Destaque
Vestibular de Verão 2022: pioneiro, curso de Relações Internacionais da PUC-SP está entre os melhores do Brasil
O curso de Relações Internacionais da PUC-SP é considerado o melhor do país entre as universidades privadas, segundo o Ranking Universitário Folha 2019
Pioneiro no Brasil, o curso de Relações Internacionais da PUC-SP é considerado o melhor do país entre as universidades privadas, segundo o Ranking Universitário Folha 2019.
Com uma grade curricular atualizada e multidisciplinar, proporciona ao estudante formação humanista, senso crítico e capacidade analítica aguçada, o que lhe garante um perfil profissional flexível, capaz de compreender os principais fenômenos da política internacional.
“O internacionalista pode atuar em diferentes âmbitos do setor privado, público ou terceiro setor, direta ou indiretamente, conectados a questões do cenário internacional. Este profissional costuma ser procurado por sua habilidade em analisar cenários complexos de múltiplos fatores e detectar oportunidades diante de mudanças. Mesmo diante da atual situação econômica, aprovamos cotidianamente estágios de nossos alunos em condições de boa colocação profissional”, afirma a professora Natalia Mello, vice-coordenadora do curso.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Em 2019, a graduação passou por uma atualização da grade curricular que inseriu disciplinas de profissionalização e aprendizagem prática e aumentou a valorização de disciplinas optativas que podem ser escolhidas a partir do quarto período.
Investimentos e incentivos à pesquisa
A área de Relações Internacionais conta com um curso de graduação e duas pós-graduações (Mestrado Profissional em Governança Global PUC-SP e Mestrado e Doutorado Acadêmicos no Programa San Tiago Dantas, Unesp/Unicamp/PUC-SP). No nível da graduação, há o financiamento de projetos de Iniciação Científica e do Programa de Educação Tutorial em RI (PET-RI).
A área de RI desenvolve também inúmeras atividades de pesquisa e extensão por meio do Observatório de Relações Internacionais (ORI), que abriga quatro grupos de estudos: o Núcleo de Estudos em Relações Internacionais (NERI-PUC), o Grupo de Estudos sobre Conflitos Internacionais (GECI), o Núcleo de Estudos Transnacionais da Segurança (NETS) e o Núcleo de Estudos Internacionais de Gênero e Sexualidade (TIBIRA).
Trabalho Social
O Programa de Educação Tutorial em RI (PET-RI) é caracterizado por atividades de aprimoramento de estudo e pesquisa e projetos de extensão. Conta com a divulgação de conhecimento e de questões desenvolvidas no grupo a cada ciclo temático e com a organização de eventos junto com entidades parceiras da sociedade civil.
“O curso conta também com o Projeto Cenários, que simula a organização de fóruns internacionais em temas globais de relevância com o intuito de aprimorar a prática dos conteúdos de Relações Internacionais de forma dinâmica e aprofundada. Além dos alunos de graduação, o projeto é aberto aos estudantes do ensino médio.
Por fim, vale a pena destacar as atividades da Prisma Consultoria Internacional, empresa sem fins lucrativos gerida pelos estudantes, que oferece serviços técnicos referentes a processos de internacionalização de empresas”, ressalta a professora Natalia Mello.
Alunas e ex-alunas falam sobre o curso e experiências internacionais
Júlia Felippe Goldman Vel Lejbman – aluna do quarto ano de RI
“O curso é extremamente completo e prepara um internacionalista capaz não somente de trabalhar e debater assuntos ‘tradicionais’ das Relações Internacionais, mas também os novos temas que se inserem na área. É extremamente multidisciplinar, dando ao aluno a possibilidade de se aprofundar na sua área de interesse, além de apresentar diferentes possibilidades de carreira.
Escolhi a PUC-SP pela sua tradição e por entender que a universidade me ofereceria a experiência universitária completa, com diversas possibilidades extracurriculares e o contato com alunos de outros cursos. Além disso, a grade curricular foi um fator decisivo, porque mostrou-se bastante distinta das demais universidades, abrangendo diversos temas e disciplinas do meu interesse.
