Siga-nos!

Simulados Online

Simulado Online de História – Vestibular Fuvest 2005 – 35 

Teste seu ritmo de estudos com essas questões de história retiradas da Fuvest/2005 

Publicado

em

Teste seu ritmo de estudos com essas questões de história retiradas da Fuvest/2005

1- (Fuvest-2005) “Vendo Sólon [que] a cidade se dividia pelas disputas entre facções e que alguns cidadãos, por apatia, estavam prontos a aceitar qualquer resultado, fez aprovar uma lei específica contra eles, obrigando-os, se não quisessem perder seus direitos de cidadãos, a escolher um dos partidos”. Aristóteles, em A Constituição de Atenas.

A lei visava:

  1. diminuir a participação dos cidadãos na vida política da cidade.
  2. obrigar os cidadãos a participar da vida política da cidade.
  3. aumentar a segurança dos cidadãos que participavam da política.
  4. deixar aos cidadãos a decisão de participar ou não da política.
  5. impedir que conflitos entre os cidadãos prejudicassem a cidade.

2- (Fuvest-2005) “Depois que a Bíblia foi traduzida para o inglês, todo homem, ou melhor, todo rapaz e toda rapariga, capaz de ler o inglês, convenceram-se de que falavam com Deus onipotente e que entendiam o que Ele dizia”. Esse comentário de Thomas Hobbes (1588-1679):

  1. ironiza uma das conseqüências da Reforma, que levou ao livre exame da Bíblia e à alfabetização dos fiéis.
  2. alude à atitude do papado, o qual, por causa da Reforma, instou os leigos a que não deixassem de ler a Bíblia.
  3. elogia a decisão dos reis Carlos I e Jaime I, ao permitir que seus súditos escolhessem entre as várias igrejas.
  4. ressalta o papel positivo da liberdade religiosa para o fortalecimento do absolutismo monárquico.
  5. critica a diminuição da religiosidade, resultante do incentivo à leitura da Bíblia pelas igrejas protestantes.

3- (Fuvest-2005) A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, votada pela Assembléia Nacional Constituinte francesa, em 26 de agosto de 1789, visava:

  1. romper com a Declaração de Independência dos Estados Unidos, por esta não ter negado a escravidão.
  2. recuperar os ideais cristãos de liberdade e igualdade, surgidos na época medieval e esquecidos na moderna.
  3. estimular todos os povos a se revoltarem contra seus governos, para acabar com a desigualdade social.
  4. assinalar os princípios que, inspirados no Iluminismo, iriam fundar a nova constituição francesa.
  5. pôr em prática o princípio: a todos, segundo suas necessidades, a cada um, de acordo com sua capacidade.

4- (Fuvest-2005) A exploração dos metais preciosos encontrados na América Portuguesa, no final do século XVII, trouxe importantes conseqüências tanto para a colônia quanto para a metrópole. Entre elas:

  1. o intervencionismo regulador metropolitano na região das Minas, o desaparecimento da produção açucareira do nordeste e a instalação do Tribunal da Inquisição na capitania.
  2. a solução temporária de problemas financeiros em Portugal, alguma articulação entre áreas distantes da Colônia e o deslocamento de seu eixo administrativo para o centro-sul.
  3. a separação e autonomia da capitania das Minas Gerais, a concessão do monopólio da extração dos metais aos paulistas e a proliferação da profissão de ourives.
  4. a proibição do ingresso de ordens religiosas em Minas Gerais, o enriquecimento generalizado da população e o êxito no controle do contrabando.
  5. o incentivo da Coroa à produção das artes, o afrouxamento do sistema de arrecadação de impostos e a importação dos produtos para a subsistência diretamente da metrópole.

