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Vestibular de Verão 2022: pioneiro, curso de Relações Internacionais da PUC-SP está entre os melhores do Brasil

O curso de Relações Internacionais da PUC-SP é considerado o melhor do país entre as universidades privadas, segundo o Ranking Universitário Folha 2019

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Vestibular de Verão 2022: pioneiro, curso de Relações Internacionais da PUC-SP está entre os melhores do Brasil

Pioneiro no Brasil, o curso de Relações Internacionais da PUC-SP é considerado o melhor do país entre as universidades privadas, segundo o Ranking Universitário Folha 2019.

Com uma grade curricular atualizada e multidisciplinar, proporciona ao estudante formação humanista, senso crítico e capacidade analítica aguçada, o que lhe garante um perfil profissional flexível, capaz de compreender os principais fenômenos da política internacional.

“O internacionalista pode atuar em diferentes âmbitos do setor privado, público ou terceiro setor, direta ou indiretamente, conectados a questões do cenário internacional. Este profissional costuma ser procurado por sua habilidade em analisar cenários complexos de múltiplos fatores e detectar oportunidades diante de mudanças. Mesmo diante da atual situação econômica, aprovamos cotidianamente estágios de nossos alunos em condições de boa colocação profissional”, afirma a professora Natalia Mello, vice-coordenadora do curso.

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Em 2019, a graduação passou por uma atualização da grade curricular que inseriu disciplinas de profissionalização e aprendizagem prática e aumentou a valorização de disciplinas optativas que podem ser escolhidas a partir do quarto período.

Investimentos e incentivos à pesquisa

A área de Relações Internacionais conta com um curso de graduação e duas pós-graduações (Mestrado Profissional em Governança Global PUC-SP e Mestrado e Doutorado Acadêmicos no Programa San Tiago Dantas, Unesp/Unicamp/PUC-SP). No nível da graduação, há o financiamento de projetos de Iniciação Científica e do Programa de Educação Tutorial em RI (PET-RI).
A área de RI desenvolve também inúmeras atividades de pesquisa e extensão por meio do Observatório de Relações Internacionais (ORI), que abriga quatro grupos de estudos: o Núcleo de Estudos em Relações Internacionais (NERI-PUC), o Grupo de Estudos sobre Conflitos Internacionais (GECI), o Núcleo de Estudos Transnacionais da Segurança (NETS) e o Núcleo de Estudos Internacionais de Gênero e Sexualidade (TIBIRA).

Trabalho Social

O Programa de Educação Tutorial em RI (PET-RI) é caracterizado por atividades de aprimoramento de estudo e pesquisa e projetos de extensão. Conta com a divulgação de conhecimento e de questões desenvolvidas no grupo a cada ciclo temático e com a organização de eventos junto com entidades parceiras da sociedade civil.

“O curso conta também com o Projeto Cenários, que simula a organização de fóruns internacionais em temas globais de relevância com o intuito de aprimorar a prática dos conteúdos de Relações Internacionais de forma dinâmica e aprofundada. Além dos alunos de graduação, o projeto é aberto aos estudantes do ensino médio.

Por fim, vale a pena destacar as atividades da Prisma Consultoria Internacional, empresa sem fins lucrativos gerida pelos estudantes, que oferece serviços técnicos referentes a processos de internacionalização de empresas”, ressalta a professora Natalia Mello.

Alunas e ex-alunas falam sobre o curso e experiências internacionais

Júlia Felippe Goldman Vel Lejbman – aluna do quarto ano de RI

“O curso é extremamente completo e prepara um internacionalista capaz não somente de trabalhar e debater assuntos ‘tradicionais’ das Relações Internacionais, mas também os novos temas que se inserem na área. É extremamente multidisciplinar, dando ao aluno a possibilidade de se aprofundar na sua área de interesse, além de apresentar diferentes possibilidades de carreira.

Escolhi a PUC-SP pela sua tradição e por entender que a universidade me ofereceria a experiência universitária completa, com diversas possibilidades extracurriculares e o contato com alunos de outros cursos. Além disso, a grade curricular foi um fator decisivo, porque mostrou-se bastante distinta das demais universidades, abrangendo diversos temas e disciplinas do meu interesse.

