Fachada do Prédio Histórico da UFPR

UFPR é a quinta melhor Universidade Federal do país

A UFPR – Universidade Federal do Paraná figura na quinta posição entre as Universidades Federais do país segundo o Ranking Universitário da Folha (RUF), divulgado na última segunda-feira (7/10).

No ranking geral a instituição está na 8ª posição. O quesito em que a UFPR mais se destacou foi Inovação, alcançando o 3º lugar geral.

O ranking classifica as instituições de ensino superior brasileiras e avaliou 196 instituições na edição deste ano.

A UFPR ocupa boas posições em todos os quesitos, alcançando a 9ª posição em Ensino, 12ª tanto no quesito Pesquisa como Mercado, e 29ª no item Internacionalização.

Fachada do Prédio Histórico da UFPR

Fachada do Prédio Histórico da UFPR

Públicas no topo

As universidades públicas aparecem em destaque no ranking, ocupando as 17 primeiras posições. O quesito Ensino é o que têm maior projeção, os 22 primeiros lugares são ocupados pelas públicas, no ranking anterior eram 21. Na Pesquisa o resultado é parecido, com 18 instituições ocupando o topo da lista.

No quesito Internacionalização, aspecto essencial para a produção de ponta, as públicas ocupam os 4 primeiros lugares e entre as 10 primeiras apenas uma é privada. Em Inovação novamente os resultados são bons com as 5 primeiras posições ocupadas pelas universidades públicas. O RUF também classificou em relação ao tema Mercado, quesito no qual as públicas são maioria entre as dez primeiras, com 6 instituições.

A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ocuparam as primeiras posições no ranking.

Tags:,