Notícias dos Vestibulares e Enem
Resultado Vestibular Cesupa 2020 – Prova 17/11
A prova foi realizada em 17 de novembro.

A divulgação do listão do Vestibular Cesupa 2020 já tem data marcada, 22 de novembro, às 10h.
A consulta do resultado poderá ser feita no site: https://www.cesupa.br/
A prova do Centro Universitário do Estado do Pará – CESUPA foi realizada no último domingo, 17 de novembro, e foi composta por uma redação e 60 questões objetivas. Clique aqui para ver o gabarito.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
As orientações e documentos necessários para matrícula estão no Edital do Vestibular.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Inscrições abertas para o Vestibular Unicamp 2026
As inscrições poderão ser feitas até o dia 1º de setembro, exclusivamente pela internet,

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) abriu nesta sexta-feira, 1º de agosto, as inscrições para o Vestibular Unicamp 2026. As inscrições poderão ser feitas até o dia 1º de setembro, exclusivamente pela internet, em formulário disponível na página eletrônica da Comvest: https://www.comvest.unicamp.br/ingresso-2026/vestibular-2026/.
Das 3.368 vagas regulares para ingresso na Universidade em 2026, o Vestibular Unicamp oferece 2.520 vagas, distribuídas em 69 opções de cursos. A taxa de inscrição é de 221,00 reais e poderá ser paga até dia 8 de setembro. É possível fazer até duas opções de cursos, desde que da mesma área. O Manual do Ingresso 2026 está disponível para consulta na página da Comvest, com informações sobre o processo de inscrição, as provas e demais etapas. As principais novidades do Vestibular Unicamp 2026 são: a redução do número de questões na segunda fase e o fim da prova de Habilidades Específicas para o curso de Arquitetura e Urbanismo.
A primeira fase do Vestibular Unicamp 2026 será realizada no dia 26 de outubro de 2025, e a segunda fase acontecerá nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro de 2025. A aplicação de abas as fases está mantida no período da manhã, com início às 9 horas, como passou a vigorar no ano anterior. Antes da primeira fase, haverá provas de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música (com envio de vídeos pela internet, entre os dias 15 e 30 de setembro). Para os demais cursos que exigem provas específicas (Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), elas ocorrerão em dezembro, entre os dias 3 e 5 de dezembro. O edital com as normas do Vestibular Unicamp 2026 já está disponível no site da Comvest (https://www.comvest.unicamp.br/ingresso-2026/vestibular-2026/).
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Novidades
Há duas novidades para a edição deste ano. A primeira delas é a mudança nas provas da segunda fase, com a redução de duas questões no segundo dia dessa etapa, quando são aplicadas as provas específicas da área do curso escolhido. Desta maneira, o segundo dia de provas terá 18 questões e não mais 20 questões. O objetivo, de acordo com a direção da Comissão, é deixar a prova menos exaustiva, considerando as exigências de leitura das questões.
Como era | Como fica | |
Ciências da Natureza | 8 questões de Biologia; 6 questões de Química.
|
7 questões de Biologia; 5 de Química. |
Ciências Exatas | 6 questões de Física; 6 questões de Química.
|
5 questões de Física; 5 de Química. |
Ciências Humanas | 6 questões de História; 6 de Geografia; 1 de Filosofia e 1 de Sociologia. | 5 questões de História; 5 de Geografia; 1 de Filosofia e 1 de Sociologia. |
Além das questões acima, todos os candidatos respondem, também no segundo dia da segunda fase, a duas questões interdisciplinares de Ciências Humanas e a questões de Matemática (quatro no caso dos candidatos de Humanas e Biológicas e seis no caso dos candidatos de Exatas).
A outra novidade anunciada pela Comvest é que, pela primeira vez no Vestibular Unicamp, o curso de Arquitetura e Urbanismo optou por não exigir as provas de habilidades específicas, realizadas após a aplicação da segunda fase do vestibular. Desta maneira, esses candidatos farão somente as provas de primeira e segunda fase.