Atualmente trabalho na área de Desenvolvimento Internacional, na IATI (International Aid Transparency Initiative) do Programa das Nações Unidas (PNUD) de Nova York e a PUC-SP teve um papel fundamental na minha trajetória internacional. Durante meus anos de graduação, entrei em contato com o tema de cooperação para o desenvolvimento em diversas aulas. Em 2020, iniciei um projeto de iniciação científica sobre a ajuda externa dos Estados Unidos para o Triângulo Norte da América Central, sob orientação da professora Luiza Mateo. Tal projeto foi de suma importância e, quando apliquei para o estágio no qual estou atualmente, foi um ponto decisivo na minha contratação. Além disso, o currículo escolar amplo e diverso do curso são importantes no meu dia a dia, quando lido com diversas questões internacionais, consigo ter uma boa bagagem teórica para trazer ideias, me engajar em discussões e desenvolver projetos”.

Alice Hardt Maurilio – formou-se em dezembro de 2020

“O curso de Relações Internacionais da PUC-SP é bastante amplo e te permite seguir diferentes rumos profissionais. Desenvolve profundamente sua capacidade de leitura e análise de situações. Graças ao convênio da PUC-SP com a Universidad del Rosario, estudei Colômbia no segundo semestre de 2019 e foi uma experiência incrível e sou muito feliz de ter tantas memórias boas desses meses. Morei em uma casa de intercambistas com pessoas do mundo todo, pratiquei o espanhol e o inglês com frequência, consegui viajar por vários lugares da Colômbia e ter contato com realidades diferentes da minha. A Universidad del Rosario possui uma estrutura muito boa e as aulas são bem participativas e dinâmicas. A PUC-SP me motivou ainda mais a buscar essa experiência de intercâmbio, já que nas aulas de Relações Internacionais percebi a importância de buscar conhecimento e entender cenários diferentes dos que convivo”.

Clique aqui para saber mais sobre a grade curricular, valor da mensalidade e o corpo docente do curso de Relações Internacionais da PUC-SP.

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TOP 5 estratégias dos aprovados em Medicina

Alunos mostram estratégias que fizeram a diferença para aprovação no vestibular de medicina

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4 dicas para quem irá prestar vestibular de inverno em 2024

Medicina é um dos cursos mais concorridos nos vestibulares, de acordo com o estudo de Demografia Médica no Brasil, conduzido pela Faculdade de Medicina da USP, somente em 2023, 963 mil pessoas concorreram a aproximadamente 47 mil vagas para medicina no Brasil, e para isso muitos candidatos cumprem uma longa jornada de estudo para conseguir a sonhada vaga no curso.

Após a pandemia, o estudo online se tornou uma realidade e muitos estudantes utilizam a internet para se preparar, e aqueles que sabem utilizar bem essa ferramenta têm conseguido ótimos resultados nas provas. Segundo uma pesquisa recente do Google, em parceria com a empresa Educa Insights, aulas semipresenciais e EADs são as favoritas em diferentes níveis: graduação (64%), pós-graduação (75%), cursos livres (75%) e idiomas (63%).

“O ensino online é uma realidade no Brasil, a internet trouxe um acervo enorme de informações para aqueles que querem ingressar em uma faculdade principalmente no curso de medicina” diz Michel Arthaud, professor de Química e diretor da Plataforma Professor Ferretto – canal 100% online com foco na preparação para o Enem e vestibulares.

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Por isso, Arthaud convidou 5 alunos da Plataforma Professor Ferretto, que foram aprovados em medicina em diversas faculdades do Brasil para dar dicas preciosas que fizeram diferença em suas preparações aos novos tentantes.

Método de estudo

O estudante de medicina Raimundo Neto, 20, foi aprovado em quatro universidades de medicina: UFC, UECE, UNIFOR e UNICHRISTUS, e se preparou durante três anos até conseguir a aprovação no vestibular. Durante o segundo ano de estudos, ele percebeu que não estava obtendo os resultados esperados e decidiu mudar o seu método. “Antes de começar a me preparar novamente, comecei a procurar estratégias eficazes no meu estudo, para identificar o que estava fazendo de errado. Depois disso, comecei a montar cronogramas semanais e diários para otimizar a minha preparação para o vestibular” , relembra.

