Moda - informações sobre mercado de trabalho e descrição da profissão Moda

Moda

Roupas modernas, tecidos sofisticados, acessórios, sapatos, bolsas, esta é a rotina de um profissional de Moda, uma pessoa atenta, irrequieta e criativa que, além de talento, possui a capacidade de surpreender, principalmente porque existe uma estrutura industrial e comercial cobrando resultados, ou seja, uma criação original e vendável.

Com sólidas noções de sociologia, história do vestuário, modelagem, desenho, marketing, tecnologia têxtil, o profissional de moda desenha, orienta e acompanha a produção de tecidos, de peças de vestuário e de acessórios, desenvolve coleções, cria modelos, define linhas, estilos e tendências, escolhe o material a ser utilizado, seleciona cores e determina técnicas de confecção, faz composições gráficas para estamparias têxteis, decora vitrines e interiores de lojas.

A indústria da Moda está em expansão devido à fé e à dedicação dos empresários brasileiros no ramo, ao ciclo da moda que, a cada três meses, exige inovações no mercado, à indústria têxtil que implantou métodos de produção modernos e passou a exigir um elemento altamente habilitado, garantindo, então, boas oportunidades para os profissionais da área.

Aptidão artística, criatividade, gosto pela pesquisa, constante atualização, habilidade manual, sensibilidade, boa cultura geral são requisitos da profissão.

Campos de atuação: Confecções, tecelagens, fiações, fábricas de sapatos, acessórios, jóias, bijuterias, lojas, magazines, revistas, TV, teatro, feiras, exposições, ateliê próprio, agências de publicidade, indústria química, de aviamento e de complementos de moda, empresas de produção artística, de decoração e de assessoria de moda, laboratórios têxteis, de criação e de informática.

Especializações: Coordenadoria de moda, estilismo, gerência de produto, marketing, projetos, comercialização, arquitetura promocional, design têxtil, fotografia da moda.

Veja o texto de outras profissões

Faça agora o teste vocacional online e gratuito!

PARTICIPE DO SIMULADÃO ONLINE E PREPARE-SE PARA O VESTIBULAR

Receba dicas desta profissão no seu email

RECOMENDAMOS

Anhembi Morumbi FMU Universidade São Francisco Redentor ISPED FECAP Univaço ITPAC Católica-TO
FAQUI FAJOP uniptan FIPECAFI Drummond Drummond Católica-TO EPD IESVAP

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | PLANO DE HORÁRIO DE ESTUDOS - PHE | DATAS DO ENEM 2017
->

DESAFIO DO DIA - SIMULADO ONLINE DIÁRIO

(PUC-RJ) Em 1914, as tensões políticas entre as principais potências europeias levaram a uma guerra que se tornou, ao longo dos anos seguintes, um dos mais trágicos momentos da história da humanidade. Em relação à Primeira Guerra Mundial, é INCORRETO afirmar que:

a Grande Guerra foi travada em duas frentes de combate e em ambas a perda de vidas humanas alcançou a dimensão de verdadeiros massacres.
na guerra de 1914-1918, foram utilizadas novas tecnologias de comunicação e transportes, proporcionando um avanço científico acelerado.
por envolver grandes potências coloniais a Grande Guerra atingiu populações não europeias o que deu ao conflito uma dimensão mundial.
através de bombardeios aéreos, racionamentos de alimentos e produtos, a guerra envolveu, em grande escala, a população civil dos países em conflito.
a Grande Guerra decorreu da tensão política e ideológica entre americanos e soviéticos na disputa por áreas de influência no continente europeu.