Inscrição automática Enem-Unicamp
A Comvest informa que está mantida a possibilidade de inscrição antecipada, no formulário do Vestibular, para candidatos oriundos de escola pública, na modalidade Enem-Unicamp. Desta maneira, ao realizarem a inscrição no Vestibular 2026, candidatos de escolas públicas que optaram pelo PAAIS (programa de bônus na nota voltado a estudantes de escolas públicas) e/ou cotas étnico-raciais, já estarão automaticamente inscritos gratuitamente na modalidade Enem-Unicamp 2026, não sendo necessária nova inscrição em novembro.
Treineiros
A carreira de ‘treineiros’, voltada a estudantes que ainda não concluíram o ensino médio e implantada no ano passado pela Comvest, está mantida nesta edição. Anteriormente, os candidatos desse perfil podiam optar por prestar o Vestibular Unicamp escolhendo qualquer curso disponível. Agora, obrigatoriamente, deverão selecionar uma das três opções: Treineiros de Ciências Humanas/Artes, Treineiros de Ciências Exatas/Tecnológicas ou Treineiros de Ciências Biológicas/Saúde. Os candidatos da carreira de treineiros terão sua classificação divulgada e receberão um certificado de participação. Importante: estudantes desse perfil não participam das Provas de Habilidades Específicas e não são convocados para matrícula.
Cidades
As provas são realizadas em 31 seguintes cidades no estado de São Paulo, além de seis capitais brasileiras: Americana, Araçatuba, Barueri, Bauru, Belo Horizonte, Botucatu, Bragança Paulista, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Recife, Ribeirão Preto, Salvador, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.
Após o período de inscrições, os candidatos podem conferir os locais de prova por cidade, no site da Comvest.
Isenção da taxa
Neste ano, 9.404 candidatos foram contemplados com a isenção da taxa de inscrição, que valerá tanto para o Vestibular Unicamp 2026 como para a modalidade Enem-Unicamp 2026. Os candidatos contemplados deverão acessar um formulário específico e usar o código de isento para efetuar a inscrição sem gerar boleto de pagamento da taxa.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
UFJF abre inscrições para o Pism 2026 com mais de 2 mil vagas
Os interessados podem se inscrever até as 18h do dia 5 de setembro

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com inscrições abertas para o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2026. Os interessados podem se inscrever até as 18h do dia 5 de setembro, exclusivamente pela internet, por meio da Área do Candidato.
O processo seletivo contempla os módulos I (triênio 2025-2027), II (2024-2026) e III (2023-2025), com um total de 2.256 vagas distribuídas em 76 cursos de graduação. Dessas, 1.856 vagas são para cursos no campus de Juiz de Fora e 400 vagas no campus avançado de Governador Valadares.
As provas dos três módulos serão aplicadas nos dias 6 e 7 de dezembro, nas cidades de Juiz de Fora, Governador Valadares e Muriaé (MG), além de Petrópolis e Três Rios (RJ).
Isenção da taxa
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
O período para solicitação de isenção da taxa de inscrição vai das 15h do dia 28 de julho até às 18h do dia 8 de agosto. A solicitação pode ser feita de duas formas:
-
Via CadÚnico, informando o NIS (Número de Identificação Social);
-
Pela Lei 12.799/2013, com declaração escolar e comprovação de renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa, além de ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em escola privada.
Inscrição e taxa
A taxa de inscrição é de R$ 150, com pagamento exclusivamente pelo Banco do Brasil até o dia 5 de setembro, respeitando os horários de compensação bancária.
Todo o processo — inscrição, envio de documentos e solicitações especiais — deve ser feito on-line. A plataforma permite anexar documentos digitalizados, como laudos médicos, comprovantes de baixa renda e atestados religiosos.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Uesb divulga livros e filmes que serão cobrados no Vestibular 2026
Com coordenação da Comissão Permanente de Vestibular (Copeve), o processo seletivo será aplicado nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro

Ampliar o repertório cultural através de outras formas de conhecimento é, também, parte da missão do Vestibular Uesb. Por isso, tradicionalmente, o processo seletivo seleciona obras literárias e cinematográficas que integram os conteúdos cobrados nas provas. Para o Vestibular 2026, três livros e três filmes foram listados.
Entre os livros, os candidatos precisarão conhecer mais sobre “Tchau”, de Lygia Bojunga; “A Invasão”, de Dias Gomes; e “Mata Doce”, de Luciany Aparecida. A escolha das obras foi feita pelas áreas de Literatura da Uesb, localizadas no Departamento de Ciências Humanas e Letras (DCHL) e no Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (Dell).
“Tchau”, de Lygia Bojunga, reúne quatro narrativas transitando entre o realismo e o fantástico. Lançado em 1984, o livro é composto pelos contos “Tchau”, “O bife e a pipoca”, “A troca e a tarefa” e “Lá no mar”. Com uma linguagem poética e sensível, a autora aborda temas como perda e luto e mostrando como a memória, a fantasia e a aceitação são importantes para lidar com a ausência e seguir em frente.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
“A Invasão” é uma peça teatral escrita por Dias Gomes, que foi encenada, pela primeira vez, em 1962. A obra retrata a angústia e a luta de moradores de uma favela carioca ameaçada de despejo por uma construtora. Temas como a especulação imobiliária, a organização popular e a busca por dignidade em meio à opressão, culminando em um desfecho que questiona a verdadeira “invasão”, integram a trama do livro.
Mais recente dos títulos, o romance “Mata Doce” foi lançado em 2023 e é ambientado em um cenário rural e místico. Luciany Aparecida nos leva a conhecer a jornada de personagens femininas que habitam na região da Mata Doce, um lugar de segredos, rituais e memórias ancestrais. A narrativa explora a oralidade e elementos da cultura popular, trazendo temas como matriarcado, cura, conexão com a natureza, entre outros.
No universo do cinema, os filmes escolhidos são produções com direção de profissionais vinculados à Uesb, sejam professores, técnicos ou profissionais formados no curso de Cinema e Audiovisual. Os títulos são: “Amoras”, de Patrícia Moreira e Cornélio Cunegundes; “Alice dos Anjos”, de Daniel Leite Almeida; e “Coleção Preciosa”, de Rayssa Coelho e Filipe Gama.
Em “Amoras”, ficção lançada em 2014, Robertinho é levado pela sua mãe para passar uma temporada na casa de sua avó, que mora isolada no campo e que, até então, ele não havia conhecido. Mas o que o garoto não sabia é que uma estranha criatura ronda aquela casa e que, a partir do momento em que ele entrasse, não poderia mais sair. “Amoras” mostra a construção de afeto e de superação entre as personagens e transita entre o real e o imaginário tanto da avó com os seus monstros quanto de Robertinho e suas inseparáveis revistinhas em quadrinhos do seu super-herói favorito, o Capitão Torpedo.
Já em “Alice dos Anjos”, filme de 2022, a trama tem início no quintal da casa da avó de Alice dos Anjos, no sertão nordestino. É lá que ela encontra um apressado bode preto usando terno e gravata. Tentando alcançá-lo, a menina cai em um buraco e é transportada para um mundo mágico, repleto de personagens malucos e muitas aventuras. Em uma livre e divertida adaptação de “Alice no País das Maravilhas”, o filme combina diferentes figuras e temas do imaginário brasileiro à clássica história de Lewis Carroll.
O documentário “Coleção Preciosa” fecha as produções escolhidas para este ano. No filme de curta duração, lançado em 2021, será possível conhecer mais sobre o técnico em refrigeração Ferdinand Willi Flick, morador de Vitória da Conquista, que dedicou mais de cinco décadas a cultivar sua grande paixão: o cinema. A relação entre ele e a sétima arte resultou em uma impressionante coleção de itens de cinema, que ele chamava de “Coleção Preciosa”.
A curadoria dos filmes é feita pelo projeto “Cinema: Eis a Questão”, coordenado pelo Janela Indiscreta Cinema e Audiovisual. A partir do dia 1º de agosto, os candidatos poderão assistir, gratuitamente, “Amoras” e “Coleção Preciosa” no YouTube do Janela Indiscreta e “Alice dos Anjos” no Vimeo da Umbuzeiro Filmes.
Vestibular Uesb 2026
Com coordenação da Comissão Permanente de Vestibular (Copeve), o processo seletivo será aplicado nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro e o Instituto Avalia será a banca responsável. Todas as novidades podem ser acompanhadas pelo site do Vestibular e pelos canais oficiais da Uesb no Instagram e no WhatsApp. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail vestibular@uesb.edu.br ou, ainda, pelo telefone (77) 3424-8757.