Simulados

Estudar junto com outras pessoas ajuda muito no processo. Diogo Prestes, 24, que foi aprovado na UERJ conta que, durante um tempo, estudou junto com um amigo que também queria entrar em Medicina. “Meu amigo sugeriu fazermos simulados juntos, e, durante um ano, fazíamos alguns simulados por semana para se preparar. Eu tive um desempenho melhor naquele ano por conta desse apoio, além do amplo acesso a materiais didáticos como gráficos, resumos, e às aulas online, que têm a praticidade de ficarem gravadas, caso não consiga acompanhar em tempo real”, diz.

Sem redes sociais

A mineira Maria Eliza Munhoz, que aos 18 anos conquistou o 1° lugar em Medicina na UFTM – Universidade Federal do Triângulo Mineiro – , um dos vestibulares mais concorridos de Minas Gerais conta que, durante o período de preparação, não usava as redes sociais, “Quando decidi que meu foco era entrar na faculdade, desinstalei minhas redes sociais como Instagram e TikTok. Usava apenas periodicamente, para distração e lazer, e evitava ao máximo ver vídeos ou posts sobre Vestibular, porque quando usava era realmente para distrair um pouco a cabeça e relaxar “, conta.

Foco na teoria

A estudante carioca Ana Clara Oliveira, 23, aprovada em Medicina pela UERJ, conta que é importante ter conhecimento teórico antes de estudar questões “Estudava em escola pública e percebi que a base estava muito fraca, então durante dois anos do meu preparado do vestibular corri atrás das matérias que não tive durante a escola, e só em 2023 – ano da aprovação – foquei nas questões porque já tinha uma boa base” relembra.

Redação

A redação do Enem é a parte mais temida por muitos estudantes, Leticia Fernandes, 20, estudante de medicina da UFG, atingiu nota mil na redação. Leticia buscava se atentar a teoria da redação “Pode parecer estranho, mas a redação tem teoria, ela é 30% baseada em elementos além do desenvolvimento, então buscava sempre responder na redação o o que, quem, porque e como”, explica “Sempre no final revisava e claro tinha o meu repertório coringa na redação”.

Para o seu repertório ela usava somente um, que era do sociólogo Thomas Hobbes “O Estado deve garantir o bem-estar social”, além disso a estudante aconselha usar outras coisas do cotidiano para complementar “Usar livros e séries para complementar o desenvolvimento da redação é muito bom, algo que está inserido na sua vida e faz sentido para a redação” finaliza.

Veja aqui outros vestibulares de medicina com inscrições abertas!

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Terminam amanhã (17) as inscrições com desconto do Vestibular de Medicina da Unifenas

São oferecidos descontos para as inscrições feitas até o dia 17 de abril, independente da modalidade escolhida.

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Está acabando o prazo de inscrições com desconto para o Vestibular de Medicina da Unifenas – 2º semestre de 2024. São oferecidas 210 vagas, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte.

São oferecidos descontos para as inscrições feitas até o dia 17 de abril, independente da modalidade escolhida.

Vestibular de Medicina Unifenas 2024/2

As inscrições podem ser feitas, até o dia 20 de maio, por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.

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Os candidatos podem optar pelas seguintes formas de ingresso:

1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2023) – sem prova
2- Prova Tradicional
3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2023)
4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2023)

PROVAS

As provas estão marcadas para o dia 25 de maio de 2024 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Brasília/DF, Campinas/SP, Goiânia/GO, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP, Uberlândia/MG e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha.

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Uerj inscreve para o 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2025

O Exame será realizado no dia 09/06/2024.

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Vestibular Estadual Uerj 2022 tem data definida

Estão abertas, até o dia 6 de maio, as inscrições para o 1° Exame de Qualificação – 1ª fase do Vestibular Estadual 2025 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

O pagamento da taxa de inscrição (R$ 90,00) deve ser feito até o dia 07/05, nas agências bancárias, Internet banking e casas lotéricas.⠀

O livro escolhido, por meio de consulta pública, para o 1º Exame de Qualificação é “As mentiras que os homens contam”, de Luís Fernando Veríssimo.

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A palestra sobre o livro indicado para a prova ocorrerá no dia 28/05, às 15 horas, e o Exame será realizado no dia 09/06/2024.

Mais informações: https://www.vestibular.uerj.br/

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