Siga-nos!

Destaque

UNICAMP mantém Lista de Obras de leitura para o Vestibular 2023

A lista apresenta as mesmas 10 obras cuja leitura será cobrada tanto na edição do Vestibular deste ano, como no Vestibular Unicamp 2023.

Publicado

em

UNICAMP mantém Lista de Obras de leitura para o Vestibular 2023

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está divulgando que irá manter a lista de obras em língua portuguesa, cuja leitura é obrigatória para candidatos ao Vestibular Unicamp. Desta maneira, as mesmas 10 obras anunciadas para os candidatos ao Vestibular Unicamp 2022 irão valer para o Vestibular Unicamp 2023.

Lista de Obras Vestibular UNICAMP 2023

A Comvest divulga com antecedência, a cada ano, as obras que compõem a lista de leituras exigidas para o Vestibular, de maneira a permitir o planejamento de professores e estudantes. Para a edição de ingresso em 2023, a Unicamp ponderou que seria prudente manter as obras, considerando os impactos da pandemia na educação e a necessidade de adaptação de estudantes e professores em um contexto de retomada.

As 10 obras da lista foram escolhidas a partir de critérios como a representatividade dessas manifestações literárias nas tradições culturais de língua portuguesa, o padrão de elaboração estética e a presença de núcleos temáticos adequados à formação pedagógica do aluno no ensino médio. A lista de obras para os Vestibulares Unicamp 2022 e Unicamp 2023 apresenta seis gêneros literários (Poesia, Conto, Teatro, Romance, Crônica e Carta/Relato de Viagem) e dez autores (Camões, Racionais MCs, Olavo Bilac, Ligia F. Telles, F. Pessoa, Paulina Chiziane, Júlia Lopes de Almeida, Machado de Assis e Pero Vaz de Caminha) indicados abaixo e na página www.comvest.unicamp.br.

RECOMENDAMOS

Destaque

Unifenas abre inscrições para o Vestibular de Medicina 2022

No Vestibular de Medicina Unifenas 2022 são oferecidas 210 vagas, sendo 80 para o câmpus Alfenas e 130 para Belo Horizonte.

Publicado

em

por

Unifenas abre inscrições para o Vestibular de Medicina 2022

A Unifenas está com as inscrições abertas para o processo seletivo do curso de Medicina, para ingresso no primeiro semestre de 2022. São oferecidas 210 vagas, sendo 80 para o câmpus Alfenas e 130 para Belo Horizonte.

Vestibular de Medicina Unifenas 2022

Os interessados encontram 4 opções de ingresso no Vestibular de Medicina Unifenas 2022:

1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2020)

O candidato poderá se inscrever pelas notas do ENEM (2009 a 2020) para concorrer às vagas de Medicina nos câmpus de Alfenas e Belo Horizonte, caso faça uma inscrição para cada câmpus e efetue o pagamento dos respectivos boletos.

2- Prova Tradicional

O candidato poderá fazer uma inscrição para concorrer às vagas de Medicina no câmpus de Alfenas ou de Belo Horizonte.

As provas para os dois câmpus serão realizadas no mesmo dia e horário: 23 de outubro de 2021 (sábado), das 13 às 18h, nas cidades de Brasília/DF, Campinas/SP, Curitiba/PR, Goiânia/GO, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP, Uberlândia/MG, Vitória/ES e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis, Poços de Caldas e Varginha. O local escolhido para a realização das provas do vestibular independe da cidade em que o curso será ministrado.

3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2020)

O candidato poderá se inscrever em modalidades diferentes: PROVA TRADICIONAL E ENEM (2009 a 2020) para concorrer às vagas de Medicina nos câmpus de Alfenas e/ou Belo Horizonte. Nessa opção, concluídas as inscrições, ao final será gerado um único boleto para pagamento.

