Oceanografia

Como o Oceanógrafo passa mais tempo no mar do que na terra, ele é considerado um peixe fora d’água. Durante a faculdade, ele passa 180 horas debaixo d’água.

Oceanografia

Sobre a profissão

O Oceanógrafo estuda e investiga todos os sistemas e processos marinhos, buscando entender e fazer previsões sobre o comportamento do mar, de seus habitantes e sua interação com o meio ambiente. Atua na preservação da flora, da fauna e desenvolve novas técnicas para melhor aproveitamento dos recursos naturais e minerais.

Planeja e organiza o cultivo de peixes e crustáceos, identifica e avalia recursos pesqueiros. Analisa a composição da água dos mares e oceanos, suas variações ao longo do tempo e nas diferentes profundidades, a interação entre as matérias orgânicas, os nutrientes nelas existentes e as substâncias introduzidas pelo homem.

Coleta dados em rios, lagunas e estuários para análise em Laboratórios, Institutos de Pesquisa e Universidades. Raciocínio verbal, abstrato e espacial, atenção concentrada, exatidão, memória, iniciativa, organização, meticulosidade, gosto pelo mar e por tudo que há nele são requisitos da profissão.

Especializações

Oceanografia Biológica, Oceanografia Física, Oceanografia Química, Oceanografia Geológica.

Campos de atuação

Consultoria, Pesquisa, Gerenciamento Ambiental

Bolsa de Estudos

Clique aqui e confira no site do Quero Bolsa faculdades de todo o Brasil que oferecem este curso com Bolsa de Estudos.

Indicações

Leave a Reply