Correção da Redação do ENEM

Daniela Aizenstein, professora de redação do CPV Vestibulares, fala sobre o processo de correção das redações, as polêmicas das notas em 2012 e dá orientações para os estudantes que farão o exame este ano.

Publicado em 08/04/13

Na última edição do ENEM os candidatos tiveram acesso às correções de redações e aos critérios utilizados pelos corretores nesse processo seletivo. O sejabixo! foi conversar com a professora de redação do cursinho CPV Vestibulares, Daniela Aizenstein, para saber o que é levado em consideração na correção e por que provas contendo receitas e hinos de times obtiveram notas altas, mesmo que cometendo desvios.

Redações como essas que vem sido criticadas devido aos erros ortográficos e gramaticais e com quebras de unidade de sentido, ainda podem receber notas medianas se os erros forem previstos nos critérios de correção e não forem incoerentes com aquilo que foi publicado na cartilha divulgada pelo MEC.

As correções, obviamente, também dependem dos corretores e banca, que podem ser ou não mais flexíveis dependendo de seus propósitos. Mesmo com redações com tais características recebendo notas medianas e/ou altas, a professora Daniela destaca que no cursinho a correção é bastante rigorosa e que busca a perfeição, e completa: "o sucesso da redação no vestibular depende muito do seu empenho. Buscar o ideal de perfeição, quanto melhor for o texto dele, mais chances de passar ele vai ter".

Confira abaixo o vídeo completo com a professora Daniela Aizenstein do CPV Vestibulares:

Veja outras dicas de prepação

Treine com simulados online

Calendário dos Vestibulares

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | SIMULADOS DO ENEM | GUIA DE FACULDADES

RECOMENDAMOS

UNIP Universidade São Francisco FIPECAFI Inatel .. EPD.. FACTO.. Unigranrio ..