Siga-nos!

Destaque

Vestibular UERJ: conhecer a prova faz toda diferença para ter um bom desempenho no vestibular

O vestibular da UERJ acontece no dia 30 de março e exige dos candidatos uma preparação bem diferente do ENEM

Publicado

em

vestibular uerj 2023

A aprovação no vestibular exige mais do que dominar as disciplinas do Ensino Médio e ter bons conhecimentos gerais. Um fator decisivo e que muitas vezes passa despercebido é entender o perfil das provas e o modo como os conteúdos são cobrados. Apesar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ser a principal forma de acessar o ensino superior, algumas universidades pelo Brasil realizam seus vestibulares de forma independente e cobram conteúdos específicos, com uma abordagem própria. A prova de acesso aos cursos de graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) é um desses casos.

E o vestibular da UERJ ganhou algumas novidades durante a pandemia da Covid-19. Desde a edição do ano passado, para evitar aglomerações, o vestibular passou a contar com apenas uma etapa, composta por uma prova objetiva de 60 questões e uma redação. Para o coordenador das turmas de 3ª série e pré-vestibular do Colégio Pensi, Erick Daniel, é importante que o aluno direcione os estudos e entenda o perfil da prova que irá realizar.

“A prova da UERJ é bem diferente do ENEM, por exemplo. São provas com divisões e tamanhos distintos e até os conteúdos que são cobrados e a forma que a redação é proposta são diferentes. Conhecer o modelo de cada prova e direcionar os estudos são formas do aluno entender como os conteúdos irão aparecer nas provas e evitar perda de tempo com tópicos que não serão cobrados”, explica Erick Daniel, um dos responsáveis do projeto pedagógico do Pensi de preparação e direcionamento para a prova da UERJ. O “Projeto UERJ” começa no início de janeiro e vai até os dias anteriores ao exame de qualificação da UERJ.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Simulados e lista de exercícios no moldes do vestibular e análise das provas e dos conteúdos cobrados nas edições anteriores fazem parte do projeto e cumprem um papel decisivo na preparação dos jovens que almejam uma vaga na universidade pública. “Assistir aulas sobre os temas mais recorrentes na prova da UERJ e ter um acompanhamento pedagógico atento ao modelo de correção e avaliação faz com que o aluno chegue no momento da prova com clareza sobre como ele será avaliado. Isso conta muito no desempenho do aluno”, explica o coordenador do Pensi.

Redação Nota 10

Um dos pontos mais populares do vestibular é o tema da redação. O ENEM é conhecido por propor temas da atualidade, mas muitas vezes surpreende alunos e professores. No Vestibular da UERJ, apesar da orientação para a produção dos tradicionais textos dissertativos, a proposta da redação é um pouco diferente, já que o aluno chega à prova com uma noção de qual será o tema que terá que abordar em seu texto.

No vestibular deste ano, a UERJ irá utilizar o romance “Uma janela em Copacabana”, de Luiz Alfredo Garcia-Roza, como referência para a avaliação. O livro é previamente indicado e serve como base para que o aluno construa seus argumentos ao longo da redação. O coordenador do Pensi, Erick Daniel, enfatiza que o livro serve apenas como uma referência e não recomenda que o aluno faça um resumo ou resenha do livro, o que pode, inclusive, ser motivo para a redação ser desclassificada.

“O foco da redação deve ser a discussão do problema apresentado na avaliação. É a capacidade argumentativa do aluno que será avaliada, junto a outros aspectos, como o domínio do gênero ‘dissertação’ e o emprego das estruturas linguísticas de acordo com a norma-padrão”, enfatiza.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

PUC-SP está entre as melhores universidades do país no Ranking do MEC

Universidade passou a integrar o grupo de instituições com nota máxima

Publicado

em

por

PUC-SP está entre as melhores universidades do país no Ranking do MEC

No dia 02/04, o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC), divulgou o relatório de Indicadores de Qualidade da Educação Superior e, mais uma vez, a PUC-SP se destaca entre as melhores universidades do Brasil.

O MEC avaliou 2.022 instituições de ensino superior, das quais apenas 3% possuem o IGC na faixa 5 (conceito máximo). Considerando todas as 203 universidades públicas e privadas avaliadas, somente 25 ocupam o topo do ranking.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Das 92 universidades privadas do país avaliadas, apenas três possuem o IGC na faixa máxima: PUC-SP, PUC Rio e PUCRS. A posição é inédita, uma vez que apenas as universidades públicas ocupavam esse posto.

No estado de São Paulo a PUC-SP é a única Universidade privada na faixa máxima do Índice Geral de Cursos (IGC). Esses resultados reforçam o compromisso da Instituição com a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão.

Inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2024! Seleção com nota do ENEM ou Prova Presencial. Saiba mais.

Continue lendo

Destaque

Vai prestar Vestibular? Confira dicas para aumentar sua concentração nos estudos

Uma boa preparação para o Vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) exige muita concentração e foco dos estudantes.

Publicado

em

por

4 dicas para quem irá prestar vestibular de inverno em 2024

Uma boa preparação para o Vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) exige muita concentração e foco dos estudantes. Separamos neste post algumas dicas para quem precisa aprimorar esse processo:

Crie um Plano de Estudos

Organize uma rotina com horários específicos para cada matéria. Isso ajuda a estabelecer uma disciplina e manter o foco.

Ambiente de Estudo Adequado

Escolha um lugar tranquilo, bem iluminado e livre de distrações. Mantenha o local organizado e confortável.

Estabeleça Metas Diárias

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Defina objetivos específicos para cada sessão de estudo. Metas claras ajudam a manter a motivação e o foco.

Desligue Distrações

Coloque o celular no modo silencioso ou use aplicativos que bloqueiam redes sociais e notificações durante o tempo de estudo.

Faça Pausas Regulares

Pequenas pausas são essenciais para evitar a fadiga mental. Use esse tempo para se alongar, tomar água ou fazer um lanche.

Revise Regularmente

Faça revisões periódicas do conteúdo estudado para fixar melhor as informações e reduzir a ansiedade.

Seguindo essas dicas, você pode melhorar significativamente sua capacidade de concentração e, consequentemente, seu desempenho nos estudos para o ENEM. Boa sorte!

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Candidatos do Rio Grande do Sul terão isenção no Enem 2024

As inscrições do exame começam no dia 27 de maio e vão até 7 de junho,

Publicado

em

por

Enem 2024

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que todos os candidatos do Rio Grande do Sul terão isenção no pagamento da inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mesmo aqueles que não se enquadram nos critérios de isenção. Segundo o ministro, cerca de 40 mil estudantes serão atendidos pela medida. A taxa é de R$ 85.

“Quem se inscrever agora não pagará”, disse o ministro em entrevista à imprensa, no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira, 20 de maio.

As inscrições do exame começam no dia 27 de maio e vão até 7 de junho,

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Fonte: Agência Brasil

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo