
Correção da Redação do ENEM
Daniela Aizenstein, professora de redação do CPV Vestibulares, fala sobre o processo de correção das redações, as polêmicas das notas em 2012 e dá orientações para os estudantes que farão o exame este ano.


Na última edição do ENEM os candidatos tiveram acesso às correções de redações e aos critérios utilizados pelos corretores nesse processo seletivo. O sejabixo! foi conversar com a professora de redação do cursinho CPV Vestibulares, Daniela Aizenstein, para saber o que é levado em consideração na correção e por que provas contendo receitas e hinos de times obtiveram notas altas, mesmo que cometendo desvios.
Redações como essas que vem sido criticadas devido aos erros ortográficos e gramaticais e com quebras de unidade de sentido, ainda podem receber notas medianas se os erros forem previstos nos critérios de correção e não forem incoerentes com aquilo que foi publicado na cartilha divulgada pelo MEC.
As correções, obviamente, também dependem dos corretores e banca, que podem ser ou não mais flexíveis dependendo de seus propósitos. Mesmo com redações com tais características recebendo notas medianas e/ou altas, a professora Daniela destaca que no cursinho a correção é bastante rigorosa e que busca a perfeição, e completa: "o sucesso da redação no vestibular depende muito do seu empenho. Buscar o ideal de perfeição, quanto melhor for o texto dele, mais chances de passar ele vai ter".
Confira abaixo o vídeo completo com a professora Daniela Aizenstein do CPV Vestibulares: