Siga-nos!

Destaque

Vestibular de Verão 2022: pioneiro, curso de Relações Internacionais da PUC-SP está entre os melhores do Brasil

O curso de Relações Internacionais da PUC-SP é considerado o melhor do país entre as universidades privadas, segundo o Ranking Universitário Folha 2019

Publicado

em

Vestibular de Verão 2022: pioneiro, curso de Relações Internacionais da PUC-SP está entre os melhores do Brasil

Pioneiro no Brasil, o curso de Relações Internacionais da PUC-SP é considerado o melhor do país entre as universidades privadas, segundo o Ranking Universitário Folha 2019.

Com uma grade curricular atualizada e multidisciplinar, proporciona ao estudante formação humanista, senso crítico e capacidade analítica aguçada, o que lhe garante um perfil profissional flexível, capaz de compreender os principais fenômenos da política internacional.

“O internacionalista pode atuar em diferentes âmbitos do setor privado, público ou terceiro setor, direta ou indiretamente, conectados a questões do cenário internacional. Este profissional costuma ser procurado por sua habilidade em analisar cenários complexos de múltiplos fatores e detectar oportunidades diante de mudanças. Mesmo diante da atual situação econômica, aprovamos cotidianamente estágios de nossos alunos em condições de boa colocação profissional”, afirma a professora Natalia Mello, vice-coordenadora do curso.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Em 2019, a graduação passou por uma atualização da grade curricular que inseriu disciplinas de profissionalização e aprendizagem prática e aumentou a valorização de disciplinas optativas que podem ser escolhidas a partir do quarto período.

Investimentos e incentivos à pesquisa

A área de Relações Internacionais conta com um curso de graduação e duas pós-graduações (Mestrado Profissional em Governança Global PUC-SP e Mestrado e Doutorado Acadêmicos no Programa San Tiago Dantas, Unesp/Unicamp/PUC-SP). No nível da graduação, há o financiamento de projetos de Iniciação Científica e do Programa de Educação Tutorial em RI (PET-RI).
A área de RI desenvolve também inúmeras atividades de pesquisa e extensão por meio do Observatório de Relações Internacionais (ORI), que abriga quatro grupos de estudos: o Núcleo de Estudos em Relações Internacionais (NERI-PUC), o Grupo de Estudos sobre Conflitos Internacionais (GECI), o Núcleo de Estudos Transnacionais da Segurança (NETS) e o Núcleo de Estudos Internacionais de Gênero e Sexualidade (TIBIRA).

Trabalho Social

O Programa de Educação Tutorial em RI (PET-RI) é caracterizado por atividades de aprimoramento de estudo e pesquisa e projetos de extensão. Conta com a divulgação de conhecimento e de questões desenvolvidas no grupo a cada ciclo temático e com a organização de eventos junto com entidades parceiras da sociedade civil.

“O curso conta também com o Projeto Cenários, que simula a organização de fóruns internacionais em temas globais de relevância com o intuito de aprimorar a prática dos conteúdos de Relações Internacionais de forma dinâmica e aprofundada. Além dos alunos de graduação, o projeto é aberto aos estudantes do ensino médio.

Por fim, vale a pena destacar as atividades da Prisma Consultoria Internacional, empresa sem fins lucrativos gerida pelos estudantes, que oferece serviços técnicos referentes a processos de internacionalização de empresas”, ressalta a professora Natalia Mello.

Alunas e ex-alunas falam sobre o curso e experiências internacionais

Júlia Felippe Goldman Vel Lejbman – aluna do quarto ano de RI

“O curso é extremamente completo e prepara um internacionalista capaz não somente de trabalhar e debater assuntos ‘tradicionais’ das Relações Internacionais, mas também os novos temas que se inserem na área. É extremamente multidisciplinar, dando ao aluno a possibilidade de se aprofundar na sua área de interesse, além de apresentar diferentes possibilidades de carreira.

Escolhi a PUC-SP pela sua tradição e por entender que a universidade me ofereceria a experiência universitária completa, com diversas possibilidades extracurriculares e o contato com alunos de outros cursos. Além disso, a grade curricular foi um fator decisivo, porque mostrou-se bastante distinta das demais universidades, abrangendo diversos temas e disciplinas do meu interesse.

Atualmente trabalho na área de Desenvolvimento Internacional, na IATI (International Aid Transparency Initiative) do Programa das Nações Unidas (PNUD) de Nova York e a PUC-SP teve um papel fundamental na minha trajetória internacional. Durante meus anos de graduação, entrei em contato com o tema de cooperação para o desenvolvimento em diversas aulas. Em 2020, iniciei um projeto de iniciação científica sobre a ajuda externa dos Estados Unidos para o Triângulo Norte da América Central, sob orientação da professora Luiza Mateo. Tal projeto foi de suma importância e, quando apliquei para o estágio no qual estou atualmente, foi um ponto decisivo na minha contratação. Além disso, o currículo escolar amplo e diverso do curso são importantes no meu dia a dia, quando lido com diversas questões internacionais, consigo ter uma boa bagagem teórica para trazer ideias, me engajar em discussões e desenvolver projetos”.

Alice Hardt Maurilio – formou-se em dezembro de 2020

“O curso de Relações Internacionais da PUC-SP é bastante amplo e te permite seguir diferentes rumos profissionais. Desenvolve profundamente sua capacidade de leitura e análise de situações. Graças ao convênio da PUC-SP com a Universidad del Rosario, estudei Colômbia no segundo semestre de 2019 e foi uma experiência incrível e sou muito feliz de ter tantas memórias boas desses meses. Morei em uma casa de intercambistas com pessoas do mundo todo, pratiquei o espanhol e o inglês com frequência, consegui viajar por vários lugares da Colômbia e ter contato com realidades diferentes da minha. A Universidad del Rosario possui uma estrutura muito boa e as aulas são bem participativas e dinâmicas. A PUC-SP me motivou ainda mais a buscar essa experiência de intercâmbio, já que nas aulas de Relações Internacionais percebi a importância de buscar conhecimento e entender cenários diferentes dos que convivo”.

Clique aqui para saber mais sobre a grade curricular, valor da mensalidade e o corpo docente do curso de Relações Internacionais da PUC-SP.

Destaque

Uerj inscreve para o 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2025

O Exame será realizado no dia 09/06/2024.

Publicado

em

por

Vestibular Estadual Uerj 2022 tem data definida

Estão abertas, até o dia 6 de maio, as inscrições para o 1° Exame de Qualificação – 1ª fase do Vestibular Estadual 2025 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

O pagamento da taxa de inscrição (R$ 90,00) deve ser feito até o dia 07/05, nas agências bancárias, Internet banking e casas lotéricas.⠀

O livro escolhido, por meio de consulta pública, para o 1º Exame de Qualificação é “As mentiras que os homens contam”, de Luís Fernando Veríssimo.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A palestra sobre o livro indicado para a prova ocorrerá no dia 28/05, às 15 horas, e o Exame será realizado no dia 09/06/2024.

Mais informações: https://www.vestibular.uerj.br/

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Vestibular de Medicina da FACERES está com inscrições abertas

Localizada em São José do Rio Preto – SP, a Faculdade de Medicina FACERES oferece uma excelente oportunidade para aqueles que desejam ingressar na área da saúde

Publicado

em

por

Vestibular de Medicina Faceres

Localizada em São José do Rio Preto – SP, a Faculdade de Medicina FACERES oferece uma excelente oportunidade para aqueles que desejam ingressar na área da saúde. Reconhecido pelo MEC, o curso de medicina da instituição obteve a nota máxima (5) no recredenciamento e nota 4 no conceito ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).

Destaca-se ainda que a graduação é reconhecida pelo SAEME (Sistema de Acreditação de Escolas Médicas), avaliação promovida pela ABEM (Associação Brasileira de Educação Médica) e pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), órgão que congrega todos os CRM (Conselhos Regionais de Medicina). Além disso, é filiada à AMEE (Associação para a Educação Médica na Europa), à WFME (Federação Mundial de Educação Médica) e credenciada pelo Colégio Americano de Cirurgiões (American College of Surgeons) no programa ATLS (Advanced Trauma Life Support). A FACERES também participa do Programa Erasmus+, uma rede de intercâmbios com universidades europeias, e da Rede Acadêmica das Ciências da Saúde da Lusofonia – RACS.
Como um marco importante, a FACERES é a primeira faculdade de medicina do interior paulista a obter a Certificação ISO 9001 e a quarta do Brasil.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Entre as capacitações exclusivas oferecidas, destacam-se:

  • Formação em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais);
  • Certificação “LS” (Life Support) pela A.H.A. (American Heart Association – Associação Americana de Cardiologia), que inclui BLS (Suporte Básico de Vida), ACLS (Urgências em Cardiologia) e PALS (Urgências em Pediatria).

