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Vestibular de Verão 2022: com reconhecimento da Santa Sé e corpo docente qualificado, curso de Teologia da PUC-SP reflete a fé cristã na atualidade

O curso de Teologia da PUC-SP é fundamentado em três elementos essenciais do catolicismo: as Sagradas Escrituras, a Tradição e o Magistério da Igreja.

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4ª chamada - Vestibular PUC-SP 2021 - Prova 6/12

Um dos poucos do Brasil a ter o reconhecimento da Santa Sé e com o diferencial de oferecer títulos canônicos, o curso de Teologia da PUC-SP é fundamentado em três elementos essenciais do catolicismo: as Sagradas Escrituras, a Tradição e o Magistério da Igreja.

Com quatro estrelas no Guia da Faculdade Estadão, propõe aos estudantes uma reflexão sobre a fé cristã no contexto social e eclesial contemporâneo.

“O curso de Teologia da PUC-SP além de oferecer um título universitário com duplo reconhecimento, o civil, do Ministério da Educação, e o eclesiático, por intermédio da Congregação para a Educação Católica da Santa Sé, habilita o estudante para continuar no aprofundamento da ciência teológica, por meio de cursos de especialização, mestrado e doutorado. Buscamos alimentar e estimular em nosso corpo discente o compromisso de serviço nas causas do Reino de Deus, como a promoção da vida e da dignidade humana, o cuidado com a Casa Comum, a promoção da justiça e da paz, a centralidade dos pobres, uma Igreja em saída, solidária, missionária e misericordiosa”, afirma o diretor da Faculdade de Teologia, padre Boris Nef Ulloa.

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Com corpo docente altamente qualificado e formado, em sua maioria, por professores que possuem doutorado em Teologia e/ou Filosofia, forma profissionais capazes de compreender seu lugar na Igreja e na sociedade, dialogar com as demais ciências, como Filosofia, Sociologia, Ecologia, Economia, Política, História e Antropologia, e exercer uma autêntica liderança cristã. Estimula também a reflexão para os diálogos inter-religioso e ecumênico.

Atuação profissional

“Com um título de teólogo(a), o profissional pode atuar em diversos campos de trabalho, sempre na promoção dos valores fundamentais, a serviço de uma sociedade mais humana e mais fraterna. Temos promovido a inserção dos alunos na perspectiva de grandes projetos lançados pelo Papa Francisco, entre os quais a “Ecologia Integral e o Cuidado com a Casa Comum”, a “Economia de Francisco” e a busca de novos caminhos para a Economia na perspectiva da inclusão social e o “Pacto Educativo Global” para relançar projetos e processos educativos que promovam a fraternidade humana e amizade social. O bacharel em Teologia pode atuar nos diversos campos de pastoral, evangelização e missão; no campo educativo, como professor universitário e de Ensino Religioso e áreas afins na formação religiosa de jovens, adolescentes e crianças; pode prestar concursos públicos que exijam um grau universitário completo, além de trabalhar em empresas que desenvolvam projetos sociais, de promoção humana e ambientais”, destaca padre Boris Nef Ulloa.

Estágio

No curso, são exigidas 200 horas de estágio pastoral, que os alunos devem realizar na ação concreta de evangelização, missão e promoção da vida em paróquias, comunidades, entidades, instituições, entre outros locais em que o trabalho pastoral se faz presente.

Incentivo à pesquisa

A Faculdade de Teologia possui diversos grupos de pesquisa abertos aos estudantes de graduação. A partir do segundo ano, os graduandos podem elaborar projetos de iniciação científica, sendo acompanhados por um docente e, ainda, participar do Programa de Bolsas de Iniciação Científica da PUC-SP.

Alunos e ex-alunos falam sobre o curso

Padre Felipe Sardinha Bueno – formou-se em 2014

“Estudar Teologia na PUC-SP foi uma grande oportunidade acadêmica de aprofundamento de importantes temas relacionados à fé cristã em perspectiva amplamente integradora com outros estudos das humanidades. Me possibilitou adentrar em elementos fundamentais da minha identidade, enquanto inserido na dimensão do sagrado e aberto ao projeto divino do Reino de solidariedade e de fraternidade. Ótimos professores, bibliotecas com ricos acervos, além da diversidade dos estudantes participantes foram importantes qualidades deste feliz tempo de bacharelado.

