Destaque
Univesp abre inscrições para o Vestibular 2022 em 22 de março
Serão ofertadas 31.125 vagas, em 347 municípios, no vestibular Univesp 2022.
A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) abre na próxima terça-feira (22/03), às 10h, as inscrições para 31.125 vagas do Vestibular anual 2022, destinadas a 402 polos, de 347 municípios (capital, litoral e interior). A prova (objetiva e redação) ocorrerá no dia 22/05, às 13h, e os locais oficiais serão divulgados no dia 13/05. O início das aulas está previsto para agosto de 2022.
Vestibular Univesp 2022
Inscrições
Serão oferecidos nove cursos, com três eixos básicos de ingresso, via processo seletivo: Pedagogia, Letras, Matemática (Eixo de Licenciatura), Ciência de Dados, Tecnologia da Informação, Engenharia de Computação (Eixo de Computação), Engenharia de Produção e os novos, Administração e Tecnologia em Processos Gerenciais (Eixo de Negócios e Produção).
As inscrições terminam no dia 25/04, às 23h59, e devem ser feitas pelo site: vestibular.univesp.br.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
O custo da inscrição é de R$ 45,00. Para participar, não há limite de idade, basta ter concluído o ensino médio ou com o término previsto até o período da matrícula. No preenchimento da ficha de inscrição, os candidatos devem cumprir todas as etapas previstas, responder o questionário socioeconômico, indicar o CPF e seus dados pessoais. Também será possível, caso queira, fornecer os números de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2019, 2020 e 2021, para que os resultados sejam considerados na prova objetiva e integrados à nota final.
Do dia 22/03, até às 23h59, do dia 25/03, as pessoas inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) poderão solicitar isenção da taxa. No mesmo período, também poderá ser concedida a redução de 50% do valor da taxa de inscrição, em conformidade com a Lei Estadual nº 12.782, de 20 de dezembro de 2007, aos candidatos que preencham cumulativamente, os seguintes requisitos: estejam regularmente matriculados no ensino médio ou equivalente, no 3º semestre da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em curso pré-vestibular ou em curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação e que recebam remuneração mensal inferior a 2 (dois) salários mínimos ou desempregados. Os benefícios são concedidos no site do vestibular. No momento da inscrição, basta clicar em “redução de taxa” ou “isenção”.
Em caso de dúvidas, o candidato poderá acessar o “Fale Conosco” do site da Vunesp, banca realizadora do vestibular: www.vunesp.com.br/faleConosco, e encaminhar sua mensagem ou, ainda, entrar em contato com o “Disque Vunesp”, por meio do telefone (11) 3874-6300, em dias úteis, das 08h às 18h.
Prova
A prova será realizada no dia 22/05, às 13h, de forma presencial nas cidades que englobam diversas regiões do Estado de São Paulo. A empresa organizadora seguirá todas as recomendações sanitárias de prevenção à Covid-19, em vigência na data. O candidato deverá seguir imediatamente para o ambiente da prova e evitar aglomerações. A lista completa dos locais dos exames também estará disponível em: vestibular.univesp.br, no dia 13/05/22. O gabarito oficial será divulgado em 23/05, no site do vestibular.
De acordo com o presidente da Univesp, professor Rodolfo Azevedo, o Vestibular 2022 foi planejado para ampliar o acesso ao ensino superior gratuito. “Teremos o maior processo seletivo já realizado pela universidade, em relação ao número de vagas, cursos e extensão territorial. Desde o início de nossa gestão, em 2019, reforçamos nossas parcerias com as prefeituras de todas as regiões do Estado. Hoje, estamos presentes em mais de 56% do território paulista e atingimos 92% da população. Seguimos com o compromisso de levar educação a distância de qualidade aos mais diversos públicos e mostrar a inclusão proporcionada pela modalidade”, ressalta.
Cursos
Os alunos do Eixo de Computação farão a opção entre os três cursos, após um ano e meio: Bacharelado em Tecnologia da Informação – BTI (duração de três anos), Bacharelado em Ciência de Dados (quatro anos) e Bacharelado em Engenharia de Computação (cinco anos). Já os ingressantes nas Licenciaturas, cursarão um ano de ciclo básico, com opção de habilitação a partir do segundo ano em Letras, Matemática e Pedagogia (todos com quatro anos de duração). Os que optarem pelo novo Eixo de Negócios e Produção vão cursar um ano básico e, no segundo, farão a opção entre Tecnologia em Processos Gerenciais (três anos), Bacharelado em Administração (quatro anos) e Bacharelado em Engenharia de Produção (cinco anos). Segundo Azevedo, o modelo garante ao discente mais flexibilidade para a escolha, melhor entendimento do itinerário formativo, além de ter a integração com graduandos de outras habilitações, o que contribui para sua formação e no desenvolvimento de projetos integradores multidisciplinares.
Os cursos, totalmente gratuitos, são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma on-line na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático, bibliotecas digitais e tirar dúvidas do conteúdo com facilitadores. Já os polos são espaços físicos, onde os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades como provas e discussões em grupo. No local, também podem ser solicitados serviços de secretaria acadêmica e o esclarecimento de dúvidas. Todas as videoaulas também podem ser acessadas pelo canal de YouTube: https://www.youtube.com/user/univesptv .
Saiba mais sobre os cursos: www.univesp.br/cursos .
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Faculdade de Medicina FACERES abre inscrições para vestibular de medicina 2025
Instituição dedicada exclusivamente à formação médica tem reconhecimento nacional e internacional
A Faculdade de Medicina FACERES, localizada em São José do Rio Preto, é reconhecida por sua dedicação exclusiva ao curso de medicina, tendo alcançado a nota máxima (5) no recredenciamento pelo Ministério da Educação.
Com nota 4 no ENADE, o curso de medicina da FACERES é reconhecido pelo SAEME (Sistema de Acreditação de Escolas Médicas), avaliação promovida pela ABEM (Associação Brasileira de Educação Médica) e pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), órgão que congrega todos os CRM (Conselhos regionais de medicina) e o WFME (World Federation for Medical Education).
Como primeira faculdade de medicina do interior paulista a obter a Certificação ISO 9001 e a quarta no Brasil, a FACERES reforça seu compromisso com a qualidade e excelência no ensino médico.
DIFERENCIAIS PEDAGÓGICOS E CAPACITAÇÕES EXCLUSIVAS
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
O projeto pedagógico da FACERES é moderno e inovador, alinhado com as melhores práticas das principais escolas médicas do mundo. Com um corpo docente altamente qualificado, a faculdade oferece inserção precoce na rede de atenção à saúde desde o primeiro semestre do curso, utilizando diversas metodologias ativas de ensino-aprendizagem.
O programa de Iniciação Científica e Pesquisa, juntamente com a formação em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), são outros diferenciais que fazem da FACERES uma referência em ensino médico.
Os formandos da FACERES recebem certificações internacionais como parte do currículo, incluindo BLS (Suporte Básico de Vida), ACLS (Urgências em Cardiologia) e PALS (Urgências em Pediatria) pela American Heart Association, além da certificação ATLS (Advanced Trauma Life Support) pelo Colégio Americano de Cirurgiões.
Essas capacitações exclusivas, oferecidas gratuitamente a todos os formandos, garantem que os alunos da FACERES estejam preparados para atuar com excelência no mercado de trabalho, destacando-se como profissionais altamente capacitados e prontos para os desafios da área médica.
A FACERES está entre os 10 maiores centros de treinamento para atendimento de urgência no Brasil e possui um dos maiores centros de simulação médica do país. A faculdade também é o terceiro maior centro do Brasil para capacitação em atendimento ao trauma pelo Colégio Americano de Cirurgiões (ATLS).
Tem à disposição do corpo acadêmico uma biblioteca física com mais de 25 mil livros físicos e uma biblioteca online com mais de 12 mil e-books.
INFRAESTRUTURA DE PONTA
A faculdade oferece aos seus alunos 25 laboratórios de última geração, com infraestrutura completa e moderna.
A rede de estágio inclui Unidades Básicas de Saúde em três cidades da região, quatro UPAS para treinamento em urgência e emergência, um dos maiores Centros de Medicina de Família e Comunidade do Brasil e sete hospitais, com mais de 1.600 leitos disponíveis para estágio e internato.
LOCALIZAÇÃO PRIVILEGIADA
Situada em São José do Rio Preto, um polo nacional de saúde, a faculdade de Medicina FACERES se beneficia de uma localização privilegiada, com fácil acesso a aeroportos e rodovias. A cidade conta com uma robusta infraestrutura de saúde, composta por oito hospitais gerais, cerca de 30 unidades básicas de saúde, prontos-atendimentos e prontos-socorros, atendendo a aproximadamente 2 milhões de pacientes das redes pública e privada.
Vestibular Medicina FACERES 2025: Inscrições abertas
Inscrições até 13 de outubro de 2024.
Data da prova: 20 de outubro de 2024
Locais da prova: Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), São José do Rio Preto (SP), São Paulo (SP), Uberaba (MG) e Uberlândia (MG).
O processo seletivo é composto por questões objetivas na forma de teste de múltipla escolha e redação, com 60 vagas disponíveis.
Inscrições: https://faceres.com.br/cursos/medicina/vestibular
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Horários, locais e orientações – Vestibular Estadual Uerj 2025 – 2º Exame de qualificação
A prova é uma segunda chance para quem não fez o primeiro Exame, ocorrido em junho, ou deseja melhorar a pontuação obtida.
Acontece, neste domingo (8/9), o 2º Exame de Qualificação para o Vestibular 2025 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A informação foi confirmada pelo Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea) da instituição, que, ao lado da Reitoria, garantiu, em negociações com o movimento estudantil, a segurança dos candidatos no decorrer do processo seletivo nos três campi ocupados – Maracanã, Faculdade de Formação de Professores (FFP) e Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF) – e nas demais unidades.
“As negociações foram feitas no sentido de assegurar que nesses três locais as provas aconteçam seguindo os princípios de tranquilidade e segurança dos candidatos, resguardando a lisura do processo seletivo na totalidade. Também está garantida a acessibilidade dos atendimentos especiais oferecidos”, afirma a diretora do Dsea, Marcia Gonçalves.
A prova é uma segunda chance para quem não fez o primeiro Exame, ocorrido em junho, ou deseja melhorar a pontuação obtida. De acordo com o Dsea, há 41.152 candidatos inscritos para esta prova, que terá 60 questões de múltipla escolha de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Os candidatos aprovados em pelo menos um dos Exames de Qualificação estarão aptos a se inscrever no Exame Discursivo, a segunda fase do Vestibular, composto por uma redação e dois testes específicos, a partir da opção de curso.
Orientações e Locais de Prova
Os portões abrem às 8h e a prova começa às 9h. Não será permitida a entrada de candidatos após esse horário. O acesso ao campus Maracanã será pelo Portão 5, na Rua São Francisco Xavier. Já a entrada no Pavilhão João Lyra Filho se dará pela porta principal do prédio, bem em frente ao portão.
É obrigatório levar um documento de identificação original com foto, o cartão de confirmação de inscrição (CCI) e caneta esferográfica preta ou azul de corpo transparente.
Para consultar os locais de prova e acessar o cartão de inscrição, acesse https://www.vestibular.uerj.br/?page_id=14286. Mais informações pelo telefone (21) 2334-0669 ou pelo e-mail vestibular@dsea.uerj.br
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Vai prestar engenharia? Veja uma lista com 5 das melhores faculdades de São Paulo
Escolher uma boa faculdade de engenharia é uma decisão importante e envolve a consideração de vários fatores.
Escolher uma boa faculdade de engenharia é uma decisão importante e envolve a consideração de vários fatores. Aqui está uma lista com 5 das melhores faculdades de engenharia no estado de São Paulo:
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP)
Localizada na capital, a POLI-USP é a mais prestigiada faculdade de engenharia do Brasil, com cursos em diversas áreas e forte foco em pesquisa e inovação.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG-UNESP)
A UNESP possui diversos campi, e o campus de Guaratinguetá é especialmente reconhecido pela sua qualidade na área de engenharia, com cursos de alto nível e boa infraestrutura.
Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
Localizado em São José dos Campos, o ITA é uma referência internacional em engenharia aeronáutica, mecânica e eletrônica. É uma das instituições mais difíceis de ingressar devido ao seu alto nível de exigência.
Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM-UNICAMP)
A UNICAMP, localizada em Campinas, é uma das principais universidades do país e oferece uma excelente formação em engenharia, especialmente nas áreas de mecânica, elétrica e computação.
Instituto Mauá de Tecnologia (IMT)
Com campi em São Paulo e São Caetano do Sul, o Instituto Mauá é uma instituição privada renomada, com forte enfoque na formação prática e ligação com o mercado de trabalho, destacando-se em engenharia mecânica, elétrica e civil.
Essas faculdades são altamente reconhecidas pela qualidade do ensino, infraestrutura e a proximidade com o mercado e a pesquisa científica.