Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

USP invalida matrícula de seis estudantes por fraude em cotas raciais

O Conselho de Graduação da Universidade de São Paulo (USP) decidiu invalidar as matrículas de seis estudantes de graduação por fraude em cotas raciais no processo seletivo de ingresso na universidade, na última quinta-feira (22).

Publicado

em

USP oferecerá 11.147 vagas para ingresso em 2022

O Conselho de Graduação da Universidade de São Paulo (USP) decidiu invalidar as matrículas de seis estudantes de graduação por fraude em cotas raciais no processo seletivo de ingresso na universidade, na última quinta-feira (22).

USP – Fraude em cotas raciais

Segundo informou a USP, o conselho é a última instância de análise dos processos e os alunos envolvidos ainda poderão apresentar pedido de reconsideração. Se mesmo depois dos pedidos a decisão for mantida, os estudantes serão expulsos da universidade.

Além disso, a Pró-Reitoria de Graduação da universidade está investigando 193 denúncias de supostas fraudes na autodeclaração de pertencimento ao grupo PPI (pretos, pardos e indígenas) envolvendo estudantes que entraram na USP por meio da reserva de vagas, conforme informações da instituição.

As denúncias são referentes ao período de 2017 a 2021, sendo 161 relacionadas ao ingresso via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e 32 à Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest). No período, foram recebidas 381 denúncias, mas 160 foram descartadas e 27 não tiveram andamento, porque os próprios alunos cancelaram a matrícula. Além disso, no ano passado, houve a invalidação de matrícula de um aluno do Instituto de Relações Internacionais (IRI) por fraudes racial e socioeconômica.

Denúncias

As denúncias sobre cotas são recebidas pela Pró-Reitoria de Graduação, que confere as informações da matrícula e a existência de indícios mínimos de materialidade. “São levados em conta os traços fenotípicos do aluno grupo PPI, como cor de pele, formato do nariz, cabelo e estrutura corporal”, informou a USP.

Depois de avaliados pela Pró-Reitoria, os casos são encaminhados às Comissões de Averiguação e de Invalidação de Matrículas. Cada comissão é formada por três docentes, sendo um deles necessariamente preto ou pardo.

Balanço

Neste ano, a USP teve índice recorde de 51,7% de alunos matriculados nos cursos de graduação vindos de escolas públicas. Dentre eles, 44,1% eram autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI). Das 10.992 vagas preenchidas, ou seja 98,8% do total de vagas oferecidas em 2021, 5.678 são alunos de escolas públicas e, destes, 2.504 são PPI.

De acordo com a USP, ela adota a reserva de vagas para alunos de escolas públicas e autodeclarados PPI nos cursos de graduação desde o vestibular de 2016, quando o Sisu foi implementado como nova forma de ingresso na universidade, além da Fuvest.

Em 2018, o Conselho Universitário aprovou a reserva de vagas para estudantes vindos de escolas públicas, sendo que, nesta reserva, também incide o percentual de 37,5% de cotas para estudantes autodeclarados PPI. O índice equivale à proporção desses grupos no estado de São Paulo, segundo verificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Fonte: Agência Brasil

Notícias dos Vestibulares e Enem

Unileão está com pré-inscrições abertas para ingresso em 2022.1

Já são aceitas as pré-inscrições do vestibular 2022.1 do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão). Conheça as 3 opções.

Publicado

em

por

Unileão está com pré-inscrições abertas para ingresso em 2022.1

Já são aceitas as pré-inscrições do vestibular 2022.1 do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão). Conheça abaixo as opções:

Vestibular Unileão 2022.1

Vestibular Agendado 2022.1

O Vestibular Agendado é um processo seletivo que garante mais comodidade e segurança aos candidatos, uma vez que é feito de maneira totalmente on-line e oferece a possibilidade dos estudantes realizarem suas provas logo após a inscrição ou em outro momento, desde que dentro do prazo das inscrições. Os candidatos aprovados em 2022.1 garantirão bolsas de mérito acadêmico, concedidas conforme o desempenho dos próprios estudantes.

Enem

Os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, poderão usar suas notas para ingressarem na Unileão em 2022.1 com bolsas de mérito acadêmico ilimitadas de até 100%.

Transferidos e Graduados 2022.1

É possível, ainda, ingressar em 2022.1 por meio do Processo Seletivo de Transferidos ou de Graduados e aproveitar condições especiais para a matrícula. No caso de transferência, os estudantes também podem levar seus contratos de Fies para a Unileão, conforme as regras do programa de financiamento.

Mais informações: unileao.edu.br

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Vestibular Unib 2022 tem ingresso com prova online

A Universidade Ibirapuera (Unib) está com as inscrições abertas para o Vestibular 2022.1. São oferecidos cursos presenciais e EAD.

Publicado

em

por

Vestibular Unib 2022 tem ingresso com prova online

A Universidade Ibirapuera (Unib), de São Paulo/SP, está com as inscrições abertas para o Vestibular 2022.1. São oferecidos cursos nas modalidades presencial e EAD.

Vestibular Unib 2022

A Unib aplica a prova do vestibular de forma online e também oferece também a opção de ingresso com uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dos anos 2016, 2017, 2018, 2019 e 2020.

Como funciona a prova online?

A prova é composta de 20 questões de múltipla escolha, com 60 minutos de duração. O resultado será informado automaticamente ao final da prova.

Mais informações: www.unib.br

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Vestibular de Medicina Unigranrio 2022 tem inscrições abertas

Publicado

em

por

Vestibular de Medicina Unigranrio 2022

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina da Unigranrio para ingresso em 2022. As vagas são para Caxias e Barra.

Vestibular de Medicina Unigranrio 2022

A seleção será feita via vestibular, em 5 de dezembro de 2021, e com uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)

A taxa de inscrição é de R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais).

Mais informações: portal.unigranrio.edu.br/medicina.

Veja aqui outros vestibulares de medicina com inscrições abertas.

Continue lendo