Como escolher uma carreira?

Devo escolher uma carreira pela remuneração ou por eu gostar muito da área?

Publicado em 13/07/10

Fonte: Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios

Quero fazer medicina para ganhar muito ou faço educação física por ser a área que eu realmente gosto? Devo escolher uma carreira pela remuneração, pela probabilidade de conseguir um estágio logo e me desenvolver ou por eu gostar muito da área? Com certeza essa dúvida paira na cabeça de muitos jovens. A decisão de um curso superior não é uma tarefa fácil, por isso, deve ser feita com cautela. O Núcleo Brasileiro de Estágios - Nube separou algumas dicas para quem deseja dar esse primeiro passo com segurança.

Escolher uma profissão é coisa séria. E o número de graduações existentes no país é grande. Se somadas todas as opções, é possível encontrar mais de 25.300, em diversos horários nas 2.252 instituições de ensino. O modismo tende a ser perigoso se isso não for de fato algo o qual a pessoa se identifica. "Os pais podem auxiliar os filhos nesse momento, mas devem tomar cuidado para não atrapalhar nessa tomada de decisão", afirma Anessa Trassi, analista de RH do Centro de Desenvolvimento Profissional - Cedep. "Ajudar o adolescente na escolha não significa decidir por ele", completa.

O emprego do pai ou da mãe sempre é um modelo para o filho, então, os futuros talentos devem ficar alerta e saber diferenciar os seus interesses das admirações. Durante ou ao terminar o ensino médio, a dica é fazer uma análise das suas preferências e das diferentes formações acadêmicas. Mas não esqueça: as profissões mais conhecidas hoje podem não estar em evidência no final da sua graduação. "Por isso, a dica é seguir no ramo com tem maior afinidade e realmente goste, mesmo contando com as possíveis dificuldades para ingressar no mercado de trabalho", diz Anessa.

Não se assuste! A escolha profissional é importante, mas não necessariamente é para toda a vida, afinal, muita coisa pode mudar pelo caminho. Porém, para evitar a perda de tempo e de dinheiro, a solução é procurar dar um tiro certeiro. "O estágio é um aliado para quem está nessa fase, pois permite ao aluno conhecer na prática o conteúdo aprendido em sala de aula", diz o presidente do Nube, Carlos Henrique Mencaci. "Nós sempre indicamos a busca de vagas logo no começo do curso, pois caso o estudante resolva mudar de área, poderá recuperar o período investido", completa.

De acordo com dados recentes do Censo do Inep/MEC, somente 9% da faixa etária entre 18 e 24 anos cursam uma faculdade. Por isso, aproveite o privilégio de ingressar no ensino superior e não perca tempo. O Nube disponibiliza mais de 2 mil oportunidades de estágio semanalmente, com certeza, a chance de conseguir uma colocação é grande. Depois de escolher a carreira e dar o primeiro passo, é só correr atrás do sucesso.

Mais informações sobre o Nube: www.nube.com.br

Veja outras dicas de prepação

Treine com simulados online

Calendário dos Vestibulares

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | SIMULADOS DO ENEM | GUIA DE FACULDADES | BOLSA DE ESTUDOS

RECOMENDAMOS

Vestibular UNIP Vestibular Medicina FAMP .. Vestibular Inatel Vestibular Medicina UniRedentor Vestibular Direito EPD - Você entre os melhores Vestibular São Camilo