4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2020)

No ato da inscrição, o candidato irá optar na prova Tradicional, em ordem de preferência (1ª e 2ª opção), entre os cursos de Medicina oferecidos pelo câmpus de Alfenas e pelo câmpus de Belo Horizonte. A convocação, em 2ª opção, será realizada somente após as etapas que constam dos itens 6.41 e 6.45 do edital para classificação e convocação dos inscritos em 1ª opção. Pelas notas do ENEM (2009 a 2020), o candidato fará duas inscrições, sendo uma para cada câmpus. Nessa opção, concluídas as inscrições, ao final será gerado um único boleto para pagamento.

INSCRIÇÕES

As inscrições podem ser feitas no site: www.unifenas.br/vestibular, até o dia 15 de outubro de 2021.

Ao finalizar a inscrição, o candidato terá a opção de pagamento da taxa de inscrição por cartão de crédito ou boleto bancário.

Continue lendo

Destaque

Nota de Corte do Sisu 2021/2 – Como é calculada?

Você sabe como é calculada a Nota de Corte do Sisu 2021/2?  Os candidatos podem avaliar quais são as chances de conseguir a vaga com base nela

Publicado

em

por

Nota de Corte do Sisu 2021/2 - Como é calculada?

No período de 3 a 6 de agosto de 2021 estarão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os candidatos podem avaliar quais são as chances de conseguir a vaga com base na nota de corte. Veja neste post como a nota de corte do Sisu 2021/2 é calculada.

Nota de Corte do Sisu 2021/2 – Como é calculada?

Durante o período de inscrição, uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte (menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

A nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada. O sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte é modificada de acordo com a nota dos inscritos. A nota de corte só será informada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrição.

Referência

No site do Sisu os interessados encontram algumas informações como a nota de corte de processos anteriores. Clique aqui para conferir!

Sobre o Sisu

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é o sistema informatizado do Ministério da Educação, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os candidatos com melhor classificação são selecionados, de acordo com suas notas no exame.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Faculdade ESEG inscreve para o Vestibular de 31/7

O Vestibular da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa, para o 2º semestre de 2021, está marcado para o dia 31 de julho, às 13h.

Publicado

em

por

Parceria da ESEG com instituições europeias permite a aluno realizar parte da graduação fora do Brasil

O processo seletivo da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa, para o 2º semestre de 2021, está marcado para o dia 31 de julho, às 13h. As inscrições para o Vestibular ESEG devem ser feitas por meio do site da Instituição para os cursos de Administração, Direito, Economia, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção. A prova será realizada no campus Paraíso, próximo à estação de metrô.

O ingresso na ESEG também é possível via nota do Enem e através de prova digital (com realização em 30 ou 31 de julho).

A Faculdade é considerada a melhor faculdade de Engenharia de Produção na cidade de São Paulo pelo Enade de 2019, além de ter sido avaliada com nota máxima (5) no MEC para o curso de Direito. Esses conceitos foram adquiridos devido à infraestrutura da ESEG, com laboratórios de Inteligência Artificial (LIA) e Inovação Tecnológica (LITE). O apoio individualizado ao aluno desde a matrícula é outro diferencial da Instituição.

Formação continuada é visada pela ESEG, por isso, também oferece cursos de curta e média duração com mais de 20 opções nas áreas de Direito, Finanças, Gestão, Indústria Automobilística, Inteligência Artificial, Logística e Sustentabilidade. Para pós-graduação, oferta os cursos de Gestão de Finanças e Engenharia de Segurança do Trabalho, MBA em Gestão de Negócios, Gestão de Projetos e em Gestão de TI.

A ESEG – Faculdade do Grupo Etapa está localizada próxima à Avenida Paulista, com duas unidades próximas das estações de metrô – Paraíso, na Rua Apeninos, 960; e Ana Rosa, na Rua Vergueiro, 1951.

Serviço

Processo Seletivo ESEG 2021 – 2º Semestre
Cursos: Administração, Direito, Economia, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção

Inscrição e mais informações: eseg.edu.br

Continue lendo