Entrei na Universidade durante o período de seminarista e aproveitei ao máximo esta oportunidade de aprofundamento acadêmico, espiritual e existencial. Além das disciplinas cursadas com intensa participação, fui monitor da disciplina de Teologia da Revelação e da Revista Eletrônica Espaço Teológico (REVELETEO), enquanto revisor em Língua Portuguesa e Metodologia, acompanhado pelo professor padre Pedro K. Iwashita, e integrei o projeto de investigação em Sagrada Escritura, mantido pelo professor padre Boris Agustín Nef Ulloa, como pesquisador em Iniciação Científica. Criei boas amizades e elaborei processos importantes de amadurecimento na fé e na minha identidade humano-relacional.

Hoje sou presbítero católico, professor universitário, assessor de grupos pastorais e pároco. Creio que minha formação na PUC-SP me auxiliou na observação mais atenta da realidade, iluminada por critérios provenientes da fé e do discernimento teológico consequente. Os estudos da Teologia me garantiram instrumentos para um trabalho apostólico mais eficaz, organizado, refletido e aberto à escuta dos sinais dos tempos que se manifestam quotidianamente nos ambientes, nos quais estamos inseridos”.

Karolayne Maria Vieira Camargo de Moraes – aluna do mestrado em Teologia, formou-se na graduação em 2020

“O curso de Teologia da PUC-SP corresponde a uma oportunidade única de lançar-se para “águas mais profundas”, isto é, de descer às entranhas da experiência de fé cristã e, ali, verificar a veracidade do que se crê. Isso porque o curso não expõe apenas conteúdos teóricos, mas “chama em causa” cada aluno e aluna que deseja realmente trilhar este caminho de aprendizagem, a fim de que possa ser capacitado no exercício de uma análise crítica da realidade, sabendo, ao mesmo tempo, valorizar aquilo que há de bom e denunciar profeticamente aquilo que desumaniza, por meio de uma prática coerente. Particularmente, o curso ainda favoreceu experiências riquíssimas de contato com alunos provenientes de outros países e professores abertos ao diálogo e incentivadores, de modo que grandes amizades foram construídas, decorrendo disso um amadurecimento pessoal enorme e fecundo. Uma das principais razões de escolher a PUC-SP foi a boa fama que a instituição tem em meio a outras tantas universidades, o que faz com que muitas pessoas a indiquem. É uma das poucas universidades a oferecer uma formação aberta ao diálogo com as outras áreas do saber e que se preocupa com as questões de nosso tempo, sobretudo políticas e sociais, as quais dizem respeito diretamente à reflexão teológica, pois cabe a essa um papel e local de fala que lhe são próprios e insubstituíveis. Justamente, por isso, a experiência de estudar na PUC-SP é desafiadora, porém, gratificante. Ao passo que descemos às profundezas do drama humano, compreendemos que nosso papel de teólogos é demasiado importante e devemos realizá-lo, não como pessoas que “olham da sacada”, mas como pessoas imersas e atuantes nas bases e nas periferias históricas.

Atualmente, ministro um curso de extensão sobre a Exortação Apostólica Amoris Laetitia na PUC-SP, além de dar aulas de Teologia Bíblica para um grupo de jovens garotas de uma congregação religiosa. Isso tudo com base não só nos conteúdos obtidos ao longo desses cinco anos de estudo, mas, sobretudo, com as ferramentas de trabalho e com a experiência obtida extraclasse, em atividades que os professores indicavam, a fim de que cada aluno(a) reconhecesse sua área de maior apreço e, assim, em cada aula ou palestra, falasse bem, com confiança e sabedoria daquilo que realmente foi capaz de dar sentido à nossa vida”.

Marina de Sousa – formou-se em 2015

“Excelente o curso, corpo docente de alto nível, que nos proporciona a caminhar na busca de uma prática no diálogo entre fé e razão. O curso permite termos um pensamento crítico de forma humanista, dando aos alunos uma consistente instrução teológica, estabelecendo o processo de busca sistêmica (racional) da inteligência da fé. A graduação na PUC-SP é voltada para as vertentes da religião cristã católica, em que o catolicismo numa perspectiva humanitária e integral visa uma sociedade sustentável à luz da fé cristã. A PUC-SP é uma Universidade de renome e, sendo uma pontifícia católica, já seria motivo para minha escolha. O corpo docente de excelência, as experiências compartilhadas com ex-alunos, a grade curricular torna a PUC-SP, na minha opinião, uma das melhores, se não a melhor. O ambiente acadêmico, por si só, nos torna privilegiados. A troca de experiência com alunos das diversas denominações religiosas, de outras culturas, de vários segmentos, me ajudaram a crescer na fé e a ter uma visão ampla e rica. Minha experiência foi tão gratificante, que estou pensando em seguir para o mestrado.

Sou assistente social, trabalho em um hospital especializado em Oncologia. Minha formação em Teologia me deu condições de ter uma visão mais ampla com relação às diversas práticas religiosas, ou ainda, sobre aqueles que não tem crença alguma. Trabalhando com pacientes, muitos em estágio final de vida, com o medo da morte, da doença, e a angústia da família, muitas vezes o questionamento “por que comigo?”, é necessário que além da preparação que já temos para lidar com essas situações, que são inerentes à profissão, precisamos também saber acolher, e foi neste sentido que minha formação em Teologia me preparou, podendo com respeito e ética, abordar a questão da importância de uma espiritualidade. Isso, inclusive, me deu o privilégio de ser convidada para escrever um capítulo no livro “Espiritualidade e Oncologia”, com um grupo de espiritualidade multidisciplinar do hospital. Com relação ao trabalho em minha comunidade, vale ressaltar que com o conhecimento mais amplo, trazendo, por exemplo, para o contexto atual a interpretação dos textos sagrados, posso ajudar na emancipação das pessoas, para que deixem de ter uma interpretação alienante, para uma visão crítica. Assim, a comunidade poderá ter uma participação ativa nas questões socioeconômicas e políticas dentro dos preceitos do Evangelho. Sem dúvida, o curso de Teologia me preparou para uma atuação que vai muito além das instituições religiosas. O curso na PUC-SP contribuiu muito para esse aprendizado de forma imparcial, pois as aulas sempre foram ministradas com respeito e ética às diversidades”.

Jorge Luis Gomes Bonfim – aluno do oitavo semestre

“Os desafios do ambiente universitário são sempre constantes, mas o que torna a aprendizagem da Teologia especial na PUC-SP, é poder enriquecer minha humanidade enquanto estudo as diferentes disciplinas. A PUC-SP foi indicada pela instituição a qual pertenço, justamente por se tratar de uma Universidade que congrega a tradição e o contemporâneo, o que torna minha formação mais sólida e preparada para o diálogo com o diferente. Desempenho minha vocação no ambiente eclesial. Ao longo do curso, essa experiência pastoral foi sendo enriquecida. Para os desafios de hoje, Igreja e sociedade devem estar em constante diálogo. Uma Igreja perita em humanidade é também fruto de um ambiente acadêmico humanizado”.

Irmã Carolina Mureb Santos – formou-se em 2018

“O curso é ótimo, com professores qualificados que demonstram acompanhar a vida da Igreja em São Paulo e no mundo, alinhados com o Magistério da Igreja, especialmente, com o Papa Francisco. Durante o período que estudei (2015-2018), foi perceptível o esforço para retomar as atividades do Centro Acadêmico como espaço de protagonismo dos estudantes. Além disso, os professores incentivam a pesquisa e continuação dos estudos. Visitei outras duas faculdades de Teologia e escolhi a PUC-SP, porque o programa oferecido me pareceu mais consistente e organizado. Eu buscava bons fundamentos teológicos, pois com isso sabia que teria formação sólida e crítica para analisar os cenários eclesiais e a interlocução entre Igreja e Sociedade. Minha experiência foi muito positiva; não existe universidade perfeita e aluno é aluno em qualquer lugar, mas eu fui muito feliz na convivência com os professores e colegas.

Atualmente, eu atuo no Colégio Vicentino Virgem Poderosa e na formação cristã e vicentina de diversos grupos de leigos e consagrados. A Faculdade de Teologia da PUC-SP me ajudou a aprofundar minha compreensão da fé cristã; a desenvolver um conhecimento teológico com bases mais consistentes que foi essencial para prestar um serviço melhor à Igreja e enriqueceu a minha vida cristã como discípula de Jesus. Eu super recomendo!”.

Augusto Luis Pinheiro Martins – formou-se em 2017

“O curso de Teologia da PUC-SP foi uma verdadeira escola de humanização, digo isso desde o relacionamento com os colegas de turma, passando pelo primoroso trabalho dos docentes, até os demais colaboradores de toda a comunidade puquiana. De maneira específica, o curso respondeu às minhas angústias pessoais: a necessidade de servir mais e melhor a Igreja diante da sociedade atual. Porém, tais respostas não foram fórmulas mágicas, e sim ferramentas de análise crítica diante dos conteúdos da fé cristã e um impulso para tomada de consciência de um agir transformador pautado pelos princípios do Reino de Deus: solidariedade, partilha, comunhão, diálogo, inclusão, discernimento e misericórdia.

A escolha da Universidade se deu pela qualidade comprovada e reconhecida. De fato, o processo educacional que tive na PUC-SP foi importantíssimo para minha formação humana. Durante os quatro anos que estive nas salas e corredores, em especial, no campus Ipiranga, pude perceber e testemunhar a dedicação de todos os agentes educacionais para fornecer a melhor experiência possível. O diálogo conosco, a escuta de nossas reivindicações de melhorias, e o comprometimento em oferecer conteúdos e experiências com excelência foi uma marca da PUC-SP em minha formação. Sou consultor de vendas, músico profissional em casamentos e educador financeiro. Minha formação de bacharel em Teologia me possibilita olhar a realidade de maneira crítica e agir de forma misericordiosa, isto é, resgatando a dignidade humana em todas as situações do meu cotidiano.Digo isso, porque enquanto consultor de vendas diariamente me relaciono com pessoas diferentes, e na lida comercial, muitas vezes o valor da pessoa é relativizado em detrimento do lucro. Desta temática também, provém uma outra contribuição que o curso de Teologia me possibilitou: elaborar de maneira eficaz uma ação pastoral para responder às angústias e apelos hodiernos. Me refiro ao EFV (Educação Financeira para Vida) uma Pastoral Social com função transversal para atuar nas comunidades de fé e na sociedade civil. Neste projeto que desenvolvi com minha esposa Ana Carolina (formada em Economia) oferecemos um processo de formação integral que trata questões financeiras pelo olhar da Espiritualidade e da Economia. O EFV é fruto da Economia de Francisco (The Economy of Francesco) um convite que o Papa Francisco fez no ano de 2019 aos jovens do mundo inteiro para juntos se unirem para refletir a Economia atual, a partir de um pacto comum e retomando a Vocação de Assis (em referência a Francisco de Assis, homem que viveu a Ecologia Integral).

Sendo assim, fazemos parte de uma grande comunidade que atua cada um a partir do chão que pisa, para transformar sua realidade local colocando as finanças a serviço da Vida. A Teologia me possibilita oferecer uma reflexão acerca da Economia pautada nos princípios do Pensamento Social Cristão, no Magistério da Igreja, recorrendo às experiências dos cristãos dos primeiros séculos e principalmente bebendo da fonte das Sagradas Escrituras de maneira crítica e técnica a fim de alargar minha percepção diante das desigualdades sociais, da concentração de renda, e de todos os limites perversos de uma Economia que mata e exclui, principalmente os mais vulneráveis. A Teologia me proporcionou, também, uma leitura da realidade mais sensível, preocupada principalmente com o sofrimento dos pobres. E, sobretudo, me ajudou a agir com intuito de levar esperança aos que mais necessitam. Com o EFV fazemos isso através dos podcasts semanais, programas de rádio gravados que tem objetivo de colaborar com as famílias e comunidades no trato com as finanças”.

Clique aqui para conhecer a grade curricular, valor da mensalidade e corpo docente do curso de Teologia da PUC-SP.

Destaque

Vestibular Unesp Meio de Ano 2024 – Resultado da primeira fase

A prova comum da segunda fase, composta por 36 questões discursivas e uma redação em gênero dissertativo, será aplicada em 23 e 24 de junho

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Lista de Aprovados - Vestibular Unesp 2023

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) publicará a partir das 10 horas de 14 de junho, sexta-feira, o resultado da primeira fase do Vestibular Meio de Ano 2024, com 160 vagas nos cursos das engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica de Ilha Solteira.

