Simulado Online de Química – Vestibular Fuvest – 50 

Este simulado possui 5 questões, no formato de múltipla-escolha, retiradas do vestibular Fuvest

1- formação de nuvens, seguida de precipitação da água na forma de chuva, pode ser comparado, em termos das mudanças de estado físico que ocorrem e do processo de purificação envolvido, à seguinte operação de laboratório:

  1. sublimação
  2. filtração
  3. decantação
  4. dissolução
  5. destilação

2- (Fuvest/2004) “São animadres os números da safra de grãos do Brasil, que deverá colher neste ano o recorde histórico de 120 milhões de toneladas. Com isto, o Brasil deverá tornar-se o maior exportador mundial de soja, suplantando os Estados Unidos”. (Folha de S. Paulo, 2003)

O acréscimo de produção de soja citado acarretará

I. aumento do “buraco na camada de ozônio”, pois nas plantações de soja são utilizados clorofluorocarbonetos como fertilizantes.

II. maior consumo de água, necessária à irrigação, que, em parte, será absorvida pelo vegetal.

III. aumento de quantidade de CO2 atmosférico, diretamente produzido pela fotossíntese.

IV. aumento da área de solos ácidos, gerados pela calagem, em que se utiliza calcário com altos teores de óxido de cálcio e óxido de magnésio.

Dessas afirmações,

  1. somente I é correta.
  2. somente II é correta.
  3. somente II e III são corretas.
  4. somente III e IV são corretas.
  5. todas são corretas.

3- (Fuvest/2004) Cinco amigos resolveram usar a tabela periódica como tabuleiro para um jogo. Regras do jogo: Para todos os jogadores, sorteia-se o nome de um objeto, cujo constituinte principal é determinado elemento químico. Cada um joga quatro vezes um dado e, a cada jogada, move sua peça somente ao longo de um grupo ou de um período, de acordo com o número de pontos obtidos no dado. O início da contagem é pelo elemento de número atômico 1. Numa partida, o objeto sorteado foi “latinha de refrigerante” e os pontos obtidos com os dados foram: Ana (3,2,6,5), Bruno (5,4,3,5), Célia (2,3,5,5), Décio (3,1,5,1) e Elza (4,6,6,1). Assim, quem conseguiu alcançar o elemento procurado foi

  1. Ana
  2. Bruno
  3. Célia
  4. Décio
  5. Elza

4- (Fuvest/2003) Plantas não conseguem aproveitar diretamente o nitrogênio do ar atmosférico para sintetizar ___________. Esse componente do ar precisa ser transformado em compostos. Isso ocorre, na atmosfera, durante as tempestades com relâmpagos, quando se forma ___________. Na raiz das leguminosas, bactérias transformam o nitrogênio em ___________ , que são fertilizantes naturais. Tais fertilizantes podem ser obtidos industrialmente, a partir do nitrogênio, em um processo cuja primeira etapa é a síntese de ___________.

As lacunas do texto acima são adequadamente preenchidas, na seqüência em que aparecem, respectivamente por

  1. proteínas – amônia – sais de amônio – ozônio
  2. açúcares – óxido nítrico – carbonatos – amônia
  3. proteínas – ozônio – fosfatos – sais de amônio
  4. açúcares – amônia – carbonatos – óxido nítrico
  5. proteínas – óxido nítrico – nitratos – amônia

5- (Fuvest/2005) Em um bate-papo na Internet, cinco estudantes de química decidiram não revelar seus nomes, mas apenas as duas primeiras letras, por meio de símbolos de elementos químicos. Nas mensagens, descreveram algumas características desses elementos.

– É produzido, a partir da bauxita, por um processo que consome muita energia elétrica. Entretanto, parte do que é produzido, após utilização, é reciclado.

– É o principal constituinte do aço. Reage com água e oxigênio, formando um óxido hidratado.

– É o segundo elemento mais abundante na crosta terrestre. Na forma de óxido, está presente na areia. É empregado em componentes de computadores.

– Reage com água, desprendendo hidrogênio. Combina-se com cloro, formando o principal constituinte do sal de cozinha.

– Na forma de cátion, compõe o mármore e o cal.

Os nomes dos estudantes, na ordem em que estão apresentadas as mensagens, podem ser

  1. Silvana, Carlos, Alberto, Nair, Fernando
  2. Alberto, Fernando, Silvana, Nair, Carlos
  3. Silvana, Carlos, Alberto, Fernando, Nair
  4. Nair, Alberto, Fernando, Silvana, Carlos
  5. Alberto, Fernando, Silvana, Carlos, Nair

Recomendamos: