Moda - informações sobre mercado de trabalho e descrição da profissão Moda

Moda

Roupas modernas, tecidos sofisticados, acessórios, sapatos, bolsas, esta é a rotina de um profissional de Moda, uma pessoa atenta, irrequieta e criativa que, além de talento, possui a capacidade de surpreender, principalmente porque existe uma estrutura industrial e comercial cobrando resultados, ou seja, uma criação original e vendável.

Com sólidas noções de sociologia, história do vestuário, modelagem, desenho, marketing, tecnologia têxtil, o profissional de moda desenha, orienta e acompanha a produção de tecidos, de peças de vestuário e de acessórios, desenvolve coleções, cria modelos, define linhas, estilos e tendências, escolhe o material a ser utilizado, seleciona cores e determina técnicas de confecção, faz composições gráficas para estamparias têxteis, decora vitrines e interiores de lojas.

A indústria da Moda está em expansão devido à fé e à dedicação dos empresários brasileiros no ramo, ao ciclo da moda que, a cada três meses, exige inovações no mercado, à indústria têxtil que implantou métodos de produção modernos e passou a exigir um elemento altamente habilitado, garantindo, então, boas oportunidades para os profissionais da área.

Aptidão artística, criatividade, gosto pela pesquisa, constante atualização, habilidade manual, sensibilidade, boa cultura geral são requisitos da profissão.

Campos de atuação: Confecções, tecelagens, fiações, fábricas de sapatos, acessórios, jóias, bijuterias, lojas, magazines, revistas, TV, teatro, feiras, exposições, ateliê próprio, agências de publicidade, indústria química, de aviamento e de complementos de moda, empresas de produção artística, de decoração e de assessoria de moda, laboratórios têxteis, de criação e de informática.

Especializações: Coordenadoria de moda, estilismo, gerência de produto, marketing, projetos, comercialização, arquitetura promocional, design têxtil, fotografia da moda.

Veja o texto de outras profissões

Faça agora o teste vocacional online e gratuito!

PARTICIPE DO SIMULADÃO ONLINE DO ENEM, COM CORREÇÃO PELA TRI

Receba dicas desta profissão no seu email



RECOMENDAMOS

Anhembi Morumbi FMU Universidade São Francisco Redentor Redentor Redentor ISPED UNITAU FAGOC
UNIFAN Newton Paiva SL Mandic FECAP São Camilo FAMINAS UniEvangélica UNISINOS Católica-TO Católica-TO

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | PLANO DE HORÁRIO DE ESTUDOS - PHE | DATAS DO ENEM 2017
->

DESAFIO DO DIA - SIMULADO ONLINE DIÁRIO

(Vestibular FEI/2012) Sobre a Linha Maginot, é correto afirmar que correspondia:

a uma linha imaginária que separava as áreas controladas pelo exército napoleônico daquelas que se encontravam fora deste domínio.
a uma extensa trincheira construída e utilizada durante a Primeira Guerra Mundial.
ao conjunto fortificações de defesa construídas ao longo das fronteiras da França com a Itália e Alemanha após a Primeira Guerra Mundial, mas que foram ineficazes frente à invasão hitlerista durante Segunda Guerra Mundial.
a um conjunto de fortificações que barraram o avanço do exército de Hitler sobre a França, fato que mudou o rumo da Segunda Guerra Mundial.
a uma linha de fronteira imaginária que serviu de referência aos acordos que culminaram com assinatura do Tratado de Viena.