A consulta do desempenho na prova do dia 26 de maio e a eventual consulta de local de prova da segunda fase estarão disponíveis no site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), responsável pelo exame. Também estará disponível, na mesma página e no site da Unesp (vestibular.unesp.br), a tabela com o número mínimo de acertos por curso dos convocados para a próxima etapa.

A prova comum da segunda fase, composta por 36 questões discursivas e uma redação em gênero dissertativo, será aplicada em 23 e 24 de junho (domingo e segunda-feira), em São Paulo, Bauru, Ilha Solteira, São José do Rio Preto e São José dos Campos.

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O calendário do Vestibular Unesp Meio de Ano 2024 prevê publicação do resultado final em 12 de julho e está disponível para consulta no Manual do Candidato, acessível nos sites da Unesp (vestibular.unesp.br) e da Vunesp.

O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) destina 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, sendo que 35% das vagas desse sistema são destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. Este sistema tem garantido maioria de ingressantes vindos de escolas públicas desde o Vestibular Unesp 2017.

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Destaque

Enem 2024 encerra inscrições nesta sexta-feira (14)

O prazo já havia sido flexibilizado para os candidatos do Rio Grande do Sul, em razão do desastre climático que atinge o estado, mas foi agora ampliado para todo o Brasil.

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Enem 2024

As inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram prorrogadas até o dia 14 de junho. O prazo já havia sido flexibilizado para os candidatos do Rio Grande do Sul, em razão do desastre climático que atinge o estado, mas foi agora ampliado para todo o Brasil. Para se inscrever, os estudantes devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro na conta gov.br.

“Estudantes do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil agora têm mais uma semana para se inscrever pela Página do Participante”, escreveu Santana. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.

A taxa de inscrição, no valor de R$ 85, poderá ser paga até o dia 19 de junho pelos estudantes não isentos. O pagamento pode ser feito por pix, cartão de crédito, débito, em conta corrente ou poupança e por boleto, emitido na Página do Participante, onde também consta o QR Code.

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Os moradores do Rio Grande do Sul têm isenção desse valor. Os concluintes do ensino médio em escola pública também não pagam taxa de inscrição.

O Ministério da Educação divulgou balanço segundo o qual cerca de 100% dos concluintes do ensino médio da rede pública estão inscritos no Enem em estados como como Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

No Rio Grande do Sul, embora a rede de ensino ainda esteja em recuperação das enchentes, mais de 70% dos formandos da rede pública estão inscritos, segundo o MEC. A pasta não divulgou o número parcial de inscritos.

Enem

Criado em 1998, o Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e também é a principal porta de entrada para a educação superior no país.

Os resultados da avaliação podem ser usados para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni) e também são aceitos em instituições privadas e de outros países de língua portuguesa que tenham acordo com o Brasil.

Os estudantes que não concluíram o ensino médio também podem participar na condição de treineiros, para autoavaliação nos anos anteriores ao término da educação básica.

Fonte: Agência Brasil

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Destaque

Veja como pedir isenção da taxa de inscrição do 2º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual da Uerj

O pedidos devem ser feitos até o dia 17 de junho.

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Vestibular Estadual Uerj 2022 tem data definida

Começa hoje. 13, o período para os candidatos realizarem os pedidos de isenção da taxa de inscrição do 2º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual da Uerj.

Para solicitar isenção da taxa de inscrição, o candidato deverá:⁣⠀

a) atender à condição de carência socioeconômica definida como renda bruta média mensal familiar menor ou igual a 1 (um) salário mínimo nacional;⠀

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b) ter concluído ou estar cursando o último ano do ensino médio.⠀

Os documentos comprobatórios, juntamente com o requerimento de isenção preenchido, deverão ser postados em envelope lacrado, em qualquer agência dos Correios, na modalidade carta registrada, e encaminhados ao Departamento de Seleção Acadêmica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – DSEA/UERJ, Caixa Postal 23780, rua Souza Valente, nº 15, São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ, CEP 20941-040, de 13 a 18/06/2024.

2º EXAME DE QUALIFICAÇÃO – Datas importantes:

  • Solicitação de isenção da taxa de inscrição: 13 a 17/06/2024
  • Procedimentos de inscrição: 15/07 a 05/08/2024
  • Palestra do livro: 27/08/2024
  • Data da prova: 08/09/2024

Livro indicado para o 2º Exame de Qualificação (prova de Linguagens): Quincas Borba, de Machado de Assis.

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