Moda - informações sobre mercado de trabalho e descrição da profissão Moda

Moda

Roupas modernas, tecidos sofisticados, acessórios, sapatos, bolsas, esta é a rotina de um profissional de Moda, uma pessoa atenta, irrequieta e criativa que, além de talento, possui a capacidade de surpreender, principalmente porque existe uma estrutura industrial e comercial cobrando resultados, ou seja, uma criação original e vendável.

Com sólidas noções de sociologia, história do vestuário, modelagem, desenho, marketing, tecnologia têxtil, o profissional de moda desenha, orienta e acompanha a produção de tecidos, de peças de vestuário e de acessórios, desenvolve coleções, cria modelos, define linhas, estilos e tendências, escolhe o material a ser utilizado, seleciona cores e determina técnicas de confecção, faz composições gráficas para estamparias têxteis, decora vitrines e interiores de lojas.

A indústria da Moda está em expansão devido à fé e à dedicação dos empresários brasileiros no ramo, ao ciclo da moda que, a cada três meses, exige inovações no mercado, à indústria têxtil que implantou métodos de produção modernos e passou a exigir um elemento altamente habilitado, garantindo, então, boas oportunidades para os profissionais da área.

Aptidão artística, criatividade, gosto pela pesquisa, constante atualização, habilidade manual, sensibilidade, boa cultura geral são requisitos da profissão.

Campos de atuação: Confecções, tecelagens, fiações, fábricas de sapatos, acessórios, jóias, bijuterias, lojas, magazines, revistas, TV, teatro, feiras, exposições, ateliê próprio, agências de publicidade, indústria química, de aviamento e de complementos de moda, empresas de produção artística, de decoração e de assessoria de moda, laboratórios têxteis, de criação e de informática.

Especializações: Coordenadoria de moda, estilismo, gerência de produto, marketing, projetos, comercialização, arquitetura promocional, design têxtil, fotografia da moda.