Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

UFSCar encerra hoje (16) as inscrições para o Vestibular Indígena 2020

No Vestibular Indígena UFSCar 2020 serão ofertadas 65 vagas distribuídas entre os campi São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino.

Publicado

em

Inscrições podem ser feitas até o dia 16 de setembro (Imagem: CCS/UFSCar)

A UFSCar prorrogou até o dia 16 de setembro as inscrições na seleção para ingresso de estudantes indígenas em 2020 nos seus cursos de graduação presenciais. O edital está disponível aqui.

Os candidatos têm até o dia 16 de setembro para entrar no site da Coordenadoria de Ingresso na Graduação (CIG) da Universidade e realizar o preenchimento da ficha de inscrição e do questionário socioeducacional.

Também é exigido o correto preenchimento da Declaração de Etnia e de Vínculo com Comunidade Indígena, documento que deverá ser inserido pelo candidato no formulário eletrônico até o término do prazo de inscrições (a via original impressa deve ser entregue à UFSCar até a data da prova).

Em sua 13ª edição consecutiva, o Vestibular Indígena da UFSCar será realizado no dia 24 de novembro, com provas aplicadas em quatro cidades: Manaus (AM), Recife (PE), São Gabriel da Cachoeira (AM) e São Paulo (SP).

Inscrições podem ser feitas até o dia 16 de setembro (Imagem: CCS/UFSCar)

Inscrições do Vestibular Indígena 2020 podem ser feitas até o dia 16 de setembro (Imagem: CCS/UFSCar)

Ao todo, serão ofertadas 65 vagas – uma vaga para cada opção de curso de graduação – distribuídas entre os campi São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino.

Ainda poderá ser acrescida mais uma única vaga por opção de curso, a partir daquelas que não forem preenchidas ao término da seleção específica feita pela UFSCar para ingresso de pessoas refugiadas.

Desde 2015, as provas do Vestibular Indígena deixaram de ser aplicadas em São Carlos e, a partir de 2018, houve a inclusão do município de São Gabriel da Cachoeira, em atendimento a uma demanda histórica apresentada pelos estudantes que integram o Centro de Culturas Indígenas (CCI) na UFSCar, reforçada pela Federação das Organizações Indígenas do Alto Rio Negro (FOIRN).

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), trata-se do município com a maior população indígena do País, localizado em uma região de difícil acesso e com altos custos para deslocamento dos candidatos.

Informações detalhadas sobre os prazos de inscrição, documentação e a relação de cursos ofertados pela UFSCar podem ser consultadas no edital. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3351-8152 ou na seção Fale Conosco do site da CIG-UFSCar.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastra-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

Terminam amanhã (7) as inscrições para o Novo Vestibular da PUC-Campinas

No Novo Vestibular de Inverno da PUC-Campinas os candidatos podem ingressar usando a nota do Enem ou participando da prova presencial

Publicado

em

por

A PUC-Campinas acaba de abrir uma nova oportunidade para quem deseja começar a graduação ainda este ano, em uma das melhores universidades do mundo.

Novo Vestibular de Inverno PUC-Campinas

No Novo Vestibular de Inverno da PUC-Campinas os candidatos podem ingressar usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou participando da prova presencial no dia 10 de agosto.

As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de agosto. Clique aqui para mais informações!

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastra-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Processo Seletivo Simplificado da PUC Minas 2022 vão até 19/8

As vagas são destinadas aos cursos em Belo Horizonte, Betim, Contagem, Poços de Caldas e Serro e pela PUC Minas Virtual.

Publicado

em

por

Vestibular Medicina PUC Minas 2022

As inscrições para o Processo Seletivo Simplificado da PUC Minas, referente ao segundo semestre de 2022, estão abertas até 19 de agosto, pelo sistema da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e/ou pelo sistema de prova (Redação).

São vários cursos e turnos em oferta. As vagas são destinadas aos cursos de graduação ministrados nos campi de Belo Horizonte (Barreiro, Coração Eucarístico, Praça da Liberdade e São Gabriel), Betim, Contagem, no interior, em Poços de Caldas e Serro e pela PUC Minas Virtual.

Também continua aberto, até 19 de agosto, processo de matrícula de obtenção de novo título, transferência externa e reabertura de matrícula.

Outras informações em pucminas.br/vestibular.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastra-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

UniSul realiza vestibular de Medicina em Palhoça e Tubarão

No total, serão disponibilizadas 230 vagas de Medicina na Unisul, sendo 128 para o campus de Palhoça e 102 para Tubarão, em Santa Catarina.

Publicado

em

por

Vestibular Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul)

Estudantes interessados em ingressar no curso de Medicina da UniSul no ano que vem já podem se inscrever no vestibular. A prova, com fase on-line e presencial, será realizada mediante cadastro no site da instituição e pagamento de taxa até o dia 29 de setembro. No total, serão disponibilizadas 230 vagas, sendo 128 para o campus de Palhoça e 102 para Tubarão, em Santa Catarina.

Veja aqui outros vestibulares de Medicina com inscrições abertas.

O vestibular da UniSul será divido em duas etapas, cujos pontos obtidos em ambas serão somados para classificação. A primeira fase, não eliminatória e feita totalmente on-line, tem como objetivo verificar os candidatos que demonstram afinidade com os valores e missão da instituição e com a metodologia utilizada. Nela, será avaliado o nível de conhecimento do curso, além da proficiência da língua inglesa ou espanhola. O candidato deverá ainda apresentar um vídeo em discorrerá sobre um tema pré-definido e a participação em uma atividade para resolução de situação clínica de baixa complexidade. Cada atividade conta com prazos especificados no edital do vestibular.

Já a segunda etapa, eliminatória e classificatória, será dividida em duas provas e tem data prevista para o dia 23 de outubro, das 13h às 18h, presencialmente no campus Pedra Branca ou Tubarão. A primeira avaliação contém questões discursivas de Biologia e Química, além de uma redação, e a outra é composta por questões objetivas de Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Matemática.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastra-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo