Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Vestibular FUVEST tem medidas de segurança sanitária reforçadas

O protocolo de segurança sanitária contém uma série de medidas a serem aplicadas em todo o processo do vestibular Fuvest 2021.

Publicado

em

Qual é a Concorrência do Vestibular Fuvest 2021?

Atenta às alterações nos números de infectados pela pandemia de COVID19 e à periculosidade do vírus SARS-CoV-2 para a saúde humana, a FUVEST montou um conjunto de medidas de proteção individual e coletiva, de acordo com as determinações sanitárias e legais, visando à prevenção da contaminação por candidato e colaboradores para o Concurso Vestibular 2021. “Por causa do alto número de candidatos em todo o Estado de São Paulo, mais de 130 mil, o Concurso Vestibular Fuvest 2021 tem a característica de ser presencial. Para que sua realização seja segura tanto para candidatos quanto para colaboradores, a FUVEST investiu no que há de mais científico em termos de protocolo, respeitando-se as normativas das autoridades internacionais de saúde e as determinações do Governo do Estado de São Paulo. Desta forma, mantemos o compromisso da realização de um vestibular seguro para todos”, afirma Belmira Bueno, diretora executiva da FUVEST.

O protocolo de segurança sanitária contém uma série de medidas a serem aplicadas em todo o processo do vestibular, desde a preparação do material de prova até a aplicação do exame. O material foi coordenado por Dr. Matheus Torsani, Médico Assessor da FUVEST que reuniu medidas sanitárias baseadas em protocolos, boas práticas e artigos científicos internacionais e, em conjunto com a equipe da FUVEST, adaptou-os à realidade do vestibular deste ano.

“A prova da FUVEST será realizada em ambiente seguro para todos os candidatos e colaboradores. Montamos um documento com inúmeras medidas práticas que serão aplicadas desde o manuseio dos pacotes e caixas contendo as provas até a entrega dos exames pelos estudantes. O fluxo do processo foi minuciosamente desenhado com base em artigos científicos e nos protocolos internacionais mais eficazes para que os principais riscos de contaminação estejam previstos e possam ser mitigados antes mesmo de serem reais”, afirma Dr. Torsani. Para garantir a adequada implementação dessas medidas, a FUVEST contará com a presença de uma equipe técnica para consultoria em saúde em todas as etapas do exame.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O protocolo prevê a exigência do uso de máscaras e recomenda que os candidatos levem ao menos uma máscara adicional. Serão fornecidos saquinhos (de papel) para que o candidato possa guardar a máscara usada com segurança. Ao entrar na sala para fazer a prova, os candidatos terão à disposição sobre cada mesa de realização de prova um saché contendo lenço umedecido com álcool 70% para garantir a desinfecção da carteira por eles próprios, para além da limpeza realizada previamente à realização do exame. Além disso, todos os coordenadores e fiscais de aplicação da prova usarão equipamentos de proteção individual (EPIs), incluindo máscara, luvas e face shield.

O conjunto de medidas inclui ainda a disponibilização de álcool gel 70% tanto nas salas quanto nos banheiros dos locais de prova, além do distanciamento social com manutenção de afastamento seguro de 1,5 m entre as carteiras. A FUVEST selecionou ainda um maior número de locais de prova, com um total de candidatos por sala de no máximo 50% da ocupação adotada em anos anteriores. Essa medida garante que a ocupação das salas de prova seja inferior a 40% da capacidade máxima da sala, uma vez que a ocupação normal para o vestibular da FUVEST tem sido de, aproximadamente, 80% da capacidade máxima das salas. Com isso, atende-se ao estipulado na fase Amarela do Plano São Paulo.

Ainda, portas e janelas deverão permanecer permanentemente abertas e aparelhos de ar-condicionado, desligados. O horário de abertura dos portões e a circulação nas escolas estão sendo adaptados de modo a se evitarem aglomerações na entrada e dentro de cada prédio de aplicação das provas. Assim, os portões serão abertos às 12h.

Quanto à alimentação, será permitido o consumo somente de líquidos dentro de sala. Já o consumo de alimentos deverá ser feito fora de sala, em local apropriado indicado pelos fiscais.

Caso um candidato tenha a confirmação de COVID19 ou tenha tido contato próximo com pessoas com caso confirmado, o candidato deve procurar o serviço de saúde e não comparecer ao local de prova na data do exame.

Principais medidas

Antes do exame:

– Cuidados da equipe de preparo de material de aplicação de impressão das provas para não haver contaminação;

– Aumento expressivo do número de locais de prova de forma a garantir ocupação máxima de 40% das salas, conforme preconizado pelo Plano São Paulo – Fase Amarela.

Durante o exame:

– Uso obrigatório de máscara. Candidato deve levar máscara extra e receberá saquinho para acondicionar máscara usada;

– Abertura dos portões com antecedência de uma hora em relação ao início do exame – portões abrem às 12h;

– Distanciamento de 1,5 m entre as mesas de um candidato e outro;

– Disponibilização de álcool gel em todas as salas de realização de prova e nos banheiros;

– Distribuição de saché contendo lenço umedecido de álcool 70% em cada carteira para garantia de desinfecção adicional por parte do candidato;

– Controle da alimentação durante a prova: será permitida apenas a ingestão de líquidos em sala, enquanto o consumo de alimentos deverá ser feito fora da sala em área apropriada;

– IMPORTANTE: Se o candidato estiver com COVID-19, suspeita ou teve contato próximo com doente, deve procurar assistência médica e não comparecer ao local de prova.

RECOMENDAMOS

Destaque

UnB abre seleção com 2.120 vagas para acesso por meio do Enem de 2024

São 2.120 oportunidades em diversas graduações, nos quatro campi – Darcy Ribeiro, Ceilândia, Gama e Planaltina.

Publicado

em

por

Vestibular Unb 2023

A Universidade de Brasília (UnB) está com as inscrições abertas para a seleção de candidatos avaliados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 para o preenchimento de vagas em seus cursos de graduação presenciais, para o ingresso no segundo semestre letivo de 2025. São 2.120 oportunidades em diversas graduações, nos quatro campi – Darcy Ribeiro, Ceilândia, Gama e Planaltina.

O período para solicitação de inscrição e para o envio da documentação necessária para concorrer às vagas ocorre entre 17 de março e 7 de abril, pelo site do Cebraspe. Não há taxa para participar.

Os candidatos serão selecionados de acordo com a opção do sistema de vagas, do campus, do curso e do turno, segundo o seu desempenho no Enem de 2024. A seleção é realizada por meio de três sistemas: o Sistema Universal, o Sistema de Cotas para Escolas Públicas e o Sistema de Cotas para Negros.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A lista de aprovados em primeira chamada está prevista para ser divulgada em 10 de junho.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Faminas abre inscrições para o Vestibular de Medicina 2025/2

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de medicina da Faminas. São oferecidas 90 vagas em Belo Horizonte e 40 vagas em Murié.

Publicado

em

por

Vestibular Faminas Medicina

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de medicina da Faminas. São oferecidas 90 vagas em Belo Horizonte e 40 vagas em Murié.

Vestibular de Medicina Faminas

A prova está marcada para o dia 18 de maio.

As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de maio, por meio do site: www.faminas.br

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Veja aqui outros vestibulares de medicina com inscrições abertas!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Espelhos das redações do Enem 2024 já estão disponíveis

O acesso à prova de redação tem finalidade exclusivamente pedagógica e ocorre sempre após a divulgação do resultado oficial do exame, em janeiro.

Publicado

em

por

Enem 2024

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 já podem ter acesso à correção detalhada de suas redações. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou a vista individual da folha de redação.

Os interessados nos espelhos das redações devem consultar o material na Página do Participante, mediante inserção do número do CPF e senha registrados no portal Gov.br.

O acesso à prova de redação tem finalidade exclusivamente pedagógica e ocorre sempre após a divulgação do resultado oficial do exame, em janeiro.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A vista do espelho permite que os participantes do Enem compreendam os critérios de avaliação da redação e serve de ferramenta para identificar os pontos em que o desempenho foi satisfatório e aqueles que necessitam de aprimoramento para futuras edições do exame ou para outras produções de texto.

Em 2024, o tema da redação do Enem foi Desafios para a valorização da herança africana no Brasil.

Verificação

Com a vista do espelho da redação, o participante tem a possibilidade de verificar a pontuação alcançada em cada uma das cinco competências avaliadas. Cada uma das competências vale 200 pontos e o candidato pode atingir a pontuação máxima de 1 mil pontos.

Dois avaliadores julgaram o desempenho do participante na redação de acordo com esses critérios. A nota total de cada avaliador corresponde à soma das notas atribuídas a cada uma das competências e a soma desses pontos compõem a nota total de cada avaliador. A nota final do participante é a média aritmética das notas totais atribuídas pelos avaliadores.

Cada texto pode passar por até quatro avaliações independentes para o cálculo da nota final, se houver discrepância entre as notas dos avaliadores.

De acordo com o Inep, “o processo de avaliação das redações do Enem é supervisionado pelo Inep em todas as suas etapas e segue rigorosamente os critérios estabelecidos pelo edital do exame”.

Treineiros

Os resultados dos chamados treineiros – que fizeram os dois dias de provas somente com o objetivo de testar conhecimentos – também estão disponíveis na Página do Participante.

O Ministério da Educação contabiliza que dos 4.325.960 inscritos na edição de 2024, mais de 841,5 mil (19,4%) eram estudantes do 1º ou 2º ano do ensino médio. Já os que não cursam e nem completaram o ensino médio, mas fizeram o Enem para autoavaliação de conhecimentos, corresponderam a 24.723 (0,6%) de inscritos.

De acordo com o edital do Enem do ano passado, os candidatos que tiveram as provas anuladas não terão vista da prova de redação. São motivos de anulação da redação a escrita de impropérios, desenhos, apresentação de parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto ou qualquer forma de identificação do candidato no espaço destinado exclusivamente ao texto da redação, por meio, por exemplo, de nome, assinatura, rubrica.

Outra situação que impede a visualização da folha de redação ocorre se a banca avaliadora atribuiu nota zero à redação escrita predominante ou integralmente em língua estrangeira.

Se o candidato quiser mais detalhes sobre os critérios de correção da prova de redação de 2024, o Inep disponibilizou uma cartilha online ao participante.

Fonte: Agência Brasil

RECOMENDAMOS

Continue lendo