Destaque
Vestibular da USP terá banca de identificação racial
O objetivo é identificar possíveis casos de fraude antes da confirmação da matrícula.
O próximo vestibular da Universidade de São Paulo (USP) contará com uma comissão que fará a verificação da autodeclaração dos candidatos concorrentes às vagas destinadas a pretos, pardos e indígenas (PPI) antes matrícula. O objetivo é identificar possíveis casos de fraude antes da confirmação da matrícula.
USP identificação racial
A composição da comissão e os critérios para a verificação da autodeclaração ainda serão definidos pelo Conselho de Inclusão e Pertencimento da USP.
Outras duas mudanças foram aprovadas pelo Conselho de Graduação, no último dia 23 de junho, para o concurso vestibular da Fuvest para 2023: alterações na forma de classificação dos aprovados e a obrigatoriedade da apresentação do comprovante do esquema vacinal completo e doses de reforço contra a covid-19, no ato da matrícula, para os calouros.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
As mudanças valem para as 8.230 vagas oferecidas pelo vestibular da Fuvest. Os critérios de seleção das 2.917 vagas ofertadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), voltado aos candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), não sofreram alterações.
Classificação dos aprovados
A partir do próximo ano, todos os candidatos concorrerão, primeiramente, às vagas destinadas à Ampla Concorrência (AC). Os candidatos que, independentemente da renda, cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras também poderão concorrer às vagas destinadas à Política de Ação Afirmativa Escola Pública (EP).
Da mesma forma, os candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras, caso desejem, poderão concorrer também às vagas destinadas à Política de Ação Afirmativa Pretos, Pardos e Indígenas (PPI).
Vagas para o vestibular de 2023
Todos os candidatos inscritos para um curso, independentemente da categoria em que se inscreveram (Ampla Concorrência, Escola Pública ou PPI), serão classificados de acordo com sua nota no vestibular. Dessa forma, serão preenchidas primeiramente as vagas para Ampla Concorrência, depois as vagas para Escola Pública, seguindo os critérios para essas vagas, e só depois as vagas para PPI.
A alteração tem o objetivo de corrigir eventuais distorções e ampliar as possibilidades dos candidatos EP e PPI já que, além das vagas reservadas para cada grupo, esses candidatos disputarão também as vagas de ampla concorrência.
O pró-reitor adjunto de Graduação, Marcos Garcia Neira, afirmou que a mudança traz benefícios para os candidatos de escolas públicas.
“Em 2023, provavelmente, teremos um número maior de ingressantes egressos da escola pública e autodeclarados pretos, pardos e indígenas, pois também concorrerão às vagas destinadas à Ampla Concorrência, assim como os candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas também concorrerão às vagas destinadas à Escola Pública. A mudança aprimora a política de ações afirmativas da USP ao pretender uma configuração do corpo discente mais próxima da realidade social brasileira”.
Fonte: Agência Brasil
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Vestibular Mackenzie 2025.1 recebe inscrições até 18 de novembro
A prova está marcada para os dias 27 e 28 de novembro, de acordo com o curso escolhido.
O sonho de se tornar Mackenzista está cada vez mais perto. A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), que foi eleita a Melhor Universidade Privada de São Paulo, de acordo com a Folha de S.Paulo, abriu as inscrições para o Vestibular 2025.1. O período para se inscrever no vestibular vai até o dia 18 de novembro.
Vestibular Mackenzie 2025.1
Em casos de dúvidas, o edital já está disponível para consulta. Nele é possível obter informações sobre quais cursos cada campi oferece, quantas vagas são ofertadas por curso, qual o modelo da prova, documentos necessários para a realização da prova, entre outros.
A prova está marcada para os dias 27 e 28 de novembro, de acordo com o curso escolhido. O Mackenzie também aceita a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) dos últimos três anos (2021,2022 e 2023).
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Seu sonho começa aqui, inscreva-se e venha fazer parte da família Mackenzie!
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Índice de abstenção no primeiro dia do Enem cai para 26,6%
Balanço preliminar do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mostra que caiu de 28,1%, em 2023, para 26,6%, em 2024
Balanço preliminar do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mostra que caiu de 28,1%, em 2023, para 26,6%, em 2024, o percentual de candidatos inscritos que não se apresentaram para fazer as provas de linguagens e ciências humanas, além da redação dissertativa-argumentativa. A informação foi divulgada na noite deste domingo (3) pelo ministro da Educação, Camilo Santana.
O MEC também registrou que, em 2024, 94% dos estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas públicas este ano se inscreveram no Enem. O percentual em 2023 foi de 58%. Em 14 estados, o índice chegou a 100%. Na Região Nordeste, o único estado que não atingiu essa proporção foi o Maranhão (83%).
“A gente considera que foi um salto importante, um esforço que o ministério tem feito para estimular que o aluno se inscreva no Enem. Até antes de 2023, sempre havia uma queda, um declínio no número de inscritos, e agora nós estamos retomando o crescimento, são quase 1 milhão [de candidatos] a mais”, comparou Camilo Santana.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
As provas e a redação foram aplicadas em 1.753 municípios, 10.776 locais de prova, e quase 150 mil salas. De acordo com o ministro, 90% dos candidatos inscritos foram alocados em até 10 quilômetros das suas residências. “Isso foi um passo importante este ano”, disse o ministro que afirmou que “todas as ações este ano foram cumpridas no horário da entrega das provas” e que houve aprimoramento dos protocolos de segurança.
Quase 5 mil candidatos (4.999) foram eliminados por deixarem o local da prova levando o caderno de questões antes dos 30 minutos finais de aplicação; por portar equipamento eletrônico; por se ausentar antes do horário permitido; por utilizar impressos; ou por não atender orientações dos fiscais.
O primeiro dia do Enem também registrou 689 ocorrências e problemas logísticos como emergências médicas; interrupções temporárias de energia elétrica e problemas de abastecimento de água. “O participante que foi afetado com alguma ocorrência de problema logístico pode requisitar realizar a nova prova”, assegurou Camilo Santana. O candidato deve fazer a solicitação de reaplicação na página do Enem, no período de 11 a 15 de novembro.
Fonte: Agência Brasil
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Gabarito extraoficial e Correção – Enem 2024 – 1º Dia
Terminou a aplicação do 1º dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024.
Terminou a aplicação do 1º dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Os candidatos poderão acompanhar a correção feita pelos professores do Curso Objetivo e conferir o gabarito extraoficial ainda hoje.
Redação
Na redação do Enem 2024, os participantes tiveram que dissertar sobre os “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.