5- (Fuvest-2005) A invasão da Península Ibérica pelas forças de Napoleão Bonaparte levou a Coroa portuguesa, apoiada pela Inglaterra, a deixar Lisboa e instalar-se no Rio de Janeiro. Tal decisão teve desdobramentos notáveis para o Brasil. Entre eles:

  1. a chegada ao Brasil do futuro líder da independência, a extinção do tráfico negreiro e a criação das primeiras escolas primárias.
  2. o surgimento das primeiras indústrias, muitas transformações arquitetônicas no Rio de Janeiro e a primeira constituição do Brasil.
  3. o fim dos privilégios mercantilistas portugueses, o nascimento das universidades e algumas mudanças nas relações entre senhores e escravos.
  4. a abertura dos portos brasileiros a outras nações, a assinatura de acordos comerciais favoráveis aos ingleses e a instalação da Imprensa Régia.
  5. a elevação do Brasil à categoria de Reino Unido, a abertura de estradas de ferro ligando o litoral fluminense ao porto do Rio e a introdução do plantio do café.

Destaque

Simulado Online – 1ª Fase Vestibular Fuvest 2020

O exame da primeira fase, que contém questões objetivas foi aplicado no dia 24/11.

Publicado

em

por

Resolva o Simulado Online com 5 questões do Vestibular FUVEST 2020.

O exame da primeira fase, que contém questões objetivas foi aplicado no dia 24 de novembro de 2019, em 35 cidades do Estado de SP.

Para visualizar a prova completa, acesse o link.

Simulado Online – 1ª Fase Vestibular Fuvest 2020

Results

Share your score!
Tweet your score!

#1. A dona de uma lanchonete observou que, vendendo um combo a R$ 10,00, 200 deles são vendidos por dia, e que, para cada redução de R$ 1,00 nesse preço, ela vende 100 combos a mais. Nessas condições, qual é a máxima arrecadação diária que ela espera obter com a venda desse combo?

#2. Analise os esquemas simplificados das células 1 e 2. Células como as representadas em 1 e 2 podem ser encontradas, respectivamente, no

#3. Um estímulo nervoso em um dos dedos do pé de um indivíduo demora cerca de 30 ms para chegar ao cérebro. Nos membros inferiores, o pulso elétrico, que conduz a informação do estímulo, é transmitido pelo nervo ciático, chegando à base do tronco em 20 ms. Da base do tronco ao cérebro, o pulso é conduzido na medula espinhal. Considerando que a altura média do brasileiro é de 1,70 m e supondo uma razão média de 0,6 entre o comprimento dos membrosinferiores e a altura de uma pessoa, pode‐se concluir que as velocidades médias de propagação do pulso nervoso desde os dedos do pé até o cérebro e da base do tronco até o cérebro são, respectivamente:

#4. O processo de desertificação é definido como a degradação ambiental e socioambiental, particularmente nas zonas áridas, semiáridas e subúmidas, resultantes de vários fatores e vetores, incluindo as variações e alterações climáticas e as atividades humanas. BRASIL, Ministério do Meio Ambiente. Disponível em http://www.mma.gov.br/. Dentre as medidas mais adequadas para mitigação dos efeitos da desertificação encontra(m)‐se

#5. Pesquisadores do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, encontraram o crânio e uma parte do fêmur de Luzia, o esqueleto humano mais antigo descoberto na América que revolucionou as teorias científicas sobre a ocupação do continente. Os fósseis foram achados há alguns dias (não foi divulgado quando) junto aos escombros do edifício, parcialmente destruído por um incêndio em 2 de setembro. O crânio está fragmentado, porque a cola que mantinha os seus pedaços juntos se foi com o calor, mas a equipe está bastante otimista com suas condições. Júlia Barbon, Folha de São Paulo, Outubro/2018. Adaptado. O esqueleto de Luzia,

Finalizar

Continue lendo

Destaque

Simuladão Enem 1 – Prova Linguagens e Códigos

Resolva 10 questões retiradas da Prova Linguagens e Códigos do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio.

Publicado

em

por

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2019 serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro. No primeiro dia, 3, os candidatos fazem as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias / Redação / Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Para ajudar na preparação dos candidatos, vamos publicar nos próximos dias alguns simulados especiais do Enem.

Simuladão Enem 1 – Prova Linguagens e Códigos

Resolva 10 questões retiradas da Prova Linguagens e Códigos do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio.

Results

Share your score!
Tweet your score!

#1. Que estratégia argumentativa leva o personagem do terceiro quadrinho a persuadir sua interlocutora?

#2. Cara ao Modernismo, a questão da identidade nacional é recorrente na prosa e na poesia de Mário de Andrade. Em O trovador, esse aspecto é?

#3. A publicidade, de uma forma geral, alia elementos verbais e imagéticos na constituição de seus textos. Nessa peça publicitária, cujo tema é a sustentabilidade, o autor procura convencer o leitor a

#4. Na letra da canção Aqui é o país do futebol, de Wilson Simonal, o futebol, como elemento da cultura corporal de movimento e expressão da tradição nacional, é apresentado de forma crítica e emancipada devido ao fato de

#5. Um leitor interessado nas decisões governamentais escreve uma carta para o jornal que publicou o edital, concordando com a resolução sintetizada no Edital da Secretaria de Cultura. Uma frase adequada para expressar sua concordância é:

#6. Nessa charge, o recurso morfossintático que colabora para o efeito de humor está indicado pelo(a)

#7. Na piada, a quebra de expectativa contribui para produzir o efeito de humor. Esse efeito ocorre porque um dos personagens

#8. A rapidez é destacada como uma das qualidades do serviço anunciado, funcionando como estratégia de persuasão em relação ao consumidor do mercado gráfico. O recurso da linguagem verbal que contribui para esse destaque é o emprego

#9. As formas plásticas nas produções africanas conduziram artistas modernos do início do século XX, como Pablo Picasso, a algumas proposições artísticas denominadas vanguardas. A máscara remete à

#10. Trabalhando com recursos formais inspirados no Concretismo, o poema atinge uma expressividade que se caracteriza pela

Finalizar

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Simulado Online – Questões Vestibular Fatec 2019/2

Separamos cinco questões do vestibular das Fatecs realizado no meio do ano

Publicado

em

por

Simulados Online de Vestibulares

As inscrições para o Vestibular da Fatecs para ingresso em 2020 estão abertas. Você sabe como é a prova?

Separamos 5 questões do vestibular realizado no meio do ano para você testar seus conhecimentos.

Simulado Online – Questões Vestibular Fatec 2019/2

#1. Em Lógica Clássica, uma determinada frase é uma proposição quando é uma oração declarativa que pode ser classificada como ou verdadeira ou falsa, mas não as duas. Neste sentido, as proposições transmitem pensamentos ao afirmarem fatos ou revelarem juízos que se formam a respeito de determinados acontecimentos, pessoas e objetos. Dentre as frases apresentadas, assinale aquela que pode ser classificada como uma proposição lógica.

#2. A Constituição Federal de 1988 revogou a de 1967 que, ao lado dos Atos Institucionais, serviu de base legal para as ações do regime militar. O primeiro Ato, assinado dias após o início do regime, em 1964

#3. O “leite” do mamão verde contém uma enzima, a papaína, que catalisa a hidrólise de proteínas. Por essa razão, esse “leite” pode ser utilizado para

#4. A linha 1 (Azul) do metrô de São Paulo foi inaugurada em setembro de 1974 e opera hoje com uma extensão aproximada de 21000 metros distribuídos por 23 estações, da estação Jabaquara à estação Tucuruvi. O tempo médio, para percorrer o trajeto entre as duas estações terminais citadas, é de, aproximadamente, 45 minutos. Se um passageiro entra no vagão de um trem (metrô) na estação Jabaquara e desce apenas na estação Tucuruvi, podemos afirmar corretamente que a sua velocidade escalar média, em km/h, é, mais próxima de

#5. Durante o século XX, a temperatura global da superfície terrestre aumentou mais de 0,6 °C e, de acordo com estudos da ONU, o planeta poderá estar 2 °C mais quente até o ano de 2100. Os cientistas não têm mais dúvidas de que, a longo prazo, a intensificação do efeito estufa transformará a vida no planeta e consideram como principal fator causador dessas mudanças climáticas

Finalizar

Clique aqui para fazer outros simulados online

Continue lendo