Estudar para Vestibular: 15 Dicas para Passar nos Exames com Sucesso!

Confira dicas da ExamTime para se sair bem no vestibular

Publicado em 01/11/13

Estamos na época do ano em que todos estudantes estão focados em provas finais e no Vestibular. Sabemos quanto está fase é importante então preparamos alguns dicas de como você pode se preparar para o Vestibular e alcançar seus objetivos.

Mas antes de começar a estudar para o vestibular é importante você definir o seu objetivo. Qual a universidade que fará, curso de interesse, pública ou privada? Quando tiver as perguntas respondidas agora é hora de estudar para o vestibular.

15 Dicas para Passar nos Exames!

1. Selecione as Matérias que deve estudar e crie um Plano de Estudos:

Você deve estabelecer metas e prazos realistas. Reserve um tempo para a aula, estudos em casa, exercícios e um tempo para descanso.

2. Identifique o seu estilo de estudo:

Crias resumos, leia e faça exercícios. Equilibre a sua rotina entre as atividades que melhoram a sua aprendizagem.

3. Aproveite o seu tempo:

Saiba qual o melhor horário para estudar. Programe todas as suas atividades de acordo com o momento que você tem mais atenção aos estudos.

4. Mantenha-se atualizado:

Todos os vestibulares exigem que os estudantes estejam atualizados. Leia jornais, revistas, blogs. Confira aqui possíveis temas de redação do ENEM e Vestibular 2013.

5. Organize-se:

Manter o material de estudo organizado ajuda a manter a calma. Sugerimos criar Anotações Online, por exemplo. Separe a matéria por pastas e temas.

6. Treino:

Fazer simulados para o vestibular é uma ótima iniciativa. Você pode criar um Quiz rápido para testar uma pequena quantidade de matéria um grande simulado. A vantagem é que isso te dará segurança e prática de como resolver as questões durante os vestibulares.

7. Dedicação:

Estudar todas as matérias um uma única semana não será saudável. Estudar para o vestibular exige dedicação. Você terá que investir tempo para isso. E no final poderá se concentrar em uma Revisão. Confira o Mapa Mental que criamos com um Plano de Estudo para Revisão do Vestibular.

8. Escreva com suas próprias palavras:

Escrever o que o professor explica na aula e fazer um resumo do livro com suas próprias palavras ajuda na fixação do conteúdo facilmente.

9. Estudar sozinho ou ir para a aula:

Se está matriculado em algum cursinho então vá a 100% das aulas, não falte! Faça todos os exercícios propostos. Se optou por estudar sozinho para o vestibular determine uma rotina, e lembre-se da dedicação. Procure materiais que irão ajudá-lo. Crie seus Recursos de Estudo e mantenha o foco.

10. Identifique as suas dificuldades:

Não foque os estudo no que você mais gosta. Estudar para o vestibular exige que você tenha mais esforço naquilo que tem mais dificuldade. Priorize as matérias que você sabe que precisa de mais técnica e conhecimento.

11. Explore novas técnicas de estudar para o vestibular:

Pense em novos métodos. Por exemplo, FlashCards para memorizar informações. Usar Quiz ou Notas Online pode ser outra saída.

12. Alimentação e Exercícios:

Procure ter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios. A combinação dos dois dará mais energia para estudar para o vestibular e provas.

13. Entender e não decorar:

A sua memória não é infinita então procurar entender e assimilar conceitos é melhor que decorar tudo. Claro que em alguns momentos você terá que memorizar algumas informações mas faça isso de forma organizada e consciente.

14. Atenção:

Atenção redobrada em tudo. Na leitura dos enunciados de exercícios, de um livro e nas explicações de amigos e professores. Isso evitará que você tenha que estudar a mesma coisa mais de uma vez.

15. Estude em Grupo:

Muitas vezes estudar para o vestibular em grupo pode ser muito bom! Um colega pode ajudar na matéria que domina

Veja outros posts

Dicas de preparação para o Vestibular e Enem

Calendário dos Vestibulares

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | SIMULADOS DO ENEM | GUIA DE FACULDADES