibilidades

A criação dos novos cursos é fruto de uma provocação iniciada pela gestão da Universidade Federal de Pelotas aos diretores de unidades acadêmicas, de pensarem novas possibilidades de formação levando em consideração os recursos físicos e humanos já existentes. Alguns critérios foram colocados para as propostas: a principal delas é que os cursos fossem noturnos, visto que a UFPel é a universidade federal brasileira com menor índice de oferta de vagas nesse turno. Também deveria ser considerado um estudo de viabilidade do mundo de trabalho para o recebimento dos profissionais formados, além de deverem ser priorizados projetos que fossem voltados para a acessibilidade e inclusão e para a formação de trabalhadores.

Das discussões fomentadas, foram encaminhadas essas três propostas. Os méritos acadêmicos dos projetos pedagógicos foram aprovados pelo Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (COCEPE) na última quinta-feira (30), faltando apenas o aval do Conselho Universitário. Com a aprovação, os cursos já poderão ser ofertados no ano letivo de 2023.

Comércio Exterior

A localização da Universidade Federal de Pelotas a poucos quilômetros da fronteira com o Uruguai e nas adjacências de portos, aeroportos e rodovias foi o motivador para a proposta do Centro de Ciências Sócio-Organizacionais, o curso de Tecnologia em Comércio Exterior. É uma região que podese aproveitar muito de mão-de-obra qualificada para as transações comerciais internacionais, de acordo com a proposta.

Caso aprovado, será o primeiro tecnólogo na área em universidades federais brasileiras. A formação tecnológica também é uma forma de proporcionar uma formação de nível superior rápida, trazendo uma capacitação aos trabalhadores, mais uma vez democratizando o acesso ao ensino superior. O curso também será uma oportunidade para uma segunda graduação para profissionais da Administração ou das Relações Internacionais, por exemplo.

O curso terá a duração mínima de quatro semestres. Serão oferecidas 40 vagas, que terão como métodos de seleção o Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Design de Jogos

Unir arte e tecnologia: com essa premissa, a proposta de novo curso trazida pelo Centro de Artes mira nos jogos a partir de um projeto instigante e inovador. O bacharelado em Design de Jogos optará não apenas pela programação dos jogos, mas sim em todo o desenvolvimento e processo de criação, unindo áreas como roteiro, narrativa, regras, estética, animação e trilha sonora.

Focando em uma área com grande potencial de expansão, o curso aposta em multidisciplinariedade para oportunizar muitas trocas com outros cursos da área das artes e da tecnologia: o curso também contará com docentes do Centro de Desenvolvimento Tecnológico. A ideia é que não apenas jogos digitais sejam desenvolvidos. O curso também contemplará jogos analógicos e também “jogos sérios”, voltados para atividades pedagógicas e terapêuticas.

Com uma duração mínima de oito semestres, terá oferta de 25 vagas. Os estudantes serão selecionados por meio do Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE) e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Letras – Libras e Literatura Surda

Se o grande conceito nos novos cursos é acessibilidade e inclusão, um dos que mais o traduzem é a nova licenciatura em Letras com habilitação em Libras e Literatura Surda. De relevância social evidente e proposto a partir de um projeto altamente inclusivo, caso aprovado, será a primeira licenciatura em Libras do Rio Grande do Sul e o primeiro curso que inclui a formação em Literatura Surda no Brasil.

A criação desse curso é uma demanda histórica na UFPel, remontado ao início da década de 2010, e foi uma meta proposta no programa de gestão escolhido pela comunidade na última consulta informal, em 2020. O curso de graduação em Libras é o único dos propostos que precisará de nova infraestrutura, além de ter mais vagas docentes reservadas. No entanto, é considerado estratégico pela administração da Universidade.

O curso terá a duração mínima de nove semestres. Serão ofertadas 30 vagas anuais. Além do ingresso pelo Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE), com nove vagas, e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com cinco, o projeto pedagógico prevê que 16 estudantes sejam selecionados por meio de processo seletivo específico.

RECOMENDAMOS

Notícias dos Vestibulares e Enem

UNIP oferece descontos e várias formas de ingresso em seu vestibular para o 2º semestre

O ingresso se dá por meio de prova on-line, por meio da nota do Enem, pela segunda graduação e por transferência.