Atualmente trabalho na área de Desenvolvimento Internacional, na IATI (International Aid Transparency Initiative) do Programa das Nações Unidas (PNUD) de Nova York e a PUC-SP teve um papel fundamental na minha trajetória internacional. Durante meus anos de graduação, entrei em contato com o tema de cooperação para o desenvolvimento em diversas aulas. Em 2020, iniciei um projeto de iniciação científica sobre a ajuda externa dos Estados Unidos para o Triângulo Norte da América Central, sob orientação da professora Luiza Mateo. Tal projeto foi de suma importância e, quando apliquei para o estágio no qual estou atualmente, foi um ponto decisivo na minha contratação. Além disso, o currículo escolar amplo e diverso do curso são importantes no meu dia a dia, quando lido com diversas questões internacionais, consigo ter uma boa bagagem teórica para trazer ideias, me engajar em discussões e desenvolver projetos”.
Alice Hardt Maurilio – formou-se em dezembro de 2020
“O curso de Relações Internacionais da PUC-SP é bastante amplo e te permite seguir diferentes rumos profissionais. Desenvolve profundamente sua capacidade de leitura e análise de situações. Graças ao convênio da PUC-SP com a Universidad del Rosario, estudei Colômbia no segundo semestre de 2019 e foi uma experiência incrível e sou muito feliz de ter tantas memórias boas desses meses. Morei em uma casa de intercambistas com pessoas do mundo todo, pratiquei o espanhol e o inglês com frequência, consegui viajar por vários lugares da Colômbia e ter contato com realidades diferentes da minha. A Universidad del Rosario possui uma estrutura muito boa e as aulas são bem participativas e dinâmicas. A PUC-SP me motivou ainda mais a buscar essa experiência de intercâmbio, já que nas aulas de Relações Internacionais percebi a importância de buscar conhecimento e entender cenários diferentes dos que convivo”.
Clique aqui para saber mais sobre a grade curricular, valor da mensalidade e o corpo docente do curso de Relações Internacionais da PUC-SP.
Destaque
Vestibular Fuvest 2025 segue com inscrições abertas até 8/10
A 1ª fase do Vestibular Fuvest 2025 está agendada para 17 de novembro e a 2ª fase para 15 e 16 de dezembro.
As inscrições para o Vestibular FUVEST 2025 estão abertas. Os candidatos poderão escolher entre mais de 180 cursos da Universidade de São Paulo (USP), divididos em três áreas do conhecimento, ciências biológicas, exatas e humanas, e distribuídos em 42 unidades de ensino e pesquisa em sete cidades do estado de São Paulo (Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e São Paulo).
VESTIBULAR FUVEST 2025
Este ano, a FUVEST oferecerá 8.147 vagas para ingresso na USP, sendo 4.888 vagas para ampla concorrência, 2.053 vagas para pessoas egressas de escolas públicas e 1.206 vagas para pessoas egressas de escolas públicas autodeclaradas negras, de cor preta ou parda, e indígenas.
As inscrições para o Concurso Vestibular FUVEST 2025 estarão abertas até o dia 8 de outubro. A taxa de inscrição tem valor total de R$ 211,00.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A 1ª fase do exame está agendada para 17 de novembro e a 2ª fase para 15 e 16 de dezembro.
Calendário vestibular Fuvest 2025
- Inscrições Fuvest 2025: 19/08 a 08/10/2024
- Data final para pagamento da taxa de inscrição: 08/10/2024
- 1ª Fase Fuvest 2025: 17/11/2024
- 2ª Fase Fuvest 2025: 15/12 e 16/12/2024
- Provas de competências específicas: entre 09/12/2024 e 10/01/2025, a depender da carreira
- Divulgação do resultado da FUVEST: 24/01/2025
Para mais informações, acesse o site.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Vestibular 2025 da Unioeste já está com inscrições abertas
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) oferece 1.324 vagas no vestibular 2025.
O Vestibular 2025 da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) oferece 1.324 vagas e as provas serão realizadas em 15 de dezembro de 2024.
Vestibular 2025 da Unioeste
As inscrições podem ser feitas até 11 de novembro, às 17h, somente pelo site www.unioeste.br/vestibular.
A taxa de inscrição neste ano é de R$ 199,00. A instituição oferece a possibilidade de parcelamento do valor em até duas vezes, apenas no cartão de crédito, buscando facilitar o acesso aos candidatos. Para quem vai solicitar isenção da taxa de inscrição, o período é o mesmo das inscrições – até 11 de novembro. A isenção será concedida para candidatos que estejam regularmente inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), registro oficial do governo federal.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
As vagas do Vestibular 2025 serão compostas da seguinte forma: 50% vagas para ampla concorrência e 50% para alunos de escolas públicas, das quais 10% são para candidatos pretos e pardos. Ainda existem 5% de vagas adicionais e exclusivas para a pessoa com deficiência (vaga PCD).
O Sistema de Cotas da Unioeste garante a reserva de vagas em cada curso de graduação, conforme disposto no edital de inscrição, sendo considerado cotista aquele que atender os respectivos requisitos para ingresso na vaga escolhida.
As duas etapas do vestibular da Unioeste serão realizadas no mesmo dia, de manhã e à tarde, ambas de forma unificada, simultânea e obrigatórias, nas cidades de Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Marechal Cândido Rondon, Maringá e Toledo, no Paraná, além da cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Vestibular Uerj 2025 recebe inscrições para o Exame Discursivo
São oferecidas 6.386 vagas em 79 cursos distribuídos pela capital e nas cidades de Duque de Caxias, São Gonçalo, Nova Friburgo, Petrópolis, Resende e Cabo Frio.
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) abriu o período de inscrições para o Exame Discursivo do Vestibular 2025, que será realizado no dia 1º de dezembro.
Vestibular Uerj 2025
Os interessados podem se inscrever até o dia 2 de outubro na página vestibular.uerj.br. A taxa de inscrição é de R$ 120 e pode ser paga até o dia 3 de outubro. Os beneficiados com a isenção nos exames anteriores, que fizeram inscrição e não faltaram à prova, estão dispensados do pagamento.
Poderão participar os candidatos aprovados em pelo menos um dos dois exames de qualificação da primeira fase (candidatos que obtiveram conceitos A, B, C e D, com pontuação acima de 40%). Aqueles que tenham concluído ou que estejam cursando o último ano do ensino médio estão concorrendo às vagas. Já os que ainda não chegaram ao 3º ano podem fazer o Exame Discursivo normalmente, porém, ainda que obtenham aprovação, não poderão se matricular.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
São oferecidas 6.386 vagas em 79 cursos distribuídos pela capital e nas cidades de Duque de Caxias, São Gonçalo, Nova Friburgo, Petrópolis, Resende e Cabo Frio.
Quem optar pelas vagas reservadas pelo sistema de cotas deve declarar sua condição de carência socioeconômica e escolher um único grupo de cotas no requerimento de inscrição, além de enviar a documentação comprobatória via sistema.
Segundo o Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea), está prevista a disponibilização de acesso à internet para a realização da inscrição no Laboratório de Informática, localizado no térreo do Pavilhão João Lyra Filho do campus Maracanã, das 10h às 16h, em dias úteis.
Segunda etapa do Vestibular Uerj
O Exame será composto de três provas discursivas: uma redação para todos os cursos e dois exames de disciplinas específicas, de acordo com o curso escolhido, valendo 20 pontos cada.
No Vestibular Uerj 2025, o tema da redação tem como base o livro “O conto da aia”, de Margaret Atwood, leitura imprescindível para este exame. Para a prova de Língua Portuguesa e Literaturas, o texto recomendado é o romance “Caim”, de José Saramago.
A diretora do Dsea, Marcia Gonçalves, recomenda que os candidatos levem em consideração os exames dos anos anteriores, pois a prova deste ano não traz novidades ao que já vem sendo realizado. “Olhar as questões comentadas dos últimos exames cria uma familiaridade com o formato de questão e com a concepção de avaliação da banca”, orienta. Sobre os livros indicados, Marcia acrescenta que serão cobrados não somente conteúdos, mas também competências de leitura, conforme o que já vem sendo feito desde 2018.
O edital e outras informações estão disponíveis em: VESTIBULAR 2025 – Edital e Anexos.