Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

​UFPel terá três novos cursos: Comércio Exterior, Design de Jogos e Libras

A criação dos novos cursos é fruto de uma provocação iniciada pela gestão da UFPel aos diretores de unidades acadêmicas

Publicado

em

​UFPel terá três novos cursos: Comércio Exterior, Design de Jogos e Libras

O Conselho Universitário da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) aprovou, em reunião na última quarta-feira (6), a criação de três novos cursos de graduação. A partir do ano letivo de 2023, estudantes terão como opção de ingresso tecnologia em Comércio Exterior, bacharelado em Design de Jogos e licenciatura em Letras – Libras e Literatura Surda.

Novos cursos UFPel

A aprovação dos cursos veio após uma extensa discussão dentro do órgão colegiado supremo da Universidade, que totalizou mais de cinco horas de debates: a reunião iniciou na manhã de terça-feira (5) e precisou ser interrompida por ter chegado ao teto proposto de duração, prosseguindo no dia seguinte.

Entre os conselheiros, foram levantadas questões contrárias à criação, como a necessidade de investimento e estruturação de outros cursos já existentes e a crise orçamentária que atinge as universidades públicas, mas também favoráveis, como o argumento de possibilitar o acesso a estudantes trabalhadores, a sintonia com propostas de formação inovadoras e o atendimento inclusivo dos novos cursos, além de o fato de dois deles não precisarem de investimentos em infraestrutura.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O debate também incluiu a participação da sociedade pelotense, especialmente daquela ligada comunidade surda; o grupo se fez presente nas duas sessões que compuseram a reunião durante a qual seria apreciada a pauta.

Prevaleceu a opinião que os novos cursos agregarão à formação proporcionada pela UFPel à sociedade e permitirão um acesso mais democrático à população, devido ao fato de que as três propostas contemplam cursos noturnos. Comércio Exterior foi aprovado com 33 votos favoráveis, 4 contrários e 14 abstenções; Design de Jogos teve 31 posicionamentos pela criação, 4 contra e 14 abstenções; e Libras teve uma votação de 37 pessoas para a criação e 13 abstenções, sem nenhum voto pela não implantação.

A reitora da UFPel, Isabela Andrade, diz perceber a criação das novas formações como um olhar para o futuro da Universidade e da sociedade: “Queremos pensar em novos tempos e em um futuro promissor”. Segundo a gestora, a atenção da instituição deve estar voltada para o desenvolvimento social, pensando uma formação que leve em consideração o mundo do trabalho.

Compartilhar novas possibilidades

A criação dos novos cursos é fruto de uma provocação iniciada pela gestão da Universidade Federal de Pelotas aos diretores de unidades acadêmicas, de pensarem novas possibilidades de formação levando em consideração os recursos físicos e humanos já existentes. Alguns critérios foram colocados para as propostas: a principal delas é que os cursos fossem noturnos, visto que a UFPel é a universidade federal brasileira com menor índice de oferta de vagas nesse turno. Também deveria ser considerado um estudo de viabilidade do mundo de trabalho para o recebimento dos profissionais formados, além de deverem ser priorizados projetos que fossem voltados para a acessibilidade e inclusão e para a formação de trabalhadores.

Das discussões fomentadas, foram encaminhadas essas três propostas. Os méritos acadêmicos dos projetos pedagógicos foram aprovados pelo Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (COCEPE) na última quinta-feira (30), faltando apenas o aval do Conselho Universitário. Com a aprovação, os cursos já poderão ser ofertados no ano letivo de 2023.

Comércio Exterior

A localização da Universidade Federal de Pelotas a poucos quilômetros da fronteira com o Uruguai e nas adjacências de portos, aeroportos e rodovias foi o motivador para a proposta do Centro de Ciências Sócio-Organizacionais, o curso de Tecnologia em Comércio Exterior. É uma região que podese aproveitar muito de mão-de-obra qualificada para as transações comerciais internacionais, de acordo com a proposta.

Caso aprovado, será o primeiro tecnólogo na área em universidades federais brasileiras. A formação tecnológica também é uma forma de proporcionar uma formação de nível superior rápida, trazendo uma capacitação aos trabalhadores, mais uma vez democratizando o acesso ao ensino superior. O curso também será uma oportunidade para uma segunda graduação para profissionais da Administração ou das Relações Internacionais, por exemplo.

O curso terá a duração mínima de quatro semestres. Serão oferecidas 40 vagas, que terão como métodos de seleção o Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Design de Jogos

Unir arte e tecnologia: com essa premissa, a proposta de novo curso trazida pelo Centro de Artes mira nos jogos a partir de um projeto instigante e inovador. O bacharelado em Design de Jogos optará não apenas pela programação dos jogos, mas sim em todo o desenvolvimento e processo de criação, unindo áreas como roteiro, narrativa, regras, estética, animação e trilha sonora.

Focando em uma área com grande potencial de expansão, o curso aposta em multidisciplinariedade para oportunizar muitas trocas com outros cursos da área das artes e da tecnologia: o curso também contará com docentes do Centro de Desenvolvimento Tecnológico. A ideia é que não apenas jogos digitais sejam desenvolvidos. O curso também contemplará jogos analógicos e também “jogos sérios”, voltados para atividades pedagógicas e terapêuticas.

Com uma duração mínima de oito semestres, terá oferta de 25 vagas. Os estudantes serão selecionados por meio do Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE) e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Letras – Libras e Literatura Surda

Se o grande conceito nos novos cursos é acessibilidade e inclusão, um dos que mais o traduzem é a nova licenciatura em Letras com habilitação em Libras e Literatura Surda. De relevância social evidente e proposto a partir de um projeto altamente inclusivo, caso aprovado, será a primeira licenciatura em Libras do Rio Grande do Sul e o primeiro curso que inclui a formação em Literatura Surda no Brasil.

A criação desse curso é uma demanda histórica na UFPel, remontado ao início da década de 2010, e foi uma meta proposta no programa de gestão escolhido pela comunidade na última consulta informal, em 2020. O curso de graduação em Libras é o único dos propostos que precisará de nova infraestrutura, além de ter mais vagas docentes reservadas. No entanto, é considerado estratégico pela administração da Universidade.

O curso terá a duração mínima de nove semestres. Serão ofertadas 30 vagas anuais. Além do ingresso pelo Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE), com nove vagas, e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com cinco, o projeto pedagógico prevê que 16 estudantes sejam selecionados por meio de processo seletivo específico.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

Vestibular Estadual Uerj 2025 abre inscrições para 2º Exame de Qualificação

A prova faz parte do processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação da Uerj e acontece no dia 8 de setembro.

Publicado

em

por

Vestibular Estadual Uerj 2022 tem data definida

Começa nesta segunda-feira (15/7) o período de inscrições para o 2º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2025 da Uerj.

Vestibular Estadual Uerj 2025 – 2º Exame de Qualificação

A prova faz parte do processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e acontece no dia 8 de setembro.

Podem se candidatar, até o dia 5 de agosto, aqueles que tenham concluído ou estejam cursando o último ano do Ensino Médio, pelo site www.vestibular.uerj.br.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Confira os detalhes e inscreva-se no site do vestibular.

Como funciona o vestibular da Uerj?

O processo seletivo é realizado em 2 fases:

1ª FASE – EXAME DE QUALIFICAÇÃO

  • Estará aberto a candidatos que tenham concluído ou estejam cursando o último ano do ensino médio.
  • Ocorrerá em duas ocasiões durante o ano, sendo obrigatória a realização de pelo menos um dos exames.
  • Não haverá escolha de curso e nem opção pelo sistema de cotas nesta fase.
  • Será realizado por meio de prova de múltipla escolha, comum a todos os candidatos inscritos, visando à aferição de habilidades e competências fundamentais ao exercício pleno da cidadania, aplicadas aos conteúdos básicos de disciplinas agrupadas nas seguintes áreas de conhecimento:
    – Linguagens;
    – Matemática;
    – Ciências da Natureza;
    – Ciências Humanas.
  • Os resultados do Exame de Qualificação serão válidos apenas para o Vestibular Estadual 2025.
  • A aprovação no Exame de Qualificação não implicará a inscrição automática para o Exame Discursivo, sendo obrigatória nova inscrição do candidato, específica para o Exame Discursivo.

2ª FASE – EXAME DISCURSIVO

  • Estará aberto unicamente aos candidatos que tiverem obtido aprovação em pelo menos um dos Exames de Qualificação e que tenham concluído ou estejam cursando o último ano do ensino médio.
  • Haverá escolha do curso e opção pelo sistema de cotas, se for o caso.
  • Será realizado em um único dia e será composto por uma prova de Redação, comum a todos os candidatos, e duas provas de disciplinas específicas de acordo com o curso escolhido pelo candidato, de forma a avaliar competências, habilidades e conteúdos pertinentes aos diferentes cursos.
  • O resultado do processo seletivo para os cursos de graduação da UERJ terá caráter eliminatório e classificatório e será obtido pelo somatório do resultado do Exame Discursivo e da pontuação recebida no Exame de Qualificação, conforme o Edital de Convocação deste Exame.
  • O resultado do Exame Discursivo será válido apenas para o Vestibular Estadual 2025.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Inscrições abertas para o Vestibular 2025 da FGV

A Fundação Getulio Vargas (FGV) oferece 1.449 vagas nas escolas do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília para ingresso em 2025.

Publicado

em

por

Vestibular FGV 2022 realiza prova online em todo o Brasil

A Fundação Getulio Vargas recebe inscrições para o processo seletivo para todos os seus cursos de graduação, em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, visando o preenchimento total de 1.449 vagas para o primeiro semestre de 2025.

Vestibular FGV 2025

As inscrições para o ingresso via Vestibular FGV 2025 devem ser feitas até 11 de outubro, pela internet.

Inscrições

O valor da inscrição, até as 18h do prazo limite estabelecido no cronograma de inscrição de cada curso, é de R$ 180,00 para todas as modalidades; e de R$ 60,00 para ingresso via ENEM, com exceção para os cursos de Direito e Economia, oferecidos na cidade de São Paulo. Nesses dois casos, o valor de inscrição é o mesmo das demais modalidades – R$ 180,00.

Isenção de taxa de inscrição

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A isenção da taxa de inscrição será facultada ao candidato que tenha concluído integralmente ou esteja concluindo todo o Ensino Médio no Brasil, em Escola da Rede Pública (Municipal, Estadual ou Federal) ou privada – desde que tenha usufruído de bolsa de estudo de 100% durante todo o curso em decorrência de sua condição socioeconômica.

Para formalizar a inscrição, devem ser anexados documentos obrigatórios no ato da inscrição, conforme política de cada escola, que pode ser conferida no edital, disponível no site.

Provas

As datas das provas são 14 e 15 de novembro (este último dia apenas para os processos seletivos dos cursos de Direito e Economia, em São Paulo).

Outras formas de ingresso

Os vestibulandos podem concorrer ainda às vagas via ENEM, exames internacionais, Olimpíadas do Conhecimento (somente para os cursos de Ciências Econômicas, em São Paulo; e Administração e Administração Pública, em Brasília), e vestibular por Demanda Social e Diversidade (válido para os cursos de Administração e Administração Pública, em Brasília e São Paulo; e Direito, em São Paulo). Todas essas modalidades têm prazo de inscrição até o dia 3 de janeiro de 2025.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Vestibular de Medicina Unimes 2025 está com inscrições abertas

Neste vestibular de medicina da Unimes são oferecidas 100 vaga para ingresso no 1º semestre letivo de 2025.

Publicado

em

por

Vestibular de Medicina Unimes 2022

A Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), de Santos/SP, está com as inscrições abertas para o Vestibular de Medicina. São oferecidas 100 vaga para ingresso no 1º semestre letivo de 2025.

Vestibular de Medicina Unimes 2025

As inscrições devem ser feitas por meio do site da Fundação Vunesp – www.vunesp.com.br – até o dia 27 de setembro. A taxa de inscrição custa R$ 380,00 (trezentos e oitenta reais).

O Vestibular será realizado em uma única fase, de caráter eliminatório, constituída de duas provas, previstas para 19 de outubro de 2024, das 14 h às 19h:

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

a) Prova I: composta por 08 questões discursivas, distribuídas entre os conteúdos de química (04) e biologia (04); e

b) Prova II: composta por 40 questões objetivas, com 05 alternativas cada, distribuídas entre os conteúdos de língua portuguesa (10), matemática (10), geografia (05), história (05), língua inglesa (05) e física (05); e uma redação.

Veja aqui outros vestibulares de medicina com inscrições abertas!

Continue lendo