Publicado

em

por

Inscrições abertas para o Vestibular UNIP 2022

Estão abertas as inscrições do Processo Seletivo do 2º semestre de 2025 da Universidade Paulista – UNIP. O ingresso se dá por meio de prova on-line, por meio da nota do Enem, pela segunda graduação e por transferência. O manual do processo seletivo e a taxa de inscrição são gratuitas.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: até dia 29/08/2025

INGRESSO PELA PROVA ON-LINE: com total segurança, praticidade e sem sair de casa, o candidato ingressa na UNIP fazendo uma prova on-line, direto de seu computador. Feita a inscrição, ele é redirecionado imediatamente para a prova, que consiste em uma redação sobre temas da atualidade. Com praticidade e agilidade, o resultado sai no mesmo dia.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

INGRESSO PELAS NOTAS DO ENEM: o candidato que prestou o ENEM, a partir de 2015, poderá ser dispensado da prova e também ser beneficiado com desconto especial, de acordo com suas notas, devendo para isso inscreverse em www.unip.br/enem e postar o boletim individual de notas do ENEM.

INGRESSO PELA SEGUNDA GRADUAÇÃO: são oferecidos descontos que variam de 40% para ex-alunos e de 37% para candidatos de outra instituição que já possuem diploma.

INGRESSO POR TRANSFERÊNCIA: na UNIP, a transferência é imediata. Volta-se a candidatos que iniciaram seu curso superior em outra instituição, mas que desejam continuar a sua Graduação na UNIP. 

CAMPI DA UNIP

Capital e Grande São Paulo: Alphaville, Anchieta, Chácara Santo Antônio, Cidade Universitária/Marginal Pinheiros, Indianópolis, Marquês, Norte, Paraíso, Paulista, Pinheiros, Tatuapé e Vergueiro.

Interior (SP): Assis, Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Jundiaí, Limeira, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Pardo, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.

Outras localidades: Brasília, Goiânia e Manaus.

Central de Informações: 0800 010 9000

Site www.unip.br

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

UFG volta a realizar vestibular próprio

A Universidade Federal de Goiás (UFG) passará a ofertar 50% das vagas por vestibular próprio, na maioria de seus cursos de graduação.

Publicado

em

por

Vestibular UFG 2026

A Universidade Federal de Goiás (UFG) passará a ofertar 50% das vagas por vestibular próprio, na maioria de seus cursos de graduação, para ingresso em 2026.

As inscrições para o Vestibular UFG 2026 serão aceitas no período de 4/8 a 5/9, com a realização da prova no dia 19 de outubro.

Clique aqui para conferir o edital do vestibular.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

As demais vagas dos cursos participantes seguirão sendo ofertadas pelo Sistema de Seleção Unificado (SiSU), por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Vestibular ITA 2026 tem inscrições prorrogadas até 20 de julho

A data limite para pagamento dos novos boletos é 21 de julho.

Publicado

em

por

Vestibular ITA 2023

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) prorrogou o prazo de inscrições abertas para o vestibular 2026. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet, por meio do site www.vestibular.ita.br, até o dia 20 de julho. A data limite para pagamento dos novos boletos é 21 de julho.

Vestibular ITA 2026

Nesta edição, serão oferecidas 180 vagas. As provas serão aplicadas em 25 cidades, abrangendo todas as regiões do país, o que amplia o acesso dos candidatos ao processo seletivo.

O processo seletivo será realizado em três etapas. A primeira fase, composta por prova objetiva, está marcada para 5 de outubro. A segunda fase, com provas discursivas, ocorrerá entre os dias 28 e 31 de outubro. Já a terceira etapa envolve a entrega de documentos, inspeção de saúde, avaliação psicológica, exame toxicológico e participação na comissão de heteroidentificação, no caso de candidatos autodeclarados negros.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Para participar, é necessário ser brasileiro nato, ter completado 23 anos até 31 de dezembro de 2025 e não ser casado.

Cursos

O ITA oferece seis cursos de graduação no campus de São José dos Campos (SP): Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica-Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia de Computação e Engenharia Aeroespacial.

Além dessas opções, os futuros aprovados também poderão estudar as novas graduações que serão oferecidas no campus de Fortaleza (CE): Engenharia de Sistemas e Engenharia de Energia.

RECOMENDAMOS

Continue lendo