A infraestrutura institucional da faculdade conta com:

  • Um dos maiores centros de Simulação Realística (adulto, pediátrico e obstétrico) do país;
  • Uma biblioteca física com mais de 20 mil livros e uma biblioteca online com mais de 7 mil e-books atualizados de medicina;
  • 25 laboratórios equipados com alta tecnologia;
  • Rede de estágio com Unidades Básicas de Saúde disponíveis em 3 cidades da região para inserção precoce no sistema de saúde;
  • 04 UPAS à disposição do curso para treinamento de urgência e emergência;
  • Centro de Medicina de Família e Comunidade integrado à rede pública de saúde;
  • 07 hospitais de diferentes complexidades;
  • Mais de 1.600 leitos disponíveis para estágio e internato.

DIFERENCIAIS PEDAGÓCICOS

Os diferenciais pedagógicos da FACERES incluem:

  • Projeto pedagógico moderno e inovador, em conformidade com as melhores escolas médicas do mundo;
  • Corpo docente altamente qualificado;
  • Inserção precoce na rede de atenção à saúde desde o primeiro semestre do curso;
  • Uso de várias metodologias ativas de ensino-aprendizagem;
  • Uso intensivo de tecnologias de ensino-aprendizagem, como mesas anatômicas digitais, realidade virtual, cliquers, simuladores de alta fidelidade, robôs, teleconferências, entre outros;
  • Mais de 100 eventos científicos anuais para atualização de médicos e alunos;
  • Programa de Iniciação Científica e Pesquisa.
  • Com alta taxa de aprovação em residência, a FACERES oferece uma estrutura inovadora que contribui para o sucesso na formação médica, fazendo a diferença no mercado de trabalho. A missão da Faculdade de Medicina FACERES é formar profissionais aptos a atuar de forma ética, humanística, técnica e sustentável, enfrentando os desafios atuais e futuros do sistema de saúde e da sociedade.

LOCALIZAÇÃO PRIVILEGIADA

São José do Rio Preto está entre as três melhores cidades para se viver no Brasil, segundo dados do Índice de Desafios da Gestão Municipal (IDGM), realizado pela Macroplan, proporciona um ambiente propício para o aprendizado e desenvolvimento profissional. Além disso, a cidade é considerada um polo nacional de saúde, com oito hospitais gerais, aproximadamente 30 unidades básicas de saúde, prontos-atendimentos e prontos-socorros, atendendo a uma população de aproximadamente 2 milhões de pessoas entre as redes pública e privada de saúde, e oferece acesso fácil a aeroportos e rodovias.

Vestibular de Medicina Faceres

Inscrições até 26 de abril de 2024

Data da prova: 05 de maio de 2024

Locais da prova: Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), São José do Rio Preto (SP), São Paulo (SP), Uberaba (MG) e Uberlândia (MG)

O processo seletivo é composto por questões objetivas na forma de teste de múltipla escolha e redação, com 60 vagas disponíveis.

Inscrições: https://faceres.com.br/cursos/medicina/vestibular

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Enem: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição começa hoje (15/4)

O prazo, que segue até 26 de abril, vale também para justificativas de ausência na edição de 2023.

Publicado

em

por

Enem 2024

Começa nesta segunda-feira (15) o período para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. O prazo, que segue até 26 de abril, vale também para justificativas de ausência na edição de 2023.

Os interessados devem pedir a isenção pela Página do Participante, utilizando o Login Único do Gov.br. Quem não lembrar a senha da conta pode recuperá-la seguindo orientações disponíveis na própria plataforma.

Quem tem direito

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prevê a gratuidade da taxa de inscrição do Enem para candidatos que se enquadram nos seguintes perfis:

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

– Matriculados na 3ª série do ensino médio em 2024 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;

– Estudante que cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;

– Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda, com registro no CadÚnico.

Justificativa de ausência

Segundo o Inep, quem não compareceu aos dois dias de Enem em 2023 precisa justificar a ausência caso queira participar da edição deste ano gratuitamente.

Confira o cronograma completo do Enem 2024:

– Solicitação de isenção da taxa/Justificativa de ausência: de 15 a 26 de abril

– Resultado das solicitações de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 13 de maio

– Período de recursos: de 13 a 17 de maio

– Resultado dos recursos: 24 de maio

O exame

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o exame para selecionar estudantes.

Os resultados são listados como critério único ou complementar em processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Fonte: Agência Brasil

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo